Buscar

Relatório 2 química

Prévia do material em texto

DANIELLA NICOLA
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE IMPUREZAS ORGÂNICAS EM AGREGADOS MIÚDOS
Palmas – TO
2014
DANIELLA NICOLA
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE IMPUREZAS ORGÂNICAS EM AGREGADOS MIÚDOS
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA, como requisito parcial da disciplina Química Geral I, orientado pelo Professor José Geraldo Delvaux Silva.
Palmas – TO
2014
ÍNDICE
1	INTRODUÇÃO	3
2	OBJETIVOS	4
3	METODOLOGIA	5
3.1	Determinação do teor de impurezas orgânicas em agregados miúdos	5
3.1.1	Referências e Normas Complementares	5
3.1.2	Aparelhagem	5
3.1.3	Metodologia	6
3.1.4	Resultados	6
4	CONCLUSÕES	7
5	REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO	8
6	ANEXOS	9
INTRODUÇÃO
O ensaio foi realizado no laboratório de Materiais e Estruturas, do Centro Universitário Luterano de Palmas, no dia 21 de outubro de 2014, das 09:00 ás 10:00 horas, sob a supervisão do Técnico Responsável pelos laboratórios, Miller Pereira Almeida. 
Os agregados utilizados para a confecção do concreto devem ser compostos pelo mínimo de impurezas possível, sendo grãos duros, resistentes e limpos, sem substâncias que possam interferir na resistência, hidratação e endurecimento do cimento, assim como a proteção da armadura contra a corrosão, e a durabilidade do concreto. 
 
OBJETIVOS
Este ensaio adota para a sua execução como base, a norma NBR NM-
49/2001, da ABNT. Tendo como objetivo determinar o teor de impurezas orgânicas em agregados miúdos, permitindo assim maior aprendizado e entendimento do passo a passo dos processos e equipamentos utilizados nos laboratórios. 
 METODOLOGIA 
Determinação do teor de impurezas orgânicas em agregados miúdos
O teor de impurezas é obtida por este processo, levando em consideração a comparação da coloração do indicador padrão com a amostra do agregado miúdo preparada.
Referências e Normas Complementares
Na aplicação deste método, é necessário consultar: 
NBR NM 49/2001 - Determinação do teor de impurezas orgânicas em agregados miúdos.
NBR NM 27 – Agregados - Redução da amostra decampo.
 Aparelhagem
Balança com resolução de 0,01g e capacidade mínima de 1kg;
Béqueres de vidro de 1L;
Provetas graduadas de 10ml e 100ml;
Frascos Erlenmeyer com rolha esmerilhada de 250ml;
Funil de haste longa;
Papel filtro qualitativo;
Dois tubos de ensaio de mesmo volume;
Água destilada ou deionizada;
Hidróxido de sódio com 90 a 95% de pureza;
Ácido tânico;
Álcool á 95%.
Metodologia
Para a execução do ensaio, deve-se obedecer às seguintes etapas: 
Preparar a solução de hidróxido de sódio a 3%, misturando 30g de hidróxido de sódio com 970ml de água destilada.
Preparar a solução de ácido tânico a 2%, misturando 2g de ácido tânico, 10 ml de álcool e 90ml de água.
Colocar 200g do agregado seco ao ar em um frasco Erlenmeyer acrescentando 100ml da solução de hidróxido de sódio, agitando.
Preparar o indicador padrão com 97ml da solução de hidróxido de sódio e 3ml da solução de ácido tânico. Deixar ambos em repouso por 24 horas, em ambiente livre de raios de sol.
Filtrar a solução que esteve em contato com o agregado e transportá-la para um tubo de ensaio. Assim como também deve ser transferido a solução padrão para outro tubo de ensaio e comparar as cores das soluções.
Resultados
	
Após transferir as soluções para tubos de ensaio, e comparar as cores do indicador padrão com a solução de amostragem do agregado miúdo, é possível determinar o teor de impurezas presentes em determinado agregado.
Se a solução com o agregado apresentar coloração mais clara que a solução de amostragem, isso indica que o teor de impurezas encontrados é tolerável, entretanto se a coloração apresentada for mais escura que a da amostragem isso indica que o teor de impurezas é muito elevado, acima de 300ppm. Desta forma é necessário consultar a qualidade da areia, conforme a NBR 7221.
CONCLUSÕES
A aula prática oferece a nós acadêmicos uma visão real do que é apresentado em sala de aula, tornando viável a execução da teoria, deixando claro a necessidade de conhecermos e entendermos o papel dos ensaios na Engenharia Civil.
É necessário compreender que o conhecimento sobre o concreto é de extrema importância, pois indica em que condições físicas e químicas encontram-se o mesmo. Para a confecção do concreto é necessário seguir todos os passos descritos na metodologia.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 
Determinação da massa específica do agregado miúdo e graúdo. [S.I.]: Trabalhos Feitos, 2013. Disponível em: < http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Determina%C3%A7%C3%A3o-Do-Teor-De-Impurezas-Org%C3%A2nicas/683198.html>. Acesso em: 07 nov. 2014, 21:28.
ANEXOS

Continue navegando