Buscar

AD1 2018 Sociologia da Educação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Avaliação à distância 1 – 2018.
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO		
Coordenador (a): 	ADRIANA DE ALMEIDA
Aluno (a): Jéssica Sueli Lima Silva
Matrícula.:12112080323
Polo: Itaguaí 
Tutor presencial: 
Questão 1: Observe as imagens abaixo:
FIGURA 1: População em situação de rua FIGURA 2: Crianças trabalhando na praia
As imagens acima retratam problemas sociais presentes na sociedade contemporânea. Vimos nas primeiras aulas que a intensificação do processo de urbanização, a partir da década de 1950, resultou na expansão das atividades industriais, atraindo cada vez mais pessoas para as cidades. Contudo, a falta de planejamento gerou inúmeros problemas de ordem social; considerando as discussões sobre o surgimento e o papel da Sociologia na sociedade contemporânea:
Indique porque, do ponto de vista sociológico, as situações das figuras 1 e 2 são problemas sociais. (2,0)
Do ponto de vista sociológico as figuras representam a desigualdade social inseridos na contemporâniedade desde da Revolução Indústrial ocorrida no século XIX. A separação de classes e a sede insaciável do capitalismo trouxe consigo conflitos entre os povos e a forma injusta de distribuição de recursos. Hoje podemos recorrer as diversas Leis, a democracia e as diversas lutas socias para que essas nescessidades sejam atendidas na pespectiva do ser social que foram baseadas nas teorias sociológicas que tem por objetivo de ajudar e contribuir na manuntenção do Estado na “questão social”.
Relacione o fato apresentado nas imagens com o problema da evasão escolar, o crescimento da educação de jovens e adultos e da educação a distância. (2,0)
A desigualde social, a falta de recursos e a extrema nescessidade de sobrevivência faz com que os menos favorecidos abandonem as escolas para trabalhar. As lutas sociais e a busca do direito iniciou a problematização do Estado na manuntenção desse grupo na padronização da educação na criação de um sistema de ensino que pudesse ser dirigido para esse grupo de pessoas.
 
QUESTÃO 2: A partir das questões levantadas nas aulas 1 e 2 sobre as teorias sociológicas clássicas, apresente ao menos duas diferenças entre as visões de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber sobre desigualdade social. Complemente sua resposta analisando se essas teorias auxiliam na compreensão dos fenômenos sociais da sociedade contemporânea. (6,0)
Para Durkheim o indivíduo é observado á partir de suas Fatos Sociais – Entidade moral- no cotidiano e está ligado na pressão do cumprimento das decisões do coletivo, na divisão do trabalho e na solidariedade mecânica e orgânica. Para Karl Marx a desigualdade social é oriundodo sistema capitalista, Marx acreditava que a divisão da Classe Social é o grande fenômeno que impede o Estado Democrático e para Max Weber as Ações Sociais, ação realizada pelo indivíduo levando em consideração a ação dos outros atores sociais: ação tradicional e a ação racional. 
 Sim, essas teorias explicam as diversas formas em que uma sociedade se estabelece no Brasil e no mundo mas, a maioria é baseada nas divisões de clases e na desigualde social como Marx afrima, o poder do capitalismo sobrepõe a nescidade do povo.

Continue navegando