Buscar

visita tecnica

Prévia do material em texto

Desenvolvimento
Nome do local visitado:
 O local visitado situa-se no município de Brumado, na rodovia BR- 030. E tem como nome de RHI Magnesita, sendo esta uma indústria de refratários. Que é de extrema importância para a utilização nos processos industriais de alta temperatura.
Data da Visita: 
A visita foi realizada pelos estudantes de engenharia ambiental do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do campus de Vitória da Conquista, no dia 25 de setembro de 2018. Tendo como horário de saída do instituto as 07:15 horas e chegada a indústria as 9:40 horas. E retorno ao instituto as 16:40.
Nome da professoro (a) que acompanhou a visita: A visita foi acompanhada pela professora Drº Joseane Oliveira que leciona a matéria de solos um no curso de engenharia ambiental.
Objetivo da visita: 
A visita teve como finalidade mostrar como é feita a extração do minério, mais especificamente a Magnesita. Abordando também outros tipos de rochas presentes no local suas características físicas e químicas e o benefício econômico que a mesma vem a trazer. Sendo tratado também a maneira que é extraído os materiais e suas finalidades.
Observação dos alunos: 
 Inicialmente na visita a indústria houve uma chamada para a verificação dos alunos que estavam na lista enviada anteriormente pela professora, fazendo assim por um funcionário da empresa um cadastramento de todos os visitantes ali presentes. Após isso todos foram direcionados para uma apresentação explicativa sobre a empresa lecionada pelo analista ambiental da empresa: Mateus. Nesta apresentação foram apresentados o histórico da empresa que foi fundada no ano de 1939 e autorizada a funcionar no ano de 1943, contendo também o ISO 9001/ 14001 ambas abordam uma política empresarial de objetivos e metas, além disso indicam que os colaboradores sejam competentes. 
Logo após isso todos visitaram o museu dos minerais extraídos daquela região e foi possível visualizar minerais como a Dolomita, Uvita, diversos tipos de Quartoz e Magnesita. Depois disso foram distribuídos os EPIs sendo eles: capacete, protetor ocular e auditivo e colete. 
A primeira visita foi realizada à mina de Pedra Preta onde no topo da mina o técnico em mineração explicou alguns pontos sendo eles: o que é a Magnesita que consiste em um mineral utilizado na indústria de refratários devido à capacidade de aguentar altas temperaturas. Ele explicou também que naquela mina o sínter de Magnesita, que é determinado pela concentração de MgO é o sínter M-10, que é a magnésia sintetizada produzida a partir de Magnesita natural, com teor de MgO na casa dos 94%. Havendo também a visita a mina de Pomba onde a diferença dela para a anterior é que a Magnesita é mais esbranquiçada e o sínter é M-30, que é um sínter de alta pureza, que passa por uma dupla queima, e passa a deter uma concentração mínima de 98% de MgO. Ele explicou também a diferença do arranjo dos cristais, pois devido essa diferença há uma variação no consumo do óleo e o tempo de resistência do mineiro no fogo fazendo com que saia ou não um produto melhor. Foi explicado a diferença de cor, algo que foi visto na teoria na sala de aula, que a Magnesita mais clara fica mais rica em magnésio e dificulta para calcinar o material, argumentou também que esse jogo de cores varia devido o minério de ferro e outros elementos químicos, mas que não alteram o teor do minério. O funcionário explicou também que a hematita e o talco aumentam o teor de ferro.
Ele relatou que a separação na produção é manualmente na esteireira e que o mapeamento geológico realizado no local aponta que possui minério por um longo tempo. Apontou também o processo de extração no qual se dá a perfuração das minas em camadas, sendo as mais inferiores onde se tem a maior concentração do produto. Após isso vem com o explosivo encartuchado e granulado fazendo assim a detonação. Ficando por responsabilidade dos caminhões carregar levar para a britagem no qual é selecionado, cominuido, classificado, amostrado e assim formado os lotes de minério.
 O técnico comentou que a cada uma tonelada de minério tira duas de estéril (É a retirada da camada de terra depositada sobre a rocha propriamente dita.). E essas rochas retiradas é sem aproveitamento econômico, mas possuem o mesmo custo de movimento da Magnesita.
Foi questionado pela professora Joseane o destino desse solo retirado o técnico do local explicou que todo o rejeito é colocado em bancas. Sendo assim, para manter e recuperar o que era natural do local é obedecido os ângulos de cada bancada colocam o solo, que é o material superficial que quando está desenvolvendo a mina, por fim colocado areia e posteriormente vem a plantação que tenta recuperar ou aproximar do terreno natural.
Após a visita as minas foram oferecidas aos alunos um almoço no refeitório. Após um período de descanso os mesmos foram levados a parte de coleta e separação de resíduos sólidos no qual pode- ser analisar a organização do local e principalmente o destino de todo óleo utilizado. Outro local visitado foi o viveiro de mudas no qual foi possível visualizar várias plantas cultivadas pela empresa, como várias cores de Ipê, jaca, pau brasil, romã. Retornando assim a parte administrativa da empresa devolvendo os EPI´S e encerrando a visita ao RHI Magnesita. Após a visita das minas, os alunos foram levados ao refeitório para ter o almoço e após isso, eles foram encaminhados para a parte de coleta de resíduos sólidos onde foi possível ver o processo de coleta de descarte dos resíduos gerados pela empresa. O viveiro de mudas, foi outro local visitado pelos alunos, onde foi possível ver várias plantas cultivadas pela empresa, como Ipê Rosa, Ipê Branco, Romã, Jaca e outras. Assim, se encerrou a visita técnica à RHI Magnesita.
Análise da infra- estrutura:
Devido ao fato de ser uma empresa de porte internacional a infra- estrutura do local é muito organizada e com segurança desde recepção com a entrada de todos por meio de cartão eletrônico até a sala de reuniões que comporta uma grande quantidade de pessoas. Contendo também um refeitório limpo e arejado com a vista para as minas e uma área de lazer com jogos como dominó. 
Análise dos serviços e produtos:
 A empresa trabalha com a Magnesita sendo ela dois tipos citados anteriormente a M10 e M30. Atualmente a empresa gera cerca de 400 mil toneladas ao ano. O destino final desse produto um é usufruído na adubação e correção do solo, já o mais rico em Magnesita é utilizado como para a fabricação de matérias refratários. Um deles é usado para a adubação e correção do solo, enquanto o outro mais rico em Magnesita é utilizado como coproduto para a formação de materiais refratários.
Análise do planejamento da empresa:
A empresa possui atualmente estudos que tangem o tempo estimado de minério nas minas de Pedra Preta e Pomba. O intuito da empresa é que no futuro com tecnologias suficientes o local seja lavrado novamente com maquinas específicas. Contém também o estudo da área degradada para que não prejudique o meio ambiente. Havendo o planejamento e gestão em relação a metas que devem produzir ao decorrer do ano.

Continue navegando