Buscar

Estratégias Argumentativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estratégias Argumentativas
São recursos discursivos que servem para fortalecer a tese a respeito de um assunto, e que podemos usar para tornar nosso discurso mais convincente. Vejamos algumas:
Modalização: são elementos discursivos utilizados no texto para que o autor expresse a sua adesão ao conteúdo, de modo que a intenção dele seja compreendida.
Ex: “Com a finalidade de evitar o desperdício, o que nos protegerá de futuros problemas, é vital que se faça um trabalho voltado para o reuso da água.”
Exemplificação (fato-exemplo): Exemplificar é apresentar um fato ou cenário que confirma uma tese ou demonstra uma verdade.
Exemplo: “Certos comportamentos humanos não podem ser tolerados e, por isso, precisam ser constantemente relembrados para que não se repitam, como o massacre dos judeus pelos nazistas.”
Enumeração: Enumerar é fazer uma lista especificada, uma relação metódica de algo; normalmente há gradação em uma enumeração.
Exemplo: “O Brasil, se quiser deixar de ser um país em desenvolvimento e se tornar um país desenvolvido, precisará urgentemente de algumas mudanças: investimento em educação, saúde, segurança, saneamento básico, emprego, etc.”
Fato histórico: Citar um acontecimento histórico para fundamentar seu discurso.
Exemplo: “Durante o século XX, o estímulo à produção industrial, por Getúlio Vargas, e o incentivo à integração nacional, de Juscelino Kubitschek, foram fatores que possibilitaram a popularização dos meios de comunicação no Brasil. Com isso, cresceu também a publicidade infantil, que busca introduzir nas crianças, desde cedo, o princípio capitalista de consumo. No entanto, essa visão negativa pode ser significativamente minimizada, desde que acompanhada de uma forte base educacional que auxilia as crianças a discernir por meio do desenvolvimento de senso crítico próprio.” (Enem/2014)
Comparação: Comparar é confrontar elementos, identificando pontos de analogia ou de similaridade entre si, numa relação de igualdade, superioridade ou inferioridade.
Exemplo: “Não há dúvidas de que os eventos esportivos nos países em desenvolvimento os ajudam a modificar seu cenário econômico e social. Assim como a África do Sul se beneficiou com o aumento de emprego e com o investimento em transporte, o mesmo ocorrerá no Brasil.”
Dados estatísticos: expor dados verídicos para fundamentar o tema. 
Exemplo: “O Vox Populi fez recentemente uma pesquisa de âmbito nacional. Deu o esperado: 48% dos entrevistados disseram simpatizar com algum partido. Mas 80% desses se restringiram a apenas três: PT (com 28% das respostas), PMDB (com 6%) e PSDB (com 5%). Olhado desse modo, o sistema é, portanto, bem menos heterogêneo, pois os restantes 26 partidos dividem os 20% que sobram.” (Marcos Coimbra; 30/05/2012)
Definição: Definir é retratar, descrever, explicar algo em sua natureza; é mostrar o significado de algo. A definição pode ser objetiva ou subjetiva.
Exemplo: “Racismo: mal que consiste na visão preconceituosa de quem desconsidera a raça ou etnia alheia; Brasil: grande nação que, mesmo após quase cento e trinta anos da Abolição da Escravatura, não consegue combater o preconceito racial . Nesse grande país, políticas afirmativas como a adoção de cotas raciais em universidades e em concursos públicos têm tentado derrotar o mal que o assola, contudo sem resultados admiráveis.” (Enem/2016)
Testemunho de autoridade (Citação): Uma autoridade pode ser uma pessoa ou, até mesmo, uma instituição. Desde que goze de prestígio social, tal recurso é muito relevante na argumentação.
Exemplo: “Segundo o escritor Franz Kafka, a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. Nesta perspectiva, um simples auxílio pode transformar e salvar várias vidas, como aconteceu após o deslizamento do Morro do Bumba, em Niterói, em 2010. Centenas de pessoas se prontificaram a enviar água e mantimentos àqueles que perderam tudo com a chuva. No entanto, em outros casos, há empecilhos que dificultam o processo de ser solidário, como acontece em relação à doação de sangue no Brasil.” (descomplica.com)
Contra argumentação: Contra argumentar é apresentar argumento em contrário. Ou seja, expõe-se uma ideia para depois refutá-la (negando-a ou reduzindo sua importância) a fim de mostrar que a tese defendida (a contra argumentação) é melhor que a refutada.
Exemplo: Os alimentos fast food são uma solução para todos que tem uma vida corrida (tese refutada), no entanto é importante que se saiba que o excesso desse tipo de alimento pode causar a obesidade e outros graves problemas de saúde a curto e longo prazo. (tese defendida)
Pergunta retórica: A pergunta retórica é aquela que não exige uma resposta imediata, pois seu objetivo é provocar a reflexão. Muitas vezes a resposta à pergunta retórica vem embutida.
Exemplo: “Em vista da pacificação das favelas do Rio de Janeiro, a força militar vem sendo muito elogiada por sua precisão e competência. Precisamos realmente de uma nova ação militar para restaurar a paz nas comunidades ou agora é o momento de levar cultura a elas? ”
(Fonte: Pestana, Fernando. A Gramática para concursos públicos. Conteúdo modificado)

Outros materiais