Resumo Sistema de Planjemento e Orçamento Federal
9 pág.

Resumo Sistema de Planjemento e Orçamento Federal


DisciplinaAdministração Financeira e Orçamentária I1.930 materiais16.569 seguidores
Pré-visualização2 páginas
FALSO. Falaram que SPOF mexe com parte ORÇAMENTÁRIA e não financeira.
Coisas de prova
Os órgãos do SPOF NÃO TÊM função de controle, somente funções de planejamento. 
Sistema de Planejamento e orçamento
DO SISTEMA DE PLANEJAMENTO E DE ORÇAMENTO FEDERAL
Art. 1º Serão organizadas sob a forma de sistemas as atividades de planejamento e de orçamento federal, de administração financeira federal, de contabilidade federal e de controle interno do Poder Executivo Federal
Finalidade e atividades
Art. 2º O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal TEM POR FINALIDADE: 
I - FORMULAR o planejamento estratégico nacional; 
II - FORMULAR planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento econômico e social; 
III - FORMULAR o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais; 
IV - GERENCIAR o processo de planejamento e orçamento federal; 
V - PROMOVER A ARTICULAÇÃO com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, visando a compatibilização de normas e tarefas afins aos diversos Sistemas, nos planos federal, estadual, distrital e municipal. 
Q677193 Entre as finalidades do sistema de planejamento e de orçamento federal inclui-se a formulação do planejamento estratégico nacional.
Q274890 O sistema de planejamento e de orçamento federal visa o planejamento estratégico
Q371886 É responsabilidade do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal promover a articulação de estados, Distrito Federal e municípios, de modo a compatibilizar normas e tarefas presentes nos sistemas desses entes da Federação.
Q304220 O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal abrange as atividades de elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, programas e orçamento e a realização de estudos e pesquisas socioeconômicas, tendo entre seus objetivos a formulação do Plano Plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais.
Q872366 O SPOF tem como uma de suas finalidades promover a integração com os demais poderes e esferas de governo em assuntos de administração e programação financeira.
FALSO. Nada se diz sobre isso. 
I) E ainda falou de FINANCEIRO, que não tem nada a ver com SPOF , que só meche com parte ORÇAMENTÁRIA. 
II) Parte financeira é o SIAFI
Q893866 Cabe ao sistema de planejamento e de orçamento do governo federal fazer a gestão financeira e orçamentária. 
FALSO. Nada se diz sobre fazer \u201cgestão\u201d orçamentária e financeiro , muito menos financeira.
Q883437 Se determinado órgão público elaborar um plano que envolva apenas sua área de atuação, esse plano deverá ser submetido ao sistema de planejamento e de orçamento federal.
CORRETO. Isso seria a competência de \u201cformular planos nacionais, SETORIAIS E REGIONAIS, etc..). Embora uma galera tenha questionado dizendo que não dava para saber se o órgão publico era federal , ou se o plano versava sobre desenvolvimento econômico e social. 
Art. 3o O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal COMPREENDE AS ATIVIDADES de elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, programas e orçamentos, e de realização de estudos e pesquisas socioeconômicas. 
I) Elaboração , acompanhamento e avaliação de planos, programas e orçamentos 
II) Realização de estudos e pesquisas socioeconômicas.
Q351281 Além do controle da gestão financeira, o sistema de planejamento e de orçamento do governo federal abrange as atividades de elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, programas e orçamentos.
FALSO. \u201cAlém do controle da gestão financeira\u201d 
I) CESPE FAZ SEMPRE A MESMA PEGADINHA! Ele fala que o SPOF é responsável por fazer controle da gestão financeira mas isso ele NÃO FAZ! 
Q369367 O sistema de planejamento e de orçamento federal compreende as atividades de elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, programas e orçamentos, bem como de controle da gestão financeira do governo federal.
FALSO. Sempre que falar de coisa FINANCEIRA o SPOF não tem nada a ver com isso. (Falaram que gestão financeira é a STN que faz).
