Buscar

Avaliando o Aprendizado Ambiental

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201407279928)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Diante da afirmativa de que o estudo do meio ambiente é interdisciplinar, assinale a alternativa correta.
		
	
	O estudo do meio ambiente é interdisciplinar porque está disposto na lei da Política Nacional do Meio Ambiente.
	
	O estudo do meio ambiente por ser interdisciplinar não coexite com outros ramos do saber.
	
	O estudo do meio ambiente é interdisciplinar por se tratar de Direito privado disponível.
	 
	O estudo do meio ambiente é interdisciplinar uma vez que o meio ambiente é estudado por diversos ramos do saber como a Sociologia, Antropologia, Biologia, Engenharia Florestal, Geografia, dentre outros.
	
	O estudo do meio ambiente é interdisciplinar por se tratar de Direito de primeira geração.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407753081)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(TJ PA 2009 ¿ Juiz de Direito ¿ FGV in AMADO, Frederico. Direito Ambiental esquematizado. São Paulo: Gen, 2015, p. 12) A Constituição Federal/88 assevera que →dostêmdirei→aomeioambienteecologicamenteequilibrado,bemdeusocoμmdopovoeessencialàsadiaqualidadedevida¿.Aesserespei→,écorre→∈ferirqueaconcepçãoconstitucionalsobreomeioambienteé:
		
	
	Panteísta.
	
	Pragmática.
	
	Holística.
	
	Criacionista.
	 
	Antropocêntrica.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201407751863)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa Correta, sobre o princípio geral do Direito Ambiental, consolidado na Declaração Rio/92, referendado no Art.225, da CF, ... impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações, na CF, Art. 170, VI, da ordem econômica, e em diversos outros dispositivos previstos em nosso sistema jurídico ambiental
		
	
	princípio da cooperação
	
	princípio da prevenção ou da precaução
	 
	princípio do desenvolvimento sustentável
	
	princípio da responsabilidade ambiental
	
	princípio da prevenção
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407182332)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A expressão "Poder Público" deve ser identificada, como preleciona JOSÉ AFONSO DA SILVA, "todas as entidades territoriais públicas, pois uma das características do Estado Federal, como o nosso, consiste precisamente em distribuir o Poder Público por todas as entidades autônomas que o compõem, para que cada qual o exerça nos limites das competências que lhes foram outorgadas pela Constituição". Indubitavelmente, possui o Poder Público um papel de destaque na proteção ambiental, tendo em vista que a ele incumbe assegurar a efetividade do direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. MARQUE a alternativa CORRETA em relação à atuação do Poder Público, tendo em vista a principiologia do direito ambiental:
		
	
	O Poder Público, às vezes, pode dispor da prevenção ou da precaução do direito ambiental, deixando de exigir, para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente e controle da poluição.
	 
	O princípio do desenvolvimento sustentável é regra que incumbe ao Poder Público e à coletividade o dever de preservar o meio ambiente para as presentes e gerações futuras
	
	O Direito Ambiental adotou o princípio da responsabilização subjetiva ambiental para a reparação dos danos causados ao meio ambiente
	
	O princípio da prevenção ou prudência orienta que as intervenções no meio ambiente devem ser evitadas antes de se ter certeza de que não serão prejudiciais, ao contrário do princípio da precaução, que se aplica a impactos já conhecidos e informa tanto o licenciamento ambiental como os estudos de impacto ambiental.
	
	O princípio do poluidor pagador, previsto na lei 6.938/81, autoriza o ato poluidor mediante pagamento
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201407225847)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa CORRETA em razão dos dispositivos ambientais previstos na Constituição Federal de forma direta ou indireta.
		
	
	A função social da propriedade rural deve atender ao previsto nas unidades de conservação
	 
	As atividades econômicas devem observar o princípio da defesa do meio ambiente.
	
	Os direitos e interesses, de algumas tribos indígenas, estão garantidos constitucionalmente
	
	A Constituição Federal tutela apenas a defesa e a proteção do meio ambiente natural
	
	O meio ambiente cultural não é matéria tutelada constitucionalmente
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201407687629)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(FGV - Exame de Ordem - 2012.4) A Lei Complementar n. 140 de 2011 fixou normas para a cooperação entre os entes da federação nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas ao meio ambiente. Sobre esse tema, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Compete à União aprovar o manejo e a supressão de vegetação, de florestas e formações sucessoras em Áreas de Preservação Ambientais - APAs.
	 
