Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 4 PROC. CIVIL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
	Avaliando Aprend.: CCJ0037_SM_201502392089 V.1 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	27/10/2018 06:57:51 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201503185803)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pedro ingressou com uma ação de cobrança em face da empresa Monsenhor. Diante da dissolução irregular da empresa, o autor requereu a desconsideração da personalidade jurídica com o objetivo de viabilizar a condenação dos sócios ao pagamento da respectiva dívida. O Juiz indeferiu o requerimento de desconsideração da personalidade jurídica e, após a fase instrutória, condenou a empresa ré a pagar o montante devido. Pedro interpôs recurso de apelação contra a sentença condenatória visando reformar tão a decisão que indeferiu a desconsideração da personalidade jurídica. Diante do caso, assinale a opção correta:
	
	
	Pedro agiu equivocadamente, pois somente cabe impugnação de decisões interlocutórias, em preliminar de recurso de apelação, quando o recorrente pretender, também, a reforma do mérito julgado na sentença.
	
	Pedro agiu corretamente, considerando que cabe ao recorrente optar entre interpor agravo de instrumento contra decisões interlocutórias no prazo legal ou impugnar todas as decisões interlocutórias no recurso de apelação em razão da ausência de preclusão das questões incidentes na Lei nº 13.105/2015.
	
	Pedro agiu corretamente, considerando que não há mais preclusão das decisões interlocutórias proferidas ao longo do processo.
	 
	Pedro agiu equivocadamente, pois, neste caso, operou-se a preclusão temporal considerando que não foi interposto agravo de instrumento no prazo legal, sendo incabível a impugnação da respectiva decisão interlocutória em sede de apelação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503185993)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(XII EXAME DE ORDEM - TIPO 1) A ação de consignação em pagamento, procedimento especial de jurisdição contenciosa, é o meio pelo qual o devedor ou terceiro poderá requerer a consignação da quantia ou da coisa devida com efeito de pagamento. A respeito da resposta do réu na referida ação, assinale a afirmativa correta.
	
	
	Alegado em contestação que o depósito não é integral, o autor poderá completá-lo, salvo se o inadimplemento acarretou a rescisão contratual, mas o réu ficará impedido de levantar o valor ou coisa depositada até que a sentença conclua acerca da parcela controvertida.
	
	Caso o objeto da prestação seja coisa indeterminada e a escolha couber ao credor, será citado para exercer o direito no prazo legal e, em vez de contestar, receber e dar quitação, a obrigação será extinta, sem condenação em custas e honorários.
	
	Por ser o réu o credor, ainda que não ofereça contestação, não estará sujeito aos efeitos da revelia, caso em que haverá procedência do pedido e extinção da obrigação, devendo arcar com as custas e os honorários de sucumbência.
	 
	Na contestação o réu poderá alegar que foi justa a recusa e que o depósito não é integral, e, na segunda hipótese, tal argumento somente será admissível se o réu indicar o montante que entende devido.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503202914)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca dos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa correta:
	
	
	O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, apenas como fiscal da ordem jurídica.
	
	O recorrente poderá, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, desde que não tenham sido apresentadas as contrarrazões recursais.
	
	Dos despachos não cabe recurso, apenas embargos de declaração.
	
	A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, salvo nas ações que corram em segredo de justiça.
	 
	Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503185996)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(X EXAME DE ORDEM ¿ TIPO 1 - BRANCA) A proteção possessória pode se desenvolver por meio de diversos tipos de ações. No que se refere às espécies de ações possessórias e suas características, assinale a afirmativa correta.
	
	
	As ações possessórias não possuem natureza dúplice. Sendo assim, caso o réu queira fazer pedido contra o autor, não poderá se valer da contestação, devendo apresentar reconvenção.
	
	É defeso ao autor cumular o pedido possessório com condenação em perdas e danos, devendo optar por um ou outro provimento, sob pena de enriquecimento sem causa.
	 
	Apenas o possuidor figura-se como parte legitima para a propositura das ações possessórias, tanto na hipótese de posse direta quanto na hipótese de posse indireta.
	
	Em virtude do princípio da adstrição, a propositura de uma ação possessória em vez de outra impede que o juiz conheça do pedido e outorgue a proteção correspondente àquela cujos requisitos estejam provados.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503185986)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João ingressou com uma ação em face do INSS visando sua desaposentação. Após a instrução, o juiz da 01ª Vara Federal de Salvador, julgou improcedente o pedido do autor, deixando de aplicar ao caso, sem a devida fundamentação, determinado precedente judicial, editado pelo Supremo Tribunal Federal, em controle concentrado de constitucionalidade, que além de tratar de caso idêntico era favorável a tese de João. Neste caso João deverá:
	
	 
	Ajuizar reclamação com objetivo de garantir a observância da decisão do Supremo Tribunal Federal.
	
	Interpor recurso de apelação para garantir o adequado prequestionamento da matéria.
	
	Impetrar Mandado de segurança considerando a força vinculante dos precedentes judiciais do Supremo Tribunal Federal.
	
	Ajuizar ação cautelar incidental para se preservar a autoridade da decisão do Supremo Tribunal Federal.

Outros materiais