Buscar

Logística Internacional e Transportes

Prévia do material em texto

LOGÍSTICA INTERNACIONAL, TRANSPORTES E SEGUROS
Prof. Wagner Blauth
INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA
O setor de logística é o motor econômico, não somente por sua alta especialização de serviços mas pelo apoio ao crescimento de novas oportunidades de negócios com o exterior seja na exportação ou na importação
 (LUDOVICO, 2014)
DEFINIÇÕES:
O termo logística remete ao bélico.
Sempre foi parte integrante e importante da arte militar.
A capacidade de movimentação e de suprimento das tropas era fundamental para a decisão de conflitos. 
A Logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares, era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes e etc.
(Brandão,1998)
Em 1991 o Concil of Logistics Management-CLM, a maior autoridade sobre o assunto adota o seguinte conceito de Logística: parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla o eficiffluxo e estocagem de bens
A logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, do fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final.
Esse sistema é o responsável por levar ao cliente no exterior o produto que foi negociado. Neste processo vários fatores são discutidos: Por ex. quem assumirá os custos logísticos desde a saída do produto até sua chegada no destino.
Estudo de viabilidade, operacionalidade, qualidade dos serviços logísticos, custo e tempo de operação entre a saída e a chegada no exterior.
Necessidade de embalagem, pré-embarque, unitização de cargas, equipamentos adequados para movimentação
O SISTEMA LOGÍSTICO INTERNACIONAL
Planejamento logístico
Quando uma empresa inicia os estudos de exportação ou importação é necessário fazer o estudo da viabilidade que a leva a analisar quais as possibilidades de existirem os serviços adequados para o produto, envolvendo ponto de embarque, equipamentos de embarque e custos que definirão se a negociação poderá acontecer ou não.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DO PLANEJAMENTO LOGÍSTICO:
O Planejamento logístico está concentrado em quatro áreas principais: 
1 Níveis de serviço;
2 Decisões de localização;
3 Decisões de estoque;
4 Decisões de transporte.
Os níveis de serviço referem-se ao desenho do tipo de serviço que será prestado.
As decisões de localização geográfica envolvem os problemas de localização de movimentação e os custos envolvidos em despesas internacionais.
As decisões de transporte envolvem a seleção dos meios existentes, rotas, lotes, embarques.
As decisões de estoque refere-se a maneira como se administra o estoque e sua adequação na distribuição por meio de pontos de armazenamento.
Histórico da logística
Os primeiros registros de atividades de movimentação de materiais estão nos murais do antigo Egito. 
Seu uso neste período se remete ao transporte de alimento que serviam de sustento as famílias para um lugar seguro.
(Moura, 1998)
Fonte: http://djbigclau.blogspot.com.br/2013/02/acao-aracao-execucao-x-logistica-e.html
HISTÓRICO DOS TRANSPORTES E DISTRIBUIÇÃO:
Nos primórdios da humanidade todos os pesos eram transportados pelo próprio homem, de acordo com a sua limitada capacidade física.
Impulsionado pela necessidade, o ser humano inventou a roda e começou a construir veículos que, puxados por animais domésticos, multiplicava a capacidade da carga transportada de uma única vez.
12
DESTAQUES DA EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES
Invenção da Roda: com data aproximada de sua mais antiga utilização de 3500 a.C, pelo povo da Suméria, seu invento proporcionou ao ser humano maior mobilidade, já que anteriormente, o transporte era muito limitado em técnicas com troncos de madeira.
DESTAQUES DA EVOLUÇÃO DOS TRANSPORTES
Surgimento do Barco a Vapor (1807): a máquina a vapor foi essencial para muitos meios de transporte, especialmente os navios. 
O primeiro barco a vapor bem sucedido, foi inaugurado pelo americano Robert Fulton e era chamado de Clermont. Dentro do transporte marítimo, o vapor era capaz de movimentar essas máquinas pelos oceanos
http://app.regiaocentro.net/sartigo/index.php?x=5382
Destaques da evolução dos transportes.
Surgimento do Transporte Ferroviário (1830): O transporte ferroviário tornou-se popular a partir de 1830 e um dos principais inventores foi George Stephenson, criador da locomotiva a vapor;
http://www.portalsaofrancisco.com.br/biografias/george-stephenson
Destaques da evolução dos transportes.
Invenção do Automóvel Moderno (1886): o alemão Karl Benz foi o responsável pela criação do primeiro automóvel de três rodas movido à gasolina
https://www.flatout.com.br/conheca-bertha-benz-mulher-que-fez-primeira-viagem-de-carro-da-historia/
Destaques da evolução dos transportes.
Surgimento da Aviação Comercial (1926): o avião abriu a nova fase de revolução nos transportes e sua criação é atribuída a três pessoas, os irmãos americanos Wilbur e Orville Wright (1903) e Santos Dumont (1906). Com esse meio de transporte, a população não precisava mais utilizar apenas os navios para fazer longas viagens
https://airway.uol.com.br/os-avioes-comerciais-mais-importantes-da-historia/
Destaques da evolução dos transportes.
Início do Transporte Espacial (1926): o transporte espacial começou a ser introduzido pelo americano Robert H. Gooddard, criador dos primeiros foguetes de combustível líquido.
http://www.cdcc.usp.br/cda/sessao-astronomia/seculoxx/textos/foguetes-e-satelites.htm
HISTÓRICO DOS TRANSPORTES E DISTRIBUIÇÃO
Durante a Revolução Industrial, a invenção da máquina a vapor e a substituição da madeira pelo aço possibilitaram a construção de embarcações cada vez maiores, barateando os custos dos transportes sobre as águas.
HISTÓRICO DOS TRANSPORTES E DISTRIBUIÇÃO
No início do século XX, após a consolidação das máquinas voadoras mais pesadas que o ar, o Homem passou a transportar mercadorias também via aérea, 
HISTÓRICO DOS TRANSPORTES E DISTRIBUIÇÃO
Após a década de 70, a logística ganha destaque como importante elemento de competitividade entre as empresas.
Atividades Primárias da Logística 
A) Transportes
B) Manutenção de estoques: Agregam valor e tempo
C) Processamento de pedidos: Levar os produtos aos clientes o mais rápido possível.
Atividades secundárias da Logística:
A) Armazenagem
B) Manuseio de materiais
C) Embalagens
D) Programação de produtos
E) Manutenção de informações.
MACROPROCESSOS LOGÍSTICOS 
A logística abrange as funções relacionadas ao fornecimento de um produto ou serviço, desde a fonte produtora ao cliente final, passando pelo processo de produção. 
Os três macroprocessos logísticos podem ser definidos conforme Pozzo (2007):
Logística de Suprimentos
Logística de Produção
Logística de Distribuição
Logística de suprimentos:
Integrada pelos fluxos de materiais oriundos dos fornecedores.
incluem-se nessa forma de evento logístico: Os pedidos de compra, a programação de produção
Logística de produção:
Abrange o fluxo interno relativo á produção dos produtos ou serviços, responsabilizando-se por ações dos tipos: pedidos de peças, movimentação de matérias primas, recebimento de mercadorias, gestão de estoque de produtos acabados, entre outros.
Também denominada de logística de transporte, e responsável pela gestão dos produtos e mercadorias que já estão fabricados buscando fazer o elo entre a empresa com seus clientes , finais ou não.
Logística de distribuição:
Logística de transporte de distribuição
É o processo responsável pela distribuição de produtos acabados, levando-os aos pontos específicos de distribuição e consequentemente, aos clientes. Para tanto prima por entregas pontuais, precisas e completas (MARTINS;ALT,2005).
Logística de transporte de distribuição
Estima-se que entre 30% a 65% das despesas e custos das empresas estejam diretamente relacionados ás atividades logísticas de distribuição.
 Por isso,deve haver muito planejamento em relação á tarefa de distribuição sobretudo em relação á escolha do modal mais apropriado (BOWERSOX;CLOSS, 2008).
Barreiras á logística global
Mercados e concorrência: Restrições de entrada (alfandegárias e não alfandegárias), disponibilidade de informação, preços e concorrência são barreiras ao desenvolvimento da logística global.
(BOWERSOX;CLOSS, 2001). 
Barreiras á logística global
Barreiras Financeiras: No mercado global, a previsão de demanda tem um componente relacionado com as taxas de câmbio, atitudes das alfândegas e as complexidades das políticas governamentais.
 O tempo envolvido no processo de faturamento pagamento, emissão de recibos e outros documentos pode inviabilizar uma operação.
 (BOWERSOX;CLOSS, 2001). 
Barreiras á logística global
Canais de distribuição: As diferenças na padronização de veículos, equipamentos de movimentação e similares constituem outra barreira ao desenvolvimento da logística global. 
(BOWERSOX;CLOSS, 2001). 
Barreiras á logística global
O custo e a complexidade da logística com o aumento da incerteza e diminuição da capacidade de controle. Os custos são devidos aos 4 (d)s : distância, documentação, diversidade de cultura, e demanda de clientes .
(BOWERSOX;CLOSS, 2001). 
 https://www.youtube.com/watch?v=w8_0eIdTN5o

Continue navegando