Buscar

AVS AMBIENTAL

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407747426)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1972 a ONU realizou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo - em que pela primeira vez, o meio ambiente se constitui em tema principal de governos de 113 países. Sendo Assim, assinale abaixo o país que sediou tal Conferência:
		
	
	Argentina
	
	Itália
	 
	Suécia
	
	Brasil
	
	França
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407751861)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Complete a frase com a resposta correta: Nossos estudos apontam para a autonomia do Direito Ambiental:
		
	 
	por ser um ramo do Direito de natureza interdisciplinar, por se relacionar com todos os ramos clássicos do Direito.
	
	por ser um ramo do Direito que independe de métodos próprios de pesquisa ou de sistematização nem princípios ou instrumentos específicos.
	
	por ser um novo ramo do Direito em constante interação com outros ramos do Direito, como o Direito Econômico Ambiental, o Direito Penal Ambiental.
	
	por ser um direcionamento no sentido ambientalista para outros ramos da Ciência Jurídica com que o Direito Ambiental se relaciona.
	 
	por ser um ramo do Direito com um regime jurídico próprio, com objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos dotados de características e peculiaridades novas e incomuns.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407225839)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa CORRETA conforme o disposto na Constituição Federal de 1988, Art. 225.
		
	 
	O meio ambiente é definido, constitucionalmente, como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas
	
	A CF expressa o dever de defender e preservar o meio ambiente notadamente para as presentes gerações
	
	O meio ambiente, tem que estar ecologicamente equilibrado para ser considerado como um direito fundamental de todos.
	 
	O dever de defender e preservar para as presentes e futuras gerações é imposto, pela CF, à coletividade e ao Poder Público.
	
	A Constituição Federal de 1988 eleva o meio ambiente à categoria de direito ambiental exclusivo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407754251)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Indique a opção que contenha os exatos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente nos termos previstos no caput do artigo 2º da Lei nº 6.938/81:
		
	 
	Recuperação das áreas urbanas degradadas, recuperação da qualidade ambiental dos rios, lagos e outros corpos d'água, com obras de tratamento do esgoto, visando assegurar boas condições sanitárias e dignidade da vida humana.
	 
	Preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
	
	Reversão às características originais do solo, vegetação, relevo e regime hídrico a esta altura parecem incabíveis, diante do interesse social, em áreas urbanas consolidadas e ocupadas por população de baixa renda.
	
	Recuperação das áreas degradadas, recuperação da qualidade ambiental das bahias e mangues, visando assegurar condições ao desenvolvimento das atividades extrativistas e pesqueiras das comunidades agropastoris e de pescadores.
	
	Recuperação das áreas antrópicas, submetidas à transformação que exerce o ser humano sobre o meio ambiente.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407217688)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ministério Público Federal do Pará questiona na Justiça o empreendimento da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. O órgão move diversos processos contra a instalação da usina. Os principais argumentos são o desrespeito aos povos indígenas, os impactos ambientais e a questão financeira que envolve a usina de Belo Monte. Marque a alternativa CORRETA em relação ao EIA_RIMA:
		
	 
	O licenciamento ambiental está condiconado à realização de estudo prévio de impacto ambiental. Ante a irreversibilidade dos danos ao meio ambiente não podem ser afastados os princípios da prevenção e da precaução.
	
	Deve ser dada publicidade aos Estudos de Impacto Ambiental e permitida a participação em sua elaboração pelos técnicos da coletividade local.
	 
	O EIA contribui para informar de maneira completa e exaustiva acerca de todos os desdobramentos de determinado projeto, permitindo que as organizações não governamentais possam tomar mais corretamente posição em relação a ele, de forma a eliminar a influência das elites científicas sobre a mídia.
	
	A exigência ou não de EIA decorre sempre da discricionaridade do administrador, que deve verificar, em cada caso, o grau de ofensividade ambiental do empreendimento proposto e determinar, se necessária, a formulação do EIA/RIMA, independentemente das atividades exigíveis pela Resolução CONAMA 001/86, Art.2º.
	
	O estudo de impacto ambiental e o seu relatório são documentos técnicos de caráter sigiloso, de forma a impedir danos às empresas concorrentes da obra pública em estudo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407107243)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	São Unidades de Conservação de Uso Sustentável, todas as alternativas, exceto:
		
	 
	Monumentos Naturais.
	
	Reservas extrativistas.
	
	Reservas Particulares do patrimônio Natural.
	 
	Áreas de proteção ambiental.
	
	Reservas de desenvolvimento sustentável.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407225655)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a resposta correta sobre o instituto do Tombamento:
		
	 
	Por meio do tombamento, o valor cultural do bem é reconhecido e se institui sobre ele um regime especial de proteção, considerando-se a função social do mesmo.
	
	A coisa tombada pode ser móvel ou imóvel, mas somente de propriedade privada.
	
	O objetivo do tombamento é referente apenas à necessidade de conservação do imóvel e nunca de bem móvel.
	
	No tombamento o bem pode ser vendido, comprado ou alugado, mas as modificações físicas podem ser realizadas a critério do interesse do propietário do bem tombado.
	
	O tombamento pode ser nas instâncias municipal, estadual e federal, existindo uma hierarquia entre os três níveis de proteção, pois não possuem natureza suplementar
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407217578)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa CORRETA, em razão do estabelecido pela Política Nacional de Meio Ambiente sobre poluição, poluidor e a responsabilização.
		
	
	O poluidor terá que indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente, por ser considerado responsável por sua ação, mas não necessariamente a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministério Público da União e dos Estados terá legitimidade para propor ação de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente contra o poluidor.
	
	O poluidor, aquele que degrada a qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente, causem poluição prejudicando a saúde, a segurança e o bem-estar da população, é obrigado, dependendo ou não da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade.
	
	O poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental, que lance matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos, será responsabilizado, com culpa ou sem culpa,
	 
	Poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental e obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar danos causados ao meio ambiente em decorrência de sua atividade e a terceirtos afetados.
	
	O poluidor, aqule que causa poluição ambiental,ou seja, a alteração adversa das características do meio ambiente, é responsabilizado por agir dolosamente e, consequentemente, obrigado a reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407783163)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É CORRETO afirmar que o Decreto nº 6.514/08 que regulamenta a Lei Federal 9.605/98 dispõe sobre:
		
	
	infrações e sanções legislativas ao maio ambiente
	 
	infrações e sanções administrativas ao maio ambiente
	
	infrações e sanções penais ao maio ambiente
	
	infrações administrativas ao maio ambiente
	
	infrações e sanções judiciais ao maio ambiente
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407794473)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Inquérito Civil público apresenta três fases: Instauração (de regra, por portaria ou despacho ministerial a acolher o requerimento ou representação); Instrução (coleta de provas: oitiva de testemunhas, juntada de documentos, realização de vistorias, exames e perícias); Aplicação ( aplicação do relatório final para propor a ação civil pública); Conclusão (relatório final, conclusivo, propendendo pelo arquivamento, ou, em caso contrário, a própria propositura da ação, embasada no inquérito). Marque as três fases do Inquérito Civil, na sequência correta:
		
	
	Instauração, Aplicação e Conclusão
	
	Instrução, Instauração e Conclusão
	 
	Instauração, Instrução e Conclusão
	
	Instrução, Instauração e Aplicação
	
	Instauração, Instrução e Aplicação

Continue navegando