	Compete à União aprovar a liberação de exemplares de espécies exóticas da fauna e da flora em ecossistemas naturais frágeis ou protegidos.
	
	Compete aos Estados e ao Distrito Federal controlar a introdução no País de espécies exóticas potencialmente invasoras que possam ameaçar os ecossistemas, habitats e espécies nativas.
	
	Compete ao Distrito Federal gerir o patrimônio genético, respeitando as atribuições setoriais.
	
	Compete aos Municípios gerir o patrimônio genético e o acesso ao conhecimento tradicional associado, respeitadas as atribuições setoriais.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201407275774)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O parágrafo único do art. 23 da Magna Carta, regulamenta a Lei Complementar 140/2011, que fixa regras de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum através do poder de polícia ambiental. Marque a resposta CORRETA sobre o poder de polícia ambiental em razão das afirmativas abaixo:
I- a fiscalização e o licenciamento, ambos decorrentes do poder de polícia ambiental, são atividades autônomas com metas diferentes, pois, enquanto a fiscalização atua no campo da repressão, o licenciamento atua no campo da prevenção.
II- o poder de polícia ambiental é exercido pelas autoridades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, conforme dispõe a Lei nº 6.938/81, que disciplina a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.
III- o poder de polícia ambiental consiste em um conjunto de intervenções do poder público no sentido de disciplinar a ação de empresários, objetivando prevenir ou reprimir perturbações à ordem pública.
		
	
	somente a afirmativa I está correta
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	somente a afirmativa II está correta
	 
	somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201407613080)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) é correto afirmar:
		
	
	É um sistema criado pelo artigo 225 da pátria Constituição da República Federativa do Brasil que cuida especificamente da proteção e preservação ambiental.
	
	É uma diretriz criada pelo Novo Código Florestal, Lei 12.651/12.
	
	Criado pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é o órgão municipal responsável pela fiscalização do meio ambiente.
	 
	Foi instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938,em 1981.
	
	É um instrumento presente em todosos Estado que tem por objetivo fiscalizar o cumprimento dos objetivos instituídos pela Política Nacional do Meio Ambiente.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201407182328)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. Indique, na ORDEM CORRETA, os procedimentos para que um empreendimento de significativo impacto ambiental possa adquirir o licenciamento ambiental.
		
	 
	Estudo de impacto ambiental, relatório de impacto ambiental, licença ambiental prévia, licença ambiental de instalação, seguido da licença ambiental de operação -
	
	Licença ambiental prévia, licença ambiental de operação, licença ambiental de instalação, seguido do relatório de impacto ambiental
	
	Estudo de impacto ambiental, relatório de impacto ambiental, licença ambiental de operação, licença ambiental de instalação, seguido da licença ambiental de produção
	
	Licença ambiental prévia, licença ambiental de operação, licença ambiental de instalação, seguido do estudo de impacto ambiental e do relatório de impacto ambiental
	
	Licença ambiental prévia, licença ambiental de instalação estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental, seguido da licença ambiental de operação
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201407284662)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A competência para licenciamento ambiental está disciplinada na Resolução nº 237/97 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Deve ser destacado, no que se refere ao licenciamento ambiental no plano federal, que a Lei Complementar nº. 140/2011 praticamente reproduziu o que já havia sido editado pela Resolução CONAMA nº 237/97. Considerando que determinada empresa dedicada à produção de energia elétrica pretende promover o licenciamento ambiental de empreendimento e atividade que envolva a utilização de material radioativo, para produção de energia nuclear, em um determinado município localizado no Estado da Bahia, indique a correta competência para apreciar o pedido de licenciamento:
		
	
	Ao Estado da Bahia, por meio do órgão estadual de licenciamento ambiental, mediante parecer do IBAMA, pois a competência ambiental é concorrente.
	 
	À União, por intermédio do IBAMA, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência é exclusiva da União.
	
	A competência é exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
	
	Ao município, por meio de seu órgão local de licenciamento ambiental, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência ambiental é exclusiva do município em que o empreendimento for localizado.
	
	Aos órgãos municipal, estadual e federal, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência ambiental é comum.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando