Buscar

Resumo Semiótica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O que é Semiótica?
De forma clara e simples, semiótica é o estudo dos signos ou símbolos na forma de imagens. Em uma concepção cultural, a semiótica lida com os conceitos e mecanismos de significação que se processam de maneira natural. Seguindo o oposto da linguística, a semiótica não tem seu foco apenas no campo verbal, ampliando-o para qualquer sistema de signos. (Fotografia, Televisão, Cinema, Música etc.). 
Semiótica no Jornalismo:
Considerando a notícia como signo, o cientista e precursor da semiótica Charles Pierce, coloca desenvolvimentos sobre as práticas e linguagens jornalísticas. 
A semiótica permite entender as estruturas e procedimentos pelos quais passa ao nosso pensamento ao interpretar o mundo e as informações ao nosso redor. A produção da notícia participa da construção social da realidade.
Assim sendo, a semiótica acende novas observações, auxiliando o profissional a trabalhar e manejar a linguagem da maneira como ele espera para alcançar determinado desígnio.
O estudo da semiótica mostra que para apreendermos o mundo temos que entender a linguagem cogitando suas decorrências, influências e poder.
A produção jornalística possui um modo fundamentalmente semiótico. Seja através do processo ou pela transmissão de sentidos sobre o mundo que ela atua ou pelo fato de intervir neste mundo ao ponto de construir, sua semioticidade (processo semiótico).
Os meios de comunicação proporcionam processos complexos e novos, unido com o seu aparecimento, emergem toda uma nova diversidade de sistemas de signos, no interior dos quais a linguagem jornalística se estabelece, se diversifica e se prolifera.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/marketing/artigos/50031/semiotica-no-jornalismo#ixzz3Z6t93244

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando