Buscar

Questões e Respostas Sobre Construção Civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONSTRUÇÃO CIVIL I
 RESPOSTAS DOS EXERCICIOS PROPOSTOS
 EDSON DE ALMEIDA VARGAS
1.Defina: Construção Civil, Obra e Edifício.
Construção Civil – ciência que estuda as disposições e métodos seguidos na realização de uma obra sólida, útil e econômica. 
Obra – é todo o trabalho de engenharia que resulte em criação, modificação ou reparação, mediante construção, ou que tenha como resultado qualquer transformação do meio ambiente natural. 
Edifício – é toda construção que se destina ao abrigo e proteção contra as intempéries, dando condições para desenvolvimento de uma atividade.
2.Quais são as fases na construção de um edifício. Descreves as fases.
Os trabalhos preliminares são aqueles que precedem a execução da obra, quais sejam: escolha, aquisição e documentação do terreno; programa, cronograma, projeto completo; canteiro de obras; locação da obra. 
Os trabalhos de execução são os trabalhos de construção propriamente ditos: abertura das valas, execução dos alicerces, apiloamento, obras de concreto, alvenaria, telhado, instalações e revestimentos.
Os trabalhos de acabamento são obras finais de construção, ou seja, esquadrias, pintura, limpeza geral e arremate final.
3.Quais são os principais critérios na aquisição de um terreno?
A escolha adequada de um terreno deve seguir algumas pesquisas iniciais. Estas pesquisas consistem em verificar se a topografia do terreno é adequada à implantação da obra; se a área do terreno é suficiente; se a natureza do subsolo permite uma fundação economicamente compatível com o edifício a ser projetado; e se há facilidade de abastecimento de água e de energia elétrica.
4.O que consiste os estudos preliminares na construção civil?
No estudo preliminar são focalizados os aspectos sociais, técnicos e econômicos, a localização do lote e suas características, as características de uso, as opções possíveis, as avaliações de custo e prazo.
5.Como deve ser realizada a limpeza do terreno para a construção de um obra civil?
A limpeza do terreno tem por objetivo limpar,carpir, roçar, destocar permitindo assim um ambiente limpo e próprio para as próximas etapas da obra.
6.Qual é a importância de um levantamento planialtimétrico para uma obra?
A avaliação ocorre a fim de averiguar as principais características do terreno, como a angulação e as deformações geográficas, definindo, por exemplo, o nível do terreno e da obra, se há necessidade de aterro ou corte, além do gabarito de obra. Através desses dados, temos auxilio na execução do projeto. 
7.O que deve constar no projeto de situação do terreno?
Neste caso, o terreno é posicionado em relação à quadra em que se encontra. Devem ser obtidos as distâncias x,y e z mostradas na figura e os nomes das ruas adjacentes à quadra em questão, além de referências, tais como:
Número das casas vizinhas ao lote; 
Postes e seus respectivos números; 
Rede de água; 
Rede de esgoto; 
Rede de gás (se houver); 
Cabos telefônicos; 
Poços vizinhos (se não existir rede de água); 
Natureza do leito carroçável. 
8.Quais são as partes gráficas de um projeto de engenharia civil?
Planta Baixa 
Planta de Cobertura 
Planta de Situação 
Planta de Locação
Cortes; 
Fachadas; 
Detalhes; 
Estruturas; 
Instalações Elétricas; 
Instalações Hidráulicas; 
Impermeabilização; 
Cronograma Físico-Financeiro. 
9.O que é um caderno de encargos e para que serve.
Caderno de encargos é um documento que apresenta as condições técnicas e administrativas da execução obra. Definindo entre eles as especificações administrativas como documentos necessários, técnicas os serviços e matérias á serem executados e empregados na execução.
10.Descreva como deve ser realizada a instalação provisória de energia elétrica e instalação hidrossanitária.
Instalação elétrica: Uma fonte de energia é necessária que funcione boa parte dos equipamentos utilizados nas atividades de obra, tais como betoneiras, serras elétricas, guincho para funcionamento do elevador de obra, gruas, entre outros. É preciso então que seja identificada a potência desses equipamentos, a fim de que a potência necessária para a rede energia a ser implantada seja conhecida.
Instalação Sanitária: A não existência de rede de coleta de esgoto não é um problema na fase de obra, pois a quantidade de esgoto gerada é bem pequena. Dificuldades ocorrem quando a obra fica pronta, necessitando construir fossas sépticas e sumidouros para atender a demanda do edifício quando em uso.
11.Qual é a função de uma barracão na obra?
A função dos Barracões nas obras é: Servir de escritório, e almoxarifado Além de área de vivencia. 
12. Defina canteiro de obra.
Como o conjunto de “áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência”. Portanto, é o local onde se desenvolvem as operações de apoio e execução de uma obra e, como tal, exige análise prévia e criteriosa de sua implantação, à luz dos conceitos de qualidade, produtividade e segurança. 
13.Quais são os principais materiais perecíveis e não perecíveis. Como armazená-los? 
Perecíveis: Cimento, cal, material Elétrico e Hidráulico.
Não Perecíveis: Brita, areia, Madeira.
14.Para que serve o controle de qualidade na obra? 
O controle de qualidade da Obra serve para garantir um bom recebimento e armazenagem dos materiais utilizados. Ele define as condições e tipologia de cada material a ser empregado na construção. Tendo em vista que a qualidade do material reflete na qualidade do produto que será entregue ao cliente. 
15.O que é layout de uma obra? 
Layuot nada mais é que um esboço do canteiro de obras. Nesse são localizados no terreno, a obra em sim, o barracão, o local de armazenagem das matérias, área de vivencia, entrada saída do canteiro, instalações provisórias de segurança, o que ajuda na organização do canteiro.
 
