Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

INSTRUÇÃO: Leia a Entrevista abaixo, para responder às questões de 01 a 12.
Na entrevista em questão,
A) a entrevistada deve necessariamente ser uma vítima da violência que denuncia.
B) a entrevistada, necessariamente, teve parentes próximos, vítimas desse tipo de violência.
C) a entrevistada, apesar de não ser uma especialista no assunto, possui habilidade com as palavras, estuda o tema e, por causa disso, torna-se apta a responder a entrevista.
D) a entrevistada, pelo tema tratado e pela forma como o trata, só pode ser uma especialista no assunto.

INSTRUÇÃO: Leia a Entrevista abaixo, para responder às questões de 01 a 12.
Esse texto possui todas as características abaixo, EXCETO
A) tom agressivo em relação ao que denuncia.
B) caráter informativo.
C) caráter educativo.
D) tom de denúncia, em alguns aspectos.

INSTRUÇÃO: Leia a Entrevista abaixo, para responder às questões de 01 a 12.
Constituem ideias defendidas nesse texto, EXCETO
A) Aqueles que praticam o bullying revelam traços de um comportamento assimilado na família, pois muitos pais não só são condescendentes como também estimulam maus comportamentos.
B) É preciso que os pais, juntamente com a concessão da liberdade, convoquem os filhos a cumprir também as suas obrigações.
C) A escola falha com as crianças e adolescentes vítimas do bullying, quando não os faz cumprir regras nem castiga a infração a essas regras.
D) É prejudicial à criança vítima de bullying adular os seus agressores, com o intuito de ser aceita no grupo desses agressores.

INSTRUÇÃO: Leia a Entrevista abaixo, para responder às questões de 01 a 12.
A autora comenta sobre o bullying no universo feminino. Para ela, nesse universo,
A) ocorrem crueldades inferiores às praticadas pelo universo masculino.
B) ocorrem agressões veladas.
C) a vigilância de umas sobre as outras é mais frouxa.
D) as transgressões nem sempre são punidas.

INSTRUÇÃO: Leia a Entrevista abaixo, para responder às questões de 01 a 12.
A linguagem do texto é, predominantemente, literal, devido ao seu gênero e funções a que se presta, embora flagremos algumas expressões ou palavras utilizadas figurativamente. Elas estão presentes em todas as alternativas, EXCETO
A) “de mãos atadas” (linhas 14-15).
B) “cruzada” (linha 18).
C) “impotência” (linha 10).
D) “cegos” (linha 25).

INSTRUÇÃO: Leia a Entrevista abaixo, para responder às questões de 01 a 12.
A autora diz que, no bullying, alguém trata “mal o outro, tentando se sobrepor à base da força e do medo...” (linha 41). O comportamento citado é um aspecto da
A) solidão.
B) vergonha.
C) bajulação.
D) tirania.

INSTRUÇÃO: A questão 07 refere-se aos vários tipos de relações que se estabelecem entre as orações que compõem os dois períodos abaixo. Essas relações são marcadas pelas palavras gramaticais sublinhadas. “Conflitos em que ocorre abuso de poder e força para demarcar território são tão antigos quanto a própria espécie humana. Não estamos, portanto, diante de um fenômeno moderno, como alguns apregoam.” (Linhas 1-3)
QUESTÃO 07 Indicou-se incorretamente à direita a relação estabelecida pelas(s) palavra(s) citada(s) à esquerda em
A) “para” → causa.
B) “tão... quanto” → comparação.
C) “portanto” → conclusão.
D) “como” → conformidade.

QUESTÃO 08 Qual das construções abaixo admite, além da sublinhada, a outra forma verbal indicada entre parênteses, de acordo com as normas gramaticais do padrão culto do português?
A) “A principal mudança está na internet, com a qual a atual geração de crianças e adolescentes mantém uma relação quase que visceral.” (Linhas 5-6) → (mantêm)
B) “É justamente ali, onde constroem sua identidade e seus laços de amizade, que eles começam a se ver alvo de humilhações...” (Linhas 6-7) → (constrói)
C) “Os pais devem incentivar os filhos a cortar esse laço...” (Linhas 51-52) → (cortarem)
D) “É preciso (...) inverter a lógica segundo a qual são os jovens que estão no comando.”, (Linhas 23-24) → (é)

Evidentemente que não é só a família que provê os incentivos equivocados...” (Linha 69). A questão 10 diz respeito a esse verbo.
QUESTÃO 10 No pretérito perfeito do modo indicativo, qual das flexões abaixo do verbo “prover” está CORRETA?
A) Provi.
B) Proviste.
C) Proviu.
D) Provimos.

INSTRUÇÃO: Releia a seguinte passagem com o verbo “preferir”, para responder à questão 11. “... muitos pais preferem manter-se cegos a agir como deveriam.” (Linha 25)
QUESTÃO 11 Sobre o emprego do verbo “preferir”, na passagem citada, é CORRETO afirmar, de acordo com a norma gramatical da norma culta:
A) Pode-se também escrever “preferem mais manter-se cegos a agir como deveriam.”
B) Outra construção possível seria ”preferem manter-se cegos do que agir como deveriam.”
C) Ambas as construções acima (A e B) são admissíveis.
D) O verbo “preferir”, na passagem citada, com dois complementos, um direto e outro indireto regido por “a”, é a única construção correta.

QUESTÃO 12 Os adjetivos sublinhados têm a mesma função sintática em todas as construções abaixo, EXCETO
A) “São regras invisíveis, que se fazem perceber da pior forma possível...” (Linha 58)
B) “As meninas (...) costumam ser implacáveis...” (Linhas 59-60)
C) “As crianças e adolescentes estão recebendo estímulos para parecer mais velhos...” (Linhas 66-67)
D) “... os magros que querem ficar cada vez mais esbeltos.” (Linha 46)

QUESTÃO 13 Leia com atenção os versos do poeta Augusto dos Anjos. A seguir, assinale a alternativa INCORRETA a respeito do texto poético em destaque.
O martírio do artista Arte ingrata! E conquanto, em desalento, A órbita elipsoidal dos olhos lhe arda, Busca exteriorizar o pensamento Que em suas fronetais células guarda! Tarda-lhe a Ideia! A inspiração lhe tarda! E ei-lo a tremer, rasga o papel, violento, Como o soldado que rasgou a farda No desespero do último momento! [...] Febre de em vão falar, com os dedos brutos Para falar, puxa e repuxa a língua, E não lhe vem à boca uma palavra! (ANJOS, 2010, p.82-83) A) A escrita, no poema, deixa transparecer subjetividade exacerbada. B) Para o eu lírico, a arte da escrita representa a catarse e o alívio. C) A imagem do soldado desesperado evidencia o fervor do escritor pela arte. D) O poema deixa entrever a luta e a dor de escrever para o eu lírico.
A)
B)
C)
D)

QUESTÃO 14 Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos poemas de Augusto dos Anjos.
A) A recorrência à imagem da morte representa a angústia e o pessimismo que marca a escrita do poeta.
B) O uso de figurações fúnebres, das formas intensas e o predomínio da primeira pessoa do discurso afirmam o alto teor subjetivo da escrita.
C) Em seus versos, o poeta deixa evidenciada sua situação de marginal, sua frustração e sua dor em viver.
D) O uso da forma livre denota rebeldia do eu lírico em relação à sociedade que o rejeita.

QUESTÃO 15 Em relação aos livros Eu, de Augusto dos Anjos, e A Última Quimera, de Ana Miranda, NÃO se pode afirmar que
A) a autora de A Última Quimera capturou a atmosfera densa e pessimista dos versos do livro Eu para compor o personagem Augusto.
B) os versos do livro de poemas Eu serviram para dar verossimilhança e dramaticidade ao personagem Augusto, de A Última Quimera.
C) a autora de A Última Quimera tentou denunciar, em seu livro, que o temperamento difícil e recluso de Augusto foi responsável por sua marginalidade social.
D) a comparação entre Bilac e Augusto, na narrativa de Ana Miranda, ressalta a exclusão e os preconceitos existentes na sociedade brasileira da época.

QUESTÃO 16 No livro Serrano de Pilão Arcado, de Petrônio Braz, veem-se marcas da identidade norte-mineira, acentuadas pela linguagem, denunciando o falar característico do sertão, pelos costumes e pelas descrições do lugar. Assinale a alternativa que NÃO pode ser reconhecida como exemplo da cultura dos Gerais.
A) “Na sua imponência animal, o bicornudo touro preparou-se para nova investida. Partiu firme para o ataque, mas, a meio caminho, desviou a trajetória passando de lado, a pequena distância dele.” (p. 160)
B) “Ele, ainda imberbe, estava agora no quintal de casa, no Salitre, debaixo da mangueira tentando fabricar, sozinho, sua primeira arapuca.” (p. 161)
C) “Um dos jagunços, apático, picava fumo para o cigarro. Olhou de soslaio para os rapazes e cuspiu no chão, enquanto enrolava o cigarro.” (p. 300)
D) “Miguel, vaqueiro de António Dó, retesando as rédeas sofreou o cavalo na porteira do curral. O animal deteve-se em brusca esbarrada. Miguel apeou e correu para o interior da casa.” (p. 269).

QUESTÃO 17 Os trechos abaixo foram retirados do livro Serrano de Pilão Arcado, de Petrônio Braz. Assinale a alternativa que NÃO apresenta correlação adequada.
A) “Cavalgaram pelo raso e contorcido leito do ribeirão Retiro até as últimas cascatas onde abroalham as nascentes, que defluem da esplanada alta de carrasco fechado de aspecto atormentador.” (p. 387) = A descrição minuciosa confere personificação à paisagem local.
B) “Nas margens do rio São Francisco corre, por tradição oral, a lenda da Iara, que personifica as seduções e os perigos. História surpreendente, que se conta ainda hoje, passados muitos e muitos séculos.” (p. 109) = O uso de imagens literárias prejudica o teor informativo do texto.
C) “Antônio Dó, já tomado de ódio ao Capitão, ergueu a cabeça, espigando o corpo e o busto, os dentes cerrados, fitou-o com um olhar duro e estendeu o braço direito para frente.” (p. 212) = A cena evidencia uma sequência gradativa de ações que enfatizam a ira crescente do personagem.
D) “– Vosmecê tá certo. Pra dizer pra vosmecê verdade, verdadeira, seu Honório vive miscuindo na vida da Dinha e manga de eu. Ele é mais pior que seu Antônio Dó.” (p. 231) = A reprodução do falar coloquial do interior de Minas Gerais confere à narrativa maior verossimilhança.

QUESTÃO 18 Assinale a alternativa INCORRETA sobre o livro Serrano de Pilão Arcado, de Petrônio Braz.
A) A forma romanceada dada pelo autor à história de Antônio Dó confere à narrativa maior visibilidade e beleza.
B) Na dedicatória da obra, o autor também recorre à ficção, estendendo sua homenagem aos seres míticos e à fauna e flora sertanejas.
C) Os diálogos inseridos na narrativa conferem movimento e vivacidade à reconstrução dos fatos pesquisados pelo autor.
D) O livro remonta a história de um vaqueiro culto que lutou bravamente para o reconhecimento da cultura sertaneja no estado de Minas Gerais.

QUESTÃO 19 Sobre a novela “Uma estória de amor”, de Guimarães Rosa, NÃO é verdadeira a alternativa:
A) Joana Xaviel é uma personagem ambígua, ora apresentada como feiticeira, ora apresentada como “encantadora”, devido às histórias que conta.
B) A festa organizada por Manuelzão funciona, na trama, como pretexto para aproximar o vaqueiro de seu filho.
C) Religiosidade, costumes regionais, conflitos psicológicos são elementos que se cruzam para dar complexidade à novela rosiana.
D) O tempo da narrativa divide-se em dois planos: o primeiro evidencia os preparativos e a realização da festa; o segundo, os conflitos de Manuelzão.

QUESTÃO 20 Assinale a alternativa INCORRETA sobre o livro Utopia Selvagem, de Darcy Ribeiro.
A) Ao recriar uma lenda sobre a criação do Brasil, Darcy valoriza o índio e repudia as marcas de civilização oriundas da Europa e África.
B) O romance pode ser considerado uma alegoria da mestiçagem cultural que compõe a identidade do povo brasileiro.
C) Na narrativa, fundem-se lendas e informações características do olhar de antropólogo do autor.
D) O título do romance faz alusão a uma ideia de país tropical, miscigenado, carnavalesco e renovado.

QUESTÃO 21 Sobre Emma Watson, pode-se afirmar que
A) atua como atriz há nove anos.
B) é admiradora da cultura mexicana.
C) o primeiro filme de que participou foi Harry Potter.
D) gosta de ensaiar com o diretor de criação da Chanel.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

INSTRUÇÃO: Leia a Entrevista abaixo, para responder às questões de 01 a 12.
Na entrevista em questão,
A) a entrevistada deve necessariamente ser uma vítima da violência que denuncia.
B) a entrevistada, necessariamente, teve parentes próximos, vítimas desse tipo de violência.
C) a entrevistada, apesar de não ser uma especialista no assunto, possui habilidade com as palavras, estuda o tema e, por causa disso, torna-se apta a responder a entrevista.
D) a entrevistada, pelo tema tratado e pela forma como o trata, só pode ser uma especialista no assunto.

INSTRUÇÃO: Leia a Entrevista abaixo, para responder às questões de 01 a 12.
Esse texto possui todas as características abaixo, EXCETO
A) tom agressivo em relação ao que denuncia.
B) caráter informativo.
C) caráter educativo.
D) tom de denúncia, em alguns aspectos.

INSTRUÇÃO: Leia a Entrevista abaixo, para responder às questões de 01 a 12.
Constituem ideias defendidas nesse texto, EXCETO
A) Aqueles que praticam o bullying revelam traços de um comportamento assimilado na família, pois muitos pais não só são condescendentes como também estimulam maus comportamentos.
B) É preciso que os pais, juntamente com a concessão da liberdade, convoquem os filhos a cumprir também as suas obrigações.
C) A escola falha com as crianças e adolescentes vítimas do bullying, quando não os faz cumprir regras nem castiga a infração a essas regras.
D) É prejudicial à criança vítima de bullying adular os seus agressores, com o intuito de ser aceita no grupo desses agressores.

INSTRUÇÃO: Leia a Entrevista abaixo, para responder às questões de 01 a 12.
A autora comenta sobre o bullying no universo feminino. Para ela, nesse universo,
A) ocorrem crueldades inferiores às praticadas pelo universo masculino.
B) ocorrem agressões veladas.
C) a vigilância de umas sobre as outras é mais frouxa.
D) as transgressões nem sempre são punidas.

INSTRUÇÃO: Leia a Entrevista abaixo, para responder às questões de 01 a 12.
A linguagem do texto é, predominantemente, literal, devido ao seu gênero e funções a que se presta, embora flagremos algumas expressões ou palavras utilizadas figurativamente. Elas estão presentes em todas as alternativas, EXCETO
A) “de mãos atadas” (linhas 14-15).
B) “cruzada” (linha 18).
C) “impotência” (linha 10).
D) “cegos” (linha 25).

INSTRUÇÃO: Leia a Entrevista abaixo, para responder às questões de 01 a 12.
A autora diz que, no bullying, alguém trata “mal o outro, tentando se sobrepor à base da força e do medo...” (linha 41). O comportamento citado é um aspecto da
A) solidão.
B) vergonha.
C) bajulação.
D) tirania.

INSTRUÇÃO: A questão 07 refere-se aos vários tipos de relações que se estabelecem entre as orações que compõem os dois períodos abaixo. Essas relações são marcadas pelas palavras gramaticais sublinhadas. “Conflitos em que ocorre abuso de poder e força para demarcar território são tão antigos quanto a própria espécie humana. Não estamos, portanto, diante de um fenômeno moderno, como alguns apregoam.” (Linhas 1-3)
QUESTÃO 07 Indicou-se incorretamente à direita a relação estabelecida pelas(s) palavra(s) citada(s) à esquerda em
A) “para” → causa.
B) “tão... quanto” → comparação.
C) “portanto” → conclusão.
D) “como” → conformidade.

QUESTÃO 08 Qual das construções abaixo admite, além da sublinhada, a outra forma verbal indicada entre parênteses, de acordo com as normas gramaticais do padrão culto do português?
A) “A principal mudança está na internet, com a qual a atual geração de crianças e adolescentes mantém uma relação quase que visceral.” (Linhas 5-6) → (mantêm)
B) “É justamente ali, onde constroem sua identidade e seus laços de amizade, que eles começam a se ver alvo de humilhações...” (Linhas 6-7) → (constrói)
C) “Os pais devem incentivar os filhos a cortar esse laço...” (Linhas 51-52) → (cortarem)
D) “É preciso (...) inverter a lógica segundo a qual são os jovens que estão no comando.”, (Linhas 23-24) → (é)

Evidentemente que não é só a família que provê os incentivos equivocados...” (Linha 69). A questão 10 diz respeito a esse verbo.
QUESTÃO 10 No pretérito perfeito do modo indicativo, qual das flexões abaixo do verbo “prover” está CORRETA?
A) Provi.
B) Proviste.
C) Proviu.
D) Provimos.

INSTRUÇÃO: Releia a seguinte passagem com o verbo “preferir”, para responder à questão 11. “... muitos pais preferem manter-se cegos a agir como deveriam.” (Linha 25)
QUESTÃO 11 Sobre o emprego do verbo “preferir”, na passagem citada, é CORRETO afirmar, de acordo com a norma gramatical da norma culta:
A) Pode-se também escrever “preferem mais manter-se cegos a agir como deveriam.”
B) Outra construção possível seria ”preferem manter-se cegos do que agir como deveriam.”
C) Ambas as construções acima (A e B) são admissíveis.
D) O verbo “preferir”, na passagem citada, com dois complementos, um direto e outro indireto regido por “a”, é a única construção correta.

QUESTÃO 12 Os adjetivos sublinhados têm a mesma função sintática em todas as construções abaixo, EXCETO
A) “São regras invisíveis, que se fazem perceber da pior forma possível...” (Linha 58)
B) “As meninas (...) costumam ser implacáveis...” (Linhas 59-60)
C) “As crianças e adolescentes estão recebendo estímulos para parecer mais velhos...” (Linhas 66-67)
D) “... os magros que querem ficar cada vez mais esbeltos.” (Linha 46)

QUESTÃO 13 Leia com atenção os versos do poeta Augusto dos Anjos. A seguir, assinale a alternativa INCORRETA a respeito do texto poético em destaque.
O martírio do artista Arte ingrata! E conquanto, em desalento, A órbita elipsoidal dos olhos lhe arda, Busca exteriorizar o pensamento Que em suas fronetais células guarda! Tarda-lhe a Ideia! A inspiração lhe tarda! E ei-lo a tremer, rasga o papel, violento, Como o soldado que rasgou a farda No desespero do último momento! [...] Febre de em vão falar, com os dedos brutos Para falar, puxa e repuxa a língua, E não lhe vem à boca uma palavra! (ANJOS, 2010, p.82-83) A) A escrita, no poema, deixa transparecer subjetividade exacerbada. B) Para o eu lírico, a arte da escrita representa a catarse e o alívio. C) A imagem do soldado desesperado evidencia o fervor do escritor pela arte. D) O poema deixa entrever a luta e a dor de escrever para o eu lírico.
A)
B)
C)
D)

QUESTÃO 14 Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos poemas de Augusto dos Anjos.
A) A recorrência à imagem da morte representa a angústia e o pessimismo que marca a escrita do poeta.
B) O uso de figurações fúnebres, das formas intensas e o predomínio da primeira pessoa do discurso afirmam o alto teor subjetivo da escrita.
C) Em seus versos, o poeta deixa evidenciada sua situação de marginal, sua frustração e sua dor em viver.
D) O uso da forma livre denota rebeldia do eu lírico em relação à sociedade que o rejeita.

QUESTÃO 15 Em relação aos livros Eu, de Augusto dos Anjos, e A Última Quimera, de Ana Miranda, NÃO se pode afirmar que
A) a autora de A Última Quimera capturou a atmosfera densa e pessimista dos versos do livro Eu para compor o personagem Augusto.
B) os versos do livro de poemas Eu serviram para dar verossimilhança e dramaticidade ao personagem Augusto, de A Última Quimera.
C) a autora de A Última Quimera tentou denunciar, em seu livro, que o temperamento difícil e recluso de Augusto foi responsável por sua marginalidade social.
D) a comparação entre Bilac e Augusto, na narrativa de Ana Miranda, ressalta a exclusão e os preconceitos existentes na sociedade brasileira da época.

QUESTÃO 16 No livro Serrano de Pilão Arcado, de Petrônio Braz, veem-se marcas da identidade norte-mineira, acentuadas pela linguagem, denunciando o falar característico do sertão, pelos costumes e pelas descrições do lugar. Assinale a alternativa que NÃO pode ser reconhecida como exemplo da cultura dos Gerais.
A) “Na sua imponência animal, o bicornudo touro preparou-se para nova investida. Partiu firme para o ataque, mas, a meio caminho, desviou a trajetória passando de lado, a pequena distância dele.” (p. 160)
B) “Ele, ainda imberbe, estava agora no quintal de casa, no Salitre, debaixo da mangueira tentando fabricar, sozinho, sua primeira arapuca.” (p. 161)
C) “Um dos jagunços, apático, picava fumo para o cigarro. Olhou de soslaio para os rapazes e cuspiu no chão, enquanto enrolava o cigarro.” (p. 300)
D) “Miguel, vaqueiro de António Dó, retesando as rédeas sofreou o cavalo na porteira do curral. O animal deteve-se em brusca esbarrada. Miguel apeou e correu para o interior da casa.” (p. 269).

QUESTÃO 17 Os trechos abaixo foram retirados do livro Serrano de Pilão Arcado, de Petrônio Braz. Assinale a alternativa que NÃO apresenta correlação adequada.
A) “Cavalgaram pelo raso e contorcido leito do ribeirão Retiro até as últimas cascatas onde abroalham as nascentes, que defluem da esplanada alta de carrasco fechado de aspecto atormentador.” (p. 387) = A descrição minuciosa confere personificação à paisagem local.
B) “Nas margens do rio São Francisco corre, por tradição oral, a lenda da Iara, que personifica as seduções e os perigos. História surpreendente, que se conta ainda hoje, passados muitos e muitos séculos.” (p. 109) = O uso de imagens literárias prejudica o teor informativo do texto.
C) “Antônio Dó, já tomado de ódio ao Capitão, ergueu a cabeça, espigando o corpo e o busto, os dentes cerrados, fitou-o com um olhar duro e estendeu o braço direito para frente.” (p. 212) = A cena evidencia uma sequência gradativa de ações que enfatizam a ira crescente do personagem.
D) “– Vosmecê tá certo. Pra dizer pra vosmecê verdade, verdadeira, seu Honório vive miscuindo na vida da Dinha e manga de eu. Ele é mais pior que seu Antônio Dó.” (p. 231) = A reprodução do falar coloquial do interior de Minas Gerais confere à narrativa maior verossimilhança.

QUESTÃO 18 Assinale a alternativa INCORRETA sobre o livro Serrano de Pilão Arcado, de Petrônio Braz.
A) A forma romanceada dada pelo autor à história de Antônio Dó confere à narrativa maior visibilidade e beleza.
B) Na dedicatória da obra, o autor também recorre à ficção, estendendo sua homenagem aos seres míticos e à fauna e flora sertanejas.
C) Os diálogos inseridos na narrativa conferem movimento e vivacidade à reconstrução dos fatos pesquisados pelo autor.
D) O livro remonta a história de um vaqueiro culto que lutou bravamente para o reconhecimento da cultura sertaneja no estado de Minas Gerais.

QUESTÃO 19 Sobre a novela “Uma estória de amor”, de Guimarães Rosa, NÃO é verdadeira a alternativa:
A) Joana Xaviel é uma personagem ambígua, ora apresentada como feiticeira, ora apresentada como “encantadora”, devido às histórias que conta.
B) A festa organizada por Manuelzão funciona, na trama, como pretexto para aproximar o vaqueiro de seu filho.
C) Religiosidade, costumes regionais, conflitos psicológicos são elementos que se cruzam para dar complexidade à novela rosiana.
D) O tempo da narrativa divide-se em dois planos: o primeiro evidencia os preparativos e a realização da festa; o segundo, os conflitos de Manuelzão.

QUESTÃO 20 Assinale a alternativa INCORRETA sobre o livro Utopia Selvagem, de Darcy Ribeiro.
A) Ao recriar uma lenda sobre a criação do Brasil, Darcy valoriza o índio e repudia as marcas de civilização oriundas da Europa e África.
B) O romance pode ser considerado uma alegoria da mestiçagem cultural que compõe a identidade do povo brasileiro.
C) Na narrativa, fundem-se lendas e informações características do olhar de antropólogo do autor.
D) O título do romance faz alusão a uma ideia de país tropical, miscigenado, carnavalesco e renovado.

QUESTÃO 21 Sobre Emma Watson, pode-se afirmar que
A) atua como atriz há nove anos.
B) é admiradora da cultura mexicana.
C) o primeiro filme de que participou foi Harry Potter.
D) gosta de ensaiar com o diretor de criação da Chanel.

Prévia do material em texto

Processo Seletivo 1/2007 – Unimontes 0
NOME:
Nº INSCRIÇÃO:CURSO: TURNO:
ASSINATURANº DO PRÉDIO: SALA:
Ficha de Identificação
2º PROCESSO SELETIVO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ENGENHARIA CIVIL - DIURNO 
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - DIURNO 
 
 
 
29
29 
Processo Seletivo – Unimontes 1
 
 
 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES 
 
 
01 - Este caderno contém questões do tipo múltipla escolha e uma redação. 
 
02 - Verifique se o caderno contém falhas: folhas em branco, má impressão, páginas trocadas, numeração errada, etc. 
Encontrando falhas, levante a mão. O Fiscal o atenderá e trocará o seu caderno. 
 
03 - Cada questão do tipo MÚLTIPLA ESCOLHA tem 4 (quatro) alternativas (A - B - C - D). Apenas 1 (uma) resposta é correta. 
Não marque mais de uma resposta para a mesma questão, nem deixe nenhuma delas sem resposta. Se isso acontecer, a 
questão será anulada. 
 
04 - Para marcar as respostas definitivas na sua Folha de Respostas do tipo MÚLTIPLA ESCOLHA, use caneta esferográfica 
com tinta azul ou preta. NÃO utilize caneta com tinta vermelha ou lápis. Assinale a resposta certa, preenchendo toda a área 
da bolinha 
 
05 - Todos os candidatos poderão ser identificados pela impressão digital. 
 
06 - Ao receber as Folhas de Respostas, confira: 
• Se é a sua Folha (ela está personalizada). 
• Se os dados do cabeçalho conferem com os seus dados (nome, nº de identidade, nº de inscrição, opção de língua 
estrangeira, data de nascimento, etc.). 
 
07 - Tenha cuidado na marcação da Folha de Respostas, pois ela não será substituída em hipótese alguma. 
 
08 - A REDAÇÃO deverá ser escrita com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), nos espaços reservados. A PROVA FEITA A 
LÁPIS SERÁ ANULADA E TERÁ NOTA ZERO. 
 
09 - Se usar letra de FORMA, deverão ser observadas as normas de acentuação gráfica. 
 
10 - O Caderno de Resposta da REDAÇÃO não poderá ter qualquer outra identificação do candidato, além da já existente. 
Aparecendo o nome ou número de inscrição fora da Ficha de Identificação, a Prova será anulada e computada a nota zero. 
 
11 - Confira e assine a Folha de Respostas, antes de entregá-la ao Fiscal. NA FALTA DA ASSINATURA, A SUA PROVA SERÁ 
ANULADA. 
 
12 - Não se esqueça de assinar a Lista de Presenças. 
 
13 - Preencha corretamente a Ficha de Identificação colocada na capa deste caderno. 
 
14 - DUAS HORAS após o início das provas, você poderá retirar-se da sala SEM LEVAR ESTE CADERNO. NÃO poderá levar 
nem mesmo a última folha do caderno de provas (folha de rascunho) ou anotações referentes às provas e suas respostas. 
 
15 - Em nenhuma hipótese, o candidato poderá levar o Caderno de Provas e/ou as Folhas de Respostas. 
 
16 - Somente durante os 30 (trinta) minutos que antecedem o término das provas poderão os candidatos copiar, em formulário 
próprio a ser entregue pelo fiscal, as anotações e/ou marcações feitas na sua Folha de Respostas das Provas de Múltipla 
Escolha. 
 
17 - No encerramento das provas, há necessidade de pelo menos dois candidatos presentes na sala. Isso faz parte das normas 
para transparência na fiscalização do Processo Seletivo. 
 
18 - Se o Cartão de Inscrição estiver com algum erro (nome, nº. de documento, endereço, etc.), peça ao Fiscal de Sala para 
providenciar as correções necessárias no Requerimento de Correções. 
 
 
 
DURAÇÃO DESTAS PROVAS: CINCO HORAS 
 
OBS.: Candidatos com cabelos longos deverão deixar as orelhas totalmente descobertas durante a realização das provas. É 
proibido o uso de boné. 
 
 
 
 
 
Processo Seletivo – Unimontes 2
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA 
Questões numeradas de 01 a 20 
 
INSTRUÇÃO: Leia a Entrevista abaixo, para responder às questões de 01 a 12. 
 
O pior é que os pais são cúmplices 
ROSALIND WISEMAN 
O bullying está fugindo ao controle dos pais e das escolas? Conflitos em que ocorre abuso de poder e 
força para demarcar território são tão antigos quanto a própria espécie humana. Não estamos, portanto, 
diante de um fenômeno moderno, como alguns apregoam. Por outro lado, há, sim, certos aspectos da 
sociedade em que vivemos que conferem ao bullying feições particularmente cruéis, e é isso que o torna 
mais difícil de ser controlado. A principal mudança está na internet, com a qual a atual geração de crianças e 
adolescentes mantêm uma relação quase que visceral. É justamente ali, onde constroem sua identidade e 
seus laços de amizade, que eles começam a se ver alvo de humilhações capazes de se difundir por toda a 
escola em questão de horas. O problema passa a ganhar uma escala que nunca teve antes, enchendo a vítima 
de vergonha, solidão e medo. Os pais e os educadores, por sua vez, são frequentemente tomados de um 
sentimento de profunda impotência que os mantêm paralisados. 
A senhora está dizendo que as escolas não estão sabendo lidar com os casos de bullying? Nos últimos 
anos, a internet demoliu certas fronteiras físicas de forma avassaladora, como a que separava a casa da 
escola, mas muitos educadores continuam alheios a isso. Eles se esquivam de suas responsabilidades, 
limitando-se a dizer apenas que "o caso não aconteceu dentro da sala de aula, me desculpe, estamos de mãos 
atadas". Pois, ao ignorarem a questão, dão sinal verde para que os agressores sigam adiante, seguros, e com 
razão, de que não serão punidos. Aqueles que são alvo das intimidações passam a odiar profundamente o 
colégio, onde não recebem o mais básico: segurança. Ouço muito nas escolas que elas estão, sim, em plena 
cruzada de combate ao bullying. Mas isso não costuma se traduzir em nada verdadeiramente efetivo. Toda 
essa discussão acaba por chamar a atenção para uma enorme fragilidade que vejo na instituição escolar, nos 
Estados Unidos e em outros países. 
A que fragilidade a senhora se refere? Isso porque uma turma de educadores está se furtando à tarefa 
fundamental de estabelecer regras de bom convívio, divulgá-las a todos e fazê-las cumprir com rigor, 
castigando, em alguma medida, aqueles que as infrinjam. É preciso de uma vez por todas inverter a lógica 
segundo a qual são os jovens que estão no comando. O problema, evidentemente, não se restringe ao 
ambiente escolar. Ele começa em casa. Só que muitos pais preferem manter-se cegos a agir como deveriam. 
É um traço típico dessa geração de pais? Os problemas começam quando essa tentativa de estabelecer um 
laço mais autêntico resvala para uma situação completamente absurda em que por nada no mundo a criança 
pode ser contrariada ou se sentir minimamente desapontada. O que preocupa aí é a dificuldade de enxergar 
as nuances entre a tirania e a amizade. Em muitos dos lares, por assim dizer, modernos, no lugar de noções 
básicas de hierarquia e limites, o que as crianças e adolescentes acabam obtendo dos pais é apoio 
incondicional, quando não conivência — inclusive para com os maus modos e os eventuais episódios de 
agressão que protagonizam fora de casa. 
Os próprios pais acabam sendo condescendentes com o bullying? Existe um grupo, e com certeza não é 
pequeno, de pais que se arvoram em defesa dos filhos incondicionalmente, qualquer que seja a situação, 
ainda que às vezes não tomem consciência disso. Estão se furtando assim à tarefa de dar uma boa educação 
aos filhos. 
Como deveriam agir nesses casos? Eles devem não só assumir como enfatizar o problema, advertindo a 
criança, punindo-a prontamente quando preciso e procurando a escola. É básico, mas não tão comum. Vou 
além na crítica que faço. Muitos pais acabam não apenas agindo como cúmplices juvenis de seus filhos 
como também dando o mau exemplo em casa. Depois de tantos anos nesse campo, estou convencida de que 
tratar mal o outro, tentando se sobrepor à base da forçae do medo, não é apenas um instituto humano, mas 
também um comportamento cultivado e assimilado socialmente. 
Como isso ocorre? Em geral, elas vêm de ambientes em que os próprios pais não lidam bem com as 
diferenças. Costumam supervalorizar características físicas e psicológicas universalmente aceitas e 
desconfiar de quem destoa delas. Eles reforçam, por exemplo, o ideal de magreza que tanto preocupa as 
crianças e adolescentes de hoje — inclusive os magros que querem ficar cada vez mais esbeltos. O bullying 
nada mais é do que uma demonstração exacerbada da aversão às diferenças. 
1
5
10
15
20
25
30
35
40
45
Processo Seletivo – Unimontes 3
0 que a família pode fazer para ajudar os filhos quando eles é que se tornam o alvo das agressões? No 
afã de vê-los aceitos socialmente, são justamente os pais que muitas vezes os incentivam a tomar parte de 
grupos que, acreditam, podem lhes conferir status. Para tentar se integrar, a criança passa a bajular os que 
têm mais poder e prestígio na turma, mesmo sendo alvo de chacotas e humilhações. Os pais devem 
incentivar os filhos a cortar esse laço, no lugar de lutar por ele desesperadamente. É um primeiro passo para 
resgatar a autoestima, destroçada nesses casos. 
Por que elegeu o universo feminino como campo de estudo de seu primeiro livro sobre o assunto? As 
meninas podem ser mais cruéis entre si do que os garotos. Elas têm uma compreensão muito clara sobre 
como a outra se sente e, com isso, conseguem ferir-se com requintes de maldade. Na adolescência, criam 
uma severa hierarquia no grupo, pautada por aquilo que vestem e possuem e também pela maneira como se 
expressam e se posicionam. São regras invisíveis, que se fazem perceber da pior forma possível — quando 
alguém as quebra e é punido por isso. As meninas se policiam umas às outras o tempo todo e costumam ser 
implacáveis com quem transgride. Praticam uma agressão de fundo mais psicológico, mas profundamente 
dolorosa, segundo relatos que venho colhendo ao longo desses anos de trabalho nas escolas. 
Há uma idade em que as crueldades são mais comuns? Demonstrações de crueldade não têm idade para 
vir à tona. Elas podem surgir bem cedo, restando aos pais a dura e inadiável missão de encará-las. Não quer 
dizer aí que os pais tenham fracassado em seu papel de educar. Fujo desses dogmas. Mas lhes cabe uma 
óbvia reflexão sobre se os incentivos que estão dando em casa têm sido os mais apropriados. 
Qual é a sua resposta a esse dilema? As crianças e adolescentes estão recebendo estímulos para parecer 
mais velhos do que são, mas, infelizmente, não mais maduros. Ao resvalar para isso, a lição crucial da 
tolerância diante das diferenças fica de lado. Nesse caldo equivocado de cultura, não espanta que o bullying 
se perpetue entre os jovens. Evidentemente que não é só a família que provê os incentivos equivocados, 
embora, de novo, ela tenha uma contribuição decisiva. Muitas vezes, são os pais que transformam os filhos 
naquilo que costumo chamar de "mininarcisos", com a vaidade exacerbada e em permanente culto a si 
mesmos. O adolescente recebe hoje o maior de todos os privilégios da vida adulta — a liberdade — mas 
nenhuma das obrigações que vêm com a idade madura. 
Veja – 29/2/2012 (Adaptação) 
 
QUESTÃO 01 
Na entrevista em questão, 
A) a entrevistada deve necessariamente ser uma vítima da violência que denuncia. 
B) a entrevistada, necessariamente, teve parentes próximos, vítimas desse tipo de violência. 
C) a entrevistada, apesar de não ser uma especialista no assunto, possui habilidade com as palavras, estuda 
o tema e, por causa disso, torna-se apta a responder a entrevista. 
D) a entrevistada, pelo tema tratado e pela forma como o trata, só pode ser uma especialista no assunto. 
 
QUESTÃO 02 
Esse texto possui todas as características abaixo, EXCETO 
A) tom agressivo em relação ao que denuncia. 
B) caráter informativo. 
C) caráter educativo. 
D) tom de denúncia, em alguns aspectos. 
 
QUESTÃO 03 
Constituem ideias defendidas nesse texto, EXCETO 
A) Aqueles que praticam o bullying revelam traços de um comportamento assimilado na família, pois 
muitos pais não só são condescendentes como também estimulam maus comportamentos. 
B) É preciso que os pais, juntamente com a concessão da liberdade, convoquem os filhos a cumprir também 
as suas obrigações. 
C) A escola falha com as crianças e adolescentes vítimas do bullying, quando não os faz cumprir regras 
nem castiga a infração a essas regras. 
D) É prejudicial à criança vítima de bullying adular os seus agressores, com o intuito de ser aceita no grupo 
desses agressores. 
 
50
55
60
65
70
Processo Seletivo – Unimontes 4
QUESTÃO 04 
A autora comenta sobre o bullying no universo feminino. Para ela, nesse universo, 
A) ocorrem crueldades inferiores às praticadas pelo universo masculino. 
B) ocorrem agressões veladas. 
C) a vigilância de umas sobre as outras é mais frouxa. 
D) as transgressões nem sempre são punidas. 
 
QUESTÃO 05 
A linguagem do texto é, predominantemente, literal, devido ao seu gênero e funções a que se presta, embora 
flagremos algumas expressões ou palavras utilizadas figurativamente. Elas estão presentes em todas as 
alternativas, EXCETO 
A) “de mãos atadas” (linhas 14-15). 
B) “cruzada” (linha 18). 
C) “impotência” (linha 10). 
D) “cegos” (linha 25). 
 
QUESTÃO 06 
A autora diz que, no bullying, alguém trata “mal o outro, tentando se sobrepor à base da força e do medo...” 
(linha 41). O comportamento citado é um aspecto da 
A) solidão. 
B) vergonha. 
C) bajulação. 
D) tirania. 
 
INSTRUÇÃO: A questão 07 refere-se aos vários tipos de relações que se estabelecem entre as orações que 
compõem os dois períodos abaixo. Essas relações são marcadas pelas palavras gramaticais sublinhadas. 
“Conflitos em que ocorre abuso de poder e força para demarcar território são tão antigos quanto a própria 
espécie humana. Não estamos, portanto, diante de um fenômeno moderno, como alguns apregoam.” (Linhas 
1-3) 
QUESTÃO 07 
Indicou-se incorretamente à direita a relação estabelecida pelas(s) palavra(s) citada(s) à esquerda em 
A) “para” → causa. 
B) “tão... quanto” → comparação. 
C) “portanto” → conclusão. 
D) “como” → conformidade. 
 
QUESTÃO 08 
Qual das construções abaixo admite, além da sublinhada, a outra forma verbal indicada entre parênteses, de 
acordo com as normas gramaticais do padrão culto do português? 
A) “A principal mudança está na internet, com a qual a atual geração de crianças e adolescentes mantém 
uma relação quase que visceral.” (Linhas 5-6) → (mantêm) 
B) “É justamente ali, onde constroem sua identidade e seus laços de amizade, que eles começam a se ver 
alvo de humilhações...” (Linhas 6-7) → (constrói) 
C) “Os pais devem incentivar os filhos a cortar esse laço...” (Linhas 51-52) → (cortarem) 
D) “É preciso (...) inverter a lógica segundo a qual são os jovens que estão no comando.”, (Linhas 23-24) 
→ (é) 
 
Processo Seletivo – Unimontes 5
INSTRUÇÃO: Leia a seguinte definição de complemento nominal, a qual, juntamente com os seus 
conhecimentos a respeito desse termo oracional, deverá auxiliá-lo na resposta à questão 09. 
 
