Buscar

atividade online economia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Economia Brasileira
	Professor: Rosele Marques Vieira
	Aluno(a):SUELY SILVA MENDONÇA MARTINS DA MAIA
	RGM:
	11529
	POLO: UAB – APARECIDA DO TABOADO
	Data: 22 / 02 / 2019
	Tutor a Distância:
	Nota atribuída 
pelo tutor:
Atividade I
I. RESPONDA(valor das questões:2,0)=4,0
1.O governo do presidente Getúlio Vargas, que vai de 1930 a 1945, caracteriza-se por três situações distinta: cite e descreva.
Primeira de 1930 a 1934: foi a fase do governo provisório, que entrou em choque com o movimento constitucionalista de 1932, pedindo um governo em que a constituição desse as cartadas.
Segunda de 1934 a 1937: fase do governo constitucionalista, regida pela constituição de 1934.
Terceira de 1937 a 1945: fase do Estado Novo. Surgimento dos decretos-leis, o judiciário perdeu forças, o autoritarismo a repressão dominaram o quadro da época, foram nomeados interventores para governarem os Estados.
2.O período do governo militar foi dividido em quatro fases: Cite e descreva.
 A primeira fase de 1964 a 1967: foi marcada pela paralisação das atividades econômicas, grandes reformas institucionais e preparação para entrada da economia brasileira na economia mundial.
A Segunda de 1968 a 1973: foi conhecida como a do “Milagre Econômico”, tendo o país colhido os frutos dos ajustamentos anteriores, além da situação internacional apresentar um quadro animador.
A terceira fase de 1974 a 1979: fase do recrudescimento da economia, com instabilidade na economia internacional, após o choque do petróleo, que atingiu o mundo em cheio. Foi nesse período que foi criado o II Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico com vistas a organizar a economia diante das dificuldades. 
A quarta fase de 1980 a 1984: assinalada internamente por recessão, inflação elevada, redução do investimento estatal; e externamente por um quadro desfavorável devido à elevação dos juros, ao segundo choque do petróleo e à instabilidade cambial. 
II.MARQUE COM X A ALTERNATIVA CORRETA(Valor das questões: 1,5)=6,0 
1.A crise mundial de 1929, aliada a situação vulnerável da cafeicultura brasileira, significou para a economia brasileira.
a) um momento de consolidação do modelo primário o exportador.
b) a ascensão da indústria nacional, com o desenvolvimento da produção de bens direcionados ao mercado doméstico.
c) um aumento das importações de bens de consumo.
d) a manutenção da pauta de importações do país.
e) a intensificação dos investimentos na cultura do café.
2.O PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo) do governo Castelo Branco adotou um conjunto de medidas para conter a inflação e promover o crescimento econômico. O Plano tinha como meta:
a) reduzir o déficit público via aumento de receitas e redução dos gastos.
b) ampliação do crédito via redução da taxa de juros.
c) aumento dos salários reais e da demanda agregada.
d) ampliar a capacidade de financiamento da economia por meio do aumento da propensão marginal a consumir.
e) reduzir a participação do capital estrangeiro na economia.
3.Em relação ao Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), lançado em novembro de 1964, analise as afirmativas a seguir.
(I ) O programa tinha o objetivo de retomar o crescimento econômico, que havia estagnado nos anos anteriores.
( II) Uma das formas de conter o processo inflacionário foi elevar o fluxo de importações como aumentar a competitividade da indústria local.
(III ) Um dos instrumentos utilizados foi a política de estímulos ao ingresso de capitais, como uma das formas de aceleração do crescimento.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
4.Entre 1967 e 1973, o Brasil obteve elevadas taxas de crescimento econômico, de modo que o período ficou conhecido, no país, como o "período do milagre econômico"; sobre este período, podemos afirmar que:
a) apesar das taxas elevadas de crescimento econômico, não se pode dizer que o bem-estar tenha melhorado no período, pois as taxas de crescimento populacional foram ainda superiores do crescimento do PIB.
b) o crescimento no período explicado pelo mercado interno, especialmente pelos setores de bens de consumo durável; as exportações, por sua parte, apresentaram queda no período.
c) a inflação, no período, apresentou forte aceleração, atingindo, no final do período, a taxa de 100% ao ano.
d) a política monetária implementada por Delfim Netto, como Ministro da Fazenda, buscava ampliar as taxas de juros da economia, de modo a aumentar o rendimento dos poupadores e estimular o crescimento econômico.
e) o crescimento econômico do período veio acompanhado de elevação da dívida externa do país, especialmente pela captação do setor privado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais