Buscar

Robert Venturi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ROBERT VENTURI
Robert Venturi foi um arquiteto norte americano, pioneiro das críticas a arquitetura moderna, alterando a maxima modernista de "less is more" para "less is bore". Defençor da arquitetura de comunicação Venturi, foge do obvio, quebra convecções e valoriza o uso de símbolos e letreiros.
A proposta de Robert Venturi é " o mais vivo reflexo da sociedade de consumo norte-americana dos anos cinquenta e sessenta e é produzida paralelamente à expansão mundial da música pop e sua capacidade democrática para comunicarse através de diversas culturas"
Aprendendo com Las Vegas, Venturi faz uma análise desta cidade na qual afirmava ser o retrato do futuro das demais cidades. Neste momento ele propõe a idéia dos edificios propagandas, obras em que seu espaço interior mais se assemelham a galerias comerciais, e no espaço externo são convertidas em propagandas gigantes com letriros eletronicos.
Para ele a nova arquitetura agora deveria ser, uma "maquina funcional e anônima por dentro e obra singular, comunicativa e pública por fora."
Seguindo a sua ideia do "aplique"; ele acreditava que o elemento que caracteriza cada edificio é o vestuário, a ornamentação, o tratamento epidérmico; a estrutura e o seuinterior constituem um mero fato constrututivo, de engenharia funcional.

Outros materiais