Composição
Art. 4o Integram o Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal: 
I - o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, como órgão central; 
MPOG é o órgão CENTRAL do SPOF
II - órgãos setoriais; 
III - órgãos específicos. 
Q699477 no âmbito dos estados, ao invés de ser o MPOG o órgão central são as respectivas secretarias de orçamento e gestão (e não secretarias de fazendas)
Q677780 No âmbito do estado do Pará, a Secretaria de Estado de Fazenda é o órgão central do sistema de orçamento e planejamento estadual. 
FALSO. Seria a secretaria de planejamento, orçamento e finanças do Pará
Q327416 Uma das finalidades do sistema de planejamento e de orçamento federal, cujo órgão central é o Ministério da Fazenda, é formular planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento.
FALSO. Órgão central do SPOF é o MPOG.
§ 1o Os órgãos SETORIAIS são as unidades de planejamento e orçamento dos Ministérios, da Advocacia-Geral da União, da Vice-Presidência e da Casa Civil da Presidência da República. 
§ 5o O órgão setorial DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA tem como área de atuação todos os órgãos integrantes da Presidência da República, RESSALVADOS outros determinados em legislação específica.
Q840694 O Poder Executivo é o único dos três poderes que dispõe de órgãos setoriais do sistema de planejamento e de orçamento federal.
CORRETO. Era para ser ERRADA (até o professores falaram). Se for pela literalidade desta lei aqui, somente o Executivo teria (pois é o que ele cita os exemplos só tem do Executivo) , mas os PROF falaram que na realidade TODOS OS PODERES possuem órgãos setoriais de planejamento e orçamento. 
§ 2o Os órgãos ESPECÍFICOS são aqueles vinculados ou subordinados ao órgão central do Sistema, cuja missão está voltada para as atividades de planejamento e orçamento. 
§ 3o Os órgãos SETORIAIS e ESPECÍFICOS ficam sujeitos à orientação normativa e à supervisão técnica do órgão CENTRAL do Sistema, sem prejuízo da subordinação ao órgão em cuja estrutura administrativa estiverem integrados. 
§ 4o As unidades de planejamento e orçamento das entidades vinculadas ou subordinadas aos Ministérios e órgãos SETORIAIS ficam sujeitas à orientação normativa e à supervisão técnica do órgão CENTRAL e também, no que couber, do respectivo órgão SETORIAL. 
Q893864 As unidades de planejamento e orçamento das entidades vinculadas ou subordinadas aos ministérios e órgãos setoriais estão sujeitas unicamente à orientação normativa e à supervisão técnica do órgão central. 
FALSO. 
 Art. 5o Sem prejuízo das competências constitucionais e legais de outros Poderes, as unidades responsáveis pelos seus orçamentos ficam sujeitas à orientação normativa do órgão CENTRAL do Sistema. 
Q561020 O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, como órgão central do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, é responsável pela orientação normativa aos órgãos setoriais e específicos, às unidades de planejamento e orçamento das entidades vinculadas aos ministérios, e às unidades responsáveis pelos orçamentos de outros poderes.
CORRETO. Note que é uma conjugação do parágrafo 3 + 4 + artigo 5.
I) Parágrafo 3 falam que os órgãos setoriais e específicos estão sob supervisão do central
II) Parágrafo 4 diz que os vinculados aos ministérios também estão sob supervisão do central
III) Art. 5 diz que os órgãos de outros poderes também estão sob supervisão do central.
Art. 6o Sem prejuízo das competências constitucionais e legais de outros Poderes e órgãos da Administração Pública Federal, os órgãos integrantes do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal e as unidades responsáveis pelo planejamento e orçamento dos demais Poderes realizarão o acompanhamento e a avaliação dos planos e programas RESPECTIVOS.
CUIDADO: a competência de acompanhar e avaliar os planos e programas cabe TANTO aos órgãos do SPOF QUANTO às unidades de planejamento e orçamento dos demais poderes!
Q872367 Os órgãos integrantes do SPOF realizam o acompanhamento