Complemento nominal é o termo complementar reclamado pela significação transitiva, incompleta, de 
certos substantivos, adjetivos e advérbios. Vem sempre regido de preposição. 
(CEGALLA, Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Companhia Editora Nacional, 2001, p. 324) 
 
QUESTÃO 09 
Com base na definição acima e nos seus conhecimentos a respeito do assunto, identifique o termo 
sublinhado abaixo que NÃO é complemento nominal. 
A) “Demonstrações de crueldade não têm idade para vir à tona.” (Linhas 62-63) 
B) “... elas estão, sim, em plena cruzada de combate ao bullying.” (Linhas 17-18) 
C) “O bullying nada mais é do que uma demonstração exacerbada da aversão às diferenças.”(Linhas 46-
47) 
D) “... os eventuais episódios de agressão que protagonizam fora de casa.” (Linhas 31-32) 
 
INSTRUÇÃO: Observe a ocorrência do verbo “prover” em “Evidentemente que não é só a família que 
provê os incentivos equivocados...” (Linha 69). A questão 10 diz respeito a esse verbo. 
QUESTÃO 10 
No pretérito perfeito do modo indicativo, qual das flexões abaixo do verbo “prover” está CORRETA? 
A) Provi. 
B) Proviste. 
C) Proviu. 
D) Provimos. 
INSTRUÇÃO: Releia a seguinte passagem com o verbo “preferir”, para responder à questão 11. 
“... muitos pais preferem manter-se cegos a agir como deveriam.” (Linha 25) 
QUESTÃO 11 
Sobre o emprego do verbo “preferir”, na passagem citada, é CORRETO afirmar, de acordo com a norma 
gramatical da norma culta: 
A) Pode-se também escrever “preferem mais manter-se cegos a agir como deveriam.” 
B) Outra construção possível seria ”preferem manter-se cegos do que agir como deveriam.” 
C) Ambas as construções acima (A e B) são admissíveis. 
D) O verbo “preferir”, na passagem citada, com dois complementos, um direto e outro indireto regido por 
“a”, é a única construção correta. 
 
QUESTÃO 12 
Os adjetivos sublinhados têm a mesma função sintática em todas as construções abaixo, EXCETO 
A) “São regras invisíveis, que se fazem perceber da pior forma possível...” (Linha 58) 
B) “As meninas (...) costumam ser implacáveis...” (Linhas 59-60) 
C) “As crianças e adolescentes estão recebendo estímulos para parecer mais velhos...” (Linhas 66-67) 
D) “... os magros que querem ficar cada vez mais esbeltos.” (Linha 46) 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Processo Seletivo – Unimontes 6
QUESTÃO 13 
Leia com atenção os versos do poeta Augusto dos Anjos. A seguir, assinale a alternativa INCORRETA a 
respeito do texto poético em destaque. 
 
O martírio do artista 
Arte ingrata! E conquanto, em desalento, 
A órbita elipsoidal dos olhos lhe arda, 
Busca exteriorizar o pensamento 
Que em suas fronetais células guarda! 
 
Tarda-lhe a Ideia! A inspiração lhe tarda! 
E ei-lo a tremer, rasga o papel, violento, 
Como o soldado que rasgou a farda 
No desespero do último momento! 
[...] 
Febre de em vão falar, com os dedos brutos 
Para falar, puxa e repuxa a língua, 
E não lhe vem à boca uma palavra! 
(ANJOS, 2010, p.82-83) 
 
A) A escrita, no poema, deixa transparecer subjetividade exacerbada. 
B) Para o eu lírico, a arte da escrita representa a catarse e o alívio. 
C) A imagem do soldado desesperado evidencia o fervor do escritor pela arte. 
D) O poema deixa entrever a luta e a dor de escrever para o eu lírico. 
 
QUESTÃO 14 
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos poemas de Augusto dos Anjos. 
A) A recorrência à imagem da morte representa a angústia e o pessimismo que marca a escrita do poeta. 
B) O uso de figurações fúnebres, das formas intensas e o predomínio da primeira pessoa do discurso 
afirmam o alto teor subjetivo da escrita. 
C) Em seus versos, o poeta deixa evidenciada sua situação de marginal, sua frustração e sua dor em viver. 
D) O uso da forma livre denota rebeldia do eu lírico em relação à sociedade que o rejeita. 
 
QUESTÃO 15 
Em relação aos livros Eu, de Augusto dos Anjos, e A Última Quimera, de Ana Miranda, NÃO se pode 
afirmar que 
A) a autora de A Última Quimera capturou a atmosfera densa e pessimista dos versos do livro Eu para 
compor o personagem Augusto. 
B) os versos do livro de poemas Eu serviram para dar verossimilhança e dramaticidade ao personagem 
Augusto, de A Última Quimera. 
C) a autora de A Última Quimera tentou denunciar, em seu livro, que o temperamento difícil e recluso de 
Augusto foi responsável por sua marginalidade social. 
D) a comparação entre Bilac e Augusto, na narrativa de Ana Miranda, ressalta a exclusão e os preconceitos 
existentes na sociedade brasileira da época. 
 
QUESTÃO 16 
No livro Serrano de Pilão Arcado, de Petrônio Braz, veem-se marcas da identidade norte-mineira, 
acentuadas pela linguagem, denunciando o falar característico do sertão, pelos costumes e pelas descrições 
do lugar. Assinale a alternativa que NÃO pode ser reconhecida como exemplo da cultura dos Gerais. 
A) “Na sua imponência animal, o bicornudo touro preparou-se para nova investida. Partiu firme para o 
ataque, mas, a meio caminho, desviou a trajetória passando de lado, a pequena distância dele.” (p. 160) 
B) “Ele, ainda imberbe, estava agora no quintal de casa, no Salitre, debaixo da mangueira tentando fabricar, 
sozinho, sua primeira arapuca.” (p. 161) 
C) “Um dos jagunços, apático, picava fumo para o cigarro. Olhou de soslaio para os rapazes e cuspiu no 
chão, enquanto enrolava o cigarro.” (p. 300) 
D) “Miguel, vaqueiro de António Dó, retesando as rédeas sofreou o cavalo na porteira do curral. O animal 
deteve-se em brusca esbarrada. Miguel apeou e correu para o interior da casa.” (p. 269). 
 
Processo Seletivo – Unimontes 7
QUESTÃO 17 
Os trechos abaixo foram retirados do livro Serrano de Pilão Arcado, de Petrônio Braz. Assinale a 
alternativa que NÃO apresenta correlação adequada. 
A) “Cavalgaram pelo raso e contorcido leito do ribeirão Retiro até as últimas cascatas onde abroalham as 
nascentes, que defluem da esplanada alta de carrasco fechado de aspecto atormentador.” (p. 387) = A 
descrição minuciosa confere personificação à paisagem local. 
B) “Nas margens do rio São Francisco corre, por tradição oral, a lenda da Iara, que personifica as seduções 
e os perigos. História surpreendente, que se conta ainda hoje, passados muitos e muitos séculos.” 
(p. 109) = O uso de imagens literárias prejudica o teor informativo do texto. 
C) “Antônio Dó, já tomado de ódio ao Capitão, ergueu a cabeça, espigando o corpo e o busto, os dentes 
cerrados, fitou-o com um olhar duro e estendeu o braço direito para frente.” (p. 212) = A cena evidencia 
uma sequência gradativa de ações que enfatizam a ira crescente do personagem. 
D) “– Vosmecê tá certo. Pra dizer pra vosmecê verdade, verdadeira, seu Honório vive miscuindo na vida da 
Dinha e manga de eu. Ele é mais pior que seu Antônio Dó.” (p. 231) = A reprodução do falar coloquial 
do interior de Minas Gerais confere à narrativa maior verossimilhança. 
 
QUESTÃO 18 
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o livro Serrano de Pilão Arcado, de Petrônio Braz. 
A) A forma romanceada dada pelo autor à história de Antônio Dó confere à narrativa maior visibilidade e 
beleza. 
B) Na dedicatória da obra, o autor também recorre à ficção, estendendo sua homenagem aos seres míticos e 
à fauna e flora sertanejas. 
C) Os diálogos inseridos na narrativa conferem movimento e vivacidade à reconstrução dos fatos 
pesquisados pelo autor. 
D) O livro remonta a história de um vaqueiro culto que lutou bravamente para o reconhecimento da cultura 
sertaneja no estado de Minas Gerais. 
 
QUESTÃO 19 
Sobre a novela “Uma estória de amor”, de Guimarães Rosa, NÃO é verdadeira a alternativa: 
A) Joana Xaviel é uma personagem ambígua, ora apresentada como feiticeira, ora apresentada como 
“encantadora”, devido às histórias que conta. 
B) A festa organizada por Manuelzão funciona, na trama, como pretexto para aproximar o vaqueiro de seu 
filho. 
C) Religiosidade, costumes regionais, conflitos psicológicos são elementos que se cruzam para dar 
complexidade à novela rosiana. 
D) O tempo da narrativa divide-se em dois planos: o primeiro evidencia os preparativos e a realização da 
festa; o segundo, os conflitos de Manuelzão. 
 
