Buscar

educação em enfermagem

Prévia do material em texto

Aula 1
	As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB e das Diretrizes Curriculares Nacionais ¿ DCN (Brasil, 1996) - para os Cursos da Área da Saúde, proporcionaram a possibilidade de novas práticas, relacionadas à promoção e prevenção da saúde. Na perspectiva da LDB a educação tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, preparo para o exercício da cidadania e para a qualificação para o trabalho. Com isso, em seu Artigo 3º são apresentados princípios que devem nortear o ensino no país.
		
	 
	Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;
	
	Valorização do profissional da educação escolar; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura; desigualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
	 
	Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura; pluralismo de ideias e concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço a tolerância etc.
	
	Valorização da experiência intra¿escolar; desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;
	
	Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura; desigualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
	
Explicação:
A atual LDB não se preocupa apenas em garantir o acesso ao aluno na escola, mas também sua permanência. É possível entender este dispositivo se nos reportarmos às altas taxas de evasão e repetência indicadas pelas pesquisas realizadas na década de 1990. 
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em seu dia-a-dia, a população desenvolve um saber popular que chega a ser considerável. Embora a este saber falte uma sistematização coletiva, nem por isso é destituído de validez e importância(BRASIL, 2001). Ao analisarmos o processo educacional descrito na aula 1, podemos admitir que existem quais processos?
		
	 
	Processo educativo formal; Processo educativo não formal.
	
	Processo educativo formal; Processo educativo não formal; Teoria de Wanda Horta
	
	Taxonomia de NANDA; Teoria de Wanda Horta e Processo educativo formal.
	
	Processo educativo não formal; Processo educativo formal e Teoria de Wanda Horta.
	 
	Taxonomia de NANDA; Teoria de Wanda Horta; Processo educativo formal; Processo educativo não formal.
	
Explicação:
De acordo com Denimg(2008), o aperfeiçoamento contínuo da qualidade é um processo que envolve quatro etapas: planejar, fazer, avaliar e agir.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com nossa leitura histórica, percebemos que a Educação em Enfermagem sofreu e vem sofrendo mudanças de acordo com o cenário político , social e econômico do nosso país . Portanto, o marco na trajetória da saúde e reflexo desta no Ensino da Enfermagem na década de 80 foi:
		
	
	A Ciência da Enfermagem volta a fazer parte do currículo da formação do Enfermeiro ,através das novas matrizes curriculares ,
	
	Mudanças no currículo do curso de Enfermagem através da persistência da ABEN, aprovação da Lei Orgânica e SUS
	 
	A VIII Conferência Nacional de Saúde , Promulgação da Constituição Brasileira, Criação do SUS e aprovação da Lei Orgânica
	
	O cenário político problemático da época , principalmente no referente à Saúde Pública, impulsionou a fundação da Escola de Enfermeira , ,com a Departamento Nacional de Saúde Pública .
	 
	A VII Conferência Mundial de Saúde, A criação da OMS e a aprovação da Lei Orgânica da Saúde e do SUS .
	
Explicação:
A preocupação com a formação do enfermeiro no contexto da realidade brasileira pode ser percebida desde a realização do levantamento sobre os recursos e necessidades de Enfermagem no Brasil.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Levando em consideração o que estudamos nas aulas, qual a melhor definição para o conceito de Educação em Saúde.
		
	
	Ações realizadas em sequência ordenada, desde a recepção do cliente até a avaliação geral de todo o atendimento prestado, pois o enfermeiro coleta informações, observa, examina para conhecer, compreender e explicar a situação de saúde antes de decidir.
	
	Método que direciona e organiza de forma sistematizada o trabalho do enfermeiro. Ele é considerado o instrumento e a metodologia da profissão, ajudando desta forma o enfermeiro a tomar decisões, predizer e avaliar o cuidado, satisfazendo as necessidades das pessoas de forma global e eficaz. (IYER; TAPTICH & BERNOCCHI-LOSEY, 1993)
	
	Pode ser entendida como qualquer tipo de prática pós-ensino secundário. Com o desígnio de obter as denominações promovidas pelo mercado de trabalho que sempre se encontra em constante variação.
	
	Método usado para organizar e direcionar as ações do enfermeiro, como instrumento sistematizado para toda equipe de enfermagem;
	 
	A educação está presente a todo o momento na vida do ser humano. Ela prevê interação entre as pessoas envolvidas dentro do contexto educativo e destas com o mundo que as cerca, visando a modificação de ambas as partes. Porém, é processo complexo e não existe uma definição única.
	
Explicação:
Educação em saúde é uma temática complexa em sua exequibilidade, devido às diversas dimensões que a compreendem: política, filosó- fica, social, religiosa, cultural, além de envolver aspectos práticos e teóricos do indivíduo, grupo, comunidade e sociedade.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com nossa leitura histórica, percebemos que a Enfermagem sofreu e vem sofrendo mudanças de acordo com o cenário político , social e econômico do nosso país . Portanto, o marco na trajetória da saúde e reflexo desta no Ensino da Enfermagem na década de 80 foi:
		
	 
	A VII Conferência Mundial de Saúde , Promulgação da Constituição Brasileira, Criação do SUS e aprovação da Lei Orgânica
	
	O cenário político problemático da época , principalmente no referente à Saúde Pública, impulsionou a fundação da Escola de Enfermeira , ,com a Departamento Nacional de Saúde Pública .
	
	A Ciência da Enfermagem volta a fazer parte do currículo da formação do Enfermeiro ,através das novas matrizes curriculares ,
	
	Mudanças no currículo do curso de Enfermagem através da persistência da ABEN, aprovação da Lei Orgânica e SUS
	 
	A VII Conferência Mundial de Saúde, A criação da OMS e a aprovação da Lei Orgânica da Saúde e do SUS .
	
Explicação:
A preocupação com a formação do enfermeiro no contexto da realidade brasileira pode ser percebida desde a realização do levantamento sobre os recursos e necessidades de Enfermagem no Brasil.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A educação é um processo que se dá através da:
		
	
	inclusão de apenas um grupo populacional.
	
	exclusão de pessoas com menor poder aquisitivo.
	 
	transformação das pessoas com maior poder aquisitivo.
	 
	interação entre as pessoas e o mundo que as cerca.
	
	luta diária por melhores condições de vida.
	
Explicação:
Nada mais verdadeiro do que afirmar que o processo educacional tem um significado imprescindível para o desenvolvimento do ser humano, tanto no passado, como no mundo atual.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	É correto afirmar sobre os princípios do SUS:
		
	
	a descentralização significa que o SUS deve garantir a participação da população na gestão da saúde pública
	
	a participação social significa o apoio da indústria e comércio nas decisões políticas governamentais
	 
	a equidade significa que o SUS deve oferecer a atenção necessária à saúde da população promovendo ações contínuas de cuidado em qualquer nível de complexidade
	
	a integralidade significa que o SUS deve disponibilizar recursos e serviços com justiça, oferecendo maior atenção aos que mais necessitama universalidade significa que o SUS deve atender a todos, sem distinções ou restrições, oferecendo toda a atenção necessária e sem custos
	
Explicação:
Assim, universalidade, segundo definição da Organização Mundial de Saúde, significa que todos os cidadãos de determinado país tem acesso a serviços de saúde, que podem ser públicos ou privados sem que, para isso, sofram dificuldades financeiras. 
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A participação social é um dos princípios do SUS, para o seu exercício encontramos espaços, como:
		
	
	a Comissão dos Secretários do Ministério da Saúde
	
	o Conselho dos Secretários do Ministério do Desenvolvimento Social
	
	a Conferência de Secretários da Vigilância em Saúde
	
	o Conselho de Financiamento da Saúde
	 
	o Conselho Municipal de Saúde
	
Explicação:
São órgãos colegiados, permanentes, paritários e deliberativos que formulam, supervisionam, avaliam, controlam e propõem políticas públicas. Por meio desses conselhos, a comunidade (com seus representantes) participa da gestão pública.
 