16.Quais são as etapas de uma obra de terraplanagem? 
Obra de terra que tem por fim modificar o relevo natural de um terreno e que consiste em 3 etapas distintas, ou seja, escavação, transporte e aterro.
17.O movimento de terra podem ser de quatro tipos. Quais são? 
Manual– Dizemos que o movimento de terra é manual quando é executado pelo homem através das ferramentas: pá, enxada e carrinho de mão; 
Motorizado– Quando são usados para o transporte, caminhão ou basculante, sendo que o desmonte ou a escavação poderá ser feita manualmente ou por máquinas; 
Mecanizado– Quando a escavação, carregamento e transporte é efetuado pela própria máquina; 
Hidráulico– Quando o veículo transportador de terra é a água. Por exemplo, dragagem. O movimento de terra mecanizado é utilizado em obras industriais de desenvolvimento horizontal. 
18.Quais são os tipos mais comuns de marcação de obra? 
Os tipos mais comuns são: locação por cavaletes e por Tábuas corridas (tabeiras).
19.Descrever os tipos de marcação de obra detalhadamente. 
LOCAÇÃO POR CAVALETE: Os cavaletes são constituídos por duas estacas cravadas no solo e travadas por uma travessa nivelada pregada nas estacas. Os alinhamentos, neste caso, são definidos por pregos cravados nos cavaletes colocados em lados opostos. A grande desvantagem desse processo é a dificuldade de se perceber desalinhamentos nos cavaletes, provocados pela circulação de máquinas e operários.
LOCAÇÃO POR TÁBUAS CORRIDAS( TABEIRAS): Consiste em contornar a futura edificação com um cavalete contínuo constituído de estacas e tábuas niveladas e em esquadro. Definem-se as linhas do gabarito cravando-se pontaletes de madeira distanciados entre si de 1,50 m e afastados das futuras paredes 1,20 m ou mais.
20.O que é uma fundação superficial? 
Fundações são elementos estruturais destinados a transmitir ao terreno as cargas da estrutura. 
As fundações diretas ou rasas são aquelas em que a carga da estrutura é transmitida diretamente ao solo pela fundação. São executadas em valas rasas, com profundidademáxima de 3,0 metros, e caracterizadas por blocos, alicerces, sapatas e radiers.
21.O que é uma fundação profunda? 
As fundações indiretas ou profundas são aquelas que transferem a carga por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por meio de um fuste. Estas estruturas de transmissão podem ser estacas ou tubulões.
22.Quais são as principais fundações superficiais? 
Sapatas, Blocos e Alicerces, Radier.
23.Quais são as principais fundações profundas? 
Os mais variados tipos de Tubulões, Estacas de variados tipos.
24.Qual é o principal objetivo de uma sondagem? 
Uma avaliação cuidadosa do subsolo permite conhecer suas condições, isto é, sua disposição, sua natureza e a espessura de suas camadas, bem como suas características, nível de água e pressão, dando condições de determinar o tipo da estrutura de fundação a ser especificada. 
25.Como é realizado uma sondagem de simples reconhecimento? 
A sondagem mais comum em solos penetráveis é a Sondagem de Reconhecimento, que utiliza o método de percussão com circulação de água. Este método consiste na cravação de um barrilete amostrador, que penetra no solo e retira amostras, que são analisadas visualmente e em laboratório a fim de classificá-lo e determinar o SPT(Standart Penetration Test).
26.O que é um contrapiso? 
O contrapiso é uma camada de argamassa lançada sobro uma base (laje estrutural ou lastro do concreto) para regularização. A espessura varia de 2 a 6 cm, dependendo da função. Para contrapisos internos de edifícios habitacionais e comerciais, utilizam-se 200 a 250 kg/m³de argamassa. Os traços de cimento e areia úmida são de 1:5 a 1:7 (em média), mas o traço 1:6 é bastante usual.
27.Em que fase da obra deve ser executado o contrapiso?
O Contrapiso é executado depois que a supra-estruturas e infra-estruturara da obra já estejam na fase final, tendo em vista que o contrapiso é uma fase antes do acabamento. Pois é a regularização para receber o acabamento cerâmico. 
Nota: Professor eu copiei a maioria das definições dos Slides, não tenho controle de quem usou as mesmas respostas. Porque provavelmente muitas coisas serão parecidas.

Continue navegando