QUESTÃO 20 
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o livro Utopia Selvagem, de Darcy Ribeiro. 
A) Ao recriar uma lenda sobre a criação do Brasil, Darcy valoriza o índio e repudia as marcas de civilização 
oriundas da Europa e África. 
B) O romance pode ser considerado uma alegoria da mestiçagem cultural que compõe a identidade do povo 
brasileiro. 
C) Na narrativa, fundem-se lendas e informaçõescaracterísticas do olhar de antropólogo do autor. 
D) O título do romance faz alusão a uma ideia de país tropical, miscigenado, carnavalesco e renovado. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Processo Seletivo – Unimontes 8
PROVA DE LÍNGUA ESPANHOLA 
Questões numeradas de 21 a 26 
 
INSTRUÇÃO: Leia o texto que se segue e depois responda às questões propostas. Volte ao texto quando 
necessário. 
EMMA WATSON 
Su lado más cool 
 
Quizá no seas fan de la historia escrita por J. K. Rowling, pero seguro has oído hablar de esta actriz 
en más de una ocasión. Emma Watson ha sido protagonista de estas películas por más de nueve años, 
interpretando a una estudiante de magia llamada Hermione Granger quien, junto a los atores Daniel 
Radcliffe y Ruper Grint, ha marcado la historia del cine. Ha pasado prácticamente toda su infancia y 
adolescencia frente a las cámaras, su carrera empezó cuando tenía tan sólo nueve años y este verano habrá 
cerrado uno de los capítulos más importantes de su vida con el estreno de la última película de la saga de 
Potter. Sin embargo, Emma, con el paso de los años, se ha convertido en un ejemplo por su inigualable 
estilo. Ella misma asegura que está súper interesada en este ámbito, ya que considera que la moda es como 
una extensión del arte, tema que le fascina. Hace un par de años fue la imagen de la conocida marca inglesa 
Burberry para su colección otoño-invierno 2009, misma que fue fotografiada por el peruano Mario Testino 
y, para la sorpresa de muchos fue tan buena la aceptación del público que Watson volvió a protagonizarla en 
la primavera de 2010. Es asidua a los desfiles de moda en Londes, NuevaYork y París, es amiga del 
Director Creativo de Chanel, Karl Lagerfeld, con quien pasa horas platicando cuando tiene oportunidad de 
verlo. En cuando a sus looks, siempre opta por verse sofisticada con un toque británico, pero sin perder el 
encanto de su edad. Tiene el poder de mezclar un par de jeans, con un trench coat y un sweater over size y 
lograr un resultado genial. Emma no sólo se destaca por su carrera como actriz y su gusto por la moda, sino 
que es una estudiante impecable y una ciudadana ejemplar. A pesar de haber pasado casi toda su infancia en 
un set de filmación, tuvo tutores todos estos años y se graduó con las mejores notas. “Yo siempre he amado 
la escuela y me considero una nerd hecha y derecha...” – dijo Emma a Dreck Blasberd en la revista 
Interview. Actualmente estudia en la Universidad de Brown en Rhode Island, Estados Unidos. Tiene una 
preocupación especial por el medio ambiente, y es por ello que maneja un Prius (coche híbrido de la firma 
Toyota), participa de manera activa en un proyecto llamado Peaple Tree – una marca de ropa que trabaja 
con personas de bajos recursos de países en desarrollo – y este año promete sorprendernos de la mano de la 
diseñadora Alberta Ferretti, creando una línea de ropa órganica. Sin duda, es un gran ejemplo a seguir, ¿ no 
lo creen? 
 
México y sus pasiones 
Por si fuera poco para ser de nuestras consentidas, todo lo mexicano la vuelve loca (en especial los 
tacos), desde la comida hasta el talento que existe en la dirección de cine. Dice que trabajar con Alfonso 
Cuarón ha sido una experiencia increíble y que también admira a directores como Guillermo del Toro y 
Alejandro González- Iñárritu. 
Glamour, marzo 2011. 
 
QUESTÃO 21 
Sobre Emma Watson, pode-se afirmar que 
A) atua como atriz há nove anos. 
B) é admiradora da cultura mexicana. 
C) o primeiro filme de que participou foi Harry Potter. 
D) gosta de ensaiar com o diretor de criação da Chanel. 
 
QUESTÃO 22 
Sobre a vida pessoal de Emma Watson, podemos afirmar que 
A) se veste com elegância e jovialidade. 
B) é obcecada pelo mundo da moda. 
C) se considera uma ecologista convicta. 
D) já concluiu um curso universitário e está fazendo outro. 
 
1
5
10
15
20
25
30
Processo Seletivo – Unimontes 9
QUESTÃO 23 
O tema central da reportagem é: 
A) Um ícone fashion do cinema que desperta o interesse de cineastas. 
B) A admiração da protagonista de Harry Potter por elementos do mundo hispânico como, por exemplo, o 
cinema e a culinária. 
C) as mudanças pelas quais Emma Watson passou ao longo de sua pouca idade, inclusive sua mudança 
radical no visual. 
D) A relação de Emma Watson, uma promissora jovem atriz, com o mundo da moda. 
 
QUESTÃO 24 
De acordo com o editorial, todas as alternativas estão corretas, EXCETO 
A) Emma é uma das atrizes queridas da revista Glamour. 
B) Todos nós, de uma forma ou de outra, conhecemos Emma Watson. 
C) Todos somos capazes de relacionar Ema ao filme Harry Potter. 
D) Devemos considerar Emma um exemplo de cidadã a ser seguido. 
 
QUESTÃO 25 
A única correspondência INCORRETA entre a palavra/expressão sublinhada e o significado à direita é 
A) “... habrá cerrado uno de los capítulos más importantes...” (linhas 5-6) – terá aberto. 
B) “A pesar de haber pasado casi toda su infancia...” (linha 17) – quase. 
C) “... y lograr un resultado genial.” (linha 16) – conquistar. 
D) “ ... una nerd hecha y derecha...” (linha 19) – madura. 
 
QUESTÃO 26 
Sobre os termos sublinhados nas frases, pode-se afirmar: 
A) “ y es por ello que maneja...” (linha 21) – refere-se a meio ambiente. 
B) “Quizá no seas...” (linha 1) – expressa dúvida. 
C) “... he amado la escuela...” (linhas18-19) – ação passada, porém inacabada. 
D) “Quizá no seas...” (linha 1) – refere-se ao leitor de maneira formal. 
 
 
 
PROVA DE LÍNGUA INGLESA 
Questões numeradas de 21 a 26 
 
 
INSTRUÇÃO: Leia o texto “Consumerism in Contemporary World” e responda às questões de 21 a 25. 
 
Consumerism in Contemporary World 
 
In 21st century, consumerism is one of the arguments of scientists, and researchers, they try to find 
out how and why do people waste money on such expensive things, such as clothing, electronic items, cars, 
technological devices, etc. 
One of many reasons that makes consumer spend lots of money for their consumption is 
advertisement. According to research, billions of companies throw their commercials into market as many 
ways as they can. 
They will show their brand names on TV, magazines, in movie theaters, malls, etc. To attract 
consumer, companies have million ways to entice people by advertising. 
If a company wants people know about its name or products, they then try to make an attractive 
poster or a nice page in magazine to advertise their products to the public. 
Containing a nice explicit picture and attractive colors, the poster is made to send an implicit 
message – the key – to consumers; this key convinces people to buy products. 
This has become a trend internationally. Indeed, a company advertised themselves is a way of 
designing themselves looks better and sounds greater to sell the product. 
(www.antiessays.com/free-essays/11150.html - com adaptações) 
 
1
5
10
Processo Seletivo – Unimontes 10
QUESTÃO 21 
Esse texto informa-nos que, neste século, percebe-se o fato de 
A) as pessoas comprarem coisas muito caras. 
B) o homem ter o seu poder de compra reduzido. 
C) os cientistas e pesquisadores serem contra o consumismo. 
D) o dinheiro ter perdido lugar para a ciência. 
 
QUESTÃO 22 
De acordo com o texto, as empresas 
A) desconhecem o potencial que possui a propaganda em seu comércio. 
B) não precisam recorrer ao marketing porque o consumismo já faz esse papel. 
C) estão gastando menos com propaganda para vender seus produtos. 
D) investem, de muitas formas, em propaganda comercial. 
 
QUESTÃO 23 
O texto afirma, também, sobre as empresas, que 
A) elas preferem fazer propaganda usando como veículo a TV. 
B) elas atraem um público cada vez mais fiel e exigente. 
C) elas encontram meios diversificados para convencer o consumidor a comprar seus produtos. 
D) elas interferem negativamente no gosto do consumidor.QUESTÃO 24 
De acordo com o texto, qual mensagem implícita é passada ao consumidor? 
A) A de que as cores e figuras do produto são atrativas. 
B) A de que ele deve comprar o produto ofertado. 
C) A de que o produto anunciado é o mais barato do mercado. 
D) A de que o produto é uma tendência mundial. 
QUESTÃO 25 
No 4º parágrafo desse texto, “they”, em “they then try”, de acordo com o contexto em que se insere, faz 
referência a que palavra a seguir? 
A) People. 
B) Products. 
C) Magazine. 
D) Company. 
 
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir, acompanhado de sua respectiva legenda, e responda à questão 26. 
 
 
Black Friday: The world tells you to shop, we ask you to stop. 
(http://inhabitat.com/black-friday-the-world-tells-you-to-shop-%E2%80%93-we-ask-you-to-stop/ - com adaptações) 
A 24 HOUR MORATORIUM ON CONSUMER SPENDING 
NORTH AMERICA INTERNATIONAL
Processo Seletivo – Unimontes 11
QUESTÃO 26 
De acordo com as informações que se referem a esse texto, pode-se afirmar que a população 
A) foi convocada a ficar uma sexta-feira sem consumir. 
B) não faz compras às sextas-feiras. 
C) não trabalha às sextas-feiras. 
D) passou a comprar somente às sextas-feiras. 
 
 
 
PROVA DE FÍSICA 
Questões numeradas de 27 a 37 
 
QUESTÃO 27 
Duas partículas, 1 e 2, foram lançadas de um mesmo ponto e ao mesmo tempo. Suas velocidades iniciais 
formavam ângulos θ1 e θ2 com a horizontal, respectivamente. No local, a aceleração da gravidade possui 
módulo constante g e são desprezíveis os efeitos da resistência do ar sobre os movimentos das partículas. 
Sabendo-se que θ1 é maior que θ2 e que os módulos das velocidades são iguais, marque a alternativa cuja 
figura representa de modo CORRETO as possíveis trajetórias das partículas. 
 
A) C) 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
B) D) 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 28 
Um ciclista tem uma bicicleta que possui rodas de diâmetro igual a D = 26 polegadas (considere uma 
polegada igual a 2,54 cm). Em um percurso de 2h, o ciclista manteve um ritmo de 2 pedaladas por segundo. 
Considerando que em nenhum momento a bicicleta deslizou ou derrapou, a distância percorrida pelo 
ciclista, em km, é igual a, aproximadamente, 
 
A) 29,8. 
B) 23,9. 
C) 18,2. 
D) 15,3. 
 