Aula 2
	As teorias pedagógicas estão intimamente relacionadas às concepções de homem e sociedade, portanto modificam-se conforme o contexto histórico em que se apresentam. A respeito do pensamento pedagógico brasileiro, assinale a alternativa correta.
		
	
	A tendência libertária é marcada pela biopsicologização dos alunos, que são considerados em suas particularidades de origem.
	 
	Na tendência libertadora, os conteúdos são trabalhados de forma sistematizada, o professor mantém uma relação próxima ao aluno, que por ser analfabeto, é um ser passivo.
	
	Na tendência tradicional, os conteúdos são privilegiados, o professor é detentor do conhecimento, e as relações pedagógicas são horizontais.
	
	Na tendência escolanovista, há uma centralização nos conteúdos, de as relações entre professor e aluno são marcadas pelo diálogo e pelo afeto.
	 
	A tendência crítico-social dos conteúdos percebe o aluno como sujeito ativo em seu processo de conhecimento e trabalha os conteúdos relacionando-os ao contexto.
	
Explicação:
Entende-se que a estratégia de resolução de problemas, favorece ao estudante construir conhecimentos, levando-o a aprender, trocando ideias com o professor e os outros alunos, analisando e verificando o que aprenderam, aprendendo.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo Bordenave, a pedagogia da problematização pode gerar como consequência no âmbito individual:
		
	
	aluno ativo, emitindo as respostas que o sistema permitir
	 
	aluno constantemente ativo, observando, formulando perguntas, expressando percepções e opiniões
	
	distância entre teoria e prática
	
	passividade do aluno e falta de atitude crítica
	 
	aluno repetindo com exito a técnica adotada pelo professor
	
Explicação:
Trata-se de uma educação voltada para o trabalho, mas nem por isso mecanicista: procura todo o tempo ressaltar a importância do aprendizado pela descoberta e, portanto, o crescimento do indivíduo como um todo.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Paulo Freire nos descreve a Pedagogia de Transmissão como sendo:
		
	
	manifestações empíricas e operacionais da troca de conhecimentos, atitudes e destrezas, conduzido mediante estímulos e recompensas
	
	capacidade que se deseja desenvolver e a de se fazer perguntas relevantes em qualquer situação, entendê-las e ser capaz de resolvê-las adequadamente
	 
	receber o que o professor ou o livro lhes oferecem
	
	escola pedagógica que está associada ao behaviorismo e a reflexologia, enfatizando os resultados comportamentais
	 
	oriunda da problematização da prática de vida dos educandos
	
Explicação:
Tradicionalmente a sala de aula é identificada com o ritmo monótono e repetitivo associado ao perfil de um aluno que permanece demasiado tempo inerte, olhando o quadro, ouvindo o que é falado apenas pelo professor, copiando e prestando contas. Assim tem sido a prática milenar do falar-ditar do professor.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Considerando o grau interação e intencionalidade que provocam mudanças na educação , podemos classificar os processos educativos de duas formas :
		
	
	Tradicional e Renovador.
	
	Contemporâneo e Clássico.
	 
	Formal e Informal.
	
	Moderno e Pós moderno.
	 
	Conservador e Objetivo.
	
Explicação:
Um entendimento abrangente da educação possibilita múltiplas e variadas discussões sobre a tipologia das modalidades educativas formal e informal
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Existem inúmeras denominações para tendências pedagógicas, no entanto, o Professor Libâneo (2012), adotou a classificação em:
		
	 
	liberais e progressistas
	
	educação transmissora
	
	educação comportamental
	
	educação tecnicista
	 
	educação progressista
	
Explicação:
A - Pedagogia liberal 1- Tradicional 2- Renovada progressivista 3- Renovada não-diretiva 4- Tecnicista
B - Pedagogia progressista 1- Libertadora 2- Libertária 3- Crítico-social dos conteúdos
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O que você compreendeu ser Tendência Pedagógica segundo Libaneo ( 2012) , que a divide em :
		
	 
	Liberal e Progressista
	
	Libertadora e Tradicionalista
	
	Tecnicista e Racional
	
	Libertadora e Neo liberal
	 
	Renovada e Progressista
	
Explicação:
Tendência liberal tradicional:Segundo LIBÂNEO, a tendência liberal tradicional sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Tendência Liberal renovada Progressivista, segundo essa perspectiva teórica de Libâneo, a tendência liberal renovada progressivista (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais, onde a escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social e por isso,  deve imitar a vida. 
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a pedagogia comportamental descrita por Bordenave (1977), o professor tem por objetivo, estabelecer estratégias de condicionamento baseada em metodologias sequenciais, reforçando ou recompensando o aluno, quando a resposta emitida coincidir com a resposta esperada (estímulo-resposta-reforço). Dessa forma, o papel do professor será compreendido como?
		
	 
	Incentivador de reflexões necessárias para o processo de ensino e aprendizagem de acordo com a pedagogia comportamental;
	
	O professor passa a estabelecer uma relação afetiva e pessoal dos sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem, de acordo com a pedagogia comportamental;
	
	Estimulador de debates, reflexões, questionamentos, estabelecendo uma nova relação com a pedagogia comportamental;
	
	Mediador do processo ensino e aprendizado de acordo com a pedagogia comportamental.
	 
	Técnico, programador, instrutor e como elo entre a verdade científica e o aluno, a quem cabe receber, aprender e fixar. de acordo com a pedagogia comportamental;
	
Explicação:
Bordenave e Pereira (2002) ressalta a importância das estratégias de ensino do professor para que o aluno tenha diversas formas de interação e construa o conhecimento de acordo com suas experiências individuais para interpretar as informações, experiências subjetivas, conhecimentos prévios.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, as pessoas se educam entre si, mediatizadas pelo mundo", é de autoria do pedagogo:
		
	
	Carlos Libâneo
	
	Darcy Ribeiro
	 
	Paulo Freire
	
	Jaques Delors
	
	Jean Piaget
	
Explicação:
Saber melhorsignifica precisamente ir além do senso comum a fim de começar a descobrir a razão de ser dos fatos [...] começando de onde as pessoas estão, ir com elas além desses níveis de conhecimento sem transferir o conhecimento (PAULO FREIRE, 2003, p. 159).
Aula 3
	Com a Declaração de Alma-Ata, em 1978, cujo objetivo era traçar a Atenção Primária de Saúde, passa a ser vinculada à resolutividade dos problemas de saúde no país, com o slogan ¿Saúde para todos no ano 2000¿. (OMS, 1978). Além disso, outros movimentos surgiram na década de 80, como a VIII Conferência Nacional de Saúde (1986), a promulgação da Constituição do Brasil em 1988, a criação do SUS e a aprovação da Lei Orgânica da Saúde (1992) influenciando o ensino de Enfermagem. Após amplo debate entre as lideranças de enfermagem, é aprovado em 1994 um novo currículo, fundamentado em quatro eixos temáticos.
		
	
	Fundamentos da Enfermagem; Fundamentos da Bioética; Fundamentos Antropológicos; Assistência de Enfermagem;
	 
	Fundamentos Estatísticos; Fundamentos Antropológicos; Bases biológicas e sociais da Enfermagem; Administração em Enfermagem;
	
	Assistência de Enfermagem; Fundamentos da Bioquímica; Fundamentos Antropológicos; Administração em Enfermagem;
	
	Fundamentos da Saúde; Fundamentos da Bioquímica; Fundamentos Antropológicos; Administração em Enfermagem;
	 
	Fundamentos de Enfermagem; Assistência de Enfermagem; Bases biológicas e sociais da Enfermagem; Administração em Enfermagem.
	
