Buscar

SIMULADO FARMÁCIA HOSPITALAR AV1 2019.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: FARMÁCIA HOSPITALAR   
	Aluno(a): THAIS CHAVES BARROS
	Matrícula: 201702157288
	Acertos: 1,8 de 2,0
	Início: 02/03/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201702278876)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Na área hospitalar há diversas atividades que são privativas do profissional farmacêutico, qual das seguintes não faz parte dessas atividades privativas do farmacêutico.
		
	
	a) Dispensação de medicamentos
	 
	c) Prescrição de medicamentos
	
	b) Guarda de produtos controlados
	
	e) Controle de matéria-prima e de medicamentos
	
	d) Preparo de soluções parenterais e especiais
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702279207)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O Serviço Farmacêutico Hospitalar é um departamento com autonomia técnica e científica, sendo a direção obrigatoriamente assegurada por um farmacêutico hospitalar, e constitui uma estrutura importante aos cuidados de saúde dispensados no meio hospitalar. Não é considerada atribuição do Serviço Farmacêutico Hospitalar:
		
	
	O gerenciamento de resíduos.
	 
	A compra de medicamentos e o pagamento de fornecedores.
	
	A orientação de pacientes internados e ambulatoriais.
	
	O desenvolvimento de pesquisa clínica.
	
	A participação de comissões hospitalares
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702279210)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com relação aos critérios utilizados para a realização adequada de uma seleção de medicamentos no ambiente hospitalar, o procedimento mais adequado é:
		
	
	Eleger novos antibióticos para o tratamento de infecções causadas por microorganismos não resistentes a antibióticos padronizados.
	 
	Priorizar formas farmacêuticas que proporcionem maior possibilidade de fracionamento e adequação de faixa etária.
	
	Evitar considerar as necessidades epidemiológicas da população atendida, para não induzir a escolha equivocada dos medicamentos a serem padronizados no hospital.
	
	Incluir medicamentos de comprovada eficácia terapêutica, baseando-se na literatura disponibilizada pela indústria farmacêutica.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702278854)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Farmácia Hospitalar necessita atender de maneira integral as necessidades do hospital e para isso alguns ambientes são necessários. Segundo a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (1997), para o funcionamento de uma unidade de Farmácia Hospitalar devem existir, no mínimo, os seguintes ambientes:
		
	
	área para dispensação, central de saneantes, farmácia ambulatorial e unidade de nutrição parenteral.
	 
	área para administração, área para armazenamento, área para dispensação e orientação farmacêutica.
	
	área para armazenamento, área para dispensação, área para farmacotécnica e central de saneantes.
	
	farmácia ambulatorial, área para farmacotécnica, área para administração e unidade de nutrição enteral
	
	área para dispensação, área para armazenamento, área para farmacotécnica e orientação farmacêutica.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702279203)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Um farmacêutico hospitalar, com o auxílio de outros profissionais e em reuniões periódicas, definiram um elenco de medicamentos a ser utilizado no hospital para o tratamento de determinada patologia. Questionado sobre a inclusão de determinado medicamento através de informativos de uma determinada indústria farmacêutica. Neste sentido, pergunta-se: Qual atividade do ciclo da assistência farmacêutica esta relacionada com o caso acima.
		
	 
	Aquisição
	
	Seleção
	
	Distribuição
	
	Dispensação
	
	Programação
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702279181)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O hospital, para exercer suas funções, conta com a unidade de farmácia hospitalar, cuja finalidade é garantir a qualidade da assistência prestada aos pacientes através do uso seguro e racional de medicamentos. Todas as propostas abaixo constituem vantagens conseguidas com a padronização de medicamentos numa farmácia hospitalar, exceto:
		
	
	Para os pacientes, existe a confiança do uso do medicamento correto, e a satisfação psíquica por não necessitar do serviço de familiares para a aquisição de quaisquer outros remédios pertinentes ao seu tratamento, dos quais o hospital não disponha.
	 
	Para a farmácia, implica em melhor controle de estoques através da maior diversidade de produtos, uma vez que fornece um arsenal maior de medicamentos ao corpo clínico, viabilizando uma melhor resposta dos pacientes aos tratamentos disponíveis.
	
	O serviço de enfermagem se beneficia através da melhor interação com o corpo clínico médico, com o uso da mesma linguagem quanto a nomes e fórmulas de medicamentos e a familiarização com os produtos padronizados.
	
	O hospital se beneficia com a padronização através da redução do custo dos estoques, da redução de pessoal ligado às estratégias de controle dos mesmos e da redução do espaço físico destinado às acomodações da farmácia.
	
	Fica mais fácil a realização de ações de farmacovigilância, visto que, com um número mais restrito de medicamentos, possibilita aumentar a experiência e o nível de conhecimento dos prescritores e dispensadores, facilitando o monitoramento e a identificação de reações adversas.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201702279196)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Shapiro, 1983, estudou o impacto da antibioticoterapia profilática nas taxas de contaminação de feridas cirúrgicas, de pacientes submetidas a histerectomia abdominal. A ausência de profilaxia cirúrgica implicou maior permanência hospitalar e maiores custos com diagnóstico e tratamento. O autor analisou os custos associados à ocorrência de infecções e comparou-os às despesas da implantação de um programa de profilaxia cirúrgica no hospital. Concluiu que a implantação de um protocolo de antibiótico profilaxia cirúrgica gera uma economia de US$100 por cada paciente operado no hospital estudado. Qual análise farmacoeconômica empregada nesse estudo foi realizada neste caso?
		
	
	Custo-minimização
	
	Custo-Utilidade
	
	Custo-efetividade
	 
	Custo-benefício
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201702278883)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O fator que não condiciona a área física necessária par uma farmácia hospitalar é:
		
	
	d) Periodicidade de compra de medicamentos
	
	a) Porte hospitalar
	 
	e) Tempo em que o paciente fica no hospital
	
	c) Tipo de assistência prestada
	
	b) Localização geográfica
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201702279155)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A seleção dos medicamentos a serem padronizados pelo serviço público é um dos processos mais importantes do ciclo da Assistência Farmacêutica, pois essa fase deve ser baseada em estudos epidemiológicos e farmacoeconômicos, evitando as pressões mercadológicas, além de considerar a eficácia terapêutica e a segurança do fármaco. Baseando-se no texto anterior, assinale a afirmativa correta em relação aos processos de padronização e seleção dos medicamentos para uso no SUS.
		
	 
	Devem ser realizados pelo gestor municipal, em conjunto com a Comissão de Farmácia e Terapêutica, selecionando-se aquele medicamento seguro, eficaz, de qualidade comprovada, com preços acessíveis e que satisfaça as necessidades de saúde da maioria da população, atendendo ao conceito de medicamentos essenciais da OMS.
	
	Devem ser realizados sem a interferência da indústria farmacêutica, que fica também impedida de participar dos processos de licitação e aquisição dos medicamentos pelo gestor municipal.
	
	Deverão obedecer a um requisito fundamental, o menor preço, para que seja atendida uma parcela maior da população, independente da eficácia clínica, reações adversas e situação de registro junto à ANVISA.
	
	Não podem levar em consideração apenas o custo do medicamento, cabendo ao gestor, preferencialmente, optar pelo fármaco maisinovador disponível no mercado, pois geralmente esse medicamento apresenta maior eficácia clínica e segurança.
	
	Devem ser realizados por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica em conjunto com o gestor municipal da Assistência Farmacêutica, com base nos critérios de medicamentos essenciais da OMS, não sendo permitido que o município padronize medicamentos disponíveis nas Farmácias Populares do Governo Federal.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201702278878)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Qual das afirmativas a seguir não diz corretamente as competências e os critérios utilizados pela Comissão de padronização de Medicamentos (COP)?
		
	
	e) Agrupar os medicamentos por grupo farmacológico para facilitar comparações.
	 
	b) Estabelecer normas para importar exportar ou reimportar medicamentos
	
	a) Estudar todos os medicamentos sob todos os aspectos, com o clínico, o biofarmacocínetico e o químico, o comercial entre outros.
	
	c) Com o corpo clínico pesquisar quais as necessidades básicas de medicamentos.
	
	d) Analisar as características da população que se destinará a padronização

Continue navegando