 
 
 
Partícula 1 
Partícula 2 
Partícula 1 
Partícula 2 
Partícula 1 
Partícula 2 
D = 26 polegadas 
Observação: considere π=3,14 e que uma pedalada 
corresponde a uma volta completa do pneu da bicicleta. 
Partícula 1 
Partícula 2 
Processo Seletivo – Unimontes 12
QUESTÃO 29 
Uma força constante F
r
, de módulo 20 N, atua sobre um bloco de massa m = 2 kg. Inicialmente, ela é 
paralela ao plano horizontal, onde se encontra o bloco. Quando o bloco sobe um plano de inclinação 30° 
com a horizontal, a força, denominada agora de F ′
r
, muda de direção e continua a atuar nele, paralelamente 
à superfície do plano (veja a figura). Considerando que não existe atrito entre o plano inclinado e o bloco, o 
módulo da força resultante sobre ele, em N, é 
 
A) 5. 
B) 15. 
C) 10. 
D) 20. 
 
 
 
 
QUESTÃO 30 
Três esferas metálicas, E1, E2 e E3, de mesmo material e dimensões, estão inicialmente carregadas com 
cargas Q1= -3C, Q2= +5C e Q3= -1C, respectivamente. As esferas não trocam cargas elétricas com o 
ambiente. Faz-se a esfera E2 tocar primeiro a esfera E1 e depois tocar a esfera E3. A carga final da esfera E3 
será igual a 
 
A) 1 C . 
B) 0 C . 
C) -2 C . 
D) -3 C. 
 
QUESTÃO 31 
Um circuito elétrico é formado por três resistores iguais, associados em paralelo. A diferença de potencial, 
ddp, em que o circuito opera é V. Através desse circuito, uma massa m de água varia sua temperatura em 
uma quantidade ∆T, quando o circuito funciona durante 2 minutos. Um dos resistores é danificado e o 
circuito passa a operar apenas com os outros dois. Considerando a mesma massa m e a mesma ddp V, para 
que a variação de temperatura seja ∆T, o novo tempo será, em minutos, 
 
 
A) 4,0. 
B) 4,5. 
C) 3,5. 
D) 3,0. 
 
QUESTÃO 32 
O trabalho realizado por uma máquina térmica de Carnot, que opera durante um intervalo de tempo ∆t, é 
suficiente para elevar um objeto de massa m = 12 kg a uma altura H = 2 m, num local onde g = 10 m/s2. 
Essa máquina possui um reservatório quente contendo um meta fundido, a 409,5 ºC, e um reservatório frio 
formado por um grande tanque contendo uma mistura de gelo e água, a 0 ºC. O calor retirado da fonte 
quente, durante esse intervalo de tempo, em Joules, é igual a 
 
A) 500. 
B) 300. 
C) 250. 
D) 400. 
 
 
 
Dados: 
calor específico da água = 1 cal/gºC 
1 Cal = 4,2 J 
Dados: sen 30° = 0,5, cos 30° =
2
3 , 7,13 = , g = 10 m/s² 
30°m 
m 
F
r
 
F ′
r
Processo Seletivo – Unimontes 13
QUESTÃO 33 
A figura abaixo ilustra um cálice de vidro partindo-se ao interagir com as ondas sonoras emitidas por um 
instrumento musical. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Esse fato está diretamente relacionado ao fenômeno físico conhecido por 
 
A) ressonância. 
B) difração. 
C) refração. 
D) interferência. 
 
QUESTÃO 34 
Um bloco de massa m é dependurado em uma mola de constante elástica k, em uma região em que a 
aceleração da gravidade possui módulo g. O deslocamento máximo do bloco, até parar completamente, é d. 
Nesse momento, o bloco é colocado dentro de um recipiente com um líquido de densidade ρ e 50% de seu 
volume fica submerso. A densidade do bloco é 80% da densidade do líquido. O novo deslocamento da mola 
será x igual a 
 
A) d/8. 
B) 3d/8. 
C) 2d/8. 
D) d/2. 
 
QUESTÃO 35 
Uma piscina de base quadrada e profundidade H = 7 m é preenchida com um líquido até a altura y = 4 m. A 
piscina é iluminada obliquamente (veja a figura). Observa-se uma sombra de comprimento a = 4 m na 
superfície do líquido e uma sombra de comprimento b = 7 m no fundo da piscina. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Supondo que o índice de refração do ar seja igual a 1, o índice de refração do líquido é igual a 
 
A) 4/3. 
B) 6/5. 
C) 3/2. 
D) 5/3. 
a = 4 m y = 4 m 
H = 7 m 
b = 7 m 
α 
Processo Seletivo – Unimontes 14
QUESTÃO 36 
Uma espira condutora desloca-se com velocidade constante vr , numa região com campo magnético 
uniforme no espaço e constante no tempo. Esse campo magnético forma um ângulo θ com o plano da espira. 
Sobre a força eletromotriz, produzida pela variação de fluxo magnético no tempo, é CORRETO afirmar 
que 
 
A) ela será máxima para θ = 45º. 
B) ela será máxima para θ = 90º. 
C) ela será nula, qualquer que seja o valor de θ. 
D) ela será nula apenas quando θ = 0º. 
 
 
 
QUESTÃO 37 
O fenômeno conhecido por efeito fotoelétrico foi primeiramente estudado por Hertz e, posteriormente, por 
Albert Einstein. Ele consiste no seguinte: sobre uma placa metálica, incide-se luz cuja frequência e 
intensidade podem ser controladas. Aumentando-se a frequência, a partir de certo instante, elétrons são 
arrancados dessa placa. Isso pode ser evidenciado num experimento proposto por Einstein. Nele, um 
circuito é montado com duas placas metálicas. Ao aumentarmos a frequência de luz incidida sobre a placa 
metálica, o amperímetro indica passagem de corrente (veja a figura).Verifica-se que apenas a partir de certa 
frequência houve emissão de elétrons, não importando a intensidade de energia emitida. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tomando por base o texto anterior, responda ao que se pede. 
 
Num experimento para observação do efeito fotoelétrico, incide-se luz numa placa metálica e não se 
observa a emissão de elétrons. Para que ocorra a emissão de elétrons da placa, basta que aumente(m) 
 
A) o comprimento de onda da luz. 
B) a frequência da luz. 
C) a intensidade e a frequência da luz. 
D) a intensidade e o comprimento de onda da luz. 
 
 
 
 
 
fótons incidentes(frequência conhecida) placa metálica 
placa metálica 
elétrons emitidos 
amperímetro DDP 
campo magnético
uniforme 
θ 
vr
Processo Seletivo – Unimontes 15
PROVA DE MATEMÁTICA 
Questões numeradas de 38 a 48 
 
 
QUESTÃO 38 
Duas pessoas fizeram aplicações em dinheiro, na mesma data, usando o sistema de capitalização simples. A 
primeira aplicou R$50.000,00 à taxa de 20% ao ano, e a segunda aplicou R$40.000,00 à taxa de 30% ao 
ano. Assim, elas terão montantes iguais após 
A) 72 meses. 
B) 60 meses. 
C) 48 meses. 
D) 36 meses. 
 
QUESTÃO 39 
Um recipiente contém 6240 litros de água, com um índice da salinidade de 12%. Devido à evaporação, esse 
índice subiu para 18%. Então, a quantidade, em litros, de água que evaporou foi 
A) 3120. 
B) 748,8. 
C) 4160. 
D) 2080. 
 
QUESTÃO 40 
Considere duas funções reais, f e g, de variáveis reais, definidas por 2)( 2 −+= xxxf e .2)( += xxg 
Então, o conjunto de todos os valores de x em IR, para os quais o gráfico da função f está acima do gráfico 
da função g, é dado por 
A) { }.2ou 2| >−<∈ xxIRx 
B) { }. 2| −<∈ xIRx 
C) { }.2| >∈ xIRx 
D) { }.2 2| <<−∈ xIRx 
 
QUESTÃO 41 
Considere a figura abaixo, com as medidas indicadas. Nessas condições, o valor de y é 
A) .1
3
3 x



− 
B) .)12( x− 
C) .)13( x− 
D) .1
2
2 x



− 
 
 
QUESTÃO 42 
Considere a função ,: IRIRf → dada por ,2)( 2 −= xxf e a matriz ( ) ,
33×
= ijaA dada por ).()( jfifaij −= 
Então, tAdet é igual a 
A) .1 
B) .0 
C) .2 
D) .1− 
 
30º 45º • 
y x 
Processo Seletivo – Unimontes 16
QUESTÃO 43 
Na figura abaixo, ,ˆˆ ACDBAD = cmAB 6= e .5,7 cmBC = O valor de ,BD em cm, é igual a 
A) 8,4. 
B) 2,4. 
C) 4,2. 
D) 4,8. 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 44 
Todas as afirmações seguintes são falsas, EXCETO 
A) Se dois planos são perpendiculares, então qualquer reta paralela à interseção desses planos é paralela a 
um deles. 
B) Se um plano é perpendicular a uma reta de outro plano, então esses dois planos são paralelos. 
C) Se dois planos são perpendiculares, então toda reta que for perpendicular à interseção de ambos será 
perpendicular a um dos planos. 
D) Se dois planos são perpendiculares, então toda reta paralela a um deles é perpendicular ao outro. 
 
QUESTÃO 45 
A figura abaixo mostra um sistema cartesiano no qual a reta s divide o triângulo ABC em dois triângulos 
menores de mesma área. O coeficiente angular da reta s é 
A) .
3
2 
B) .
2
9 
C) .
2
3 
D) .
9
2 
 
 
 
QUESTÃO 46 
Considere as circunferências 1λ e ,2λ de equações 1)1()1( 22 =−+− yx e ,1)1()1( 22 =+++ yx cujas 
curvas estão descritas na figura abaixo. A área da parte hachurada vale 
A) .
2
4 π− 
B) .
2
6 π− 
C) .
4
1 π− 
D) .
4
2 π− 
 
 
 
 
 
A B 
C 
D 
s 
B(6,0) 
A(0,9) 
C(0,0) x 
y 
• 
• 
x 
y 
Processo Seletivo – Unimontes 17
QUESTÃO 47 
Os valores dos números reais m e n, de modo que na divisão do polinômio 
)1()1()1()( 2233 ++−+−+= nxnxmxxP por xxxQ 8)( 2 += se obtenha resto nulo, são 
A) 1−=m e .3=n 
B) 2=m e .1=n 
C) 3=m e .1−=n 
D) 2=m e .1−=n 
 
 
QUESTÃO 48 
Considere ,, IRba ∈ de modo que 0>a e .122 =+ ba Nessas condições, os valores de a e b, de modo que 
a parte imaginária do número complexo 
biaaib
z
+
+
+
=
12 seja nula, são, respectivamente, 
A) 
2
2 e .
2
2
− 
B) 
3
2 e .
3
7
− 
C) 
2
3 e .
2
1
− 
D) 
3
3 e .
3
6
− 
 
 
 
PROVA DE FILOSOFIA 
Questões numeradas de 49 a 52 
 
 
QUESTÃO 49 
Parmênides viveu em Eleia, cidade do Sul da Magna Grécia, e é o principal expoente da chamada Escola 
Eleática. Elaborou importantíssima teoria filosófica na medida em que influenciou, de forma decisiva, o 
pensamento ocidental. Das alternativas abaixo sobre Parmênides, marque a que NÃO corresponde ao seu 
pensamento. 
A) É absurdo e impensável considerar que uma coisa pode ser e não ser ao mesmo tempo. 
B) Ensinava que tudo flui e que nada permanece estável. 
C) O ser é único, imutável, infinito e imóvel. 
D) O movimento só existe no mundo sensível. 
 
