Buscar

Redação Desafios para a inclusão digital no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafios para a inclusão digital no Brasil
Durante a Segunda Guerra Mundial foram inventadas tecnologias como a internet e o computador, mas somente com a terceira revolução industrial que esses instrumentos passaram a compor e modificar profundamente a sociedade em geral. Hoje eles são parte indispensável da vida moderna. A não possibilidade de seu pleno acesso constrói um abismo entre o Brasil que somos e o que desejamos alcançar.
No século passado, a problemática em se estar conectado era catalisada pelos altos preços que tais aparelhos possuíam, já nesse, o equilíbrio dessa realidade foi alterado. Cada vez mais pessoas dispõem de aparelhos, como smartphones, em suas casas. Porém, é notável que no ambiente virtual predomina uma linguagem escrita o que dificulta a adesão de aproximadamente, segundo o IBGE, 11,8 milhões de analfabetos, reforçando uma exclusão já existente. Além disso, a inclusão digital não se dá apenas no ato de possuir a ferramenta que lhe permite estar conectado, mas no utilizar-se dela para ter acesso a informação que possa otimizar suas atividades e lhe permitir crescimento. É o caso de jovens, quando muitos deles estudam e realizam atividades fundamentais, como a inscrição em vestibulares, pela internet.
Concomitantemente, a inserção nessa realidade não é fator predominante do Brasil. O poeta modernista, Carlos Drummond de Andrade, escreveu “no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. A partir disso percebe-se que a sociedade brasileira encontra obstáculos na trajetória de seu desenvolvimento, pois não estando integrada digitalmente, ela tende a perder espaço no cenário do mundo globalizado. Desse modo, a escola, muitas vezes, se torna barreira nesse percurso quando não adere uma educação que ofereça o bom uso da internet, para que os jovens não se tornem analfabetos digitais. O estímulo à fuga das bolhas sociais e a busca por informações que transformam a comunidade positivamente se faz etapa rápida na reação que tem como produto um pleno desenvolvimento digital no país.
Destarte, fica claro que desafios para a inclusão digital mudam com o passar do tempo. Dessa forma, as prefeituras municipais devem investir na construção de infocentros para agregar conhecimento digital aos que ainda não possuem. Unido a isso, o Ministério da Educação deve destinar uma maior quantidade de recursos para a construção de salas com computadores e conexão à internet nas escolas. Além disso, horários de aulas com professores, da área de línguas e comunicação, que possam direcionar o interesse dos alunos ao uso desse meio como instrumento de transformação pessoal e comunitária a fim incluí-los na parcela da população com integral e eficiente adesão a esse meio. Assim, a pedra a que se referiu o poeta, se tornará apenas uma lembrança de quando o abismo ainda não havia sido superado.

Continue navegando