Buscar

Porcini’s Pronto “Cozinha italiana de excelência sem o tempo de espera”

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
André Luís Lamanna
Trabalho da Disciplina Gerenciamento de projetos complexos,
 Tutor: Prof. Ronaldo Camara Cavalcante
São Paulo
2019
FICHAMENTO
TÍTULO: Gerenciamento de projetos complexos
CASO: Porcini’s Pronto: “Cozinha italiana de excelência sem o tempo de espera”. 
REFERÊNCIA: HESKETT, James L., LUECKE, Richard. USA: Harvard Business School, 2007. 
TEXTO: 
Uma das maiores do setor dentro do seu nicho, a Betapharm é uma empresa farmacêutica, que sofreu uma gradual pressão dentro de sua área de atuação e com uma grande diminuição em suas vendas, onde percebeu-se a necessidade de diminuir os gastos operacionais na área de aquisições. Entre 1996 e 2003 sua comercialização de produtos farmacêuticos obteve um crescimento de dez por cento. O mercado crescente de idosos e os programas governamentais fizeram o cenário industrial mudar, pois houve aumento de produtos genéricos de menores preços para comercialização. Nesse período, a América do Norte detinha o maior mercado e vendas, vindo em seguida a Europa e o Japão, respectivamente. Com a concorrência dos produtos genéricos e o baixo rendimento, as companhias se viram obrigadas a criar opções para manterem-se rentáveis. A Betapharm optou de forma estratégica por aplicar seus esforços para criar costumes diferentes no conjunto de suprimentos, usando o software Emptoris ePass, estruturou e otimizou a gestão de suas equipes, enquanto as outras empresas optaram por aprimorar suas atividades de vendas e marketing. A Betapharm visava reduzir suas despesas de comprar, pois elas eram responsáveis por cerca de 7,5 bilhões de euros em despesas anuais. Sendo assim, foi criado um grupo de ajuda para esse processo, o grupo e Sourcing, que consiste na formação de uma equipe
Institucional com integrantes de compras, qualidade, técnica, finanças e logística encarregado por optar qual tipo de compras era mais adequada, auxiliando na definição e seleção do melhor fornecedor. As decisões do grupo foram baseadas em fatores além de preço negociado. A escolha do fornecedor era baseada na avaliação do gasto total da propriedade de um produto, e não somente pelo seu valor. 
Com a avaliação do desempenho antecedente do fornecedor, da necessidade de assistência da Betapharm, do tempo aproximado para cumprir os padrões, do preço acionado, da criação de negociação para se alcançar o melhor esforço/benefício, eram os quesitos mais avaliados. O sistema Emptoris ePass, uma ferramenta sofisticada, foi adquirida para ajudar o método e confirmar o plano de Sourcing. Dentre vários atributos, permitia ordenar os fornecedores de acordo com qualidades priorizadas e selecioná-los diante de uma avaliação complexa de elementos, até mesmo em relação a compras por categoria e consideração de necessidades futuras. 
Como havia ainda um processo de pré-qualificação, onde era feita a análise dos fornecedores por intermédio de auditorias técnicas e de qualidade como requisito para a confirmação das compras. Com o objetivo de agregar cada vez mais valor, depois da formalização do procedimento de aquisições citado e da implantação do sistema inteligente Emptoris ePass, o desafio para a Betapharm era ampliar a estrutura gerada para mais itens, onde o ganho de redução de custo continuasse a permear todas as aquisições da empresa, em um procedimento regular e continuado. 
LOCAL: Biblioteca virtual da disciplina. 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: HESKETT, James L., LUECKE, Richard. USA: Harvard Business School, 2007.
�

Continue navegando