Buscar

FILOSOFIA Aula 06 (31-03-2015)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Características do conhecimento hoje (Toffler)
O conhecimento é instrumento não-rival. Você e um milhão de outras pessoas podem usar o mesmo conhecimento sem diminuí-lo ou desgastá-lo. Não tem a ver com o fato de pagarmos ou não para usá-lo.
O conhecimento é um bem intangível. Não podemos tocar, acariciar ou sacudir o conhecimento, mas podemos manipulá-lo.
O conhecimento é não-linear. Quando falamos de conhecimentos, breves insights e ideias simples podem gerar resultados surpreendentes.
O conhecimento é um fator relacional. Qualquer trecho de conhecimento adquire significados apenas quando justapostos a outros trechos que fornecem o contexto.
O conhecimento combina com outros conhecimentos. Quanto maior o conhecimento, mais indiscriminadas, numerosas e variadas serão as suas possibilidades de uso e combinações com outros conhecimentos.
O conhecimento é mais facilmente transferível do que qualquer outro bem ou produto.
O conhecimento pode ser resumido e condensado em símbolos ou abstrações.
Conhecimento pode ser armazenado em espaços cada vez menores.
O conhecimento pode ser implícito ou explicito, expresso ou não expresso, partilhado ou tácito.
O conhecimento é difícil de “engarrafar”, empacotar ou conter. Ele espalha-se ou difunde-se entre nós com mais facilidade do que qualquer outro bem.
Atividade:
O que são mitos? Mitos são histórias inventadas de mundo. Podem ser histórias familiares, folclóricas ou fictícias, ingênuas e fantasiosas que tem o objetivo de justificar, incentivar ou retroceder algum comportamento humano. O ser humano projeta e inventa mitos de caráter educativos para suas crianças por exemplo, como o mito de que se você bagunçar seu quarto, o monstro do armário virá pegá-lo. Usamos de mitos para fazer que as coisas aconteçam de um determinado modo.
Quais suas características? Mito pode ser dogmático (que não precisa ser provado, como Deus por exemplo (para mim)). Pode também ser primitivo, através da magia e o mito coletivo como as histórias folclóricas, mas todos tem a mesma função: Acomodar o homem ao mundo.
Para que servem? Sua principal função não é explicar a realidade, mas acomodar o homem ao mundo, transmitindo confiança e tranquilidade para que o indivíduo tome suas decisões.

Outros materiais