Buscar

Núcleo interfásico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA PRÁTICA BIOLOGIA CELULAR 31/01
NÚCLEO INTERFÁSICO
NÚCLEO: núcleo vem da palavra grega “nux”, que quer dizer semente, fazendo uma analogia aos frutos, sendo núcleo a semente da célula. Ele controla as atividades celulares e guarda informações hereditárias, que são transmitidas às células filhas no processo de divisão celular (será abordado na próxima aula) É um compartimento celular onde é realizado transcrição, processamento do RNAm, e transporte seletivo. É visualizado no período de interfáse, visto que em prófase ocorre a fragmentação do envoltório nuclear. Núcleo interfásico apresenta alto metabolismo.
ENVOLTÓRIO NUCLEAR: presente nos eucariotos. É formado por uma dupla camada lipoproteica com uma organização molecular semelhante a das demais membranas celulares. A membrana (membranas externas na maioria das vezes apresentam um caráter mais de proteção, enquanto que a interna é mais funcional- ex: mitocôndria e batérias com parede celular- membrana plasmática proteica) é quimicamente diferente da externa, e entre elas há um espaço intermembrana. Essa membrana é continua ao retículo endoplasmático por uma questão evolutiva. Acredita-se que a cariomembrana foi originada a partir do retículo endoplasmático, sendo que tudo começou com uma invaginação da membrana plasmática. 
Internamente no núcleo há filamentos intermediários aderidos à membrana interna por proteínas de ligação. Esses filamentos intermediários compõe a LAMINA NUCLEAR, formada por laminas a, b e c. Essa lâmina nuclear fornece sustentação ao núcleo e está envolvida no processo de fragmentação em períodos de divisão celular.
COMPLEXO DE PORO: E4
É o responsável pela comunicação entre núcleo e citoplasma. Realiza um transporte seletivo bidirecional, sendo formado por mais de 100 proteínas. É uma estrutura complexa e grande, pois passam por eles grandes moléculas como: RNAm, subunidades de ribossomos, proteínas nucleares que são traduzidas no citoplasma. Durante os processos de divisão celular não são degradados, por uma questão de economia. São estruturas complexas e a formação é um processo dispendioso, então são recicladas. Novas células produzem apenas parte dos complexos de poro.
MATERIAL GENÉTICO: E1 b
É armazenado no núcleo sob forma de cromatina. Cromatina é composta de DNA, histonas e outras proteínas, e pode ser encontrada na forma de eucromatina e heterocromatina, sendo que no núcleo interfásico há predominância de eucromatina. A eucromatina é a parte do material genético ativa, que encontra-se descondensada, sendo capaz de ser transcrita. A heterocromatina é a parte que encontra-se condensada. Pode ser CONSTITUTIVA (função estrutural como compor os centrômeros) ou FACULTATIVA (genes que não são expressos no tipo celular- ex: Corpúsculo de Barr). É comum estar na região periférica, junto com a lâmina nuclear, ou centralmente.
NUCLÉOLO: E2B E2A
Região formada por DNA, RNA e proteínas. Local de produção e armazenamento de RNAr, que dá origem às subunidades dos ribossomos. Essas subunidades ribossomais não se acoplam no núcleo, pois só fazem isso em períodos de tradução, e a esse processo não ocorre no compartimento nuclear.
No DNA há o RON, que é uma REGIÃO ORGANIZADORA DE NUCLEOLO. Ela está associada a constrição secundária no braço curto (p) dos pares 13,14,15,21 e 22, então é específica e situada em apenas alguns cromossomos. Nesse local há os genes para formação do RNAr. 
Portanto, o nucléolo, região possível de ser vista na MO por estar mais condensada, ocorre sobre um RON. Nesse RON há a formação de RNAr que se armazena nessa região e depois forma subunidades ribossomais. Células com 1 nucléolo apenas tem as regiões organizadoras de nucléolo situada em um ponto. Há casos em que a célula tem mais de 1 nucléolo, e isso ocorre devido as regiões organizadoras de nucléolo estarem separadas. Células com mais de 1 núcleolo são metabolicamente mais ativas, e o esse RNAr logo será usado para produção de ribossomos.
CENTROSSOMA: E3B
É uma região organizadora de microtúbulos, e consiste em um par de centríolos próximo ao núcleo. Apresenta 9 trincas como o corpúsculo basal. Se diferem: 1) centríolo está próximo ao núcleo 2)não há cílios ou flagelos próximos.
LÂMINAS: 
Esfregaço sanguíneo: hemácias nucleadas de peixe.
Gânglio sensitivo: região do SNP onde é possível encontrar corpos de neurônios. O SNP é formada por nervos e gânglios, sendo os nervos formados por axônios. Corpos celulares são encontrados no SNC e nos gânglios do SNP.
Os neurônios existentes nesses gânglios são diferentes da figura comum que estão acostumados a ver: não há dendritos e corpo celular não está situado no mesmo plano que o axônio em uma mesma célula. É possível ver ainda núcleos de células satélites situados próximos a esses corpos celulares e células da glia. Na parte dos axônios é mais fácil destacar os núcleos das células de Schawnn (exclusivas do SNP e produzem a bainha de mielina nos axônios). Os axônios estão em corte transversal e longitudinal, revestidos por uma bainha de mielina, que apresenta imagem negativa na lâmina (processo de preparação histológica). Núcleos: espaços brancos devido a retração do material genético.

Outros materiais