Buscar

poder nas organizações (1)

Prévia do material em texto

Teorias da Administração
Poder nas Organizações
Fernanda de Souza Fernandes
Jéssica Silva Fiuza
Kauan dos Santos Rodrigues
Talita Pacheco Vieira da Silva
1° Semestre Nov.2018
Escolhemos a Sankonfort Colchões, pois um dos integrantes do grupo, faz parte do quadro de funcionários e isso facilitou o desenvolvimento do conteúdo apresentado.
O que é poder?
Poder é uma força inatingível nas organizações , ele não pode ser visto mas pode ser sentido, muitas vezes ele é definido como a capacidade e o potencial de uma pessoa.
Os estudos sobre comportamento organizacional identificam cinco tipos de fontes de poder, sendo eles:
Poder Legítimo
Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros.
Poder de Recompensa
Baseia-se na capacidade para alocar resultados recompensadores seja no recebimento de coisas positivas ou negativas. Exemplos: Elogios, promoções, aumentos.
Poder Coercitivo
Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis O poder coercitivo explora o medo. Para influenciar no comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros. 
Poder Especializado
 Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos.
Poder de Referência
É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro.
O poder nas Organizações
Resultado de características estruturais, pois a hierarquia formal determina os cargos em que seus ocupantes, tem acesso privilegiado e informações e recursos, sendo sua contribuição para a organização mais critica do que outras funções.
Cultura Organizacional
Conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por meio de normas, valores, atitudes e expectativas, que e compartilhado por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização. 
 Cultura organizacional necessita ter as condições favoráveis para que suas definições sejam praticadas pelas pessoas da organização.
Clima Organizacional
Clima organizacional é a percepção coletiva que os empregados têm da empresa. Através da experimentação prática prolongada de suas políticas, estrutura, sistemas, processos e valores.
Referência 
Rodrigues, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A.,2016.
12

Continue navegando