QUESTÃO 50 
A palavra empirismo vem do grego empeiria, que significa “experiência”. O empirismo, ao contrário do 
racionalismo, enfatiza o papel da experiência sensível no processo do conhecimento. Das alternativas 
abaixo, marque a INCORRETA. 
A) David Hume (1711-1776) é um filósofo materialista e não deu nenhuma contribuição para o empirismo. 
B) David Hume (1711-1776) é um dos principais expoentes do empirismo e ensina que a experiência é 
ponto de partida para o conhecimento. 
C) David Hume (1711-1776) escreve o Ensaio acerca do entendimento humano, que contribui de maneira 
significativa para o empirismo. 
D) David Hume (1711-1776) nega a validade universal do princípio de causalidade e da noção de 
necessidade associada a esse princípio. 
 
 
Processo Seletivo – Unimontes 18
QUESTÃO 51 
A Revolução Industrial, no século XVIII, expressão do poder da burguesia em expansão, demonstrou a 
eficácia do novo saber inaugurado pela ciência moderna. A ciência e a técnica tornam-se aliadas, 
provocando modificações jamais vistas no ambiente humano. A exaltação desse novo saber e novo poder 
leva à concepção denominada de cientificismo. Das alternativas abaixo sobre o cientificismo, marque a 
INCORRETA. 
A) A ciência é considerada o único conhecimento possível. 
B) O método das ciências da natureza é o único que possui validade. 
C) O método das ciências da natureza deve estender-se a todos os campos da atividade humana. 
D) O método das ciências da natureza é falho e não oferece segurança para a investigação humana. 
 
QUESTÃO 52 
Comte faz uma classificação das ciências em matemática, astronomia, física, química, biologia e sociologia. 
O critério da classificação vai da mais simples e abstrata, que é a matemática, até a mais complexa e 
concreta, que é a sociologia. Para Comte, a humanidade passa por três momentos que ele denominou de 
A) Estado Teológico, Moderno e Metafísico. 
B) Estado Metafísico, Naturalista e Racionalista. 
C) Estado Teológico, Metafísico e Positivo. 
D) Estado Positivo, Artístico e Teológico. 
 
 
PROVA DE SOCIOLOGIA 
Questões numeradas de 53 a 56 
 
 
QUESTÃO 53 
Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao conceito de Sociedade, formulado pelo sociólogo francês 
Émile Durkheim (1858-1917). 
A) Os sentimentos que caracterizam a sociedade têm uma força e uma peculiaridade que aqueles puramente 
individuais não possuem. 
B) A sociedade é o resultado de um somatório dos indivíduos vivos que a compõem, não dos fenômenos 
que nascem coletivamente desse agrupamento. 
C) Ações e sentimentos particulares, ao serem associados, combinados e fundidos, fazem nascer algo novo 
e exterior às consciências individuais e às suas manifestações. 
D) O grupo social possui uma mentalidade que não é idêntica à dos indivíduos, e que objetivamente 
independe do sentimento ou da importância que alguém lhes dá individualmente. 
 
QUESTÃO 54 
Na medida em que cada religião constitui uma individualidade histórica extremamente rica e complexa, uma 
profecia religiosa pode ter diversos conteúdos. De acordo com o interesse intelectual que o move, o 
sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) enfatiza alguns de seus aspectos, orientando-se pelas 
consequências práticas da religiosidade em termos das suas possibilidades de racionalização da conduta 
social. No livro A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, esse autor tratou dos seguintes temas, 
EXCETO 
A) Combate às interpretações economicistas ou psicologizantes das religiões e de sua evolução, 
demonstrando que elementos diversos podem indicar direções e sentidos da racionalização crescente. 
B) Abordagemdos motivos que determinaram as diferentes formas de racionalização ética da conduta da 
vida e procura das explicações internas à própria esfera religiosa. 
C) Demonstração da relação entre uma ética religiosa e os fenômenos econômicos e sociais que podem 
proporcionar tipos de conduta ou de modos de agir mais favoráveis a certas formas de organização da 
esfera econômica e a uma ética econômica. 
D) Conclusão de que onde quer que exista o desenvolvimento da ação econômica capitalista 
conscientemente orientada pela busca do lucro, a totalidade do modo de vida é determinada pela ética 
protestante. 
 
 
 
 
Processo Seletivo – Unimontes 19
QUESTÃO 55 
No Brasil, a influência do positivismo ocorreu a partir dos anos 1850, cujas ideias foram trazidas por 
brasileiros que foram completar seus estudos na França. A fundamentação filosófica de Auguste Comte 
(1798-1857), apesar de superada em vários aspectos, deixou uma herança positivista disseminada em 
diversos setores da atividade humana ocidental, em geral, e da brasileira, em particular. 
Considerando as informações acima, analise as afirmativas a seguir. 
I - O método positivista consiste na valorização da observação científica dos fenômenos, também 
chamado de cientificismo, em que o concreto pode ser quantificado, analisado e provado. 
II - No positivismo de Comte, a Ordem significa a civilização, a vida prática comum, enquanto o 
Progresso significa os princípios de coesão moral e os valores sociais. 
III - As escolas livres, como as de Direito, a Politécnica e as escolas e academias militares destacaram-se 
pela formação de grande número de positivistas brasileiros. 
IV - O emprego da frase positivista Ordem e Progresso foi extraída da fórmula máxima do positivismo que 
tem o amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim. 
Estão CORRETAS as afirmativas 
A) I, III e IV, apenas. 
B) I, II e IV, apenas. 
C) II, III e IV, apenas. 
D) I, II e III, apenas. 
 
QUESTÃO 56 
O trabalho é a execução de tarefas envolvendo o emprego do esforço mental e físico, cujo objetivo é a 
produção de mercadorias e serviços que satisfaçam às necessidades humanas. Grandes mudanças ocorreram 
no sistema ocupacional no decorrer dos séculos XX e XXI, provocando um desenvolvimento da divisão 
extremamente complexa e diversa do trabalho. Sobre a natureza do trabalho nesse período, analise as 
afirmativas a seguir. 
I - O domínio do trabalho remunerado sempre esteve associado aos homens, embora, na atualidade, haja 
bem mais mulheres com empregos remunerados do que há algumas décadas. 
II - Sendo o trabalho um elemento estruturante na vida do ser humano, a experiência do desemprego tem 
efeito desorientador, levando os indivíduos a cair em períodos de depressão e de profundo pessimismo.
III - A segregação ocupacional dos gêneros refere-se ao fato de homens e mulheres estarem compartilhando 
as mesmas oportunidades de emprego e remuneração em todos os setores ocupacionais. 
IV - Experiências de desemprego de longa duração acabam desgastando muitas estruturas sociais e redes de 
contatos dos indivíduos com a sociedade, tornando-os menos ativos em questões cívicas e convívios 
sociais. 
Estão CORRETAS as afirmativas 
A) I, III e IV, apenas. 
B) II, III e IV, apenas. 
C) I, II e IV, apenas. 
D) I, II e III, apenas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Processo Seletivo – Unimontes 20
PRODUÇÃO DE TEXTO 
 
 
INSTRUÇÃO: Escolha apenas um dos temas abaixo: A ou B. 
 
A) Leia as cartas abaixo de leitores da Veja, nas quais comentam a entrevista com a escritora Rosalind 
Wiseman. 
 
Adorei a entrevista com a escritora americana Rosalind Wiseman ("O pior é que os pais são cúmplices", 
29 de fevereiro). O assunto é bem polêmico, e todos devem estar informados sobre o bullying. Concordo 
com a escritora. Temos de tirar esses jovens do comando, mostrar que não podem fazer tudo o que 
querem e dar a eles um sinal vermelho, e não um sinal verde para que sigam em frente. Devemos acabar 
de vez com esse doloroso bullying. 
LARISSA LOPES FREIRE MENDES, Montes Claros-MG 
 
Excelente entrevista com a escritora Rosalind Wiseman. Sou diretor de escola e considero 
imprescindível a leitura do texto por parte dos pais de crianças e adolescentes e dos educadores 
escolares. Posturas equivocadas de pais e omissão das escolas devem ser corrigidas. 
ARMANDO REIS VASCONCELOS, Recife, PE 
Veja, Seção Leitor, p. 41, 27/3/2012. 
 
Agora, é a vez de você dar sua opinião: 
Você concorda com a escritora entrevistada pela revista Veja, quando ela diz “Em muitos dos lares, por 
assim dizer, modernos, no lugar de noções básicas de hierarquia e limites, o que as crianças e adolescentes 
acabam obtendo dos pais é apoio incondicional, quando não conivência — inclusive para com os maus 
modos e os eventuais episódios de agressão que protagonizam fora de casa”? 
 
 
Escreva um texto de 15 linhas, endossando ou refutando o ponto de vista da entrevistada e argumentando a 
respeito. 
 
 
B) Segundo a entrevistada de Veja, “O bullying nada mais é do que uma demonstração exacerbada da 
aversão às diferenças.” 
 
Num texto de 15 linhas, desenvolva o seguinte tema: É preciso aprender a respeitar as diferenças. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Processo Seletivo – Unimontes 21
 
NÃO É NECESSÁRIO DAR TÍTULO A SEU TEXTO 
 
 
 
O SEU TEXTO DEVE SER REDIGIDO NA FOLHA DE RESPOSTA DA REDAÇÃO 
 
 
RASCUNHO 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Processo Seletivo – Unimontes 22

Mais conteúdos dessa disciplina