Explicação:
Por ser o enfermeiro, o profissional de saúde com a maior convivência com a pessoa a ser cuidada, precisava estar capacitado para atender a complexidade da demanda apresentada, após a implantação das decisões da referida reunião. 
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O papel do enfermeiro como educador presente em todas as linhas do cuidar , pois de acordo com o código de ética profissional é dever do enfermeiro a qualificação, reciclagens e atualizações frequentes ( Lei 7.498 , 25 de junho 1986- Legislação COFEN)
		
	
	O enfermeiro já esta qualificado de acordo com o título recebido na sua graduação
	
	O enfermeiro não precisa de constantes reciclagens , como um dever profissional
	
	O enfermeiro de educação continuada que deve ter essa função
	 
	O enfermeiro deve se atualizar e qualificar oferecendo treinamento para sua equipe de auxiliares e técnicos de enfermagem
	 
	O enfermeiro já é um educador por excelência, estando facultativo as reciclagens
	
Explicação:
A participação dos enfermeiros é essencial, porque eles mantêm contato direto e permanente com a equipe de enfermagem, o que possibilita perceber a realidade e avaliar suas necessidades.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Está determinado pelo COFEN que, no âmbito da prática educativa, os enfermeiros são responsáveis por:
		
	
	criar normas e rotinas que deverão ser seguidas sem capacitação técnica.
	
	promover ações exclusivas para educar os técnicos de enfermagem que cometeram atos inseguros.
	 
	estimular, promover, criar condições para o aperfeiçoamento técnico, científico e cultural dos profissionais sob a sua supervisão.
	
	obrigar, cobrar, criar normas rígidas para capacitação dos técnicos de enfermagem.
	 
	ordenar, supervisionar os auxiliares de enfermagem a executarem suas tarefas.
	
Explicação:
No que se refere às atividades de educação continuada desenvolvidas pelos enfermeiros, as mais citadas foram as palestras, treinamentos em grupos e individuais, curso para atualizações e demonstrações de técnicas, evidenciado assim, que são desenvolvidas atividades significativas na instituição pesquisada, enfatizando para a qualidade da assistência prestada pela equipe de enfermagem. Esse processo de educação do funcionário no local de trabalho propicia conhecimentos e capacita o trabalhador para uma execução adequada preparando-o para futuras oportunidades no desenvolver de sua carreira. 
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Os usuários da Unidade Básica de Saúde de Linha Rosa chegam às 5 horas para serem atendidos pelo médico a partir das 8 horas da manhã. Formam uma fila em frente ao posto e quem chega primeiro tem mais chance de ser consultado. Os graduandos em enfermagem da Faculdade Nightingale, em estágio curricular na Linha Rosa, questionaram a organização do atendimento e sugeriram à equipe de saúde da Unidade que aplicasse os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH). Como tais princípios eram desconhecidos, a gerente da Unidade solicitou aos graduandos que orientassem à equipe na implantação do PNH. Usando os princípios da educação permanente, as ações educativas a serem desenvolvidas devem priorizar a:
		
	 
	transmissão vertical do conhecimento por meio de aulas expositivas sobre os princípios básicos da PNH.
	 
	aprendizagem significativa, tendo em vista o conhecimento prévio dos trabalhadores da Linha Rosa referente à organização do serviço.
	
	explanação por especialistas que sintetize o conteúdo do PNH aos trabalhadores da Linha Rosa, agilizando o processo de implantação.
	
	participação de integrantes de serviços humanizados, possibilitando a reprodução dessa experiência na Linha Rosa.
	
	memorização dos princípios básicos da PNH para posterior implantação pelos trabalhadores da Linha Rosa.
	
Explicação:
As diretrizes curriculares para a formação dos profissionais de saúde e em especial os de enfermagem apontam a educação permanente como requisito para o exercício da prática profissional comprometida com as reais necessidades de saúde da população. (BRASIL,2001).
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	MEJIA apud DAVINI (1995) define como o conjunto de experiências posteriores à formação inicial que permitem ao trabalhador manter, aumentar e melhorar sua competência para que esta seja pertinente ao desenvolvimento de suas responsabilidades como sendo uma educação:
		
	
	paralela
	
	comportamental
	
	replicada
	 
	continuada
	 
	lúdica
	
Explicação:
é a educação continuada que permite ao profissional, o acompanhamento das mudanças que ocorrem na profissão, visando mantê-lo atualizado aceitar essas mudanças e aplicá-las no seu trabalho.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A relação entre educação e trabalho foi tratada no início dos anos 1970 sob a perspectiva do desenvolvimento econômico e social. Refletia as ideias que foram amplamente difundidas na década de 1960 através da Teoria:
		
	
	estruturalista.
	 
	de Tomada de Decisão.
	 
	do Capital Humano.
	
	contingencial.
	
	funcional.
	
Explicação:
Quanto aos programas de Educação em Serviço, nâo basta que eles existam se não estiverem embasados num diagnóstico da situação, se não houver, de forma contínua e sistemática, a avaliação dos resultados, como preconizou Myrtle Aydelote, da Universidade de Loria, em 1949.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Uma metodologia de ensino feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e que leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm trata-se de uma educação:
		
	
	continuada
	
	comportamental
	 
	permanente
	
	tecnicista
	 
	tradicional
	
Explicação:
As diretrizes curriculares para a formação dos profi ssionais de saúde e em especial os de enfermagem apontam a educação permanente como requisito para o exercício da práti ca profi ssional comprometi da com as reais necessidades de saúde da população. (BRASIL, 2001)
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A educação continuada tem a finalidade precípua de promover o crescimento pessoal e profissional. Entre suas atribuições, pode-se citar: (CPS-FAEPU/2010)
		
	
	Discutir em grupo as experiências vividas na instituição ou de umgrupo de especialistas para avaliar o desempenho profissional.
	
	Promover e planejar metas no sentido da prática comunicativa.
	
	Promover a interação dos profissionais no sentido da prática comunicativa.
	 
	Planejar metas congruentes com a política da organização e propor soluções para os problemas encontrados.
	 
	Participar dos processos de mudança da organização, compreendendo o processo de trabalho.
	
Explicação:
Nos serviços de saúde, os processos educativos visam ao desenvolvimento dos profissionais por uma série de atividades genericamente denominadas de capacitações, treinamentos e cursos emergenciais ou pontuais, estruturados e contínuos.
Aula 4
	Segundo o Ministério da Saúde (2009) o processo educativo de construção do conhecimento em saúde visa envolver trés atores que são:
		
	 
	profissionais, gestores e população
	
	postos de saúde, clinicas conveniadas e hospitais
	
	municípios, estados e união
	
	pacientes, enfermeiros e médicos
	
	alunos, professores e diretores
	
Explicação:
Um número razoavelmente significativo de dirigentes acredita que o aprimoramento dos trabalhadores implica necessariamente na melhoria dos níveis de saúde.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma concepção de educação em saúde onde a determinação do processo saúde é reduzido a dimensão individual, ignorando a influência dos fatores econômicos e sociais nas condições de vida, trabalho e saúde dos indivíduos trata-se de uma visão:
		
	
	popular
	 
	multidisciplinar
	
	participativa
	 
	biologicista
	
	humanizada
	
Explicação:
Integrar ações preventivas, promocionais e assistenciais; integrar profissionais em equipes interdisciplinar e multiprofissional para uma compreensão mais abrangente dos problemas de saúde e intervenções mais efetivas; integrar partes de um organismo vivo, dilacerado e objetivizado pelo olhar reducionista da biomedicina.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Instruções: Considere o caso para responder às questões ... Alice tem 28 anos e chegou ao Pronto Socorro com seu filho Mateus de um ano e três meses, com história de duas internações hospitalares por pneumonia. A criança freqüenta uma creche municipal e há dois dias apresenta diarréia, febre intermitente, bradipnéia, vômito e perda de peso. Foi encaminhada pela Unidade Básica de Saúde com tratamento do Plano C para desidratação, já tendo recebido uma dose de antitérmico e recebendo soro de re-hidratação oral 15 mL/kg/hora por sonda nasogástrica. Após alguns exames clínicos e laboratoriais, Alice foi informada de que Mateus está com tuberculose pulmonar. Ao ser esclarecida de que o diagnóstico havia sido confirmado pela identificação do Bacilo de Kock no lavado gástrico, Alice mostrou-se convencida de que Mateus contraiu tuberculose há uma semana, através do leite materno de uma conhecida que o amamentou uma única vez. Alice foi orientada sobre a fisiopatologia, o tratamento e a prevenção da doença de Mateus. QUESTÃO Considerando o pensamento do educador Paulo Freire, essa ação educativa teve qual abordagem e objetivo?
		
	
	Dialógica, com a transformação dos saberes existentes, ajudando Alice a compreender por si mesma o modo de transmissão da tuberculose.
	 
	Biologicista, com informações a respeito do modo de transmissão da doença para corrigir a convicção de Alice em relação ao meio pelo qual Mateus foi infectado.
	
	Construtivista, com a demonstração à Alice de seu desconhecimento e a este atribuindo como uma das causas do adoecimento de Mateus, visando ao aprimoramento de sua conduta.
	 
	Higienista, com a instituição de medidas de precaução para interromper a cadeia de transmissão da doença na família e na comunidade.
	
	Paternalista, com a inclusão de Alice num programa de apoio econômico, garantindo seus direitos e a construção de sua cidadania.
	
Explicação:
A educação está presente a todo o momento na vida do ser humano. Ela prevê interação entre as pessoas envolvidas dentro do contexto educativo e destas com o mundo que as cerca, visando a modificação de ambas as partes. 
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Educação popular em Saúde esteve entre os movimentos que buscavam romper com:
		
	
	a desvalorização das ações educativas em saúde.
	
	o privilégio das ações educativas em saúde para os ricos.
	
	a negligência dos educadores que realizam estas práticas educativas em saúde.
	 
	o autoritarismo das ações educativas em Saúde.
	 
	o Estado que apenas visava lucro com as ações educativas em saúde.
	
Explicação:
Esse movimento procura resgatar a educação empirica realizada de geração a geração, estabelecendo e implantando cientificidade as práticas de saúde.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Profissionais de Saúde e representantes do movimento popular criaram, em 1998, a Rede:
		
	
	Viva de Educação em Saúde.
	 
	Estadual de Educação Popular em Saúde.
	
	Nacional de Práticas de Educação Profissional em Saúde.
	 
	Nacional de Educação Popular em Saúde.
	
	Municipal de Educação Popular em Saúde.
	
Explicação:
O enfermeiro precisa estar adaptado para compreender as especificidades da educação popular, transformando em cientifico, 
para implantar em sua prática de saúde.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em um caminho de mais de 40 anos, o Movimento de Educação Popular deu origem a diversos espaços de reflexão, articulação e produção de conhecimento, EXCETO:
		
	
	Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde.
	
	Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde.
	
	Articulação Nacional de Extensão Popular.
	 
	Rede de Estudos sobre Misticismo no Trabalho Escravo e na Educação Indígena.
	 
	Rede de Educação Popular e Saúde.
	
Explicação:
O enfermeiro precisa estar adaptado para compreender as especificidades da educação popular, transformando em cientifico, 
para implantar em sua prática de saúde.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A determinação do processo saúde era reduzida à dimensão individual, ignorando a influência dos fatores econômicos e sociais nas condições de vida, trabalho e saúde dos indivíduos. Acreditava-se que os problemas de saúde eram decorrentes da não adoção de medidas de higiene e que a transmissão de conhecimentos iria garantir mudanças no comportamento e atitudes das pessoas. Essa afirmativa, diz respeito a qual concepções e práticas da Educação em Saúde no Brasil.
		
	 
	Visão biologicista.
	
	Política sanitária.
	
	Marco histórico.
	
	Revolta da vacina.
	
	Educação política sanitária.
	
Explicação:
Diferentes concepções e práticas têm marcado a história da Educação em Saúde no Brasil.
Marco histórico: a maioria dos autores situa o final do século XIX e o início do século XX como o marco histórico para a construção da concepção e sistematização das práticas de Educação e Saúde. Neste período, a Educação em Saúde apoiou-se no campo de conhecimento da Higiene, creditando às medidas higiênicas a capacidade de resolver os problemas de saúde (MOROSINI; FONSECA; PEREIRA, 2014).
Educação sanitária: a educação sanitária toma corpo devido à necessidade de controlar as epidemias de varíola, peste, febre amarela, tuberculose e minimizar os transtornos causados pelas doenças na economia agroexportadora. As práticas educativas eram voltadas para os pobres, e se caracterizavam pelo autoritarismo e pelo viés biologicista.
Visão biologicista: na visão biologicista, a determinação do processo saúde era reduzida à dimensão individual, ignorando a influência dos fatores econômicos e sociais nas condições de vida, trabalho e saúde dos indivíduos. Acreditava-se que os problemas de saúde eram decorrentes da não adoção de medidas de higiene e que a transmissãode conhecimentos iriam garantir mudanças no comportamento e atitudes das pessoas.
Política sanitária: a política e a polícia sanitária orientadas por Oswaldo Cruz são exemplos que ilustram esta concepção. O sanitarista foi designado pelo Presidente para ser o chefe do Departamento de Saúde Pública a fim de colaborar com a reforma do Rio de Janeiro.
Revolta da vacina: a reforma incluía a demolição das favelas e cortiços, expulsão de moradores para a periferia e a criação da Brigada de Mata Mosquitos composta por funcionários e policiais que invadiam as casas. Essas medidas e a aprovação da Campanha de Vacinação Obrigatória contribuíram para o episódio conhecido como a Revolta da Vacina (ALVES, 2005).  Veja exemplo do livro Urupês, de autoria de Monteiro Lobato, publicado em 1918.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O cuidar , no mundo de hoje , é um desafio . O cuidar , no mundo de hoje , é um desafio, portanto educar pra o cuidado também é . Analisando essa afirmativa afirmamos que :
		
	
	A saúde é um bem de a população deve zelar, portanto saúde não tem haver com educação e sim com manutenção e recuperação
	
	A educação e a Saúde são condições independentes , pois educação refere se a formalidade e saúde à tratamentos
	
	A saúde e educação são áreas no Brasil , ainda com muitas carências , portanto , nesse momento não é viável estimular ou implantar o processo de educação em saúde
	 
	A educação é o bem maior do ser humano, portanto um país sem educação formal, está fadado a ser um país com deficiências em saúde , devendo ao Governo estabelecer estratégias para melhorar esse perfil
	 
	A educação em saúde é possível quando se concretiza a renovação, mudanças de postura e capacitação profissional
	
Explicação:
Torna-se necessário compreender o outro e suas próprias limitações, para que seja possível realizar um cuidado ético.
Aula 5
	Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1996, toda escola precisa elaborar um documento que servirá como guia para orientar sua prática escolar. Nele estão registradas as intenções, propósitos e decisões assumidas pelos gestores, docentes, discentes e comunidade em prol de um ideal de formação para quem ali estuda. Esse documento é:
		
	 
	Projeto Político Pedagógico
	
	Declaração de Direitos Educacionais
	
	Plano de Aula
	
	Declaração de Direitos e Deveres do Aluno
	 
	Plano Nacional de Educação
	
Explicação:
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para Padilha apud Baffi (2002), o planejamento é compreendido como um [...] processo de busca de equilíbrio ente meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. Com isso, todo planejamento requer: conhecimento da realidade, definição de objetivos, determinação de métodos e objetivos bem como:
		
	 
	prever e prover material de ensino
	
	fundo de capital para implementação
	 
	definição de critérios e métodos de avaliação
	
	apoio financeiro de parcerias com empresas privadas
	
	um líder especialista em planejamento
	
Explicação:
o método de avaliação, será escolhido de acordo com a necessidade apresentada.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O Planejamento Educativo implica em algumas ações , dentre essas poderemos citar algumas como :
		
	
	Definição e seleção do docente e recursos financeiros
	
	Definição e seleção de recursos audiovisual e humanos
	
	Seleção e classificação de público alvo e qualificação do docente
	 
	Definição e seleção de objetivos gerais , específicos e de recursos materiais e humanos
	 
	Seleção e elaboração do conteúdo a ser apresentado e recursos financeiros
	
Explicação:
Rodo planejamento precisa ser estabelecido pelo diagnóstico situacional do contexto, para que o çplano de açõa seja específico.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O enfermeiro ao atender uma paciente no puerpério , portadora do vírus HIV , fez orientações para que não amamente seu filho recém nascido , devido a possibilidade de contaminação vertical , através do aleitamento materno do vírus HIV. Na sua avaliação a conduta como educador está :
		
	
	Errado , o enfermeiro deve de imediato separar a mãe do RN.
	
	Errada , o enfermeiro deve de imediato solicitar mamadeira para o RN, enfaixar as mamas da mãe e informa la do crime se insistir na amamentação.
	
	Certo, o enfermeiro informou para a mãe sobre a sua contaminação pelo vírus HIV , mas não pode impedir dentro do ambiente hospitalar que a mãe amamente na presença da equipe de saúde.
	 
	Certo , o enfermeiro informou para a mãe o risco de contaminação vertical do RN , pelo vírus HIV caso ocorra a amamentação.
	 
	Errada , o enfermeiro deve proibir a amamentação do RN pela mãe, pois a possibilidade de contaminação é veridica
	
Explicação:
Nesse momento, o enfermeiro praticou ação de educação em saúde.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quando traçamos um Planejamento de Ações , acreditamos estar favorecendo a otimização dos atos e o sucesso do objetivo definido como meta , portanto entendemos que Planejar é tomar decisões a despeito de :
		
	 
	Quanto custa , Aonde , Para o que , Com quem Fazer
	
	Quando , De onde , Para quem , Porque Fazer
	 
	Do que , Como , Quando, Com o que e Com quem Fazer.
	
	Para quem , Com quem e De quem poderemos Fazer
	
	Quanto custa , Para quem , De onde , Quando Fazer
	
Explicação:
Todo planejamento terá uma meta a ser alcançada e quando se chega nessa meta, torna-se necessário elevar para continuar no caminho da qualidade a excelência do atendimento em saúde.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Uma das fases do Planejamento Educativo é o momento em que se busca reunir dados sobre as possibilidades para compreender e sistematizar os problemas e necessidades de um determinado indivíduo ou grupo em seu contexto sócio-econômico e cultural. Essa fase pode ser definida pela:
		
	
	escolha do processo de avaliação
	 
	construção da sondagem diagnóstica
	
	delimitação dos conteúdos relevantes
	
	escolha dos procedimentos, métodos e técnicas de ensino
	 
	definição dos objetivos gerais e específicos
	
Explicação:
O resultado dessa sondagem, irá determinar os planos a serem traçados para o planejamento em saúde.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Uma das etapas do Planejamento Educativo é a construção dos objetivos que expressarão a ação pretendida. Esses objetivos são fundamentais para seleção de outras etapas do planejamento e podem ser classificados como:
		
	 
	científicos e empíricos
	
	primários e secundários
	
	absolutos e parciais
	
	iniciais e finais
	 
	gerais e específicos
	
Explicação:
Todo e qualquer plano de ação, precisa estabelecer antes os objetivos a serem traçados, para que não se perca o foco da ação.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As Fases do Planejamento em Ensino incluem os seguintes objetivos e fases :Sondagem diagnóstico, Criação dos objetivos, Seleção dos conteúdos e Objetivos , portanto marque a alternativa que confere esses objetivos respectivamente:
		
	
	Escolha de caso, metas , iniciativas, etapas
	 
	Foco, metas atingidas, programação, determinação
	
	Pesquisa, motivação, crenças , fatos
	 
	Possibilidades, ações pretendidas , saberes, metas atingidas
	
	Critérios, empreendedorismo, discussões, objetivos
	
Explicação:Qualquer ação em saúde, precisa de planejamento e sistematização. 
Aula 6
	De um modo geral, o planejamento da aula ou de um curso deve ser considerado um processo. E, segundo Menegolla; Sant Anna (1991), para descrever as etapas do planejamento de uma aula ou curso, devemos seguir qual etapa do fluxograma?
		
	 
	Sondagem/diagnóstica; objetivos; seleção dos procedimentos metodológicos; planejamento e elaboração do plano; execução do plano de aula.
	
	Seleção dos procedimentos metodológicos; planejamento e elaboração do plano; execução do plano de aula; sondagem/diagnóstica; objetivos.
	
	Execução do plano de aula; sondagem/diagnóstica; objetivos; seleção dos procedimentos metodológicos; planejamento e elaboração do plano.
	
	Sondagem/diagnóstica; objetivos; planejamento e elaboração do plano; execução do plano de aula.
	
	Sondagem/diagnóstica; objetivos; seleção dos procedimentos metodológicos; esclarecimentos; aprovação do corpo docente.
	
Explicação:
É importante destacar que o plano é um tipo de planejamento que busca a previsão mais global para as atividades de uma determinada disciplina durante o período do curso (período letivo ou semestral) e que pode sofrer mudanças ao longo do período letivo por diversos fatores internos e externos.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No planejamento de uma atividade educativa o educador seleciona o conteúdo, os métodos e materiais. Antes disso o educador deve decidir o que esperar do processo ensino aprendizagem, que conhecimentos, que habilidades ou comportamentos o educando deve manifestar. Como se chama essa fase do plano educativo que expressa o propósito da ação educativa?
		
	 
	Planejamento educacional
	
	Planejamento
	 
	Objetivos
	
	Sondagem diagnóstica
	
	Avaliação
	
Explicação:
O conceito de ¿objetos de aprendizagem¿ surgiu no final dos anos 1990, mas sua utilização continua significativa com a expansão da educação a distância e o avanço dos recursos tecnológicos.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sondagem e Diagnóstico , é uma ferramenta que o enfermeiro pode utilizar para conhecer a realidade e coletar dados para identificar necessidades ou problemas . Marque a resposta que faz parte dessa ferramenta .
		
	 
	Os dados não são coletados para que se realize diagnóstico de enfermagem , apenas o planejamento é o necessário
	
	Os dados são coletados com a entrevista do paciente e familiares
	
	Os dados podem ser coletados de fontes secundárias: histórico de enfermagem, banco de dados, prontuário do paciente
	 
	Os dados podem ser coletados de fontes secundárias: boletins epidemiológicos, relatórios, fichas, prontuários, artigos científicos, atas.
	
	Os dados podem ser coletados de fontes secundárias: anotações de enfermagem , caderneta de vacinação , anamnese
	
Explicação:
A  correta observação irá influenciar nas ações específicas a serem realizadas.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Toda ação educativa constrói-se por um processo científico onde haja definição dos objetivos, a distribuição adequada do conteúdo e do tempo da ação, a escolha das atividades que serão realizadas, dos métodos e recursos de ensino bem como a avaliação de todo processo. Como é chamado esse tipo de processo:
		
	
	Execução.
	
	Desenvolvimento.
	 
	Planejamento.
	
	Construção.
	
	Manutenção.
	
