Buscar

FILOSOFIA Aula 07 (06-04-2015)

Prévia do material em texto

Mito e Filosofia
O que é um mito?
É uma narrativa sobre a origem de alguma coisa.
Funções do mito:
Explicativa: o presente é explicado por alguma ação passada cujos efeitos permanecem no tempo.
Organizativa: o mito organiza as relações sociais de modo a legitimar e garantir a permanência de um sistema complexo de proibições e permissões. Ex.: Mito de Édipo – proibição de incesto.
Compensativa: o mito narra uma situação passada, que é a negação do presente e que serve tanto para compensar os humanos de alguma perda para garantir-lhe que um erro passado foi corrigido no presente, de modo a oferecer uma visão estabilizada e regularizada da natureza e da vida comunitária. Ex. Mito de Prometeu. Narra-se como os humanos se apropriaram de algo divino (o fogo) e criaram um ritual (sacrifício de um animal) para conservar o que haviam roubado dos deuses.
Como opera o mito?
O mito reúne, junta, relaciona e faz elementos de diferentes e heterogêneos agirem uns sobre os outros. Ex. Lágrimas de uma deusa são a chuva; o tempo é um deus.
O mito organiza a realidade dando às coisas, aos fatos, às instituições um sentido analógico e metafórico, isto é, uma coisa vale por outra, substitui outra, representa outra. (Ex: Laio, pai de Édipo quer dizer “pé torto”; Édipo quer dizer “pé inchado”). Ex. Para exprimir a angústia de os homens serem mortais nasceram de um homem e uma mulher.
O mito estabelece relações entre os seres naturais e humanos, seja fazendo os humanos nascerem, por exemplo, de animais, seja fazendo os astros decidirem a sorte e o destino dos humanos, seja fazendo cores, metais e pedras definirem a natureza de um humano. Coisas e humanos se relacionam por participação, simpática, antipatia, por formas secretas de ação a distância. O mundo é um tecido de laços e vínculos secretos que precisam ser decifrados e sobre os quais homens podem adquirir algum poder por meio da imitação. Ex: Vestir peles de animais; plantar fazendo gestos...) o mito decifra o secreto. O mito imita o poder.
Mito hoje
O pensamento reflexivo teria decretado a morte da consciência mítica?
O mito é uma expressão fundamental do viver humano, o ponto de partida para a compreensão do ser. Tudo o que pensamos e queremos se situa inicialmente no horizonte da imaginação, nos pressupostos míticos, cujo sentido existencial serve de base para todo trabalho posteriormente.
Como funciona o pensamento conceitual ou lógico
O pensamento conceitual opera por método
Um conceito ou uma ideia não é uma imagem nem um símbolo, mas uma descrição, uma explicação da essência ou natureza própria de um ser.
Um juízo e um raciocínio buscam as causas universais e necessárias pelas quais uma realidade é tal como é, distinguindo o modo como ela nos aparece do modo como é em si mesma: as causas e os efeitos são homogêneos, quer dizer, são da mesma natureza.
Um juízo e um raciocínio estudam e investigam a diferença entre nossas vivências subjetivas, pessoais e coletivas, e os conhecimentos gerais e objetivos, que são todos e de ninguém em particular.
O pensamento lógico submete seus procedimentos a métodos, isto é, as regras de verificação e de generalização dos conhecimentos adquiridos; há regras de ordenamento e sistematização dos procedimentos e dos resultados, de modo que um conhecimento novo não pode simplesmente ser acrescentado aos anteriores, mas só se junta a eles se obedecer a certas regras e princípios intelectuais.

Continue navegando

Outros materiais