Buscar

AULA 2 TIPOS DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

AULA 2 - TIPOS DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
Ao final da aula, você deverá ser capaz de:
Identificar e descrever os principais tipos de consultorias de organização.
Olá! 
Seja bem-vindo à disciplina Consultoria Interna de RH. 
Na aula de hoje falaremos sobre os principais tipos de consultoria existentes. 
Para compreender melhor a abrangência da atividade de consultoria profissional prestada a organizações empresariais, é importante conhecer a classificação das diferentes formas de prestação desse serviço especializado.
Efetivamente a consultoria é uma atividade que se desdobra em diversas modalidades, conforme o nível de abrangência do trabalho oferecido, a natureza do exercício da atividade e o tipo de vínculo com o cliente.
Os tipos ou modalidades de consultoria são os seguintes:
Consultoria organizacional - é a atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais e administrativas de empresas privadas ou entidades estatais. Usualmente é exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração.
Consultoria autônoma - atividade exercida por profissional qualificado que atua de forma independente, ou seja, sem vínculo empregatício com a organização-cliente, para a realização de consultoria em um determinado projeto. Muitos profissionais devidamente credenciados na profissão trabalham como consultores autônomos, dispondo de escritórios próprios ou home offices.
Consultoria associada – praticada por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional, sendo contratados para realizar determinados projetos. Existe uma variação de consultoria associada que é conhecida como consultoria em network, ou rede de consultores autônomos que podem vir a constituir um grupo ad hoc (para esse caso) e realizar em parceria um projeto ou trabalho de consultoria, sob a liderança de um dos profissionais do grupo e devidamente aceito pelo cliente. Uma vez concluído o projeto, o grupo se desfaz, voltando cada um à sua autonomia original.
Consultoria exclusiva – exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring, counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
Consultoria externa – realizada por profissional não integrante do quadro da empresa na qual exerce suas atividades profissionais, atuando sob condição de contrato de prestação de serviço específico ou projeto. Normalmente , as firmas de consultoria, os consultores autônomos ou os que atuam em “network” realizam suas atividades como consultoria ou como consultores externos contratados pelas empresas interessadas.
Consultoria interna – nos últimos anos as empresas têm adotado a figura do consultor interno, que é funcionário do quadro, devidamente qualificado para desempenhar atividades técnicas de consultoria em assuntos que sejam de sua especialidade no contexto da organização. A consultoria interna pode ser exercida por um ou mais profissionais, formando um grupo especializado. Por exemplo, consultoria interna de informática, de assuntos jurídicos ou de recursos humanos. Agindo da mesma forma que um consultor externo, o consultor interno elabora diagnósticos, busca soluções para os problemas, apresenta pareceres, sugere melhorias e atua junto às gerências e chefias como um conselheiro, um facilitador, um solucionador de problemas em assuntos de sua especialidade no âmbito da empresa.
Consultoria Empresarial Cresce em tempo de Crise
Diante da crise econômica mundial atualmente as empresas de consultoria criam oportunidades tanto na geração de empregos como para empresas-clientes. Com a concorrência direta e indireta, produtos sendo inovados e lançados quase que semanalmente, exigências com padronizações de produtos e o mercado cada vez mais igualável faz das empresas terem uma equipe estratégica em praticamente todos os departamentos internos e externos da empresa. A falta de capital humano qualificado para área de interesse e tempo necessário para seleção recrutamento e treinamento demanda tempo e na atual situação, tempo é algo cada vez mais precioso e escasso para empresas em expansão. A Consultoria Empresarial entra como uma solução para as empresas com a visão mais ampla e neutra do assunto com vários clientes atendidos e situações diversas a soluções e problemas/causas.
Quer se tornar consultor? Acesse e saiba como dar seus primeiros passos
