Buscar

AULADETOPOGRAFIARUMOSEAZIMUTES_20150322213611 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA DE 
TOPOGRAFIA
PROFESSOR JANSEN
professorjansen@hotmail.com
FONTE:
Carvalho, Edilson Alves de. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I : geografia / Edilson Alves de Carvalho, Paulo César de Araújo. – Natal, RN : EDUFRN, c2008. 248 p.
OS PONTOS CARDEAIS
NORTE: ONDE O SOL É MAIS ALTO
O movimento aparente do Sol desenha no céu uma parábola que atinge seu ponto mais elevado por volta do meio-dia. Para nós que estamos no hemisfério Sul, nesse momento a posição do Sol indica precisamente a direção norte; no hemisfério Norte, a posição do Sol ao 
meio-dia indica exatamente a direção contrária, ou seja, o sul.
OS PONTOS CARDEAIS
NORTE: ONDE O SOL É MAIS ALTO
No hemisfério boreal, que se estende do equador ao Pólo Norte, existe uma “estrela guia”, chamada “estrela Polar”, pertencente à constelação da Ursa Menor, que indica exatamente a direção norte.
OS PONTOS CARDEAIS
SUL: PARA ONDE APONTA A CONSTELAÇÃO DO CRUZEIRO
Durante a noite no hemisfério austral, que corresponde à metade da Terra que fica entre o equador e o Pólo Sul, identifica-se facilmente uma constelação em forma de cruz – o Cruzeiro do Sul – que indica Aproximadamente a direção Sul. Prolongamos imaginariamente quatro vezes o braço maior da cruz e em seguida tiramos uma perpendicular ao horizonte.
OS PONTOS CARDEAIS
LESTE: ONDE O SOL NASCE
O Sol surge sempre mais ou menos no mesmo ponto do horizonte correspondendo ao oriente (do verbo latino oriri, surgir). Mais precisamente, nos dias 21 de março e 23 de setembro, o “ponto” em que o Sol surge no horizonte indica com exatidão a direção Leste.
OS PONTOS CARDEAIS
OESTE: ONDE O SOL SE PÕE
As mesmas considerações feitas para o leste são válidas para a parte do horizonte onde o Sol se põe chamado ocidente (do verbo latino occidere, cair). O “ponto” em que o Sol desaparece no horizonte, nos dias 21 de março e 23 de setembro, indica exatamente a direção oeste.
OS PONTOS CARDEAIS
N
NORTE
0°
L
LESTE
90°
S
SUL
180°
O
OESTE
270°
OS PONTOS COLATERAIS
NNE
NOR-NORDESTE
22,5°
ENE
LÉS-NORDESTE
67,5°
ESE
LÉS-SUDOESTE
112,5°
SSE
SU-SUDESTE
157,5°
SSO
SU-SUDOESTE
202,5°
OSO
OÉS-SUDOESTE
247,5°
ONO
OÉS-NOROESTE
292,5°
NNO
NOR-NOROESTE
337,5°
ROSA DOS VENTOS
QUADRANTES
RUMOS
É o menor ângulo formado entre a linha Norte e Sul e o alinhamento
RUMOS
É o menor ângulo formado entre a linha Norte e Sul e o alinhamento. Por convenção, a contagem dos rumos tem como origem o ponto Norte (N) ou o ponto Sul (S) e a sua variação é de 0° a 90°. Portanto, o rumo não possui valor negativo, porém, é obrigatória a designação do quadrante a que pertence o ângulo azimutal. 
Sendo Norte a referência (0°), os rumos crescem no sentido horário, sendo o rumo Leste (E), 90°, o Sul (S), 180°, o Oeste (W), 270° e Norte (N), novamente 360º. Notações típicas de rumo são, por exemplo, N030, N190, N230, N320 etc.
AZIMUTE
O azimute é o ângulo formado entre o Norte e o alinhamento. Esse ângulo varia de 0° a 360° e é contado no sentido horário.
AZIMUTE
No sistema azimutal, rumos que diferem em + 180° equivalem à mesma direção. Assim, por exemplo, os rumos N040 e N220 equivalem à mesma direção. Se não estamos preocupados com o sentido dentro de uma linha, qualquer uma das duas atitudes pode ser utilizada para indicar a direção dessa linha.
No sistema de quadrantes, ocorre fato semelhante. Assim, por exemplo, os rumos N020E e S020W equivalem à mesma direção. Para referir-se a direções nos sistema de quadrantes (ou seja, orientações de linhas, sem importar o sentido dentro da linha), 
usualmente considera-se apenas a referência com relação ao Norte.
AZIMUTE
Assim, no presente exemplo, dir-se-ia que a direção é N020E e não S020W, embora esta última a rigor não esteja errada. No entanto, se considerado um rumo, é necessário referir-se ao Norte ou ao Sul, conforme o caso.
Assim, o rumo N020E é diferente do rumo S020W, embora a direção seja a mesma.
P3
Az1=30°15’
Az1=120°45’
Az1=210°15’
Az1=310°15’
E
W
S
N
P4
P1
P3
1° Q
4° Q
2° Q
3° Q
RUMO X AZIMUTE
Quando conhecemos os azimutes dos alinhamentos, podemos facilmente, a partir deles, determinar os rumos correspondentes, através de simples relações geométricas, bastando para isso observar que:
a partir do Norte, os rumos crescem no sentido horário para E, e no anti-horário para W;
a partir do Sul crescem no sentido anti-horário para E, e horário para W, como mostra a figura a seguir.
E
W
S
N

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando