Buscar

Avaliação 3 gestão - uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 
QUESTÃ O: 
1. A escola deve ser um espaço criativo de convivência social, formando os cidadãos para além dos direitos e dos deveres no dia a dia. Por meio da participação, é possível assegurar o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar. Descreva porque é importante possibilitar a participação de todos os atores sociais no processo escolar. 
RESPO STA ESPERADA: 
A participação possibilita que os envolvidos no processo educacional obtenham melhor conhecimento dos objetivos e das metas da escola. Compreende seu funcionamento e, por meio da participação e do envolvimento, propicia maior aproximação entre professores, pais e aluno s. A participação da comunidade escolar também possibilita uma avaliação do trabalho que está sendo desenvolvido na escola. 
QUESTÃ O: 
2. A constituição dos conselhos escolares se fundamenta nos preceitos dispostos na Carta Magna, na Constituição de 1988, no artigo 206, e na LD B nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Esses documentos aponta m para a organização da gestão democrática. Disserte sobre a contribuição dos conselhos escolares para a efetivação da gestão democrática na escola. 
FONTE: BRASIL. Le i nº 9.394, de 20 d e de ze mb ro de 1996. Le i de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília : Ministério da Educação, 1996. 
 
BRASIL. Constituição Federa l. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasilia, DF : Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 
RESPO STA ESPERADA: 
Os conselhos escolares contribuem para a organização da gestão democrát ica e efetivamente para a construção da cidadania, da autonomia, da participação nas decisões e elaborações coletivas. A atuação prática nos conselhos escolares constitui um aprendizado de um processo democrático e um exercício para a cidadania.

Outros materiais