Buscar

REAÇÃO EM CADEIRA DA POLIMERASE NAS ÁREAS DA NUTRIÇÃO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
REAÇÃO EM CADEIRA DA POLIMERASE NAS ÁREAS 
DA NUTRIÇÃO 
SALVADOR
2018
REAÇÃO EM CADEIRA DA POLIMERASE NAS ÁREAS DA NUTRIÇÃO 
	Podemos definir a reação em cadeia da polimerase (PCR) em uma técnica que possibilita a realização de muitas cópias de uma região específica do DNA, in vitro (em um tubo de ensaio, ao invés de um organismo). Basicamente, o seu objetivo é produzir quantidade necessária da região de interesse do DNA, para que essa possa ser analisada e utilizada de determinadas maneiras. A PCR tem inúmeras aplicações práticas e em pesquisas. Ela é rotineiramente utilizada em clonagem de DNA, análises forenses e DNA e em diagnósticos médico.	
	Para a área da nutrição, a aplicação dessa técnica pode ser bastante utilizada para a detecção de organismos geneticamente modificados (OGMs), pois pode ser importante para compreender todos os assuntos envolvidos no controle de matéria-prima, na indústria de alimentícia e na sua distribuição de alimentos. Devido ao fato da legislação exigir a rotulagem de alimentos que apresentam OGMs acima de 1, é necessário que sejam adotadas metodologias que possibilitam a quantificação de transgênicos. Por isso, a técnica mais adequada para esta finalidade tem sido a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real, que possibilita a determinação do teor dos produtos de amplificação durante a fase exponencial do PCR e isso permite que seja traçada uma estimativa quantitativa inicial do DNA (ácido desorribonucléico) amplificado.	O início da década de 1970 foi marcado por um dos avanços tecnológicos considerados mais importantes, ocorreu a introdução da tecnologia do DNA recombinante, isso permitiu um grande avanço em termos de estudos dos genes, as suas forrações e a regulação da sua expressão. Com o uso de endonucleases de restrição (enzimas de restrição) oriundos de bactérias, os pesquisadores puderam segmentar o DNA em locais reprodutivos e precisos ao longo da cadeia nucleotídica, isolando os fragmentos para utilizar a tecnologia da reação em cadeia da polimerase, produzindo inúmeras cópias de DNA para várias aplicações. Essa abordagem tem sido o fundamento de inúmeras técnicas de rotina, como por exemplo: engenharia genética e a produção proteínas terapêuticas (insulina), tal como novas linhagens genéticas de colheitas e alimentos para consumo animal. (KRAUSE, 2018)	
	
Referências
MAHAN, L. Kathleen. Krause - alimentos, nutrição e dietoterapia / L. Kathleen Mahan, Janice L. Raymon; tradução: Verônica Mannario, Andréa Favano - 14. ed - Rio de Janeiro: Elsevier, 2018
BARROS, Natália Fagundes. Aplicabilidade da metodologia de reação de polimerase em cadeia em tempo real na determinação do percentual de organismos geneticamente modificados em alimentos. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rn/v21n1/a09v21n1.pdf> Acesso em: 30 de agosto de 2018.
Khan Academy – Reação em cadeia da polimerase (PCR). Disponível em: <https://pt.khanacademy.org/science/biology/biotech-dna-technology/dna-sequencing-pcr-electrophoresis/a/polymerase-chain-reaction-pcr> Acesso em: 30 de agosto de 2018

Continue navegando