Buscar

ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM av1 2015

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301339776)
	1a sem.: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
	Pontos:0,5 / 0,5
	De acordo com os Princípios Fundamentais contidos no Código de Ética dos profissionais de enfermagem, presentes na Resolução COFEN 311/2007, o profissional de enfermagem deve 
		
	
	d) participar de ações que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, com uma qualificada assistência partidária.
	
	c) atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância condicional.
	
	b) participar, em algumas situações, da equipe de saúde e das ações que visem a satisfazer às necessidades de saúde da população e às políticas dos planos de saúde.
	
	>>a) exercer suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201301346997)
	1a sem.: CÓDIGO DE ETICA
	Pontos:0,5 / 0,5
	A Lei que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem é, EXCETO:
		
	
	>>a que estabelece que a enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição fora da área onde ocorre o exercício
	
	a lei que define as categorias que pertencem à enfermagem, bem como as atribuições que lhes competem
	
	a que estabelece que a Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.
	
	a de Nº. 7.498, de 25 de junho de 1986
	
	a que estabelece no seu Art.1º, que é livre o exercício da enfermagem em todo território nacional observadas as disposições da Lei
	
	
	3a Questão (Ref.: 201301337513)
	4a sem.: As entidades de classe
	Pontos:0,0 / 0,5
	Assinale a única alternativa correta:
		
	
	O Conselho Federal e os Conselhos Regionais não são órgãos disciplinadores do exercício profissional de enfermeiros e das demais profissões compreendidas nos serviços de enfermagem.
	
	A ABEN luta em defesa da classe, promovendo o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político e por isso, a associação é obrigatória.
	
	>>Os Conselhos (COREN E COFEN) são órgãos disciplinadores da profissão e de associação obrigatória.
	
	ABEN é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. É uma entidade de direito privado, de caráter cultural, científico e político, regida por um estatuto com prazo e vigência indeterminada. Nela se associam individual e obrigatoriamente enfermeiro (os), técnicos de enfermagem e demais profissionais como sócios efetivos, além de estudantes dos cursos de graduação em enfermagem como sócios especiais.
	
	São funções do Sindicato: Representar legalmente a categoria;Defender o interesse da profissão;Lutar pelos direitos sociais e econômicos;Lutar pela valorização da força de trabalho da Enfermagem;Disciplinar e fiscalizar a profissão.
	
	
	4a Questão (Ref.: 201301338658)
	1a sem.: As entidades de classe
	Pontos:0,5 / 0,5
	Zelar, nas Instituições de Saúde Brasileiras, pelo cumprimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem ¿ SAE, normatizada por legislação especifica, é de responsabilidade, em sua respectiva jurisdição, do(a):
		
	
	COFEN
	
	Delegacia Regional do Trabalho
	
	Sindicato de Enfermagem
	
	>>COREN
	
	ABEN
	
	
	5a Questão (Ref.: 201301413764)
	9a sem.: SEGREDO PROFISSIONAL/ENFERMAGEM
	Pontos:1,0 / 1,0
	Em virtude de dizer que em algumas situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro QUANTO A CONDUTA.
		
	
	Quando a não ¿ revelação da informação pode pôr em risco a vida de outra(s) pessoa(s) identificável (eis), o rompimento do segredo profissional não é obrigatório.
	
	A revelação ADEQUADA de um segredo ou inadvertidos comentários em corredores ou enfermarias pode prejudicar a recuperação do paciente, pode trazer intranqüilidade ou desespera-lo, podendo não leva-lo a prática de um suicídio.
	
	>>O núcleo do tipo é revelar, empregado no sentido de contar a uma pessoa o que sabe. Basta que o segredo seja revelado a uma só pessoa, por qualquer meio. Uma carta, um telefonema, numa conversa qualquer. 
	
	Pode revelar o segredo: 2º. Quando o bem comum exige: comércio de tóxico, paciente não portador de doença infecto contagiosa.
	
	O segredo profissional fundamenta-se na confiança, na confidência, na moral, na ética, na beneficência, na autonomia , na veracidade nos aspectos sociais e na justiça.
	
	
	6a Questão (Ref.: 201301413730)
	8a sem.: SEGREDO PROFISSIONAL/ENFERMAGEM
	Pontos:0,0 / 1,0
	Para que se integre a figura do crime, é necessário que a conduta contrária ao dever conduza a um resultado de DANO ou PERIGO. Não haverá dano, seja pessoal, material ou moral. Portanto o profissional enfermeiro deve ser prudente, cuidadoso e conhecedor de sua profissão em seu pleno exercício.Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
		
	
	Pode revelar o segredo: 1º. Quando o dano não o permite, entretanto é prudente avaliar as condições emocionais do paciente e não chamar um colega para testemunhar.
	
	Divulgar em maior número de pessoas ou entidades possíveis apenas aquelas que poderão de fato, colaborar para a solução do problema.
	
	>>Pode revelar o segredo: 4º. Quando o bem do depositário o exige (o bem do próprio profissional de enfermagem): casos que o enfermeiro é ameaçado de chantagem por parte do cliente. OBS: Mesmo nestas situações exige-se uma série de condições que precisam ser observadas, tais como: - Revelar o que for estritamente necessário para a solução do problema. 
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	
	Pode revelar o segredo: 2º. Quando o bem comum exige: comércio de tóxico, paciente não portador de doença infecto contagiosa.
	
	
	7a Questão (Ref.: 201301338643)
	4a sem.: Lei 7498/86
	Pontos:0,0 / 1,0
	O Decreto Lei nº 94.406/87, que regulamenta a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, determina, entre outras atribuições, como atividades privativas do enfermeiro:
		
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos Serviços de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
	
	>>planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem;
	
	planejamento, organização, coordenação e execução dos procedimentos de enfermagem;
	
	planejamento, auditoria, execução e avaliação das instituições conveniadas com a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS);
	
	planejamento, organização, coordenação dos postos de saúde e das unidades de saúde da família;
	
	
	8a Questão (Ref.: 201301338015)
	2a sem.: Lei 7498/86
	Pontos:1,0 / 1,0
	A Lei Nº 7.498/86 e o Decreto que a regulamenta (Nº94406/87) dispõem sobre o exercício de enfermagem. O artigo 8º descreve o que cabe ao enfermeiro privativamente e o que lhe compete como integrante da equipe de saúde. Assinale a atividade profissional, regulamentada pela legislação de enfermagem, como sendo incumbência privativa do enfermeiro:
		
	
	acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;
	
	aplicação de oxigenoterapia, nebulização, enteroclisma,enema e calor ou frio.
	
	>>planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;
	
	participação no desenvolvimento de tecnologia apropriada à assistência de saúde;prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar;
	
	
	9a Questão (Ref.: 201301338563)
	3a sem.: resolução de COFEN 200/97
	Pontos:1,0 / 1,0
	Assinale a resposta correta. No serviço de hemoterapia a resolução de COFEN 200/97 estabelece que os técnicos e auxiliares de Enfermagem:
		
	
	terão suas funções estabelecidas pela coordenação médica do centro ou do hospital, cabendo ao Enfermeiro supervisionar e fiscalizar suas ações e seu desempenho alem de ofertar aperfeiçoamento profissional através de cursos, reciclagens e estágios em instituições afins, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	
	>>terão suas funções coordenadas pelo Enfermeiro responsável técnico e ou Enfermeiro de serviço de hemoterapia ou transplante de medula óssea, respeitada as atribuições capituladas na lei do exercício da enfermagem
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço se fizerem curso de aperfeiçoamento com no mínimo 40 horas. Ficando a Enfermeira como responsável, respeitando as atribuições estabelecidas na lei do exercício profissional.
	
	só poderão trabalhar nesse tipo de serviço realizando tarefas secundarias, como: preparação de leitos; auxilio nos banhos; não podendo atuar de fora direta por se tratar de cuidado complexo e especifico tendo que ficar os cuidado a cargo do Enfermeiro
	
	
	10a Questão (Ref.: 201301338629)
	9a sem.: resolução COFEN 302/205
	Pontos:1,0 / 1,0
	Enfermeiro é chamado ao COREN para responder processo administrativo por ter se desligado do cargo de chefia do seu serviço e não ter comunicado ao COREN em tempo hábil. Qual é o prazo estabelecido para que o Enfermeiro comunique ao COREN seu afastamento da chefia do serviço.
		
	
	>>15 dias 
	
	60 dias
	
	45 dias
	
	75 dias
	
	30 dias

Continue navegando