Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 3 PROC. CIVIL III

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
	Avaliando Aprend.: CCJ0037_SM_201502392089 V.1 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	27/10/2018 06:46:56 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201503184528)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(ENADE)A expressão ¿acesso à Justiça¿ é reconhecidamente de difícil definição, mas serve para determinar duas finalidades básicas do sistema jurídico ¿ o sistema por meio do qual as pessoas podem reivindicar seus direitos e(ou) resolver seus litígios, sob os auspícios do Estado. Primeiro, o sistema deve ser igualmente acessível a todos; segundo, ele deve produzir resultados que sejam individual e socialmente justos. Sem dúvida, uma premissa básica será a de que a justiça social, tal como desejada por nossas sociedades modernas, pressupõe o acesso efetivo. O acesso não é apenas um direito social fundamental, crescentemente reconhecido; ele é também, necessariamente, o ponto central da moderna processualística. CAPPELLETTI, M.; GARTH, B. Acesso à Justiça. Trad. de Ellen Gracie Northfllet. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1988, p. 8-13 (adaptado). Considerando o acesso à Justiça como um dos temas relevantes da processualística contemporânea, bem como a repercussão, no ordenamento jurídico brasileiro, do movimento de acesso à Justiça iniciado por Cappelletti e Garth, no sentido de superação dos obstáculos para a efetiva prestação da tutela jurisdicional, conclui-se que
	
	
	a restrição do direito à assistência judiciária constitui um dos retrocessos no acesso à Justiça trazidos pela Constituição Federal de 1988
	
	as violações de caráter difuso, ou seja, as lesões causadas ao cidadão, individualmente, em diferentes esferas do seu patrimônio jurídico constituem obstáculo ao acesso à Justiça, em razão do alto custo do processo.
	 
	a alteração do cumprimento das sentenças e o procedimento sumaríssimo da Justiça do Trabalho são exemplos de reestruturação de práticas tradicionais no Brasil sob a perspectiva da ampliação do acesso à Justiça.
	
	autorização de julgamento por amostragem de recursos especiais interpostos constitui obstáculo ao acesso à Justiça, pois pode prejudicar uma das partes pelo fato de não haver análise detalhada do recurso.
	
	o direito de acesso à Justiça não implica, necessariamente, direito de acesso à ordem jurídica justa, ou seja, a compatibilização do direito substancial com a realidade social, judicialmente.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503203181)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na teoria dos recursos:
	
	
	o prazo para interposição só pode ser interrompido na hipótese de falecimento de um dos advogados constituídos pela parte perdedora.
	
	são recorríveis todos os despachos, decisões interlocutórias e sentença.
	
	o interesse constitui um dos pressupostos objetivos de admissibilidade.
	
	segundo o princípio da taxatividade, somente serão recursos aqueles expressamente determinados e regidos pelo Código de Processo Civil;
	 
	pelo princípio da unirrecorribilidade para cada decisão deve haver um único recurso adequado.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503202929)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação aos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	 
	Para aferição da tempestividade do recurso remetido pelo correio, será considerada como data de interposição a data de postagem.
	 
	O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso.
	 
	O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão.
	 
	O prazo para interpor todos os recursos e para responder-lhes é de 15 (quinze) dias.
	 
	No prazo para interposição de recurso, a petição será protocolada em cartório ou conforme as normas de organização judiciária, ressalvado o disposto em regra especial.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503173051)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(NCPC)Em audiência realizada no dia 30/04/15(5ª) foi proferida sentença de procedência da ação. Anastolfo, réu, indignado com a decisão proferida, decide interpor recurso arguindo não ser viável o pagamento de alimentos no valor estabelecido. Após manter contato com seu advogado o mesmo informou que poderia ser interposto o recurso de___, e, para tanto teria até o dia __ sob pena de preclusão ___ e cuja finalidade seria de ____da sentença e o efeito do recurso seria_____.
	
	 
	apelação, 22/05/15, temporal, invalidação, apenas devolutivo.
	
	embargos declaratórios, 08/05/15, temporal, esclarecimento
	
	apelação,15/05/15, consumativa, reforma, devolutivo e suspensivo
	
	embargos declaratórios,05/05/15, temporal, esclarecimento
	
	nda
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503185846)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Carlos ajuizou uma ação revisional em face do INSS perante a Vara Federal de seu Estado. No entanto, transcorrido 30 dias da distribuição, o autor foi informado, por seu advogado, de que o tema objeto de sua pretensão já foi resolvido favoravelmente pelo Superior Tribunal de Justiça através do julgamento de um recurso especial representativo da controvérsia (julgamento por amostragem). Neste caso, qual conduta processual é a correta em relação ao sistema de julgamento por amostragem:
	
	
	Carlos deverá prosseguir em sua demanda até a sentença de primeiro grau, sendo vedada a interposição de apelação em face da sentença contrária à tese fixada pelo Superior Tribunal de Justiça no julgamento por amostragem;
	
	Carlos deverá emendar à petição inicial para adequar sua causa de pedir aos fundamentos articulados na tese fixada pelo Superior Tribunal de Justiça.
	
	Carlos deverá renunciar ao direito pleiteado considerando o julgamento realizado pelo Superior Tribunal de Justiça.
	 
	Poderá desistir da ação ajuizada considerando o princípio da celeridade processual e o fato de que o julgamento favorável do recurso representativo da controvérsia lhe permitirá alcançar o mesmo objetivo pretendido na via judicial.

Continue navegando