Explicação:
Segundo Libâneo (1994, p. 222) o planejamento trata-se de ¿um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social¿.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Bloom e outros autores desenvolveram um sistema que categoriza os objetivos educacionais. Este sistema ou taxonomia foi amplamente aceito para avaliar a aprendizagem, e divide-se em três domínios:
		
	
	Psicomotor, Intelectual e Afetivo
	
	Familiar, Social e Econômico
	
	Afetivo, Familiar e Social
	
	Intelectual , Afetivo e Neurológico
	 
	Cognitivo , Afetivo, Psicomotor
	
Explicação:
 A classificação proposta por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios:
Cognitivo, abrangendo o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades intelectuais;
Afetivo, abrangendo a forma como se lida com os problemas emocionalmente, como: sentimentos, valores, entusiasmo, motivação e atitudes.
Psicomotor, abrangendo as habilidades motoras em termos de velocidade, precisão, distância, procedimentos ou técnicas de execução.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A ação de planejar não se reduz a preenchimento de formulários para controle administrativo. É uma atividade consciente de previsão das ações, em nosso caso, das ações educativas. Em relação a aula 4, o Plano de Ensino e de Aula devem apresentar obrigatoriamente, quais itens relativos às atividades:
		
	
	Plano de ação; cronograma de atividades; experiências de aprendizagem; Avaliação
	
	Plano de ação; cronograma de atividades; experiências de aprendizagem; Avaliação; bibliografia básica.
	
	Experiências de aprendizagem; critérios de avaliação; bibliografia básica; plano de ação.
	 
	Metodologia; cronograma de atividades; experiências de aprendizagem; critérios de avaliação; bibliografia básica.
	 
	Objetivos; conteúdo programático; metodologia; cronograma de atividades; experiências de aprendizagem; critérios de avaliação; bibliografia básica.
	
Explicação:
O plano de ensino e aula  referem à descrição específica das atividades que o professor executará em sala de aula durante um período determinado, tendo em vista aprimorar suas ações de ensino e aprendizado.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A sondagem diagnóstica é uma das etapas do planejamento de uma atividade educativa onde deve-se coletar dados que permitam identificar as necessidades ou problemas (diagnóstico) e estabelecer prioridades. È a etapa em que o enfermeiro pode conhecer o perfil socio-ecônomico; cultural; agravos à saúde e outros. Esses dados podem ser coletados de fontes primárias ou secundárias. Qual alternativa abaixo estão descritas apenas fontes secundárias?
		
	
	Questionários, boletins epidemiológicos e atas.
	
	Observação direta, blogues e redes sociais.
	
	Formulários, noticias de jornal e sites oficiais.
	 
	Prontuários, relatórios e artigos científicos.
	 
	Entrevistas, teses e dissertações.
	
Explicação:
Essas ações irão determinar o planejamento do professor. A partir do diagnóstico, o professor irá se nortear, para que seu planejamento esteja de acordo com o nível da turma.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A taxonomia de objetivos educacionais desenvolvida por Bloom e colaboradores classifica lógica e sistematicamente os objetivos comportamentais dividindo-os em três domínios:
		
	 
	cognitivo, afetivo e psicomotor.
	
	Efetivo, conceitual e metacognitivo.
	
	planejamento, projeto e avaliação.
	
	Cognitivo, corporativo e afetivo.
	 
	corporativo, de ensino e psicomotor.
	
Explicação:
Embora todos os três domínios (cognitivo, afetivo e psicomotor) tenham sido amplamente discutidos e divulgados, em momentos diferentes e por pesquisadores diferentes, o domínio cognitivo é o mais conhecido e utilizado.
Aula 7
	Durante a Entrevista de Enfermagem , o Enfermeiro tem a oportunidade diante do cliente de estabelecer alguns vínculos e propostas de atendimento. Dentre essas oportunidades podemos citar :
		
	
	Estabelecer relacionamento profissional e preservar as diferenças, mostrando normas e rotinas.
	
	Apresentar se enquanto lider da equipe e responsável pela saúde do cliente
	
	Apresentar se como um dos colaboradores para a recuperação e promoção da sua saúde , explicando sua rotina de trabalho
	
	Estabelecer uma relaçãointima e afetiva , onde o cliente entenderá que poderá contar com o enfermeiro para atender suas necessidades enquanto estiver no processo de recuperação da saúde
	 
	Estabelecer uma relação terapêutica com o paciente , ouvir sobre seu problemas e inquietações
	
Explicação:
Durante a entrevista, de acordo com a abordagem do enfermeiro, pode ser estabelecido o vínculo de empatia.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O enfermeiro passou a exercer a competência do cuidado no ano de 1925, entretanto, essa competência tornou-se cientificamente fundamentada, apenas no ano de 1986, com a vigência da Lei 7.498/86, regulamentada pelo Decreto 94.406/87 (COFEN). Oque compete privativamente ao enfermeiro nessa lei?
		
	 
	A realização da pré consulta médica e pós consulta médica, na área de saúde pública.
	
	A prática de atividade educativa em saúde.
	
	A prática assistencial do banho no leito.
	 
	A realização da consulta, prescrição e evolução de enfermagem.
	
	A realização de procedimentos técnicos invasivos como punção venosa periférica.
	
Explicação:
Trata-se da função que determina a identificação profissionaal da Enfermagem.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	"(...) atenção prestada ao indivíduo, à família e à comunidade de modo sistemático e contínuo, realizada pelo profissional enfermeiro com a finalidade de promover a saúde mediante o diagnóstico e tratamento precoce." De que se trata esse conceito definido por VANZIN; NERY (2000)?
		
	
	Procedimento invasivo.
	
	Análise sistemática.
	 
	Consulta de enfermagem.
	
	Relatório de ação.
	
	Grupo educativo.
	
Explicação:
A Consulta de Enfermagem estabelece a identidade profissional do Enfermeiro.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A respeito da resolução do COFEN 358/2009, sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), assinale a alternativa correta. (CPS-FAEPU/2010)
		
	
	A SAE é obrigatória nas instituições públicas prestadoras de serviços de saúde e facultativa nas privadas.
	
	Todas as respostas estão corretas.
	 
	O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos e privados, em que ocorre o cuidado de enfermagem.
	 
	Na SAE, nos casos de assistência domiciliar ¿ Home Care, o prontuário deve ficar com o enfermeiro responsável pelo atendimento.
	
	A SAE significa sinônimo de prescrição de enfermagem, independentemente do modelo assistencial praticado no serviço de saúde.
	
Explicação:
O processo caracteriza a cientificidade das ações em enfermagem.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Consulta de Enfermagem, cientificamente fundamentada, encontra-se em plena vigência constitucional, de acordo com a Lei 7.498/86, regulamentada pelo Decreto 94.406/87, onde compete privativamente ao enfermeiro a realização da consulta, prescrição e evolução de enfermagem. Com base nisso, assinale a alternativa que associa corretamente a teoria e o respectivo teórico.
		
	
	Teoria do Auto-Cuidado - Florence Nightingale - 1859;
	
	Teoria Ambientalista de Enfermagem - Dorothea Elizabeth Orem - 1971
	
	Teoria do Cuidado Humano - Hildegard E. Peplau.
	 
	Referencial Teórico do North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) - Jean Watson - 1979;1982
	 
	Teoria das Necessidades Humanas Básicas - Wanda de Aguiar Horta - 1979;
	
Explicação:
Teoria que procura explicar a natureza da enfermagem, seu campo especifico e sua metodologia de trabalho.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	É um instrumento, cientificamente validado, de uso exclusivo do enfermeiro, que viabiliza, através de um termo sistematizado, descrever os problemas dos pacientes relacionados com a assistência de enfermagem.Marque a alternativa correta .
		
	
	Histórico do paciente
	 
	Diagnóstico de Enfermagem
	
	Processo de Implementação
	 
	Planejamento em Enfermagem
	
	Organização dos recursos utilizados
	
Explicação:
Após a consulta de enfermagem e o devido processo de enfermagem, torna-se possível realizar o diagnóstico de enfermagem.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"(...) aplicação do processo de enfermagem; portanto, assistência prestada ao indivíduo aparentemente sadio ou em tratamento ambulatorial" (1978). De que se trata essa definição de Wanda de Aguiar Horta?
		
	
	Escala de atividades.
	 
	Consulta de enfermagem.
	
	Atividade educativa.
	
	Procedimentos invasivos.
	 
	Plano de ação.
	
Explicação:
A Consulta de Enfermagem estabelece a identidade profissional do Enfermeiro.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Enfermeiro necessita conhecer as fases do processo de trabalho da enfermagem, sob o contexto de um referencial teórico, para promover uma assistência de qualidade ao paciente. A sistematização de enfermagem consiste em: (IBFC - Ano: 2013)
		
	
	Histórico de enfermagem e exame físico, evolução de enfermagem, diagnóstico de enfermagem e prescrição de enfermagem.
	
	Diagnóstico de Enfermagem, Exame físico e histórico de enfermagem, prescrição de enfermagem e evolução de enfermagem.
	
	Histórico de enfermagem e exame físico, prescrição de enfermagem, diagnóstico de enfermagem e evolução de enfermagem.
	
	Todas as respostas anteriores estão incorretas.
	 
	Histórico de enfermagem e exame físico, diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem e evolução de enfermagem.
	
Explicação:
Trata-se da metodologia do processo de enfermagem.
Aula 8
	O conceito de caminho para atingir um objetivo referido por Libâneo (2012) diz respeito:
		
	 
	ao método
	
	a religião
	
	a prática
	
	a história
	
	a política
	
Explicação:
O professor, ao dirigir e estimular o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos, utiliza intencionalmente um conjunto de ações, passos, condições externas e procedimentos, a que chamamos de métodos de ensino.(1994)
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
		Para Libâneo ( 2012) o conceito mais simples de método é o de:
		
	 
	" o caminho da nova pedagogia"
	
	" o caminho didático "
	
	" o caminho para o sucesso "
	 
	caminho para atingir um objetivo"
	
	" O caminho do aprendizado "
	
Explicação:
O método científico é o conjunto de passos seguidos por uma ciência para alcançar conhecimentos válidos e seus objetivos.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Edgar Dale (1964) propôs uma classificação de onze formas de apresentar o conteúdo educacional a um aluno, e a demostrou sob a forma de um diagrama conhecido como Cone da Aprendizagem. Considerando a classificação de Dale vários métodos de ensino podem promover maior efetividade no processo ensino-aprendizagem, EXCETO?
		
	 
	Aula expositiva.
	
	Dramatização.
	 
	Discussão em grupo.
	
	Demonstração.
	
	Simulação.
	
Explicação:
Método útil para ser utilizado na apresentação de um assunto pouco conhecido ou quando as ideias sobre ele são imprecisas.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A aula expositiva é amplamente utilizada pelos docentes, mesmo que seja muito criticada atualmente. Escolha entre as opções abaixo aquela que está de acordo com as vantagens da aula expositiva:
		
	
	Grande possibilidade do professor atingir igualmente a todos educandos.
	
	Está centrada na figura do aluno.
	 
	Abordagem pouco efetiva para aprendizagem cognitiva.
	
	Eficaz para mobilizar os comportamentos afetivos e psicomotor.
	 
	Meio eficiente e custo efetivo para transmitir um grande volume de informações para um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
	
Explicação:
Para que a aula sejaresolutiva, torna-se necessário, estabelecer uma pergunta diagnóstica ao final da esposição do conteúdo.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Favor identificar o método de ensino, em que uma experiência artificial é apresentada em uma atividade que reflete as condições da vida real com risco controlado. Com isso, permite que os participantes tomem decisões em um ambiente seguro, podendo avaliar as consequências e a efetividade de suas ações:
		
	
	aula expositiva
	 
	discussão em grupo
	 
	simulação
	
	jogos
	
	demonstração
	
Explicação:
Por tratar-se de método divertido, promove o aprendizado com maior nível de envolvimento e motivação;
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Vários métodos de ensino que podem ser utilizados pelos enfermeiros em ações educativas. Como vantagem da aula expositiva podemos destacar:
		
	
	Pouca possibilidade do professor atingir igualmente a todos os educandos.
	 
	Eficiente para apresentar padrões, ideias principais, resumo de dados e pontos de vista singulares.
	
	Está centrada na figura do professor.
	
	Promove pouco estímulo para a participação dos alunos.
	 
	Ineficaz para mobilizar os comportamentos afetivos e psicomotores.
	
Explicação:
Método útil para ser utilizado na apresentação de um assunto pouco conhecido ou quando as ideias sobre ele são imprecisas.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a aula 8, qual a definição para o método de ensino, aula expositiva:
		
	
	Método em que os alunos e o professor se reúnem para trocar informações, sentimentos e opiniões uns com outros.
	
	Método cujo objetivo é transmitir informações para atender às necessidades de um único indivíduo.
	
	Método de demonstração realizado pelo professor para mostrar para o aprendiz como executar uma técnica.
	
	Método em que os aprendizes, sem ensaiar, interpretam determinados aspectos de uma personagem, conforme acreditam que a mesma agiria em uma situação real.
	 
	Método estruturado em que os docentes transmitem informações de forma oral.
	
Explicação:
Método útil para ser utilizado na apresentação de um assunto pouco conhecido ou quando as ideias sobre ele são imprecisas.
Aula 9
	De um modo geral, os profissionais reconhecem que pacientes informados são capazes de gerenciar suas necessidades de saúde através da:
		
	
	diminuição das consultas de enfermagem.
	
	dependência dos cuidados de enfermagem.
	
	parceria estabelecida com o médico.
	
	luta pela privatização da saúde.
	 
	mudança de comportamento.
	
Explicação:
A partir da abordagem adequada, será possível movitar reflexão, entendimento e mudança de comportamento.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A elaboração de qualquer material educativo em saúde deve ser seguida de uma avaliação. Este procedimento oportuniza conhecer a qualidade do material quanto compreensão, aceitação da mensagem, adequação cultural, ao estilo, à apresentação, eficácia, apontando para possíveis necessidades de reajustes e modificações. Essa avaliação deve ser feita prioritariamente:
		
	
	pela chefia de enfermagem
	
	pela chefia médica
	
	pela direção da unidade de saúde
	 
	pelo público alvo
	
	pelo centro de estudos
	
Explicação:
De um modo geral, os profissionais reconhecem que pacientes informados são capazes de gerenciar suas necessidades de saúde através da mudança de comportamento.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Cabe destacar que a elaboração do material educativo deve ser seguida de uma avaliação, com a participação do público a que se destina a mensagem. Esse procedimento permite conhecer:
		
	
	a linguagem.
	
	a comunicação escrita.
	 
	a qualidade do material.
	
	utilização do material no programa.
	 
	a apresentação do conteúdo.
	
Explicação:
Esse procedimento permite conhecer a qualidade do material quanto à compreensão, aceitação da mensagem, adequação cultural, ao estilo, à apresentação, eficácia, apontando para possíveis necessidades de reajustes e modificações (Moreira, Nóbrega, Silva, 2003).
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O planejamento e desenvolvimento de materiais educativos para saúde impressos, levam em consideração vários aspectos ligados ao aprendizado da Educação em Saúde, indique dois deles:
		
	
	Perfil econômico da população, interação social.
	
	Tipologia do papel a ser utilizado na elaboração do material, perfil econômico da população.
	
	Patologias hereditárias, patologias atuais.
	 
	Elementos visuais, linguagem.
	
	Interação social, patologias hereditárias.
	
