Buscar

SIMULADO I PARA AV1 DIREITO EMPRESARIAL APLICADO I

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO EMPRESARIAL APLICADO I   
	Aluno(a): JULIO DE JESUS AZEVEDO BARROS
	Matrícula: 201502333228
	Acertos: 2,0 de 2,0
	Início: 08/03/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201505410409)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(UEPA - 2013 - PC-PA - Delegado de Polícia) Sobre o Direito de Empresa, regulado pelo artigo 966 e seguintes do Código Civil, assinale a alternativa correta.
 
		
	
	b) Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo de sua capacidade civil e não forem legalmente impedidos, assim, os incapazes por razão superveniente, são proibidos de continuar a empresa antes exercida por eles, mesmo que com a assistência ou representação legal.
	 
	d) Salvo as exceções expressas em lei, considera em empresária a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro.
 
	
	e) A sociedade pressupõe a existência de atividade continuada, sendo vedada a sua criação restrita a um ou mais negócios determinados.
	
	c) A sociedade empresária adquire a personalidade jurídica com a sua constituição, a partir da assinatura de seus atos constitutivos pelos respectivos sócios.
	
	a) Na forma da lei, empresário é aquele que exerce qualquer atividade ou profissão, economicamente organizada, para a produção ou circulação de bens e serviços.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201505413949)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Julgue os itens a seguir:
I - O novo Código Civil vedou expressamente a constituição de sociedades entre cônjuges, independentemente do regime matrimonial de bens, sendo que as sociedades já constituídas poderão prosseguir face ao respeito ao ato jurídico perfeito. 
II - O registro de empresário rural na junta comercial, de natureza declaratória, sujeita-o ao regime jurídico empresarial. 
III - O ato de inscrição do empresário no registro público de empresas é essencial para a caracterização do exercício profissional de atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. 
IV - No Brasil, todas as juntas comerciais são subordinadas administrativa e tecnicamente ao Departamento de Registro Empresarial e Integração. 
		
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
	 
	Todas as assertivas estão incorretas.
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201505410411)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TRT 3R - 2013 - TRT - 3ª Região (MG) - Juiz do Trabalho) Relativamente à empresa individual de responsabilidade limitada, disciplinada pela Lei nº 12.441, de 11 de julho de 2011, é incorreto afirmar:
		
	 
	a) A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 50 (cinquenta) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.
	
	c) A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.
	
	d) A empresa individual de responsabilidade limitada também poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.
 
	
	b) O nome empresarial deverá ser formado pela inclusão da expressão "EIRELI" após a firma ou a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada.
	
	e) Poderá ser atribuída à empresa individual de responsabilidade limitada constituída para a prestação de serviços de qualquer natureza a remuneração decorrente da cessão de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurídica, vinculados à atividade profissional.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201505283153)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC  - TJGO - Juiz Substituto - 2015) Thiago, empresário individual do ramo de padaria, veio ser interditado judicialmente e declarado absolutamente incapaz para os atos da vida civil por conta de uma doença mental que lhe sobreveio. A Thiago, nesse caso, é
		
	 
	permitido continuar a empresa por meio de representante, mediante prévia autorização judicial, que poderá ser revogada, também judicialmente, sem prejuízo dos direitos de terceiros.
	
	permitido continuar a empresa por meio de representante, independentemente de prévia autorização judicial.
	
	vedado continuar a empresa, ainda que por meio de representante.
	
	permitido continuar a empresa por meio de representante, caso em que todos os bens que já possuía ao tempo da sua interdição ficarão sujeitos ao resultado da empresa, ainda que estranhos ao acervo desta.
	
	permitido continuar a empresa por meio de representante, mediante prévia autorização judicial, que não é passível de revogação.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201505410414)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(UFPA - 2012 - PGE-PA - Procurador) Analise as proposições a seguir: 
I - A empresa individual de responsabilidade limitada constitui pessoa jurídica de direito privado, de maneira que sua instituição representa possibilidade de limitação da responsabilidade do empreendedor individual sobre as obrigações decorrentes de sua atividade empresarial. 
II - Face à inexistência de vedação legal, bem ainda ao princípio da autonomia privada, a empresa individual de responsabilidade limitada pode instituir nova EIRELI para execução de atividades subsidiárias ou correlatas. 
III - A EIRELI pode ser instituída de maneira originária, quando criada diretamente por seu fundador, ou derivada quando decorrente de aproveitamento de ente anterior, a exemplo da concentração das quotas de modalidade societária em um único sócio. 
IV - A existência da EIRELI depende do registro e/ou arquivamento de seus atos constitutivos, formalizados a partir de acordo de vontades, perante a Junta Comercial do Estado em que a empresa terá sua sede. 
De acordo com as proposições apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	b) II e III estão corretas
	 
	d) I e III estão corretas
 
	
	c) somente a II está correta
	
	a) todas estão corretas
	
	e) todas estão incorretas.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201505402034)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	ACERCA DA TEORIA TRIÉDRICA DA EMPRESA, CAPITANEADA POR WALDÍRIO BUGARELLI, NÃO É CONSIDERADO PERFIL OU ELEMENTO DA EMPRESA:
		
	
	PERFIL SUBJETIVO
	
	PERFIL FUNCIONAL
	 
	PERFIL CORPORATIVO
	
	O TITULAR OU O EMPRESÁRIO
	
	PERFIL OBJETIVO
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201505337596)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Quais são as espécies de livros empresariais:
		
	
	Obrigatórios e escriturários.
	 
	Facultativos e obrigatórios.
	
	Facultativos e gerais.
	
	Facultativos e escriturários.
	
	Obrigatórios e gerais.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201505410421)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Cláudio e Roberto, artistas plásticos, através de uma pessoa jurídica INSCRITA no CNPJ, prestam serviços de restauração de obras de arte nas praças localizadas nas proximidades de seu bairro, cobrando quantias irrisórias pelos serviços prestados aos moradores da região. Esta sociedade não possui elemento de empresa, embora estes serviços sejam cobrados e os sócios, apesar de lucrarem muito pouco, vivem dos valores cobrados por suas restaurações. A atividade desenvolvida por eles constitui, de acordo com o Código Civil: 
		
	
	Uma sociedade civil
	
	Uma sociedade limitada
	 
	Uma sociedade personificada simples.
	
	Uma atividade empresária.
	
	Uma sociedade simples.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201505283184)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Magistratura Rondônia - PUC/PR/2011) Dadas as assertivas abaixo, assinale a única CORRETA:
		
	 
	Em caso de abuso da personalidadejurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte ou do Ministério Público (quando lhe couber intervir no processo), que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios de pessoas jurídicas. Uma decisão desta natureza implica na chamada ¿desconsideração da personalidade jurídica¿.
	
	O capital social das sociedades limitadas é dividido em ações, que podem ser ordinárias ou preferenciais, estas sem direito de voto.
	
	O ato pelo qual o sócio se obriga a entregar para a sociedade bens ou direitos de sua propriedade, suscetíveis de apreciação econômica, para a formação do capital social, é chamado de integralização, enquanto que a subscrição de capital é a efetiva transferência, pelo sócio para a sociedade, do bem ou direito mencionado na integralização.
	
	Todas as sociedades no direito brasileiro possuem personalidade jurídica.
	
	Após totalmente integralizado o capital social em uma sociedade limitada, a regra é de que seus sócios respondem, de forma direta e pessoal, pelas obrigações da sociedade.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201503508559)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Advogado OAB 2010 CESPE) Afrânio, empresário individual, foi submetido a exame por junta médica que atestou ser ele portador de grave esquizofrenia, qualificando-o como permanentemente incapaz de gerir os próprios negócios. Por essa razão, o pai do empresário ajuizou pedido de interdição, com o pleito de ser nomeado seu curador e gerir seus negócios da vida civil. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.
		
	
	Caso o pai de Afrânio, já como seu curador, esteja impedido, por lei, de exercer atividade empresarial, também não poderá proceder com a indicação de gerentes ao juízo para o exercício desse mister, com o que extinguirá a empresa.
	 
	O pai de Afrânio, se curador nomeado judicialmente, poderá exercer atividade empresária em nome do filho interditado.
	
	Eventuais clientes que tenham comprado de Afrânio produtos mediante pagamento à vista, mas que ainda não tenham recebido as mercadorias, na hipótese de continuidade da atividade empresária, estarão impedidos de reclamar o prejuízo em razão da patologia do empresário individual.
	
	A interdição de empresário individual determina necessariamente a extinção da empresa, sendo inviável a sua continuidade por qualquer meio, portanto o pai de Afrânio não poderá substituí-lo nos negócios.
	
	Nenhuma das respostas.

Continue navegando