Logo Passei Direto
Buscar

FORMAC ECON DO BR CONTEMPORAN

User badge image
Paula Lima

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O modelo de industrialização do Brasil adotado desde a década de 1930, ocasião da ocorrência do primeiro grande impulso industrializador do país, foi o de substituição de importações. Considere as afirmativas abaixo.
Está correto o afirmado em
I A Política de Salvação do Café realizada por Getúlio Vargas em 1930 constituía-se da compra de estoques de café financiado por emissão monetária, manutenção do padrão-ouro e desvalorização da moeda nacional.
II A Política de Salvação do Café realizada por Getúlio Vargas em 1930 constituía-se da compra e queima do excedente de café financiada por emissão monetária, abandono do padrão-ouro e desvalorização cambial.
III No Brasil, a industrialização se deu por etapas: bens de consumo não-duráveis, bens de consumo duráveis, bens intermediários e bens de capital, nessa ordem.
IV A Política de Salvação do Café realizada por Getúlio Vargas em 1930 estava baseada na compra dos estoques de café com empréstimos externos para posterior queima do produto.
A) I e IV.
B) III e IV.
C) II e IV.
D) I e III.
E) II e III.

Quanto ao modelo de industrialização por substituição de importações, adotado pelo Brasil na década de 1930, podemos afirmar que esse modelo pressupõe
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
A) uma industrialização de caráter independente, na qual os bens de capital constituem prioridade.
B) que o mercado deva se abrir para promover de forma mais completa o processo de industrialização.
C) a adoção de políticas governamentais de desestímulo a uma indústria nacional.
D) a adoção de uma política de desestímulo às importações de produtos industrializados e de estímulo da produção interna.
E) um estímulo das exportações e das importações.

A respeito do Estado Novo de 1937-45, assinale a afirmativa correta.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
A) Esse período foi marcado pelas relações entre Brasil e Alemanha, mantidas estáveis até o final da II Guerra.
B) A Missão Aranha, de 1939, decidiu que apesar de o Brasil retomar o pagamento da dívida suspenso em 1930, os EUA não poderiam contar com sua ajuda estratégica militar.
C) Em 1941 a expansão das exportações foi assegurada pelo efeito do acordo de suprimentos de material estratégico para os Estados Unidos e aumento da demanda por produtos tradicionalmente supridos pelos EUA e Inglaterra.
D) A construção da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) contou a princípio com capital e tecnologia alemães. Posteriormente essa ajuda foi substituída por ajuda econômica norte-americana.
E) O Estado Novo constituiu-se em um golpe de Estado de Getúlio Vargas que passou a adotar um Constituição baseada na Norte-Americana e respeitou as liberdades individuais, utilizando-se para isso do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).

Sobre o Plano de Metas, implementado no Brasil na década de 1950, afirma-se que
É verdadeiro o afirmado em
I esse plano envolveu o planejamento de metas de desenvolvimento, mediante financiamentos expansionistas, tanto externos quanto por meio de forte endividamento do setor público.
II esse plano foi responsável pelo subsequente descontrole financeiro do país, resultando em uma crise política que chegou ao seu auge em 1964 com o golpe militar.
III embora de financiamento expansionista, esse plano não resultou em inflação, dado que coincidiu com o fim do período subsequente à Segunda Guerra Mundial, período de ênfase no processo de substituição de importações (PSI), o que beneficiou a abertura comercial.
A) I, II e III.
B) I e III.
C) I e II.
D) II e III.
E) (Todas as afirmativas são falsas).

O período de grande crescimento econômico brasileiro conhecido como “Milagre” ocorreu em pleno governo militar nos anos de 1968 a 1973.
Quanto a esse período assinale a afirmativa incorreta:
A) Esse período foi marcado por forte crescimento da indústria de bens de consumo duráveis e construção civil, principalmente na região sudeste do Brasil.
B) Os setores de bens de consumo não-duráveis e agricultura tiveram desempenho modesto nesse período.
C) As principais fontes de crescimento do período foram: retomada do investimento público em infraestrutura, aumento do investimento das empresas estatais, construção civil e crescimento das exportações.
D) Esse período foi marcado pelo fim do endividamento externo e expressivo desenvolvimento do Brasil, fatos que posicionaram o país numa situação mundial de crescente enriquecimento.
E) Esse período foi marcado por imensa onda de endividamento externo e fim das liberdades pessoais em função da censura promovida pelo governo militar.

Relativamente ao Plano de Ação Econômica do Governo – PAEG, aplicado durante a tomada do poder pelos militares, em 1964, leia as afirmativas abaixo.
Está correto o afirmado em
I Durante o PAEG foram adotadas políticas conjunturais de combate à inflação e reformas estruturais dos problemas de crescimento econômico.
II O PAEG procurou acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico, conter o processo inflacionário, atenuar desequilíbrios regionais e setoriais e aumentar o investimento.
III As mediadas do PAEG foram basicamente as seguintes: emissão monetária, com consequente aumento do déficit público; aumento da concessão de crédito e política salarial.
IV Durante o período do PAEG houve diminuição dos juros reais, aumento do déficit público e crescimento econômico acelerado.
A) I e III.
B) II e III.
C) I e II.
D) III e IV.
E) II e IV.

Durante a Nova República (década de 1930) a participação do Estado na economia modificou-se.
Durante esse período ocorreu (assinale a afirmativa incorreta):
A) uma grande diminuição da participação do Estado.
B) a adequação do arcabouço institucional à indústria – Legislação Trabalhista.
C) a geração de infraestrutura básica – transporte e energia.
D) o fornecimento de insumos básicos: Siderúrgica Nacional, Petrobrás, hidrelétricas.
E) um processo de captação e distribuição de poupança – Banco do Brasil e BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico).

Sobre a Teoria dos Choques Adversos, assinale a afirmativa correta:
A) O desequilíbrio externo provocava brusco aumento do preço dos produtos importados em função da desvalorização da moeda nacional, estimulando, assim, a industrialização.
B) O crescimento industrial nos anos de 1930 não decorreu da crise e da intervenção heterodoxa do Estado. Para os defensores dessa teoria foi a expansão das exportações o elemento impulsionador da indústria.
C) Para o autor dessa teoria a industrialização, seja qual for a região em que ela ocorra, supõe como pré-requisito a existência de um certo grau de desenvolvimento capitalista e, mais especificamente, supõe a preexistência de uma economia mercantil em grau relativamente desenvolvido da divisão social do trabalho.
D) Essa teoria admite uma relação direta e inversa entre café e indústria. Assim, a crise na economia cafeeira tem, a um só tempo, efeitos positivos e negativos sobre a indústria, por provocar o declínio cambial, proteger a produção nacional, mas reduzir a possibilidade de investimento pelo encarecimento das importações.
E) Segundo essa teoria a expansão das exportações do café criava tanto mercado consumidor quanto condições para o estabelecimento de indústrias no país.

O modelo de industrialização baseado na susbstituição de importações permanece durante o Estado Novo.
Sobre esse modelo, assinale a afirmativa incorreta:
A) tendência ao desequilíbrio externo em função da política cambial, de uma indústria sem competitividade e a continua demanda por produtos importados.
B) aumento da participação do Estado.
C) aumento do grau de concentração de renda.
D) escassez de fontes de financiamento.
E) aumento da participação da agricultura na economia nacional.

Leia atentamente as afirmativas abaixo.
Está correto o afirmado em
I O principal objetivo do Plano de Metas era o de amadurecer a indústria brasileira, especialmente no setor de bens de capital e bens estratégicos, setor esse que apresentava demanda reprimida.
II A ênfase na indústria era considerada forte gerador de empregos no país, o que aumentaria ainda mais a demanda por bens de consumo duráveis e não-duráveis.
III Para viabilizar o Plano de Metas era necessário aumentar a infraestrutura do país e eliminar os pontos de estrangulamento existentes.
IV O Plano de Metas, por estar baseado em um modelo de industrialização por substituição de importações, eliminava a vinda de capital estrangeiro.
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) III e IV.

Em relação a esse período, conhecido como Milagre brasileiro, é correto afirmar que
A) embora o crescimento deveu-se a condições externas favoráveis, foi decisiva a mudança de estratégia econômica do governo, que passou a adotar políticas de expansão da demanda e de estimulo à produção.
B) o crescimento do período do Milagre é enganoso, uma vez que não se fez acompanhar de uso intenso da capacidade instalada da indústria.
C) o dinamismo do setor industrial no período do Milagre deveu-se somente à expansão das exportações de produtos manufaturados, estimulados pelo realismo cambial propiciado pelo sistema de mini desvalorizações cambiais.
D) a estratégia de crescimento do Milagre admitiu o convívio com a inflação e com as estratégias indexadoras de gatilhos salariais e de congelamento de tarifas a cada vez que a inflação atingisse patamares preocupantes.
E) o crescimento do período do Milagre veio acompanhado de diminuição do salário médio e restrição ao crédito.

Sobre essas medidas, assinale a alternativa incorreta:
A) Elevação da carga fiscal.
B) Redução do dispêndio público programado.
C) Diminuição da participação do estado na Economia por meio do modelo de substituição de importações.
D) Captação de recursos do setor privado no mercado de capitais.
E) Mobilização de recursos monetários.

Sobre esse modelo assinale a afirmativa incorreta:
A) A crise econômica do início da década de 1970 levou o governo a elaborar um plano cuja principal meta era elevar o crescimento do Brasil em torno de 10% a.a.
B) O II PND perseguia a meta de promover o crescimento na área de bens intermediários e capital.
C) O estado contou com apoio político e financiamento dos mais variados setores da sociedade brasileira.
D) Nessa época cada vez mais o estado brasileiro tornava-se interventor, transformando-se em “Estado-empresário”.
E) Nesse período a dívida externa cresceu rapidamente.

Sobre o conceito de populismo assinale a afirmativa incorreta:
A) Populismo significa trazer base de sustentação do governo às massas urbanas.
B) O Populismo de Vargas fez uma série de concessões de vantagens aos trabalhadores urbanos, como por exemplo, a criação da CLT.
C) O populismo de Vargas regulamentou as condições de trabalho das mulheres nos estabelecimentos industriais.
D) O populismo de Vargas proibiu juros bancários abusivos na década de 1930, por meio do decreto lei conhecido como Lei da Usura.
E) O Populismo de Vargas foi marcado por práticas liberais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O modelo de industrialização do Brasil adotado desde a década de 1930, ocasião da ocorrência do primeiro grande impulso industrializador do país, foi o de substituição de importações. Considere as afirmativas abaixo.
Está correto o afirmado em
I A Política de Salvação do Café realizada por Getúlio Vargas em 1930 constituía-se da compra de estoques de café financiado por emissão monetária, manutenção do padrão-ouro e desvalorização da moeda nacional.
II A Política de Salvação do Café realizada por Getúlio Vargas em 1930 constituía-se da compra e queima do excedente de café financiada por emissão monetária, abandono do padrão-ouro e desvalorização cambial.
III No Brasil, a industrialização se deu por etapas: bens de consumo não-duráveis, bens de consumo duráveis, bens intermediários e bens de capital, nessa ordem.
IV A Política de Salvação do Café realizada por Getúlio Vargas em 1930 estava baseada na compra dos estoques de café com empréstimos externos para posterior queima do produto.
A) I e IV.
B) III e IV.
C) II e IV.
D) I e III.
E) II e III.

