Buscar

Ciência política

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ciência política 
OS PARTIDOS POLÍTICOS 
 SISTEMAS DE PARTIDOS 
Organização burocrática que tem como objetivo conquistar e exercer o poder político.
O Partido Político é uma organização que defende os interesses de uma parcela da população;buscando promovê-la ,organiza-se para disputar eleições cargos e assim fazer valer seus projetos.
DEFINIÇÃO DE PARTIDOS POLÍTICOS
DEFINIÇÃO DE PARTIDOS POLÍTICOS 
Burke , em 1770 definiu partidos como
“Um corpo de pessoas unidas para promover ,mediante esforço conjunto ,o interesse nacional ,com base em algum princípio especial ,ao redor do qual todos se acham
BENJAMIM CONSTANT (1816)
 Em seguida ,ao começo do século passado (1816) benjamimCostant,define partido político “é uma reunião de homens que professam a mesma doutrina política”.
CONCEITO DE PARTIDOS POLÍTICOS DO SÉCULO XX
 
 segundo Jellinick ,os partidos políticos “em sua essência ,são grupos que ,unidos por convicções comuns, dirigidas a determinados fins estatais ,buscam realizar esses fins”.
Kelsen escreve: “os partidos políticos são organizações que congregam homens da mesma opinião para afiançar –lhe verdadeira influência na realização dos negócios públicos” .
 O SURGIMENTO DOS PARTIDOS POLÍTICOS
Os partidos políticos surgiram na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, no decorrer da primeira metade do século 19. A democratização do poder político abriu espaço, inicialmente, à participação das elites econômicas e sociais nos processos decisórios dos governos. O surgimento dos partidos políticos é um fenômeno social paulatino cuja concepção pode ser identificada a partir dos séculos XVII e XVIII, contemporânea, portanto, ao surgimento do regime democrático representativo. 
Naquela época, apenas parcelas muito restritas das classes mais abastadas tinham direitos políticos. Portanto, as primeiras organizações partidárias surgem como estruturas organizativas encarregadas de recolher votos para os candidatos a elas vinculados.
A progressiva expansão dos direitos políticos resultou na integração de setores cada vez mais amplos da sociedade civil no sistema político.
 Desse processo surgem os partidos políticos de massa ,cuja organização assume feições distintas
QUEM TINHA DIREITO AO VOTO?
PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL
No Brasil, em razão da colonização portuguesa, os partidos políticos foram criados sob inspiração do modelo europeu, com as peculiaridades locais.Colônia (1500-1831) – sem partidos políticos. Faltava autonomia e liberdade.
Império (1831-1889) – Sem partidos políticos. Grupos de opinião (partidistas), se formavam por pessoas que partilhavam determinados pontos de vista políticos (republicanos, absolutistas e liberais).
Em janeiro de 1822, o jornal Correio Brasiliense referiu-se àquele que seria, de fato, o primeiro partido brasileiro: Partido da Independência . Duas grandes agremiações da época do império, por provocarem a maior parte das lutas políticas: o Partido Liberal e o Partido Conservador , datados de 1837 ou 1838.
Primeira República (1889-1930) – Partidos Republicanos (PRs) estaduais: Partido Republicano Mineiro (PRM), Partido Republicano Paulista (PRP), etc. As forças regionais eram muito fortes e as elites locais desconfiavam demais do Poder Federal.Segunda República (1930-1937) .
 Segunda República (1930-1937)Criação da Justiça Eleitoral;Regulamentação do Código Eleitoral de 1932, concebendo o direito de voto à mulher;Várias legendas surgiram: Partido Progressista, na Paraíba; Partido Nacional, em Alagoas; Partido Nacionalista, no Rio Grande do Norte; etc.
Terceira República (1937-1945) – Ditadura Vargas. Extinção da pluralidade partidária. 
Vargas argumentava que os partidos não tinham estrutura, organização, nem contatos permanentes com suas bases, de forma que não era possível exercerem sua função de atender as aspirações e necessidades da população.
Quarta República (1945-1964) – Neste período, os três grandes partidos foram:Partido Social Democrático (PSD): conservador, vinculado a interesses agrários, opositor da UDN ;Partido Trabalhista Brasileiro (PTB): seus fundadores queriam ser herdeiros e continuadores da obra de Getúlio Vargas;União Democrática Nacional (UDN): conservador, perfil urbano, elitista.
Quinta República (1964-1985) – Ditadura Militar. Vigorou o bipartidarismo:Aliança Renovadora Nacional (ARENA): seguidores do regime militar;Movimento Democrático Brasileira (MDB): oposicionista ao regime militar, compunham-se dos que sobreviveram às cassações políticas impostas pelos militares. Histórico dos Partidos Políticos.
Pela Lei nº 6.767, de 20.12.1979, o bipartidarismo foi extinto. Em 1980, seis novos partidos foram organizados: PDS (antigo ARENA), PMDB (antigo MDB), PP, PT, PTB e PDT.Constituição Federal de 1988, rompe com os resquícios autoritários, completando o processo de transição democrática.
