Buscar

física teórica aula 5

Prévia do material em texto

física teórica aula 5
1 -Durante um experimento, um eletricista aplicou uma ddp de 110 V nas extremidades de um fio de 10m de comprimento e secção transversal de área 2,2mm2. O eletricista então mediu a intensidade de corrente elétrica no fio, obtendo 10 A e calculou a resistividade do material que constitui o fio. Podemos afirmar que o valor encontrado pelo eletricista foi, em Ω.mm2/m, igual a:
R: 2,4
2-Considere que um gerador de resistência de 8 Ω é ligado por um fio de resistência de 4 Ω a um receptor, em série, com o qual está um resistor de 20 Ω. O gerador tem uma fem de 500 V e o receptor, uma força contra-eletromotriz de 100 V. A corrente terá intensidade de:
R: 12,5 A
3-Se tivermos, em um circuito com bateria de 48 V e resistência interna desprezível (r=0), dois resistores associados em série, um com 2 ohms e outro com 4 ohms, a corrente e potência totais no circuito serão de, respectivamente:
R: 8 A e 384 W
4-Quantidade de carga elétrica que passa por um condutor em 1 segundo é conhecida como
R: corrente elétrica;
5- Campo Magnético pode ser entendido de forma qualitativa como a influência que um material magnético exerce ao seu redor. Assim como associamos a influência elétrica, ao campo elétrico, associaremos a influência magnética ao campo magnético,
Levando em conta o exposto anteriormente, determine a intensidade da força magnética que atua sobre a carga positiva de 10C, atravessando o vácuo com velocidade igual 100m/s e que forma um ângulo de 30o com o vetor campo magnético B de intensidade igual a 20T.
R: 10.000N
6- Um cidadão que morava em Brasília, onde a voltagem é 220 V, mudou-se para o Rio, onde a voltagem é 110 V. Para que tenha a mesma potência no chuveiro elétrico, ele deverá modificar a resistência do mesmo para:
R: 1/4 da resistência original

Continue navegando