Explicação:
O material educativo é um instrumento utilizado para facilitar a comunicação entre educador e educando. Na educação em saúde, sua finalidade é possibilitar a relação interpessoal entre o profissional e as pessoas implicadas no processo educativo. É um instrumento que faz a mediação entre os conhecimentos produzidos nas diferentes áreas do conhecimento e da prática e aqueles que estão em situação de aprendizagem (Carvalho, 2007).
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Muitos autores recomendam para o planejamento e desenvolvimento de materiais impressos para Educação em Saúde, que se leve em consideração alguns fatores, indique dois deles:
		
	
	Perfil econômico da população, interação social.
	
	Patologias hereditárias, patologias atuais.
	 
	Interação social, patologias hereditárias.
	
	Tipologia do papel a ser utilizado na elaboração do material, perfil econômico da população.
	 
	Linguagem, interação.
	
Explicação:
O material educativo é um instrumento utilizado para facilitar a comunicação entre educador e educando. Na educação em saúde, sua finalidade é possibilitar a relação interpessoal entre o profissional e as pessoas implicadas no processo educativo. É um instrumento que faz a mediação entre os conhecimentos produzidos nas diferentes áreas do conhecimento e da prática e aqueles que estão em situação de aprendizagem (Carvalho, 2007).
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com relação a utilização de elementos visuais (fotos, desenhos, diagramas, símbolos) no material educativo impresso, é correto afirmar que:
		
	
	A utilização de cores fortes é recomendada pois despertam o interesse das pessoas.
	
	Deve-se utilizar caricaturas para ilustrar partes do corpo ou itens relacionados a saúde.
	
	É recomendado sempre utilizar ilustrações no material educativo impresso, mesmo que seja apenas com a finalidade decorativa.
	 
	É adequado utilizar imagens e símbolos reconhecidos pelo público, que permitam as pessoas se identificarem com a mensagem.
	 
	Recomenda-se evitar ilustrar a ação ou o comportamento esperado, ao invés daquele que deve ser evitado.
	
Explicação:
Sua utilização na área da saúde pode ter como referência os resultados positivos que tais materiais produzem no âmbito escolar, potencializados pela interação dialógica entre professores e alunos.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O Enfermeiro ao aplicar o seu material educativo na comunidade a qual desenvolveu treinamento , tem como critério para avaliação da aplicabilidade de seu material o seguintes itens ( Dieguez , 2014):
		
	
	Caracteristica do material , concepção educativa, comunicação passiva
	 
	Comunicação bilateral, postura do treinador, qualidade gráfica do material
	 
	Atitude Comunicativa, Houve diálogo, Escutou o público
	
	Apresentação comunicativa, local para o treinamento, perfil cultural da platéia
	
	Conunicação unidirecional, diálogo, apresentação do conteúdo impresso
	
Explicação:
Precisa estabelecer esses critérios por meio de perguntasdiagnósticas sobre o material apresentado.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	É um instrumento utilizado na educação para facilitar a comunicação entre educador e educando. Na educação em saúde, sua finalidade é possibilitar a relação interpessoal entre o profissional e as pessoas implicadas no processo educativo. Trata se do:
		
	
	critério de avaliação
	
	objetivo traçado
	 
	material educativo
	
	livro de ordens e ocorrências
	
	plano de aula
	
Explicação:
Tanto os programas educativos de promoção da saúde como aqueles voltados para situações clínicas no ambiente hospitalar têm lançado mão da produção de material impresso, com o propósito de orientar pacientes e a população em geral com relação aos cuidados com a saúde.
Aula 10
	Os objetivos são fundamentais para seleção dos demais elementos que constituem o planejamento educativo: conteúdo, procedimentos metodológicos, recursos e o processo de avaliação. Eles são divididos em:
		
	 
	gerais e específicos
	
	adquiridos e compreendidos
	
	primários e secundários
	 
	iniciais e terminais
	
	individuais e coletivos
	
Explicação:
O professor deverá sistematizar seu planejamento do mais complexo para o mais específico, acompanhando o processo de ensino e aprendizagem.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Avaliar o comportamento do aprendiz e do professor, além da interação entre eles, a resposta do primeiro a materiais e métodos de ensino e as características do ambiente de aprendizagem, refere-se a:
		
	
	avaliação diagnóstica.
	
	avaliação tradicional.
	 
	avaliação formativa.
	
	avaliação somativa.
	
	avaliação cognitiva.
	
Explicação:
O objetivo da avaliação formativa ou de processo é determinar o grau de domínio de uma habilidade ou conhecimento pelo aluno e identificar a parte do conhecimento que ainda não foi apropriada por ele, possibilitando a reorientação do plano de ensino se necessário.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os principais componentes de um plano de avaliação são, EXCETO:
		
	
	critérios e padrões de julgamento.
	 
	didática e metodologia da pesquisa.
	 
	procedimentos de coleta de dados.
	
	análise dos resultados.
	
	técnicas, instrumentos de medida e avaliação.
	
Explicação:
Para acalçar o objetivo, torna-se necessário percorrer etapas: o propósito, os critérios e padrões de julgamento, as técnicas e os instrumentos de medida e avaliação, os procedimentos de coleta de dados e análise dos resultados (Provenzano; Moulin, 2000).
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Na década de 1970, alguns autores americanos publicaram um manual sobre o que já tinha sido produzido sobre avaliação da aprendizagem, sendo identificados e classificados três tipos de avaliação da aprendizagem:
		
	
	tradicional, tecnicista e somativa.
	
	diagnóstica, tecnicista e formativa.
	 
	cognitiva, tradicional e tecnicista.
	 
	diagnóstica, formativa e somativa.
	
	cognitiva, diagnóstica e formativa.
	
Explicação:
Esta abordagem surge da insatisfação com os modelos tecnicistas e quantitativos de se fazer avaliação, pois os mesmos não forneciam a informação necessária sobre o que era ensinado e sobre o que os alunos tinham aprendido.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os elementos que não podem faltar na estrutura de um plano educativo são os objetivos, conteúdo programático, procedimentos metodológicos, recursos a serem utilizados e:
		
	
	tempo
	
	custos
	 
	metas
	 
	avaliação
	
	execução
	
Explicação:
Em relação a pedagogia, a avaliação é um processo sistematizado de registro e análise dos resultados alcançados em relação ao conteúdo ministrado  previamente.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o modelo tecnicista a avaliação deveria ser:
		
	
	de acordo com várias perspectivas filosófica, sociológica, política, psicológicas e pedagógicas.
	
	na forma de exames nas escolas, avaliando de fato a aprendizagem.
	
	verificada também nas práticas nacionais de avaliação como ENADE.
	 
	essencialmente técnica e com a finalidade de verificar, medir e quantificar resultados.
	
	para classificar o desempenho do aluno através da quantificação dos resultados.
	
Explicação:
Esta concepção de avaliação teve sua origem nos Estados Unidos no início do século XX.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quando a avaliação é compreendida como parte do processo de ensino aprendizagem, do planejamento em todas suas etapas, e não tem como objetivo atribuir pontuação e classificar o aluno, é correto afirmar que ela é :
		
	
	Somativa
	
	Diagnóstica
	
	Tradicional
	 
	Formativa
	
	Informativa
	
Explicação:
Esta abordagem surge da insatisfação com os modelos tecnicistas e quantitativos de se fazer avaliação, pois os mesmos não forneciam a informação necessária sobre o que era ensinado e sobre o que os alunos tinham aprendido.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Indique a tendência pedagógica, cuja avaliação sob a forma de exames ainda está presente nas escolas, mas não avalia de fato a aprendizagem, e sim aquilo que o aluno é capaz de apresentar naquele dado instante do exame.
		
	
	Avaliação para qualificar
	
	Avaliação classificatória e qualitativa
	 
	Avaliação no modelo tradicional, examinar para avaliar
	
	Avaliação no modelo tecnicista
	
	Avaliação como instrumento para classificar
	
Explicação:
Tem como propósito selecionar e excluir aqueles que não alcançam as metas estabelecidas.

Continue navegando