Buscar

Política Nacional do Meito Ambiente

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	A dificuldade de escoamento das águas pluviais é um dos problemas causados pela urbanização das cidades sem planejamento prévio. Um sistema de drenagem de águas precário pode ocasionar além dos transtornos socioeconômicos, o aparecimento de doenças. Do ponto de vista sanitário, o sistema de drenagem urbano visa
		
	
	adotar um sistema de escoamento de água considerado eficaz, apesar de não identificar, com precisão, os criadouros de vetores
	 
	adotar um sistema de escoamento de água eficaz, que elimine os criadouros de vetores
	
	adotar um sistema de escoamento de água eficaz, que elimine parcialmente os criadouros de vetores
	
	adotar um sistema de escoamento de água que mantenha sob controle os criadouros de vetores de doenças não transmissíveis
	
	adotar um sistema de escoamento de água eficaz, que elimine os criadouros de vetores de doenças não transmissíveis
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O objetivo da Política Nacional do Meio Ambiente está voltado para:
		
	
	os componentes que podem levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde.
	
	à difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, à divulgação de dados e informações ambientais e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.
	
	probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito, ou condição relacionada à saúde (incluindo cura, recuperação ou melhora) em uma população ou grupo durante um período de tempo determinado.
	 
	a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
	
	a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As alterações ambientais também podem se tornar fatores de risco à saúde, conhecidas como dano ambiental. Como exemplo, podemos citar:
		
	 
	ruidos
	 
	lixo mal acondicionado
	
	ambiente mal ventilado
	
	presença de insetos
	
	água não tratada
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente entende-se por degradação ambiental:
		
	
	mudança que afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente
	 
	a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	alteração que afete desfavoravelmente a biota.
	
	lançamento de matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
	
	influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para garantirmos que as futuras gerações também possam utilizar os recursos que temos disponíveis hoje, temos que mudar nossa forma de produção e consumo com relação ao meio ambiente. Para regular estas ações o Ministério do Meio Ambiente criou:
		
	
	Departamento de Saúde Pública (DSP).
	
	Unidade de Conservação Ambiental (UCA).
	
	Área de Proteção Ambiental (APA).
	
	Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
	 
	Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
	
Explicação:
Para garantirmos que as futuras gerações também possam utilizar os recursos que temos disponíveis hoje, temos que mudar nossa forma de produção e consumo com relação ao meio ambiente. Para regular estas ações o Ministério do Meio Ambiente criou o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA, foi instituído pela Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, regulamentada pelo Decreto 99.274/90.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Especialmente nas cidades grandes as enchentes causam muitos transtornos. Não só dificuldades de acesso e problemas de trânsito, mas também aumento de doenças. Lembre-se da capacidade de transporte da água: podem ser levados organismos nocivos de um local a outro da cidade. É necessário lembrar que as enchentes são naturais e em determinadas regiões podem ser mais constantes. Abaixo procure encontrar a alternativa em que justifique e solucione essa problemática de forma coerente:
		
	
	A grande quantidade de ribeirões que atravessam as cidades pode provocar catástrofes que seriam minimizadas se não houvessem construções urbanas em regiões onde há rios ou ribeirões.
	
	Enchentes naturais não podem ter controle pelas ações humanas, o certo é esperar que o nível da água diminua e procure assim a defesa civil.
	 
	A grande quantidade de concreto e asfalto dificulta a infiltração da água no lençol freático. Uma solução às cidades grandes é propiciar ilhas de área verde (praças e jardins)
	 
	Lixo entupindo bueiro é a causa principal das enchentes em cidades planas. As cidades em terrenos mais acidentados (morros e encostas) possuem facilidade de escoamento das chuvas.
	
	As enchentes são responsáveis por aumento do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue urbana.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Política Nacional do Meio Ambiente em seu 4º artigo visará:
		
	
	ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo.
	
	estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos.
	
	os recursos ambientais: a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.
	
	a degradação da qualidade ambiental é a alteração adversa das características do meio ambiente.
	 
	à compatibilização do desenvolvimento econômico social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente entende-se por degradação ambiental:
		
	 
	a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	a mudança que afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente
	
	as influências e interações de ordem física, química e biológica, que permitem, abrigar e reger a vida em todas as suas formas.
	
	a alteração que afete desfavoravelmente a biota.
	
	o lançamento de matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	A Política Nacional do Meio Ambiente visará, exceto
		
	
	Ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais.
	
	À difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, à divulgação de dados e informações ambientais e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.
	 
	À definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.
	
	Ao estabelecimento de critérios e padrões de qualidade ambientale de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais.
	 
	À compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a degradação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre o Meio Ambiente, assinale a alternativa incorreta
		
	
	Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações
	
	As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados
	 
	São disponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais
	
	Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei
	
	As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	São componentes que podem levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde:
		
	
	agravos à saúde.
	
	cadeias de transmissão.
	 
	fatores de risco.
	
	áreas endêmicas.
	
	agentes infecciosos.
	
Explicação:
Fatores de riscos são componentes que podem levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde. Podem, também, ser definidos como: atributos de um grupo da população que apresenta maior incidência de uma doença ou agravo à saúde em comparação com outros grupos que não o tenha ou com menor exposição a tal característica. (Almeida Filho e Rouquayrol)
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	São considerados fatores de risco ambientais não biológicos: os desastres naturais e
		
	
	acidente com animais peçonhentos
	
	área de despejo de restos alimentares
	
	contato com vetores
	 
	acidente com substâncias químicas
	
	contato com água contaminada
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para mudar os fatores relativos aos hospedeiros, aos agentes  ou aos ambientes, realiza-se:
		
	
	Prescrição médica.
	 
	Avaliação de risco.
	
	Gestão em saúde.
	
	Auditoria médica.
	
	Diagnóstico de enfermagem.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Diante de tantas mudanças ambientais ocorridas no mundo e no Brasil, tornou-se necessário que o país também tivesse uma política que tratasse das questões relacionadas com o meio ambiente, desta maneira em 1981 temos a criação da:
		
	
	Política Nacional de Residuos Sólidos
	
	Política Nacional de Promoção da Saude
	
	Política Nacional de Educação Ambiental
	
	Política Nacional de Atenção Básica
	 
	Política Nacional do Meio Ambiente
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente entende-se por degradação ambiental:
		
	
	a influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	a mudança que afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente
	
	a alteração que afete desfavoravelmente a biota.
	
	a lançamento de matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
	 
	a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Compreendemos que o ____________ é produzido por processos ecológicos conduzidos pela sociedade por meio das tecnologias e técnicas com as quais os humanos interagem com a natureza.
		
	 
	ambiente
	
	agravo
	 
	risco
	
	perigo
	
	dano
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	As desigualdades socioeconômicas e a destruição da natureza têm raízes no mesmo paradigma do:
		
	
	desenvolvimento sustentável.
	
	agricultura familiar.
	 
	desenvolvimento desenfreado.
	
	agronegócio.
	
	agricultura ecológica.
	
Explicação:
As desigualdades socioeconômicas e a destruição da natureza têm raízes no mesmo paradigma do desenvolvimento desenfreado e crescimento econômico que dominou o mundo até hoje.
 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	São fatores de risco à saúde, EXCETO:
		
	
	presença de vetores de doenças
	
	alimentos contaminados
	 
	ambiente bem ventilado
	 
	lixo mal acondicionado
	
	água não tratada
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Com relação a Política Nacional do Meio Ambiente, é CORRETO afirmar que:
		
	
	visa à liberação do uso do solo, do subsolo, da água e do ar para o agronegócio.
	
	assegura apenas para algumas regiões do país a recuperação das áreas degradadas.
	
	visa à segurança de determinados grupos populacionais e à proteção da dignidade da vida humana e animal.
	
	assegura, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses dos grupos de empresários privados.
	 
	visa a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia a vida.
	
Explicação:
De acordo com o artigo 2º, a Política Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo: a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. E visa a racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao termo poluidor, é CORRETO afirmar:
		
	 
	É a pessoa, física ou jurídica, de direito público ou privado, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	
	É a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	É a racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar.
	
	É o equilíbrio que favorece o adoecimento das populações que ali residem ou trabalham.
	
	É o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
Explicação:
De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente, em seu artigo 3º - IV - poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O __________é entendido pela epidemiologia como a probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito, ou condição relacionada à saúde em uma população ou grupo durante um período de tempo determinado.
		
	 
	risco
	
	ruido
	
	ambiente
	
	agravo
	
	indice
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Politica Nacional do Meio Ambiente em seu artigo 3º o meio ambiente é definido como:
		
	 
	conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas
	
	alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, do Territóriose dos Municípios
	
	componentes que podem levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento de uma população.
	
	pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em relação à degradação da qualidade ambiental, é CORRETO afirmar que:
		
	
	É a racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar.
	
	É conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	É a proteção dos ecossistemas, com a preservação de apenas algumas áreas.
	
	É o equilíbrio que favorece o adoecimento das populações que ali residem ou trabalham.
	 
	É a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
Explicação:
De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente, em seu artigo 3º - II - degradação da qualidade ambiental, a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Para fins da Política Nacional de Meio Ambiente, não se encaixa na definição de poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente
		
	
	criem condições adversas às atividades sociais e econômicas
	
	afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente
	 
	atuem na evolução ou diversificação da biota
	
	prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população
	
	lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A dificuldade de escoamento das águas pluviais é um dos problemas causados pela urbanização das cidades sem planejamento prévio. Um sistema de drenagem de águas precário pode ocasionar além dos transtornos socioeconômicos, o aparecimento de doenças. Do ponto de vista sanitário, o sistema de drenagem urbano visa
		
	
	adotar um sistema de escoamento de água eficaz, que elimine parcialmente os criadouros de vetores
	
	adotar um sistema de escoamento de água que mantenha sob controle os criadouros de vetores de doenças não transmissíveis
	
	adotar um sistema de escoamento de água eficaz, que elimine os criadouros de vetores de doenças não transmissíveis
	 
	adotar um sistema de escoamento de água eficaz, que elimine os criadouros de vetores
	
	adotar um sistema de escoamento de água considerado eficaz, apesar de não identificar, com precisão, os criadouros de vetores
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O objetivo da Política Nacional do Meio Ambiente está voltado para:
		
	
	os componentes que podem levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde.
	
	a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	
	à difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, à divulgação de dados e informações ambientais e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.
	 
	a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
	
	probabilidade de ocorrência de uma doença, agravo, óbito, ou condição relacionada à saúde (incluindo cura, recuperação ou melhora) em uma população ou grupo durante um período de tempo determinado.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As alterações ambientais também podem se tornar fatores de risco à saúde, conhecidas como dano ambiental. Como exemplo, podemos citar:
		
	
	ambiente mal ventilado
	 
	lixo mal acondicionado
	
	água não tratada
	
	presença de insetos
	
	ruidos
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente entende-se por degradação ambiental:
		
	
	a mudança que afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente
	 
	a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	as influências e interações de ordem física, química e biológica, que permitem, abrigar e reger a vida em todas as suas formas.
	
	a alteração que afete desfavoravelmente a biota.
	
	o lançamento de matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente entende-se por degradação ambiental:
		
	
	mudança que afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente
	
	lançamento de matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
	 
	a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	alteração que afete desfavoravelmente a biota.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Para garantirmos que as futuras gerações também possam utilizar os recursos que temos disponíveis hoje, temos que mudar nossa forma de produção e consumo com relação ao meio ambiente. Para regular estas ações o Ministério do Meio Ambiente criou:
		
	
	Departamento de Saúde Pública (DSP).
	
	Unidade de Conservação Ambiental (UCA).
	
	Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
	
	Área de Proteção Ambiental (APA).
	 
	Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
	
Explicação:
Para garantirmos que as futuras gerações também possam utilizar os recursos que temos disponíveis hoje, temos que mudar nossa forma de produção e consumo com relação ao meio ambiente. Para regular estas ações o Ministério do Meio Ambiente criou o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
O Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA, foi instituído pela Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, regulamentada pelo Decreto 99.274/90.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Especialmente nas cidades grandes as enchentes causam muitos transtornos. Não só dificuldades de acesso e problemas de trânsito, mas também aumento de doenças. Lembre-se da capacidade de transporte da água: podem ser levados organismos nocivos de um local a outro da cidade. É necessário lembrar que as enchentes são naturais e em determinadas regiões podem ser mais constantes. Abaixo procure encontrar a alternativa em que justifique e solucione essa problemática de forma coerente:
		
	
	A grande quantidade de ribeirões que atravessam as cidades pode provocar catástrofes que seriam minimizadas se não houvessem construções urbanas em regiões onde há rios ou ribeirões.
	
	As enchentes são responsáveis por aumento do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue urbana.
	
	Lixo entupindo bueiro é a causa principal das enchentes em cidades planas. As cidades em terrenos mais acidentados (morros e encostas) possuem facilidade de escoamento das chuvas.
	
	Enchentes naturais não podem ter controle pelas ações humanas, o certo é esperar que o nível da água diminua e procure assim a defesa civil.
	 
	A grande quantidade de concreto e asfalto dificulta a infiltração da água no lençol freático. Uma solução às cidades grandes é propiciar ilhas de área verde (praças e jardins)
	
	
	Gabarito
Coment.8a Questão
	
	
	
	
	A Política Nacional do Meio Ambiente em seu 4º artigo visará:
		
	 
	à compatibilização do desenvolvimento econômico social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
	
	estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos.
	
	a degradação da qualidade ambiental é a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo.
	
	os recursos ambientais: a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

Continue navegando