Buscar

EXERCÍCIO AVALIATIVO DIREITO CONSTITUCIONAL I-MARÇO2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO AVALIATIVO DIREITO CONSTITUCIONAL I
PROFESSORA FERNANDA FAGUNDES VELOSO LANA
02º PERÍODO MATUTINO/NOTURNO
ALUNOS:
INSTRUÇÕES: 
O trabalho deve ser manuscrito.
O trabalho pode ser feito em duplas.
QUESTÃO 01: Conceitue Direito Constitucional e descreva sua relevância para o ordenamento jurídico atual.
R:O Direito Constitucional se conceitua como ciência que propicia o conhecimento da organização fundamental do Estado. É uma ideologia que ergue o princípio do governo limitado indispensável à garantia dos direitos em dimensão estruturante da organização político-social de uma comunidade. A Constituição é Lei Fundamental ao Estado e ao seu povo, ditando ao primeiro os limites de
atuação como forma de proteger ou tutelar o segundo.
	
QUESTÃO 02: Quais são os elementos considerados como constitutivos do Estado? Justifique.
Soberania, povo, território e população. São os elementos essenciais sendo que na falta de algum deles não pode existir o Estado. O povo determina o vinculo entre a população, o estado através da cidadania e o território nada mais é do que a base territorial do Estado ou Governo.
QUETÃO 03: O que uma norma de organização do Estado regulamenta? Exemplifique.
Regulamenta a definição da estrutura básica do estado determinando a sua forma, o tipo de Governo, o regime político, a separação dos poderes e a divisão de competências como, por exemplo, a separação por artigos dos três poderes no nosso ordenamento jurídico regido pela constituição federal brasileira.
QUESTÃO 04: Após a Segunda Guerra Mundial – surge movimento antipositivista, que implica no abandono de uma visão estritamente legalista e no reconhecimento definitivo da força normativa da Constituição. 
QUESTÃO 05: O constitucionalismo, que pode ser conceituado como o movimento político-social que pretende limitar o poder e estabelecer o rol de direitos e garantias fundamentais está diretamente relacionado com a ideologia socialista do início da primeira metade do século XX. julgue a afirmação. JULGUE fundamentadamente a afirmação.
Falso. A constituição tem como poder principal a função de estabelecer os limites da ação estatal e definir quais os direitos e deveres que os cidadãos são possuidores. Assim sendo, o estado só pode agir ate o ponto em que não retira os direitos das pessoas. Frise-se que geralmente as constituições são escritas, mas há países em que as limitações e garantias existem de forma consuetudinária e estão dispostas em vários documentos, a exemplo da Inglaterra.
QUESTÃO 06: Quais são as acepções que podemos classificar o constitucionalismo?
1ª – Referencia ao movimento político-social que pretende em especial, limitar o poder arbitrário.
2ª – é identificado com a imposição de que haja cartas constitucionais escritas.
3ª – Tem-se utilizado, numa terceira acepção possível, para indicar os propósitos mais latentes e atuais da função e posição das constituições nas diversas sociedades.
4ª – Reduzida através de uma vertente mais restrita é uma evolução histórico-constitucional de determinado estado.;
QUESTÃO 07: O constitucionalismo é uma técnica de liberdade que assegura direitos fundamentais aos cidadãos de modo a impedir sua violação por parte do Estado e, ao mesmo tempo estabelece mecanismos de controle efetivo e absorve os principais anseios de seus destinatários. JULGUE e fundamente sua resposta.
QUESTÃO 08: Pode-se afirmar que somente a garantia dos direitos e a teoria do Estado de Direito servem para caracterizar o constitucionalismo. JULGUE fundamentadamente sua resposta.
QUESTÃO 09: As limitações ao poder político ao assegurar aos profetas a legitimidade para fiscalizar os atos governamentais que extrapolassem os limites bíblicos caracterizam o constitucionalismo da idade média. JULGUE fundamentadamente sua resposta.
QUESTÃO 10: O constitucionalismo da idade moderna caracteriza-se pelo surgimento das primeiras constituições escritas, rígidas, dotadas de supremacia e orientadas por princípios decorrentes de conhecimentos teórico-científicos. 
QUESTÃO 11: O neoconstitucionalismo é caracterizado por um conjunto de transformações no Estado e no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalência do positivismo jurídico, com clara separação entre direito e valores substantivos, com ética, moral e justiça. JULGUE fundamentadamente a afirmação.
QUESTAO12: As constituições do pós-guerra promoveram inovações por meio da incorporação explicita, em seus textos, de anseios políticos, como a redução das desigualdades sociais, e de valores como a promoção de dignidade humana e dos direitos fundamentais. JULGUE fundamentadamente a afirmação.
QUESTAO 13: Aponte três características de cada Estado: Estado Liberal, Estado Social e Estado Democrático.
Estado Liberal: Consiste na valorização do individuo e afastamento do estado. O Estado só intervia para evitar abusos e limitar o poder econômico. Proteção da Propriedade privada, individualismo
Estado Social: Direitos trabalhistas, direitos sociais, excessivo intervencionismo do estado,
Estado Democrático: atende as necessidades da maioria sem menosprezar a minoria; coletividade, participação do povo nas tomadas de decisão, limitaçãi de poder pela vontade da maioria.

Outros materiais