Buscar

Educação Inclusiva e Estudo de Caso

Prévia do material em texto

Leia o seguinte texto:
A professora Adriangela Bonetti foi designada para uma sala de aula em que havia educandos com deficiência e transtorno global de desenvolvimento, no começo de 2009. A escola não tinha um projeto coletivo para lidar com esses estudantes. A sala de recursos que existia na escola tinha foco na aceleração dos alunos e a APAE do município atravessava uma crise de identidade com as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A Secretaria Municipal de Educação implantava um Sistema de Gestão de Qualidade na Educação (SGQE), ao mesmo tempo que sofria pressão do Ministério Público para obediência às leis de inclusão. A partir das ferramentas que conheceu em um curso, Adriangela pôde modificar sua prática pedagógica. Seu esforço lhe valeu um prêmio nacional e um convite para ser a coordenadora de educação inclusiva do município. Essa mudança trouxe uma série de novos desafios, para ela e para seus pares na escola: Como transformar sua visão de educação inclusiva em políticas públicas? Como garantir que os alunos com deficiência continuassem incluídos após sua saída? Como fortalecer as parcerias, por vezes conflituosas, com a APAE e o Ministério Público? Considerando o fato de que este estudo tem como objeto principal a professora Adriangela e o trabalho que desenvolveu na escola Alexandre Bacchi e no município de Guaporé, no Rio Grande do Sul, qual foi o método de pesquisa empregado nesta investigação e como ele se caracteriza?
FONTE: Adaptado de: GALERY, Augusto; ALONSO, Daniela. O caso da escola Alexandre Bacchi - Guaporé, RS. Disponível em: <http://www.diversa.org.br/.../o_caso_escola_alexandre_bacchi_guapore_rio_grande_do_sul_brasil>. Acesso em: 20 ago. 2016.
	
	A pesquisa elaborada segue o método Estudo de Caso.
	
	
	
	
	
	
	 
	 
	2.
	A ciência não é neutra. A partir dessa afirmação pode-se entender que, quando optamos por decidir algo fundamentado por razões científicas, a probabilidade de acerto é maior. No entanto, a ciência é questionável. O que é certo hoje pode mudar amanhã, diferente dos interesses de cunho políticos e/ou dogmáticos do conhecimento religioso. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Para o público em geral, ciência é um conjunto de conhecimentos puros e aplicados, originados por métodos rigorosos e que permitem ter uma nova percepção da realidade.
II- A ciência é mais conceituada do que definida. Definir um conceito consiste em formular um problema e, para tanto, as hipóteses que o tornaram formulável.
III- A ciência é caracterizada por verdades absolutas e inquestionáveis, fruto da personificação de metodologias abstratas.
IV- Não existe definição objetiva e/ou neutra do conceito de ciência, podendo ser um modo de interpretar a nossa realidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	 
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	 
	 
	3.
	Os trabalhos acadêmicos possuem uma sistemática organizada e estimulam o raciocínio científico aos acadêmicos. Assinale a alternativa CORRETA em que são apresentados tipos de trabalhos de acadêmicos:
	
	
	
	Trabalhos de final de curso; monografias; artigos de periódicos; artigos científicos.
	
	
	
	
	 
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	6.
	O ?estudo de caso? também é um método científico usual e pretende aprofundar o conhecimento de um ou mais objetos, detalhadamente. Sobre as funções do estudo de caso, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	
	Utiliza entrevistas, documentos, evidências, artefatos, aprofundando os conhecimentos.
	
	
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	9.
	Nos problemas do dia a dia, é comum utilizarmos o nosso lado empírico para resolver nossos problemas, ou seja, utiliza-se o senso comum. Assim sendo, podemos destacar algumas das características desse tipo de conhecimento, como ser assistemático. Com relação a essa condição, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	
	
	
	A organização das vivências práticas não implica uma organização das ideias.

Continue navegando