Buscar

Respostas Capítulo 10 Lab. Química

Prévia do material em texto

1.
Calor: transferência de energia através da variação de temperatura.
Trabalho: movimento contra uma força oposta.
Sistema: consiste na referência geométrica (corpo ou conjunto de corpos), com características próprias, que vai ser objeto de estudo. Um sistema separa-se da sua vizinhança pela fronteira.
Vizinhança: define-se como sendo toda a parte, região, que rodeia um sistema. Um sistema separa-se da sua vizinhança por uma fronteira.
Energia interna: É a soma de toda a energia (cinética e potencial) de um sistema.
Entalpia: quantidade de energia que se encontra nas substâncias e que pode ser alterada através das reações químicas.
Calor específico: quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra variação de temperatura de 1°C.
Capacidade calorífica: a quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura de um objeto.
2.
A primeira lei da termodinâmica baseia-se no conceito de que num sistema isolado em qualquer parte do universo existe uma quantidade de energia mensurável designada por energia interna do sistema.
3.
O calorímetro é um aparelho isolado termicamente do meio ambiente e muito utilizado nos laboratórios de ensino para fazer estudos sobre a quantidade de calor trocado entre dois ou mais corpos de temperaturas diferentes.
4.
O metal se aquece mais rapidamente do que a água, pois o calor necessário para elevar em 1°C, 1 g de metal é menor que o de água, temos que a água se aquece mais devagar que o ferro, ou seja, para uma mesma fonte de calor o ferro se aquece mais rapidamente que a água.
5.
Como o alumínio possui maior calor específico do que o ferro, com isso ele absorverá menos calor no tempo que ficará dentro da água, logo podemos concluir que a água que contém o ferro é que apresentará maior temperatura final.
6.
7.
Comparando com o valor da Tabela 10.1, notou-se que o valor do calor específico calculado é maior do que o valor que está na tabela.
8.
Alguns erros podem ter ocorrido durante o experimento, como mau isolamento e perda de calor para o exterior, pois o local em que foi feito o experimento havia uma grande circulação de ar frio podem acarretar em erros na medição de temperatura e erros observacionais atribuídos à uma visualização inapropriada das temperaturas registradas no termômetro também está presente. 
9.
Como a reação ocorrida a partir dos volumes utilizados das soluções não é de 1 mol, mas sim de 0,5 mol, esta é a entalpia de neutralização dos 0,5 mols. Portanto, a entalpia molar de neutralização é:
Como a neutralização é uma reação exotérmica, este valor é negativo, e a entalpia de neutralização encontrada neste experimento foi de .
10.
Comparando-se o resultado encontrado e o valor tabelado de entalpia de neutralização de uma base forte por um ácido forte, pode-se concluir que os valores deram bem abaixo do esperado, por isso algumas diferenças entre estes valores podem ser atribuídas à alguma liberação de energia pelo calorímetro para o ambiente ou erros de medição durante o experimento ou erros quando foi feito o calculo para determinar o valor do calor molar da neutralização.

Continue navegando