As eleições livres e diretas retornaram em todos os níveis, abrindo caminho para a realização, em 1989, da primeira escolha presidencial via voto popular.Desde então, vigora, no Brasil, a liberdade de criação, extinção, fusão e incorporação de Partidos Políticos.
O principal aspecto de um Partido Político é ter e propagar uma IDEOLOGIA: um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas e visões do mundo, orientado para ações sociais, econômicas e, principalmente, políticas, objetivando produzir efetivas mudanças na sociedade.
A possibilidade de se propagar essa Ideologia deriva do PLURALISMO POLÍTICO que vigora no Brasil, isto é, a liberdade de expressão e de convicção quanto às idéias políticas, econômicas, culturais, sociais, etc.
No Brasil Constituição Federal de 1988 , art. 17 - dispõe sobre os Partidos Políticos, estabelecendo as normas gerais de sua criação e de seu funcionamento. Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995 - regulamenta a criação e o funcionamento dos partidos políticos em nosso país, por isso, é chamada de Lei Orgânica dos Partidos Políticos .
 Ocorre que, para concorrer a qualquer cargo eletivo, o eleitor deverá estar filiado ao respectivo Partido Político pelo menos um ano antes da data fixada para as eleições, majoritárias ou proporcionais. Não são, pois, admitidas candidaturas avulsas.Antes de serem escolhidos pelos eleitores, o Presidente, Governador, Prefeito, Senador, Deputado Estadual ou Federal e Vereador são escolhidos pelos Partidos Políticos, através das convenções partidárias.. 
CONVENÇÃO PARTIDÁRIA O filiado a partido político, que desejar concorrer em eleições a um cargo eletivo, deve passar, previamente, pelas convenções partidárias (geralmente ocorrem no período de 10 a 30 de junho do ano em que se realizarem as eleições). 
Nas convenções, o partido reúne seus dirigentes e filiados para a escolha de seus candidatos aos respectivos cargos e ainda delibera sobre a formação ou não de coligações partidárias. A ata da convenção é lavrada em livro aberto e rubricado pela Justiça Eleitoral, onde se registram todas as informações necessárias para o registro de seus candidatos na Justiça Eleitoral, como, por exemplo, o nome da Coligação, o nome dos partidos que a compõe, o número que o candidato vai concorrer, entre outras. 
Sistemas de partidos
ADOTA O ESTADO PARTIDÁRIO CONTEMPORÂNEO 
TRÊS SISTEMAS :
UNIPARTIDÁRIO 
BIPARTIDÁRIO
MULTIPARTIDÁRIO
Unipartidário
As ditaduras do século xx,com raras exceções ,fizeram porém do partido único o instrumento máximo de conservação do poder ,sufocando ,pela interdição ideólogica ,o pluralismo político ,sem a qual a liberdade se extingue .
BIPARTIDÁRIO
Que teve em Laski um de seus ardentes propugnadores ,é considerado como sistema democrático por excelência em matéria de organização partidária .
MULTIPARTIDÁRIO
Principia a rigor o sistema multipartidário com a presença de três ou mais partidos em disputa do poder num determinado sistema estatal.
O VOTO (ESTADOS UNIDOS)
 Nos EUA, o presidente não é eleito pelo voto direto, mas por uma instituição chamada colégio eleitoral. De
acordo com a Constituição Americana, a escolha do presidente e seu vice depende de delegados estaduais, estes sim escolhidos pelos eleitores
 No dia da eleição presidencial cada eleitor vota no candidato a presidente de sua preferência. Este voto, entretanto, não é computado em uma eleição direta (como acontece no Brasil), mas sim, escolhe uma comissão de delegados que representará o seu estado no colégio eleitoral.
A disputa eleitoral entre dois partidos constitui uma das características mais conhecidas e duradouras do sistema político americano. Republicanos e democratas têm dominado a política eleitoral desde a década de 1860. 
O fato de esses dois partidos monopolizarem até hoje a política eleitoral da nação, um recorde sem igual em todo o mundo, reflete alguns aspectos estruturais do sistema político, assim como algumas características especiais dos partidos americanos.
Sistema Partidário nos Estados Unidos ( Bipartidário) 
O VOTO NA INGLATERRA
 O sistema eleitoral é distrital. Ou seja: a Inglaterra é dividida em 650 distritos eleitorais - cada um com uma média de 70 mil eleitores O eleitor vota no candidato de sua preferência para representar o seu distrito.
cada distrito elege um representante 
- o Member of Parliament, que obtém a maioria absoluta de MPs (326 MPs num total chamado de MP. Ou seja: 650 distritos eleitorais correspondem a 650 representantes no Parlamento (650 MPs).O partido de 650) é chamado pela rainha a formar Governo e o seu líder torna-se primeiro-ministro. O primeiro-ministro escolhe o seu gabinete.
SISTEMA PARTIDARIO NA INGLATERRA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando