Buscar

Avaliando Aprendizado de Direito Constitucional Avançado

Prévia do material em texto

A compra de órgãos humanos e patenteamento de material genético não são aceitos na Constituição Federal brasileira, sob o argumento de que contraria o princípio da dignidade humana. Caso um estado federado da República Federativa do Brasil promulgue uma lei contrariando esse princípio, caracterizada estaria uma incompatibilidade:
  
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Material
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201506993859)
	
	Sobre as classificações sobre controle de constitucionalidade, podemos afirmar:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Quanto ao momento, pode ser preventivo e repressivo.
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506992631)
	
	Considere as proposições seguintes, acerca do controle de constitucionalidade de leis e atos normativos:
I. A sanção ou o veto do Presidente da República constitui exemplo típico do exercício do controle de constitucionalidade prévio ou político no Brasil.
II. O controle de constitucionalidade difuso pode ser exercido por qualquer juiz ou órgão do Poder Judiciário.
III. As decisões em sede de controle concentrado de constitucionalidade produzem efeitos contra todos.
IV. Leis municipais que contrariam a Constituição Federal não podem ser objeto de ação direta de inconstitucionalidade ou de ação declaratória de constitucionalidade perante o STF.
Assinale a alternativa que apresenta afirmativas CORRETAS.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201506992616)
	
	Analise as afirmativas abaixo:
I. O controle difuso de constitucionalidade tem natureza judiciária, pois poderá ser feito por qualquer juiz ou tribunal como questão prejudicial imprescindível à resolução do litígio principal.
II. O Chefe do Executivo pode realizar controle preventivo de constitucionalidade por meio de sanção ou veto jurídico a projeto de lei aprovado pelo Poder Legislativo.
III. É cabível ação civil pública para, incidentalmente, suscitar a inconstitucionalidade de determinada lei federal que viole direitos difusos e coletivos. A sentença que declarar a inconstitucionalidade da lei em face da Constituição de 1988 produzirá sempre efeitos erga omnes.
IV. É cabível controle difuso de constitucionalidade sobre projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, desde que o parlamentar prejudicado impetre mandado de segurança para proteger o direito líquido e certo a processo legislativo conforme as normas constitucionais.
verifica-se que estão corretas:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	I, II e IV, apenas
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506977649)
	
	(MPSP/2006) Relativamente à Cláusula de Reserva de Plenário, assinale a alternativa correta.
		
	
	
	 
	Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201506993381)
	
	Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: Prefeitura de São Luís - MA Provas: FCC - 2015 - Prefeitura de São Luís - MA - Auditor de Controle Interno.
A inconstitucionalidade de determinada Lei Federal pode ser reconhecida pelo:
	
	
	
	
	
	 
	Supremo Tribunal Federal, por intermédio de controle concentrado ou incidental, ou por qualquer Órgão Jurisdicional, através do controle incidental
	
	
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201507006332)
	
	Analise as proposições a seguir a respeito das decisões em ações diretas de controle de constitucionalidade de normas e de seus efeitos. Assinale a alternativa CORRETA: 
I - O efeito vinculante da declaração de constitucionalidade ou de inconstitucionalidade alcança os órgãos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e da Administração Pública federal, estadual e municipal.
II - O Supremo Tribunal Federal poderá declarar inconstitucionalidade com suspensão dos efeitos por algum tempo a ser fixado na sentença (declaração de inconstitucionalidade com efeito futuro).
III - A medida cautelar será dotada de eficácia erga omnes, com efeito ex nunc, exceto se o Tribunal entender que deva conceder-lhe eficácia retroativa. 
IV - O Supremo Tribunal Federal poderá negar eficácia ex tunc à norma declarada inconstitucional por decisão da maioria absoluta de seus membros, reunidos em sessão do Pleno com a presença de pelo menos oito ministros.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	II e III
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506998374)
	
	Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRT - 16ª REGIÃO (MA) Prova: FCC - 2014 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador
Os funcionários de uma grande empresa situada na cidade de São Luís entram em greve e acabam invadindo a sede da empresa durante o movimento e ali permanecem até a solução definitiva do impasse. Insatisfeita a empresa, por intermédio de seu departamento jurídico, resolve ajuizar na Justiça Comum Estadual uma Ação de Reintegração de Posse, que acaba sendo julgada procedente em primeira instância, confirmada pelo Tribunal de Justiça. Os trabalhadores grevistas, através do advogado contratado, vislumbrando violação à Súmula Vinculante nº 23, editada pelo Supremo Tribunal Federal (A Justiça do Trabalho é competente para processar e julgar ação possessória ajuizada em decorrência do exercício do direito de greve pelos trabalhadores da iniciativa privada), nos termos estabelecidos pela Constituição federal, com o escopo de cassar a decisão judicial proferida pela Justiça Comum Estadual do Estado do Maranhão, deverão apresentar, neste caso,
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Reclamação ao Supremo Tribunal Federal.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201506999911)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/FGV- Exame de Ordem Unificado - XXIII (Adaptada)
A lei federal nº 123, sancionada em 2012, é objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta por partido político com representação no Congresso Nacional. O referido diploma legal é declarado materialmente inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em março de 2014. Em outubro de 2016, membro da Câmara dos Deputados apresenta novo projeto de lei ordinária contendo regras idênticas àquelas declaradas materialmente inconstitucionais.
Tomando por base o caso apresentado acima, assinale a afirmativa correta.
		
	
	
	
	
	 
	A decisão proferida pelo STF não vincula o Poder Legislativo ou o plenário do próprio Tribunal em relação a apreciações futuras da temática; logo, caso o novo projeto de lei venha a ser aprovado e sancionado, a Corte pode vir a declarar a constitucionalidade da nova lei.
	
	
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506977712)
	
	O sistema de controle de constitucionalidade, chamado austríaco, que foi criado por inspiração de Hans Kelsen e integrou a Constituição da Áustria de 1920, deu origem ao denominado controle
		
	 
	Concentrado
	
	
	
	
	
	
	
		1a Questão (Ref.:201507006381)
	
	Ano: 2016 Banca: VUNESP 
A empresa X é autuada por suposta infração administrativa. Ao consultar os autos do processo administrativo para elaboração de seu recurso, constata a existência de outro processo relacionado ao seu ao qual lhe é negado acesso, sob o fundamento de que está sob sigilo. Porém, toda a base fática que deu causa à autuação administrativa da empresa X consta desse processo ¿sigiloso¿. Visando ter acesso a esse processo administrativo anterior, o remédio constitucional adequado a ser utilizado pela empresa X é
		
	
	
	
	
	 
	o mandado de segurança.
	
	
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201506977708)
	
	Alguns juristas questionaram a constitucionalidade de diversos dispositivos inseridos em determinado projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo. Contudo, o projeto foiencaminhado ao Congresso Nacional, tendo sido aprovado, sancionado, promulgado e publicado. Sabendo que a lei seria alvo de ataques perante o Poder Judiciário em sede de controle difuso de constitucionalidade, o Presidente da República resolveu ajuizar, logo no primeiro dia de vigência, uma Ação Declaratória de Constitucionalidade. Diante da narrativa acima, marque a proposição INCORRETA.
		
	
	
	
	
	 
	Para propositura da Ação Declaratória de Constitucionalidade é necessário a existência de controvérsia judicial relevante sobre a aplicação da disposição objeto da ação declaratória, representado pela juntada de no mínimo cinco decisões divergentes.
	
	
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506983263)
	
	Considere o excerto a seguir, transcrito da ementa de acórdão relativo ao julgamento de ação direta de inconstitucionalidade (ADI), no qual se questiona a compatibilidade de lei estadual paulista com a Constituição Federal: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. LEI PAULISTA. PROIBIÇÃO DE IMPORTAÇÃO, EXTRAÇÃO, BENEFICIAMENTO, COMERCIALIZAÇÃO, FABRICAÇÃO E INSTALAÇÃO DE PRODUTOS CONTENDO QUALQUER TIPO DE AMIANTO. GOVERNADOR DO ESTADO DE GOIÁS. LEGITIMIDADE ATIVA. INVASÃO DE COMPETÊNCIA DA UNIÃO.1. Lei editada pelo Governo do Estado de São Paulo. Ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Governador do Estado de Goiás. Amianto crisólita. Restrições à sua comercialização imposta pela legislação paulista, com evidentes reflexos na economia de Goiás, Estado onde está localizada a maior reserva natural do minério...
		
	 
	Não admite desistência, a partir de sua propositura, sendo que a decisão do Supremo Tribunal Federal que declarar a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade de dispositivos da lei paulista é irrecorrível, ressalvada a interposição de embargos declaratórios.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201507000142)
	
	Liminar garante salvo-conduto a Caio Ticio de Mévio em depoimento à CPI dos Fundos de Pensão
A ministra CL, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar  que garante salvo-conduto ao ex-tesoureiro de determinado partido político, Caio Ticio de Mévio, durante depoimento a ser prestado  à CPI dos Fundos de Pensão na Câmara dos Deputados. 
Ao deferir a liminar, a ministra Cármen Lúcia assegurou a Caio Ticio de Mévio um salvo conduto irrestrito. 
Por outro lado, a Comissão Parlamentar de Inquérito é destinada a apurar indícios de aplicação incorreta dos recursos e de manipulação na gestão de fundos de previdência complementar de funcionários de estatais e servidores públicos, ocorridas entre 2003 e 2015, e que causaram prejuízos aos seus participantes. 
Segundo a relatora, a jurisprudência do STF "sedimentou-se no sentido de haver de ser garantido, no espaço e atuação das Comissões Parlamentares de Inquérito, a garantia constitucional contra a autoincriminação e, consequentemente, do direito ao silêncio quanto a perguntas cujas respostas possam resultar em autoincriminação do depoente". 
 
Diante desta situação, pode-se afirmar que a medida adotada por Caio Ticio de Mévio, popularmente conhecida como salvo-conduto, junto ao STF foi, em verdade:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Habeas Corpus Preventivo, com pedido de liminar, com o fim de garantir os direitos e garantias individuais afetos à liberdade do indivíduo. 
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506983268)
	
	No que tange ao controle de constitucionalidade no âmbito estadual, é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	cabe aos Estados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição Estadual, vedada a atribuição da legitimação para agir a um único órgão.
	
	1a Questão (Ref.:201507006395)
	
	Ano: 2016 Banca: FGV 
Determinado Prefeito Municipal tinha a intenção de encaminhar projeto de lei à Câmara dos Vereadores disciplinando a concessão de direitos sociais a certa camada da população. No entanto, tinha dúvidas a respeito da compatibilidade dessa iniciativa com a ordem constitucional, mais especificamente com o princípio da igualdade, consagrado no Art. 5º, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil. Em seu entender, a igualdade exigiria que os direitos sociais fossem igualitariamente oferecidos a todos, independentemente de suas características pessoais. Para sanar suas dúvidas, solicitou o pronunciamento da Procuradoria do Município, que exarou alentado parecer a respeito dessa temática.
À luz da presente narrativa, assinale a opção que se harmoniza com as construções teóricas em torno da igualdade.
		
	
	
	
	
	 
	As ações afirmativas excepcionam a igualdade formal em prol da construção da igualdade material, sendo incorreto afirmar que sempre serão incompatíveis com a Constituição
	
	
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201506993403)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Considere as seguintes afirmações:
I - A inconstitucionalidade de determinada Lei Federal pode ser reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Conselho Nacional de Justiça, por intermédio de controle incidental de constitucionalidade.
II - Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar originariamente a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo Estadual.
III - São legitmados para propor a Ação Direita de Inconstitucionalidade o Presidente, o Governador e o Prefeito.
		
	
	
	
	
	 
	nenhuma está correta
	
	
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506999181)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Se um município de determinado estado da Federação editasse lei que restringisse a competência investigativa do MP ao âmbito daquele estado, e se, em consequência, os membros do parquet resolvessem questionar a lei em sede de controle concentrado, então, nesse caso hipotético, seria cabível
		
	
	
	
	
	 
	a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público propor ADPF no STF, alegando violação de prerrogativas constitucionais do MP pela lei municipal.
	
	
	
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201507006389)
	
	Ano: 2016 Banca: IBEG (adaptada)
Acerca da Teoria da Constituição, em especial o Constitucionalismo e seus principais doutrinadores, analise as assertivas abaixo e indique a alternativa correta:
I ¿ O que assegura aos cidadãos o exercício dos seus direitos, a divisão dos poderes e, segundo um dos seus grandes teóricos, a limitação do governo pelo direito é o Constitucionalismo.
II ¿ O neoconstitucionalismo é caracterizado por um conjunto de transformações no Estado, mas não no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalência do positivismo jurídico.
III ¿ Busca-se, dentro dessa nova realidade, não mais apenas atrelar o constitucionalismo à ideia de limitação do poder político, mas, acima de tudo, buscar a eficácia da Constituição, deixando o texto de ter um caráter meramente retórico e passando a ser mais efetivo, especialmente diante da expectativa de concretização dos direitos fundamentais.
IV ¿ O art. 1º da CF/88 concretiza expressamente: ¿todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição¿. Assim, no neoconstitucionalismo, como regra, o exercício desse poder, cujo titular, repita-se, é o povo, dá-se sempre diretamente.
V - O exercício do poder não pelo seu titular, mas por órgãos de soberania que atuam no interesse do povo, constitui o sentido essencial do princípio da dignidade da pessoa humana.
		
	 
	apenas as assertivas I e III são verdadeiras.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201507006373)
	
	Ano: 2017 Banca: FGVAntônio, servidor público municipal, analisou o regime jurídico da categoria e constatou que determinado direito afeto aos servidores públicos, previsto na Constituição da República desde a sua promulgação, não havia sido objeto de disciplina pela legislação infraconstitucional.
Por entender que esse estado de coisas não poderia comprometer a eficácia da norma constitucional, formulou requerimento administrativo para que o direito fosse concedido. O requerimento, no entanto, foi indeferido, sob o argumento de que eram ignorados os requisitos a serem preenchidos por Antônio, já que a lei ainda não os estipulara. Ato contínuo, ele procurou um advogado para que ingressasse com a medida judicial cabível.
À luz da narrativa acima, assinale o instrumento constitucional passível de ser utilizado pelo advogado de Antônio. 
		
	 
	Mandado de Injunção

Continue navegando