A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA  GST0434

Pré-visualização | Página 1 de 1

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA - GST0434
Título
Análise da Estrutura de Capital de uma empresa
Objetivo
O objetivo desta atividade é compreender as principais fontes de financiamento de uma empresa. Para que possa cumprir esse objetivo principal temos como objetivos intermediários : 
Identificar as principais contas referentes ao capital de terceiros,  
Conhecer as contas principais contas referentes ao capital próprio 
Comparar a evolução das principais contas de financiamento do capital próprio e do capital de terceiros.
Competências / Habilidades
As atividades proporcionarão aos alunos 
Desenvolver competências para atividade de pesquisa com dados secundários;
Experienciar uma atividade de análise fundamentalista
Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a composição adequada do passivo e do patrimônio líquido da empresa
Desenvolvimento
APRESENTAÇÃO
A atividade aqui proposta têm como objetivo o estímulo à auto-aprendizagem e a aproximação do aluno com a realidade profissional de um gestor financeiro, mediada pela reflexão crítica sobre a inter-relação teoria e prática. O conhecimento a ser trabalhado nesta atividade, reforça o estudo no campo das finanças como parte da formação generalista do discente, característica do projeto pedagógico do curso de Administração. 
Esta atividade foi desenvolvida com o propósito de incentivar o discente a investigação e o contato com demonstrativos contábeis reais de empresas cotadas na BOVESPA, visando a ampliação da percepção e do entendimento pessoal do aluno acerca da estrutura de financiamento do capital de uma empresa. Procura-se nesta atividade estimular o aluno a compreender e analisar os dados contábeis consolidados, evitando o foco nos lançamentos contábeis. 
A atividade terá duas etapas e um produto final :
ETAPA 1 Coleta e estruturação dos dados 
ETAPA 2 - Análise da evolução das contas patrimoniais com destaque as principais oscilações verificadas no capital próprio e de terceiros. 
Produto Final -  Consolidação das informações coletadas e análises realizadas sob a forma de um relatório descritivo. 
ETAPA 1 - Coleta e estruturação dos dados (20 Horas) 
Estudamos nas aulas sete e oito as principais fontes de financiamento do capital próprio, envolvendo não só a composição do capital social, bem como a política de remuneração de dividendos. Uma das formas de uma empresa aumentar a captação de recursos via endividamento com capital próprio, consiste na emissão de novas ações. Nas aulas nove e dez, verificamos como esse aumento pode ser realizado na captação de recursos junto a terceiros através de obrigações. Na nossa legislação, o endividamento com capital de terceiros está baseado na oscilação das contas de passivo circulante (curto prazo) e passivo não circulante (longo prazo). Por fim na aula 11 verificamos a composição da estrutura de capital de uma empresa consolidando as duas formas de financiamento.
Nesta fase da atividade, o aluno deverá escolher uma empresa de capital aberto cotada na Bovespa, e coletar dados relacionados desta empresa dos últimos três anos que envolvam a composição da estrutura de capital desta (relatório de 31/12/Ano1; 31/12/Ano2 e 31/12/Ano3). Esta estrutura de capital traduz-se na apresentação das contas de passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio líquido da empresa selecionada.
Para a coleta adequada destas informações, o aluno deverá consultar sites da internet que possuam tais informações sobre as empresas listadas na Bovespa:
www.cvm.gov.br  - Comissão de Valores Mobiliários
www.fundamentus.com.br - Sistema on-line que disponibiliza informações financeiras e fundamentalistas das empresas com ações listadas na Bovespa. Procurar em Balanços em Excel.
Observação: o aluno poderá pesquisar no site da própria empresa escolhida, localizada geralmente no campo relacionamento com investidores.
 
ETAPA 2 - Análise da evolução das contas patrimoniais com destaque as principais oscilações verificadas no capital próprio e de terceiros. (24 Horas) 
Nesta etapa, o aluno deverá transformar todas as informações adquiridas em tabelas apresentando a evolução das contas solicitadas. De acordo com a legislação vigente, as principais contas do passivo (Capital de terceiros) e do Patrimônio Líquido (Capital Próprio) são :
PASSIVO TOTAL
Passivo Circulante
Obrigações Sociais e Trabalhistas
Fornecedores
Obrigações Fiscais
Empréstimos e Financiamentos
Passivos com Partes Relacionadas
Dividendos e JCP a Pagar
Outros
Provisões
Passivos sobre Ativos Não-Correntes a Venda e Descontinuados
Passivo Não Circulante
Empréstimos e Financiamentos
Passivos com Partes Relacionadas
Outros
Tributos Diferidos
Adiantamento para Futuro Aumento Capital
Provisões
Passivos sobre Ativos Não-Correntes a Venda e Descontinuados
Lucros e Receitas a Apropriar
Participação dos Acionistas Não Controladores
Patrimônio Líquido
Capital Social Realizado
Reservas de Capital
Reservas de Reavaliação
Reservas de Lucros
Lucros/Prejuízos Acumulados
Ajustes de Avaliação Patrimonial
Ajustes Acumulados de Conversão
Outros Resultados Abrangentes
Adiantamento para Futuro Aumento Capital
Caso seja verificado uma oscilação relevante, o aluno deverá buscar nas informações contidas nos Relatórios de Apresentação de Resultados, os motivos das oscilações verificadas. Estes relatórios são encontrados no site da própria empresa escolhida, localizada geralmente no campo relacionamento com investidores.
 
Produto / Resultado
Nesta etapa, o aluno deverá transformar todas as informações adquiridas em tabelas apresentando a evolução das contas. Além disto deve ser elaborado um texto, referenciando as oscilações das contas. Sugere-se que a estrutura do Relatório analítico envolvendo as etapas seja composta de:
INTRODUÇÃO
Detalhar a area de negócio escolhida, 
Coletar os dados referentes ao Passivo e Patrimônio Líquido da empresa.
Apresentar o Orçamento de vendas que foi estimado..
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS
Apresentar um quadro de evolução do saldo das contas dos três últimos anos bem como análise dos resultados e das informações obtidas;
CONCLUSÃO
Confrontar as oscilações detectadas, relatando o impacto observado no relatório a ser realizado pelo aluno.
REFERÊNCIAS 
Listar as referências completas das fontes que foram citadas. (livros, artigos, sites, revistas técnicas e outros;
Orientações sobre como elaborar referências completas podem ser obtidas na biblioteca.