Buscar

SENTIDO DO TATO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O SENTIDO DO TATO
A pele é o órgão do Tato. Ele é o primeiro sentido que se desenvolve nos seres humanos e tem três tipos de sensibilidade: Mecânica - sentido do tato não está na camada externa da pele, mas na segunda, a derme – Térmica - é responsável pela percepção do frio, calor. Reage a estímulos que vem de fora - e Dolorosa - É responsável por captar pressões fortes e vibrações: os órgãos são os lábios, papilas mamárias, clitóris e o pênis.
O Tato difere dos outros sentidos, pois só é ativado quando tocamos em algum objeto. Esse toque faz com que infinitas células entrem em ação para nos informar se é algo quente, frio, macio, duro, áspero...
O Tato também é o único órgão que permanece atento até quando dormimos, atuando como um guarda noturno do sono. 
Os sentidos da pele – tato, pressão, temperatura, dor – são vitais para a sobrevivência, uma vez que nos torna conscientes de possíveis perigos para o nosso corpo. O tato também nos ensina a diferença entre o eu e o outro, nos revelando que pode haver algo fora de nós.
 As partes do corpo mais sensíveis ao toque são as mãos, os dedos dos pés, o rosto, lábios, língua e região genital, tanto masculina quanto feminina.
Existem na pele de nosso corpo uma série de receptores de estímulos táteis. Alguns desses receptores são terminações nervosas livres, que reagem a estímulos mecânicos, químicos e térmicos, sobretudo os dolorosos. Outros receptores são organizados em forma de corpúsculos, ou seja, são células especializadas que estão em contato com terminações nervosas. Os corpúsculos sensoriais podem ser mecanorreceptores ou termoreceptores.
Mecanorreceptores são responsáveis pela percepção do toque:
Corpúsculos de Meissner - percepção de pressões de frequência diferente.
Discos de Merkel – percepção de movimentações e pressões leves.
Corpúsculos de Vater - Pacini – percepção de pressões. Presentes em grande número na ponta dos dedos.
Corpúsculos de Ruffini - percepção de distensões na pele e calor.
Termorreceptores são responsáveis pela percepção do calor e do frio, e reagem de acordo ao estimulo externo, seja ele frio ou quente.
Quando recebemos as sensações, esses receptores transmitem a informação do toque ao cérebro que os interpreta, permitindo assim a nossa percepção de textura, temperatura ou dor.
Referência bibliográfica
MORAES, Paula Louredo. "Tato"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/oscincosentidos/tato.htm>. Acesso em 25 de marco de 2018.
FELDMAN ROBERT S. - Introdução à psicologia, 10ª edição, Artmed, Porto Alegre, 2015.

Continue navegando