O papel do Consultor empresarial é diagnosticar, formular soluções através do seu know-how em metodologias práticas já desenvolvidas anteriormente ou específico para os problemas da empresa contratante, os meios das metodologias variam muito para cada área de atuação como exemplo Marketing e Vendas, Qualidade e Produtividade, Estratégia Empresarial, RH, Finanças e outras mais. Uma simples palavra pode resumir isto, um agente de mudanças para as empresas contratantes. 
Atualmente podemos identificar alguns tipos de Consultoria Empresarial, o que mais se utiliza no Brasil: 
a) Consultoria de pacote
Transfere-se as metodologias e técnicas administrativas para a empresa sem adequação a realidade atual da empresa, utilizada mais em Consultoria em TI (tecnologia da informação). 
b) Consultoria Artesanal 
Usam-se metodologias e técnicas administrativas procurando atender ao caso específico da empresa com experiências abordadas com resultados aplicados em outras empresas pelo consultor externo. 
c) Consultoria Especializada 
Atualmente a mais contratada por atuar diretamente na área do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento mais rápido por um menor custo. 
d) Consultores Associados 
São um conjunto ou grupo de consultores especialistas em determinados assuntos, o que completa toda atividade dos serviços da empresa. 
Não quero aqui dar o significado completo dos tipos de consultoria até mesmo porque existem outros tipos de como Consultoria Total, Total-Integrada, Consultoria Organizacional ou Globalizada. Isto vai muitas vezes do próprio consultor ou empresa de consultoria em dar nomes ou metodologias de trabalho.
A empresa contratante deve ficar sempre atenta na contratação do(s) profissional (is) de Consultoria ou Empresa de Consultoria Empresarial em via de regras seja em pessoa física ou jurídica as observações são as mesmas, veja a seguir: 
-Qual tipo de Consultoria ou serviço especializado pretende contratar.
-Se oferece contrato de risco, esta opção é muito usada e dá maior envolvimento do consultor no processo de inovação com a empresa.
-Conhecimento de metodologias para atuar em sua empresa.
-O contrato menciona-se o tipo de serviço e metas a serem seguidas.
-Missão, Visão e objetivos da empresa de Consultoria Empresarial.
-Conhecer o executivo consultor que realizará o projeto em sua empresa.
-Referências de outros trabalhos realizados como consultor.
-Grau de conhecimento, renovação de conhecimento do consultor, isto é um diferencial hoje, o consultor que está em constante aperfeiçoamento é sempre um agente de mudanças atualmente ser ágil, flexível e ter habilidade para tratar das necessidades de sua empresa é primordial nesta etapa. 
Após isto verifique juntamente com outros empresários, executivos, supervisores de área a real necessidade na contratação de Consultoria Empresarial, ou se a empresa disponibiliza tempo e capital para treinar um profissional. 
A demanda é crescente por gente especializada em várias áreas do conhecimento. É normal vermos anúncios em revistas jornais, agências de empregos de cargos com mais conhecimento específico. Em exemplo prático é o setor de especialistas em softwares e conteúdos móveis segundo a empresa de Recrutamento Michael Page a necessidade é tão grande que os salários para os gestores nessa área estão acima damédia do mercado. 
Poderia citar outras áreas como Agronegócio, Energia renovável, prestação de serviços, mais o que prevê uma alta temperatura de contratação são profissionais nos setores Comerciais e Gestores de Qualidade e Produtividade toda empresa precisa estar bem posicionada no mercado através da sua força de vendas com produtos/serviços mais vender somente não é a questão e a engenharia de custos com a  qualidade podem dar a contribuição ideal neste conjunto com os centros de custos ajustados para seu produto/serviço. 
Devido a estas mudanças de cenários na economia constantemente a contratação de uma Consultoria Empresarial trará em um curto prazo de tempo benefícios.
Quer se tornar consultor? Acesse e saiba como dar seus primeiros passos
O retorno x custo é uma avaliação de suma importância para sua empresa. 
As Consultorias não podem ser vistas como uma despesa somente e sim um investimento na gestão do conhecimento. Muitas vezes uma opinião pode salvar um negócio ou uma venda lucrativa. As experiências de pessoas fora da roda do dia-dia (vícios administrativos) tende a dar outra cara, visão e principalmente metodologias eficazes ao seu negócio. 
Seja nesta época de crise um(a) agente de mudanças, crises, recessos e outros cenários sempre vai existir as vezes nos aparecem sem aviso prévio.

Continue navegando