Quanto ao modelo de industrialização por substituição de importações, adotado pelo Brasil na década de 1930, podemos afirmar que esse modelo pressupõe
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
A) uma industrialização de caráter independente, na qual os bens de capital constituem prioridade.
B) que o mercado deva se abrir para promover de forma mais completa o processo de industrialização.
C) a adoção de políticas governamentais de desestímulo a uma indústria nacional.
D) a adoção de uma política de desestímulo às importações de produtos industrializados e de estímulo da produção interna.
E) um estímulo das exportações e das importações.

A respeito do Estado Novo de 1937-45, assinale a afirmativa correta.
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
A) Esse período foi marcado pelas relações entre Brasil e Alemanha, mantidas estáveis até o final da II Guerra.
B) A Missão Aranha, de 1939, decidiu que apesar de o Brasil retomar o pagamento da dívida suspenso em 1930, os EUA não poderiam contar com sua ajuda estratégica militar.
C) Em 1941 a expansão das exportações foi assegurada pelo efeito do acordo de suprimentos de material estratégico para os Estados Unidos e aumento da demanda por produtos tradicionalmente supridos pelos EUA e Inglaterra.
D) A construção da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) contou a princípio com capital e tecnologia alemães. Posteriormente essa ajuda foi substituída por ajuda econômica norte-americana.
E) O Estado Novo constituiu-se em um golpe de Estado de Getúlio Vargas que passou a adotar um Constituição baseada na Norte-Americana e respeitou as liberdades individuais, utilizando-se para isso do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).

Sobre o Plano de Metas, implementado no Brasil na década de 1950, afirma-se que
É verdadeiro o afirmado em
I esse plano envolveu o planejamento de metas de desenvolvimento, mediante financiamentos expansionistas, tanto externos quanto por meio de forte endividamento do setor público.
II esse plano foi responsável pelo subsequente descontrole financeiro do país, resultando em uma crise política que chegou ao seu auge em 1964 com o golpe militar.
III embora de financiamento expansionista, esse plano não resultou em inflação, dado que coincidiu com o fim do período subsequente à Segunda Guerra Mundial, período de ênfase no processo de substituição de importações (PSI), o que beneficiou a abertura comercial.
A) I, II e III.
B) I e III.
C) I e II.
D) II e III.
E) (Todas as afirmativas são falsas).

O período de grande crescimento econômico brasileiro conhecido como “Milagre” ocorreu em pleno governo militar nos anos de 1968 a 1973.
Quanto a esse período assinale a afirmativa incorreta:
A) Esse período foi marcado por forte crescimento da indústria de bens de consumo duráveis e construção civil, principalmente na região sudeste do Brasil.
B) Os setores de bens de consumo não-duráveis e agricultura tiveram desempenho modesto nesse período.
C) As principais fontes de crescimento do período foram: retomada do investimento público em infraestrutura, aumento do investimento das empresas estatais, construção civil e crescimento das exportações.
D) Esse período foi marcado pelo fim do endividamento externo e expressivo desenvolvimento do Brasil, fatos que posicionaram o país numa situação mundial de crescente enriquecimento.
E) Esse período foi marcado por imensa onda de endividamento externo e fim das liberdades pessoais em função da censura promovida pelo governo militar.

Relativamente ao Plano de Ação Econômica do Governo – PAEG, aplicado durante a tomada do poder pelos militares, em 1964, leia as afirmativas abaixo.
Está correto o afirmado em
I Durante o PAEG foram adotadas políticas conjunturais de combate à inflação e reformas estruturais dos problemas de crescimento econômico.
II O PAEG procurou acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico, conter o processo inflacionário, atenuar desequilíbrios regionais e setoriais e aumentar o investimento.
III As mediadas do PAEG foram basicamente as seguintes: emissão monetária, com consequente aumento do déficit público; aumento da concessão de crédito e política salarial.
IV Durante o período do PAEG houve diminuição dos juros reais, aumento do déficit público e crescimento econômico acelerado.
A) I e III.
B) II e III.
C) I e II.
D) III e IV.
E) II e IV.

Durante a Nova República (década de 1930) a participação do Estado na economia modificou-se.
Durante esse período ocorreu (assinale a afirmativa incorreta):
A) uma grande diminuição da participação do Estado.
B) a adequação do arcabouço institucional à indústria – Legislação Trabalhista.
C) a geração de infraestrutura básica – transporte e energia.
D) o fornecimento de insumos básicos: Siderúrgica Nacional, Petrobrás, hidrelétricas.
E) um processo de captação e distribuição de poupança – Banco do Brasil e BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico).

Sobre a Teoria dos Choques Adversos, assinale a afirmativa correta:
A) O desequilíbrio externo provocava brusco aumento do preço dos produtos importados em função da desvalorização da moeda nacional, estimulando, assim, a industrialização.
B) O crescimento industrial nos anos de 1930 não decorreu da crise e da intervenção heterodoxa do Estado. Para os defensores dessa teoria foi a expansão das exportações o elemento impulsionador da indústria.
C) Para o autor dessa teoria a industrialização, seja qual for a região em que ela ocorra, supõe como pré-requisito a existência de um certo grau de desenvolvimento capitalista e, mais especificamente, supõe a preexistência de uma economia mercantil em grau relativamente desenvolvido da divisão social do trabalho.
D) Essa teoria admite uma relação direta e inversa entre café e indústria. Assim, a crise na economia cafeeira tem, a um só tempo, efeitos positivos e negativos sobre a indústria, por provocar o declínio cambial, proteger a produção nacional, mas reduzir a possibilidade de investimento pelo encarecimento das importações.
E) Segundo essa teoria a expansão das exportações do café criava tanto mercado consumidor quanto condições para o estabelecimento de indústrias no país.

O modelo de industrialização baseado na susbstituição de importações permanece durante o Estado Novo.
Sobre esse modelo, assinale a afirmativa incorreta:
A) tendência ao desequilíbrio externo em função da política cambial, de uma indústria sem competitividade e a continua demanda por produtos importados.
B) aumento da participação do Estado.
C) aumento do grau de concentração de renda.
D) escassez de fontes de financiamento.
E) aumento da participação da agricultura na economia nacional.

Leia atentamente as afirmativas abaixo.
Está correto o afirmado em
I O principal objetivo do Plano de Metas era o de amadurecer a indústria brasileira, especialmente no setor de bens de capital e bens estratégicos, setor esse que apresentava demanda reprimida.
II A ênfase na indústria era considerada forte gerador de empregos no país, o que aumentaria ainda mais a demanda por bens de consumo duráveis e não-duráveis.
III Para viabilizar o Plano de Metas era necessário aumentar a infraestrutura do país e eliminar os pontos de estrangulamento existentes.
IV O Plano de Metas, por estar baseado em um modelo de industrialização por substituição de importações, eliminava a vinda de capital estrangeiro.
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) III e IV.

Em relação a esse período, conhecido como Milagre brasileiro, é correto afirmar que
A) embora o crescimento deveu-se a condições externas favoráveis, foi decisiva a mudança de estratégia econômica do governo, que passou a adotar políticas de expansão da demanda e de estimulo à produção.
B) o crescimento do período do Milagre é enganoso, uma vez que não se fez acompanhar de uso intenso da capacidade instalada da indústria.
C) o dinamismo do setor industrial no período do Milagre deveu-se somente à expansão das exportações de produtos manufaturados, estimulados pelo realismo cambial propiciado pelo sistema de mini desvalorizações cambiais.
D) a estratégia de crescimento do Milagre admitiu o convívio com a inflação e com as estratégias indexadoras de gatilhos salariais e de congelamento de tarifas a cada vez que a inflação atingisse patamares preocupantes.
E) o crescimento do período do Milagre veio acompanhado de diminuição do salário médio e restrição ao crédito.

Sobre essas medidas, assinale a alternativa incorreta:
A) Elevação da carga fiscal.
B) Redução do dispêndio público programado.
C) Diminuição da participação do estado na Economia por meio do modelo de substituição de importações.
D) Captação de recursos do setor privado no mercado de capitais.
E) Mobilização de recursos monetários.

Sobre esse modelo assinale a afirmativa incorreta:
A) A crise econômica do início da década de 1970 levou o governo a elaborar um plano cuja principal meta era elevar o crescimento do Brasil em torno de 10% a.a.
B) O II PND perseguia a meta de promover o crescimento na área de bens intermediários e capital.
C) O estado contou com apoio político e financiamento dos mais variados setores da sociedade brasileira.
D) Nessa época cada vez mais o estado brasileiro tornava-se interventor, transformando-se em “Estado-empresário”.
E) Nesse período a dívida externa cresceu rapidamente.

Sobre o conceito de populismo assinale a afirmativa incorreta:
A) Populismo significa trazer base de sustentação do governo às massas urbanas.
B) O Populismo de Vargas fez uma série de concessões de vantagens aos trabalhadores urbanos, como por exemplo, a criação da CLT.
C) O populismo de Vargas regulamentou as condições de trabalho das mulheres nos estabelecimentos industriais.
D) O populismo de Vargas proibiu juros bancários abusivos na década de 1930, por meio do decreto lei conhecido como Lei da Usura.
E) O Populismo de Vargas foi marcado por práticas liberais.

Prévia do material em texto

14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 1/18
 
Caro aluno.
Neste módulo estão as questões para seus Estudos Disciplinares.
Nossa orientação é a de que você não responda às questões antes de efetuar
pesquisas para indicar corretamente a alternativa.
Lembre-se de que não basta somente indicar a alternativa correta: há também
necessidade de inserir justificativa da escolha e, neste caso, cuidado com a forma
de indicar a justificativa.
Frases do tipo: "porque é a única que se aplica", "pois é a única correta" ou coisas
do tipo invalidarão sua resposta e o exercício será considerado incorreto. A
simples inserção de "..." ou ainda de letras a exemplo de "kkkk", "hhhhhh",
também invalidará sua resposta. Como a justificativa é pessoal, cuidado com as
frases prontas - aquelas que por algum motivo fora utilizada por outro aluno -.
Como os Estudos Disciplinares são uma atividade individual, a justificativa deve
apresentar texto inédito e do aluno. Quando da correção por parte do professor
for identificada frases idênticas entre alunos para um mesmo exercício, este será
considerado como incorreto.
Dê prioridade para a inserção das justificativas. Para que seu exercício seja
validado, não basta indicar acertadamente a alternativa correta se sua justificativa
não estiver coerente.
Você somente será aprovado na atividade se pelo menos dez dos vinte exercícios
aqui oferecidos estiverem totalmente corretos (indicação da alternativa correta e
justificativa). Portanto, obrigatoriamente, você deverá responder aos vinte
exercícios.
Bons estudos disciplinares.
 
Exercício 1:
O modelo de industrialização do Brasil adotado desde a década de 1930, ocasião da ocorrência do
primeiro grande impulso industrializador do país, foi o de substituição de importações.
Considere as afirmativas abaixo.
I A Política de Salvação do Café realizada por Getúlio Vargas em 1930 constituía-se da compra de
estoques de café financiado por emissão monetária, manutenção do padrão-ouro e desvalorização da
moeda nacional. 
II A Política de Salvação do Café realizada por Getúlio Vargas em 1930 constituía-se da compra e queima
do excedente de café financiada por emissão monetária, abandono do padrão-ouro e desvalorização
cambial. 
III No Brasil, a industrialização se deu por etapas: bens de consumo não-duráveis, bens de consumo
duráveis, bens intermediários e bens de capital, nessa ordem. 
IV A Política de Salvação do Café realizada por Getúlio Vargas em 1930 estava baseada na compra dos
estoques de café com empréstimos externos para posterior queima do produto.
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 2/18
Está correto o afirmado em
 
A)
I e IV.
 
B)
III e IV.
 
C)
II e IV.
 
D)
I e III.
 
E)
II e III.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
E) O item I está incorreta devido a afirmativa manutenção do padrão ouro, o
correto seria abandono no padrão ouro e o item IV está errado pois Getúlio
Vargas era nacionalista contra o capital externo. 
Exercício 2:
Quanto ao modelo de industrialização por substituição de importações, adotado pelo Brasil na década de
1930, podemos afirmar que esse modelo pressupõe
 
A)
uma industrialização de caráter independente, na qual os bens de capital constituem prioridade.
 
B)
que o mercado deva se abrir para promover de forma mais completa o processo de industrialização.
 
C)
a adoção de políticas governamentais de desestímulo a uma indústria nacional.
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 3/18
 
D)
a adoção de uma política de desestímulo às importações de produtos industrializados e de estímulo da
produção interna.
 
E)
um estímulo das exportações e das importações.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
D) O afirmativa D está correta pois as principais características do PSI era
desestimulo as importações e estimulo a produção interna. 
Exercício 3:
A respeito do Estado Novo de 1937-45, assinale a afirmativa correta.
 
A)
Esse período foi marcado pelas relações entre Brasil e Alemanha, mantidas estáveis até o final da II
Guerra.
 
B)
A Missão Aranha, de 1939, decidiu que apesar de o Brasil retomar o pagamento da dívida suspenso em
1930, os EUA não poderiam contar com sua ajuda estratégica militar.
 
C)
Em 1941 a expansão das exportações foi assegurada pelo efeito do acordo de suprimentos de material
estratégico para os Estados Unidos e aumento da demanda por produtos tradicionalmente supridos pelos
EUA e Inglaterra.
 
D)
A construção da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) contou a princípio com capital e tecnologia
alemães. Posteriormente essa ajuda foi substituída por ajuda econômica norte-americana.
 
E)
O Estado Novo constituiu-se em um golpe de Estado de Getúlio Vargas que passou a adotar um
Constituição baseada na Norte-Americana e respeitou as liberdades individuais, utilizando-se para isso do
DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 4/18
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
C) A alternativa C está correta pois o acordo entre o Brasil e os Estados Unidos
em 1941, onde o Brasil deveria enviar suprimentos materiais estratégicos e se
compromete a comprar produtos dos Estados Unidos e Inglaterra. 
Exercício 4:
Sobre o Plano de Metas, implementado no Brasil na década de 1950, afirma-se que
I esse plano envolveu o planejamento de metas de desenvolvimento, mediante financiamentos
expansionistas, tanto externos quanto por meio de forte endividamento do setor público. 
II esse plano foi responsável pelo subsequente descontrole financeiro do país, resultando em uma crise
política que chegou ao seu auge em 1964 com o golpe militar. 
III embora de financiamento expansionista, esse plano não resultou em inflação, dado que coincidiu com o
fim do período subsequente à Segunda Guerra Mundial, período de ênfase no processo de substituição de
importações (PSI), o que beneficiou a abertura comercial. Esta, por sua vez, contribuiu para o controle da
inflação. 
É verdadeiro o afirmado em
 
A)
I, II e III.
 
B)
I e III.
 
C)
I e II.
 
D)
II e III.
 
E)
(Todas as afirmativas são falsas).
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 5/18
A) Todas as afirmativas então corretas pois Juscelino Kubitschek era aberto ao
setor externo, o Plano de Metas teve um descontrole financeiro tendo seu ápice
durante o Golpe Militar em 1964. 
Exercício 5:
O período de grande crescimento econômico brasileiro conhecido como “Milagre” ocorreu em pleno
governo militar nos anos de 1968 a 1973. 
Quanto a esse período assinale a afirmativa incorreta:
 
A)
Esse período foi marcado por forte crescimento da indústria de bens de consumo duráveis e construção
civil, principalmente na região sudeste do Brasil.
 
B)
Os setores de bens de consumo não-duráveis e agricultura tiveram desempenho modesto nesse período.
 
C)
As principais fontes de crescimento do período foram: retomada do investimento público em infraestrutura,
aumento do investimento das empresas estatais, construção civil e crescimento das exportações.
 
D)
Esse período foi marcado pelo fim do endividamento externo eexpressivo desenvolvimento do Brasil, fatos
que posicionaram o país numa situação mundial de crescente enriquecimento.
 
E)
Esse período foi marcado por imensa onda de endividamento externo e fim das liberdades pessoais em
função da censura promovida pelo governo militar.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
D) A afirmativa D está incorreta, pois, não ocorreu o fim do envidamento externo
e sim no período do "milagre econômico" deu inicio ao envidamento externo, o
fim acontece apenas em 2000. 
Exercício 6:
Relativamente ao Plano de Ação Econômica do Governo – PAEG, aplicado durante a tomada do poder
pelos militares, em 1964, leia as afirmativas abaixo. 
 
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 6/18
I Durante o PAEG foram adotadas políticas conjunturais de combate à inflação e reformas estruturais dos
problemas de crescimento econômico. 
II O PAEG procurou acelerar o ritmo de desenvolvimento econômico, conter o processo inflacionário,
atenuar desequilíbrios regionais e setoriais e aumentar o investimento. 
III As mediadas do PAEG foram basicamente as seguintes: emissão monetária, com consequente aumento
do déficit público; aumento da concessão de crédito e política salarial. 
IV Durante o período do PAEG houve diminuição dos juros reais, aumento do déficit público e crescimento
econômico acelerado. 
 
Está correto o afirmado em
 
A)
I e III.
 
B)
II e III.
 
C)
I e II.
 
D)
III e IV.
 
E)
II e IV.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
C) As afirmativas I e II estão corretas, pois o PAEG foi um plano para tentar
controlar a inflação, tentando conciliar a inflação com o crescimento. 
Exercício 7:
Durante a Nova República (década de 1930) a participação do Estado na economia modificou-se. 
Durante esse período ocorreu (assinale a afirmativa incorreta):
 
A)
uma grande diminuição da participação do Estado.
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 7/18
 
B)
a adequação do arcabouço institucional à indústria – Legislação Trabalhista.
 
C)
a geração de infraestrutura básica – transporte e energia.
 
D)
o fornecimento de insumos básicos: Siderúrgica Nacional, Petrobrás, hidrelétricas.
 
E)
um processo de captação e distribuição de poupança – Banco do Brasil e BNDE (Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico).
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) A alternativa A está incorreta pois durante a nova republica teve um aumento
da participação do Estado na economia. 
Exercício 8:
Sobre a Teoria dos Choques Adversos, assinale a afirmativa correta:
 
A)
O desequilíbrio externo provocava brusco aumento do preço dos produtos importados em função da
desvalorização da moeda nacional, estimulando, assim, a industrialização.
 
B)
O crescimento industrial nos anos de 1930 não decorreu da crise e da intervenção heterodoxa do Estado.
Para os defensores dessa teoria foi a expansão das exportações o elemento impulsionador da indústria.
 
C)
Para o autor dessa teoria a industrialização, seja qual for a região em que ela ocorra, supõe como pré-
requisito a existência de um certo grau de desenvolvimento capitalista e, mais especificamente, supõe a
preexistência de uma economia mercantil em grau relativamente desenvolvido da divisão social do
trabalho.
 
D)
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 8/18
Essa teoria admite uma relação direta e inversa entre café e indústria. Assim, a crise na economia cafeeira
tem, a um só tempo, efeitos positivos e negativos sobre a indústria, por provocar o declínio cambial,
proteger a produção nacional, mas reduzir a possibilidade de investimento pelo encarecimento das
importações.
 
E)
Segundo essa teoria a expansão das exportações do café criava tanto mercado consumidor quanto
condições para o estabelecimento de indústrias no país.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) A alternativa está correta, pois, o desequilíbrio externo leva ao aumento do
preços dos importados, desvalorização da moeda, aumentando a produção
interna, gerando assim a industrialização. 
Exercício 9:
O modelo de industrialização baseado na susbstituição de importações permanece durante o Estado
Novo. 
Sobre esse modelo, assinale a afirmativa incorreta: 
 
A)
tendência ao desequilíbrio externo em função da política cambial, de uma indústria sem competitividade e
a continua demanda por produtos importados.
 
B)
 aumento da participação do Estado.
 
C)
aumento do grau de concentração de renda.
 
D)
escassez de fontes de financiamento.
 
E)
aumento da participação da agricultura na economia nacional.
 
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 9/18
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
E) O item E está incorreto, pois, durante o Estado Novo baseado na substituição
de importações deve um aumento da competitividade da indústria, aumento do
Estado, escassez de financiamentos, aumento da concentração de renda. 
Exercício 10:
Leia atentamente as afirmativas abaixo. 
 
I O principal objetivo do Plano de Metas era o de amadurecer a indústria brasileira, especialmente no setor
de bens de capital e bens estratégicos, setor esse que apresentava demanda reprimida. 
II A ênfase na indústria era considerada forte gerador de empregos no país, o que aumentaria ainda mais a
demanda por bens de consumo duráveis e não-duráveis. 
III Para viabilizar o Plano de Metas era necessário aumentar a infraestrutura do país e eliminar os pontos
de estrangulamento existentes. 
IV O Plano de Metas, por estar baseado em um modelo de industrialização por substituição de
importações, eliminava a vinda de capital estrangeiro.
Está correto o afirmado em
 
A)
I e II. 
 
B)
I e III.
 
C)
I e IV. 
 
D)
II e III.
 
E)
III e IV.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 10/18
D) A afirmativa I está incorreta pois no Plano de Metas o foco era os bens de
consumo duráveis e não duráveis e o item IV está errado porque o Plano de Metas
era aberto ao capital estrangeiro. 
Exercício 11:
Entre os anos de 1961 e 1964, o Brasil vivenciou um período político extremamente conturbado,
caracterizado 
 
A)
pela derrocada do Comunismo no mundo, no contexto da Guerra Fria.
 
B)
pelos superávits no Balanço de Pagamentos, resultantes da excelente política de comércio exterior
implementada por Jânio Quadros.
 
C)
pela desaceleração do PIB agrícola, entre outras hipóteses, dada a maturação dos investimentos
realizados no Plano de Metas.
 
D)
por intensa movimentação dos militares, especialmente após a renúncia de Jânio Quadros, e a abertura
para que João Goulart assumisse o poder.
 
E)
pela promoção de reformas institucionais para melhorar o aparato do Estado no combate ao déficit público.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
D) O item D está correto pois Jânio Quadros ao reiniciar João Goulart assume o
governo, onde o passa de presidencialista para parlamentarista . 
Exercício 12:
Sobre o Golpe Militar, assinale a afirmativa incorreta:
 
A)
 O Golpe Militar de 1964 ocorreu no dia 31 de março. O golpe derrubouJoão Goulart e submeteu o Brasil a
um rígido regime, marcado por forte censura, falta de democracia, supressão dos direitos constitucionais e
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 11/18
perseguição política.
 
B)
Como teve por contexto político mundial o fim da Guerra Fria e a derrubada do Muro de Berlim, os
golpistas brasileiros tiveram apoio dos EUA, que temiam uma guinada do Brasil aos ideais comunistas.
 
C)
 Em 13 de março de 1964, João Goulart realizou um Grande Comício no Rio de Janeiro, alertando o povo
sobre a ingovernabilidade e prometendo mudanças sociais e econômicas radicais. Em 19 de março outro
comício foi realizado pelas facções conservadoras na cidade de São Paulo: a Marcha da Família com
Deus pela Liberdade.
 
D)
A crise de março de 1964 levou as tropas militares para as ruas, o que determinou a renúncia do
Presidente Jango, em 31 de março. Logo após a tomada do poder pelos militares foi instituído o 1º ato
Institucional, o AI1, que dava pelos poderes aos militares.
 
E)
O Primeiro Presidente da era militar foi Castello Branco, seguido de Costa e Silva, Médici, Geisel e
Figueiredo, perfazendo 21 anos de ditadura militar.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) O item B está incorreto, pois, foge do contexto relacionado ao Golpe Militar, a
queda do Muro de Berlim por exemplo acontece em 1989. 
Exercício 13:
A partir de 1968, tanto o produto global como os produtos setoriais apresentaram extraordinário
crescimento. O PIB real cresceu à taxa média de 11,2% a.a. e o da indústria de transformação 13,3% a.a. 
Em relação a esse período, conhecido como Milagre brasileiro, é correto afirmar que
 
A)
embora o crescimento deveu-se a condições externas favoráveis, foi decisiva a mudança de estratégia
econômica do governo, que passou a adotar políticas de expansão da demanda e de estimulo à produção.
 
B)
o crescimento do período do Milagre é enganoso, uma vez que não se fez acompanhar de uso intenso da
capacidade instalada da indústria.
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 12/18
 
C)
o dinamismo do setor industrial no período do Milagre deveu-se somente à expansão das exportações de
produtos manufaturados, estimulados pelo realismo cambial propiciado pelo sistema de mini
desvalorizações cambiais.
 
D)
a estratégia de crescimento do Milagre admitiu o convívio com a inflação e com as estratégias indexadoras
de gatilhos salariais e de congelamento de tarifas a cada vez que a inflação atingisse patamares
preocupantes.
 
E)
o crescimento do período do Milagre veio acompanhado de diminuição do salário médio e restrição ao
crédito.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) A alternativa A está correta, pois, a economia mundial estava em expansão o
que gera condições externas favoráveis, medidas adotadas pelo Delfin Neto que
levaram ao aumento da demanda interna, estimulando a produção local. 
Exercício 14:
Entre os planos de desenvolvimento que alcançaram sucesso não se inclui o Plano Trienal (1963/65) que,
além disso, não pode ser considerado um plano articulado com interesses políticos das forças sociais
hegemônicas de sua época, uma vez que o período de sua elaboração foi um dos mais turbulentos da
história brasileira. 
Quanto aos objetivos gerais do Plano Trienal podemos mencionar os seguintes:
I assegurar uma taxa de crescimento compatível com as expectativas de melhoria de condições de vida do
Brasil e reduzir progressivamente a inflação. 
II manter baixos os salários reais por considerar que naquele momento econômico não seria possível
distribuir a renda para a população. 
III desenvolver distintas áreas do país para reduzir as disparidades regionais. 
IV eliminar progressivamente os entraves de ordem institucional responsáveis pelo desgaste de fatores de
produção e pela lenta assimilação de novas técnicas em determinados setores produtivos.
Está incorreto o afirmado em
 
A)
I, somente.
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 13/18
 
B)
 II, somente.
 
C)
III, somente.
 
D)
IV, somente.
 
E)
(Todas as afirmativas estão corretas).
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)
Comentários:
B) O item II está incorreto, pois o objetivo em manter baixos salários reais, não é
coerente e nem pertence ao Plano Trienal. 
Exercício 15:
O Plano Trienal do governo João Goulart apoiava-se em um conjunto de medidas de ação convergente. 
Sobre essas medidas, assinale a alternativa incorreta: 
 
A)
Elevação da carga fiscal.
 
B)
Redução do dispêndio público programado.
 
C)
Diminuição da participação do estado na Economia por meio do modelo de substituição de importações.
 
D)
Captação de recursos do setor privado no mercado de capitais.
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 14/18
 
E)
Mobilização de recursos monetários.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
C) A alternativa C está incorreta pois o modelo de substituição de importações
aumenta a participação do estado na Economia. 
Exercício 16:
A crise econômica do início da década de 1970, somada ao desgaste do modelo do Milagre, levou o
governo a elaborar um novo plano econômico batizado de II PND. 
Sobre esse modelo assinale a afirmativa incorreta:
 
A)
A crise econômica do início da década de 1970 levou o governo a elaborar um plano cuja principal meta
era elevar o crescimento do Brasil em torno de 10% a.a. 
 
B)
 O II PND perseguia a meta de promover o crescimento na área de bens intermediários e capital.
 
C)
O estado contou com apoio político e financiamento dos mais variados setores da sociedade brasileira.
 
D)
Nessa época cada vez mais o estado brasileiro tornava-se interventor, transformando-se em “Estado-
empresário”.
 
E)
Nesse período a dívida externa cresceu rapidamente.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 15/18
C) O item C está incorreto, pois no período de regime militar, nem todos foram a
favor as propostas do II PND. 
Exercício 17:
O II Plano Nacional de Desenvolvimento seguiu-se a euforia do “Milagre”. 
Sobre esse período, leia as afirmativas abaixo.
I No II PND houve uma recuperação da capacidade de financiamento do Estado. 
II Em 1979, durante o governo Figueiredo, num momento em que a dívida externa brasileira já era muito
grande, ocorreu o 2º Choque do Petróleo e a elevação das taxas de juros internacionais. 
III Durante o período do II PND a dívida externa do país era muito grande e havia uma tendência de
deterioração dos mecanismos de financiamento da economia. 
IV Apesar da crise desse período, o país evitou recorrer a ajuda externa, pois o modelo desenvolvimentista
adotado então ainda estava apoiado no modelo de substituição de importações.
Está correto a afirmado em
 
A)
I e II.
 
B)
I e III. 
 
C)
I e IV. 
 
D)
II e III. 
 
E)
II e IV.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
D) Os itens II e III estão corretos, pois, o 2º choque de petróleo acontece em
1979 no fim do II PND e os juros do Estado Unidos eram flutuante aumento assim
a dívida do Brasil com taxas prós fixadas. 
Exercício 18:
14/11/2018 UNIP- Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 16/18
Sobre a Teoria do Capitalismo Tardio, que procura explicar o processo de desenvolvimento do país por
meio da industrialização, assinale a afirmativa correta:
 
A)
De acordo com essa teoria, o desenvolvimento capitalista baseou-se na expansão cafeeira, que provocava
o nascimento da indústria. Assim, admite-se uma relação direta e inversa entre café e indústria.
 
B)
Essa teoria reconhece que certos instrumentos de política econômica adotados pelo Estado durante o ciclo
do café, como por exemplo, as políticas cambiais, podem ter favorecido o crescimento da indústria.
 
C)
Essa teoria defende a ideia de que o impulso industrializador ocorre quando a exportação de um país sofre
diminuição em função de uma crise externa qualquer.
 
D)
Essa teoria defende a ideia que o impulso industrializador ocorre em momentos de aumento das
exportações, o que gera recursos para a compra de bens de capital no exterior e estimula, assim, a
industrialização do país.
 
E)
A teoria questiona o impacto positivo da I Guerra sobre a indústria com base em dados estatísticos ao
verificarem que nesse período houve queda da indústria. Para os teóricos do Capitalismo Tardio a
industrialização só ganhou impulso a partir da II Guerra. 
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A) A alternativa A está correto, pois, descreve a teoria do capitalismo tardio, onde
o Brasil teve que optar por desenvolver a indústria ou a agricultura, onde o
Getúlio Vargas opta pelo desenvolvimento da industria. 
Exercício 19:
Sobre as diversas formas de interpretação da história econômica do Brasil, leia as afirmativas abaixo.
I Um dos modelos utilizados para interpretação da história econômica brasileira é o da vocação agrária do
Brasil. Segundo seus defensores, o país deveria basear seu desenvolvimento naquilo que faz melhor: a
agricultura. 
II Um dos modelos utilizados para interpretação da história econômica brasileira é a interpretação
desenvolvimentista, baseada na industrialização. 
III O Modelo de desenvolvimento brasileiro por meio da agricultura é o chamado nacional-burguês, por ser
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 17/18
extremamente conservador. 
IV O Modelo desenvolvimentista compreende que a oligarquia agrária é aliada ao imperialismo e por esse
motivo não deseja a industrialização.
Está incorreto o afirmado em
 
A)
I, somente.
 
B)
II, somente.
 
C)
III, somente.
 
D)
IV, somente.
 
E)
(Todas as afirmativas estão corretas).
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)
Comentários:
C) O item C está incorreto, pois, o modelo de desenvolvimento brasileiro por meio
da agricultura se chamava agrário exportador. 
Exercício 20:
Os anos de 1930 forma marcados por importantes mudanças na política do país. A Revolução de 1930
derrubou uma antiga oligarquia agrária principalmente cafeeira. Podemos afirmar que o governo de Getúlio
Vargas possuía forte caráter populista. 
 
Sobre o conceito de populismo assinale a afirmativa incorreta:
 
A)
Populismo significa trazer base de sustentação do governo às massas urbanas.
 
B)
14/11/2018 UNIP - Universidade Paulista : DisciplinaOnline - Sistemas de conteúdo online para Alunos.
https://online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo 18/18
O Populismo de Vargas fez uma série de concessões de vantagens aos trabalhadores urbanos, como por
exemplo, a criação da CLT.
 
C)
O populismo de Vargas regulamentou as condições de trabalho das mulheres nos estabelecimentos
industriais.
 
D)
O populismo de Vargas proibiu juros bancários abusivos na década de 1930, por meio do decreto lei
conhecido como Lei da Usura.
 
E)
 O Populismo de Vargas foi marcado por práticas liberais.
 
O aluno respondeu e acertou. Alternativa(E)
Comentários:
E) O item E está incorreto, pois, Getúlio Vargas (GV) não foi marcadas em
práticas liberais, GV cria empresas públicas, interferi no câmbio.

Mais conteúdos dessa disciplina