Buscar

Prática Simulada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao Juízo Civil da Comarca de João Pessoa
O condomínio Spartacus, localizado na rua rubi, 300, representado pelo síndico, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do RG nº, inscrito sob o CPF nº, endereço eletrônico, domiciliado, por seu advogado, em endereço profissional, endereço eletrônico, vem a este juízo propor 
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA
Pelo procedimento comum, em face de Felizberto, nacionalidade, estado civil, profissão, portadora do RG nº, inscrito sob o CPF nº, com endereço eletrônico, residente na rua Rubi, nº 300, aptº 501 , João Pessoa/PB.
MEDIAÇÃO
O autor requer audiência de conciliação.
FATOS
O representante do autor realizou uma assembleia entre os condôminos do edifício, onde foi aprovada a realização de obras de recuperação e manutenção. Durante a obra, foi detectado um rompimento em uma tubulação, prejudicando o apartamento 401. Para reparação desta tubulação o acesso deveria ser feito pelo imóvel 501, onde reside o réu, que não permitiu o acesso. Foram tentadas diversas formas de se permitir o acesso, informando a este, inclusive, que este impedimento dificultava a vida do idoso e do deficiente que habitavam o andar abaixo. E que também poderia causar prejuízos aos demais moradores, por se tratar de um vazamento de esgoto poderia gerar contaminação e crianças e animais.
FUNDAMENTOS 
DA OBRIGAÇÃO DE FAZER 
A questão a ser tratada disserta sobre a necessidade de intervenção em um imóvel dentro de condomínio, onde o réu impede o acesso, mesmo sendo sabedor da necessidade emergencial do reparo.
Entende-se que estando em condomínio, existem alguns critérios que precisam ser cumpridos para realização de obras. Assim de facilitar o entendimento temos art. 1331, CC, que disserta sobre partes comuns, área esta, que no momento estamos tratando. Cabe ressaltar que o condomínio precisa de autorização para a realização de qualquer intervenção, nas áreas deste e que para tal, conforme art. 1341, CC, aprovação em casos específicos de parcela dos demais moradores. Autor conforme exposto, cumpriu com necessidade para a intervenção, realizando antecipadamente a assembleia e obtendo a aprovação para tal. Porém o impedimento para realização alegado pelo réu, contrasta com o disposto no artigo 1.313, inciso I e 1º, onde o ocupando deve efetuar a liberação do acesso, assim como se contrapõe ao 1.331, onde ao adquirir um imóvel em condomínio estará sujeito as deliberações e aprovações feitas em assembleias. Neste momento se faz urgente, em função de não haver prejuízos para os demais condôminos que o acesso seja liberado para as obras emergências.
DA TUTELA DE URGÊNCIA 
O pedido de tutela de urgência se baseia na necessidade de se realizar o acesso, para a reparação da tubulação de esgoto, pois conforme exposto temos existe um perigo iminente de haver contaminação pelo vazamento no apartamento inferior, prejudicando a paz e o sussego, de um idoso e um deficiente físico, que habitam o andar inferior além dos demais moradores expostos a esgoto lançado. Desta forma, ciente que foram cumpridos os critérios do artigo 1341, CC, para realização da obra, e que esta, visa neste momento preservar os que tem prioridade e mais necessitam, que se requer esta tutela.
DO PEDIDO
- TUTELA DE URGÊNCIA
Que seja deferida a tutela provisória de urgência, para compelir o réu a permitir o acesso a sua unidade, visando a realização das obras necessárias no praz de 24h, sob pena de multa diária de 1 salário mínimo vigente;
Requer ainda para o cumprimento que seja autorizado o uso da força em caso de descumprimento, com acompanhamento do Oficial de Justiça, chaveiro e força policial.
- Que seja realizada a audiência de Mediação 
- Os réus devem ser citados para integrar ao processo 
- A procedência do pedido nos termos da tutela provisória, confirmando a mesma no final.
- Que seja deferido o pagamento do ônus de sucumbência.
PROVAS
Requer todas as provas admitidas em direito conforme Art 369 CPC
VALOR
Dá –se o valor de RS 1.000,00 a esta causa
					João Pessoa								 Advogado

Continue navegando