Buscar

simulado saude mental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos no âmbito do SUS, criados para substituir as internações em hospitais psiquiátricos. Em relação à modalidade dos Serviços e Capacidade Operacional dos CAPS, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	CAPS i II (crianças e adolescentes): atende uma população com 30.000 hab ou critérios epidemiológicos.
	
	
	CAPS III: atende uma população acima de 200.000 hab.
	
	
	CAPS I: atende uma população entre 40.000 e 100.000 hab.
	
	
	CAPS II: atende uma população entre 80.000 e 230.000 hab.
	
	
	CAPS ad II (álcool e drogas): atende uma população acima de 10.000 hab.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Qual subtipo da esquizofrenia tem como característica essencial a presença de delírios e alucinações de caráter persecutório ou grandioso, em sua grande maioria?
	
	
	
	
	e) Simples
	
	
	d) Paranóide
	
	
	c) Residual
	
	
	a) Hebefrênica
	
	
	b) Catatônica
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Norma é moradora de uma Residência Terapêutica e vive na casa há apenas 3 mêses, marque a alternativa com 2 critérios utilizados para que um usuário de saúde mental seja inserido neste dispositivo:
	
	
	
	
	Diagnóstico de Psicose e sem vínculo com a família
	
	
	Diagnóstico de psicose e muitas internações psiquiátricas
	
	
	Diagnóstico de Neurose e de dependência química
	
	
	Longa internação psiquiátrica e diagnóstico de dependência química
	
	
	Longa internação psiquiátrica e sem vínculo familiar
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Considerando o que está disposto na Lei Federal 10.216/01, quanto à internação psiquiátrica involuntária, é CORRETO afirmar: (
	
	
	
	
	A) Dispensa-se o comunicado ao Ministério Público por ocasião da alta da internação involuntária.
	
	
	1982
	
	
	(C) Deve ser comunicada ao Ministério Público Estadual, no prazo de 24 horas, pelo responsável técnico do estabelecimento onde se deu a internação.
	
	
	(B) A internação poderá ser autorizada por qualquer profissional de medicina independentemente do Estado da União em que tenha registro no CRM.
	
	
	(D) O término da internação involuntária dar-se-á por solicitação escrita do familiar ou do representante legal, ou ainda quando estabelecido pelo especialista responsável pelo tratamento.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		São registrados várias denuncias quanto a política brasileira de saúde mental em relação à política privatizante da assistência psiquiátrica por parte da previdência social, quanto às condições de atendimento psiquiátrico a população. Marque o ano certo em que se deu essa denuncia.
	
	
	
	
	1990
	
	
	1970
	
	
	1989
	
	
	1996
	
	
	1982
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Durante a Entrevista Psiquiátrica (Anamnese), é indicado a avaliação de funções cognitivas, dentre os diversos critérios utilizados, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	cálculo e leitura de texto
	
	
	todas as alternativas estão corretas
	
	
	orientação temporal e espacial
	
	
	pegar um papel quadrado, dibrá-lo ao meio e escrever o nome com olhos fechados
	
	
	redação de texto e memorização
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		A primeira tentativa de sistematização de ensino de enfermagem no Brasil, pautada no modelo da Escola Francesa ocorreu:
	
	
	
	
	Na Santa Casa de Misericórdia
	
	
	No Hospital Nacional dos Alienados
	
	
	Nas unidades de saúde pública
	
	
	No Hospital Geral Central
	
	
	Na Estratégia de Saúde da Família
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Em Loucos pela Vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil (1998), Paulo Amarante subdivide o processo de reforma psiquiátrica brasileiro em três momentos ou trajetórias. Essas trajetórias são as seguintes, nesta ordem:
	
	
	
	
	Qualquer situação transitória que desorganize sua estrutura psicológica e do comportamento, e que essa situação perturbe o equilibro sendo experimentada sem dor
	
	
	D) Manicomial, Sanitarista e Preventivista
	
	
	(C) Higienista, Preventivista e Sanitarista..
	
	
	A) Higienista de Saúde Mental, Manicomial e de Desinstitucionalização (ou da desconstrução/invenção).
	
	
	(B) Alternativa, Sanitarista e de Desinstitucionalização (ou da desconstrução/invenção).
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Segundo Charles Morris (1946) existem três campos distintos no interior da semiologia psicopatológica (estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais), a semântica, responsável pelo estudo das relações entre os signos e os objetos aos quais os signos se referem; a sintaxe, que compreende as regras e leis estabelecidas por essas relações entre signos e objetos; e finalmente, a pragmática, que se ocupa da rede entre os signos e os usuários dos serviços concretamente. Sendo assim, de acordo com a semiologia dos transtornos metais, qual seria sua conduta como enfermeiro, junto à paciente relatada na história a seguir, caso fosse sua vizinha: M.D.N.L., 38 anos, natural de Pernambuco, ensino médio completo, reside sozinha, tem seis gatos os quais trata como filhos. É adventista, mas está afastada da igreja. Mostrou-se orientada, com bom asseio, cabelo penteado, roupas adequadas para a ocasião. Apresentou retorcer de mãos e agitação. Humor ansioso. Fala pausada e inteligível, com voz sussurrada e monótona. Tem sensação de boca seca e repentinos esquecimentos, que atribui à medicação que toma, mas tem vergonha de falar sobre isso com o psiquiatra. Cooperou durante a entrevista, mantendo-se calma, lenta e manifestou idealização suicida.
	
	
	
	
	(C) Administrar antipsicótico de alta potência, embora possa causar efeitos colaterais extrapiramidais, os quais, se ocorrerem, poderão ser facilmente tratáveis com antiparkinsonianos. A escolha recai sobre o Haloperidol, de 2,5 a 5mg por via intramuscular ou endovenosa lentamente, que poderá ser repetido em 30-60 minutos se não houver melhora.
	
	
	(D) UPA 24h - Em 05 de novembro de 2002 foi publicada a Portaria 2048/GM (BRASIL, 2002) que instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências. Por sua vez, em 29 de setembro de 2003 foi editada a Portaria 1864/GM (BRASIL, 2003) que estabeleceu o componente pré-hospitalar móvel da política de urgência, por meio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU ¿ 192). Com isso, solicitar remoção para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h, de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõem rede organizada de Atenção às Urgências.
	
	
	(B) CAPS III - Estabelecer consulta de enfermagem psiquiátrica, fundamentada na semiologia dos transtornos mentais, com a realização de exame psíquico, plano assistencial, com referência para o CAPS III mais próximo de sua residência.
	
	
	(E) CAPS ad - Estabelecer consulta de enfermagem psiquiátrica, fundamentada na semiologia dos transtornos mentais, com a realização de exame psíquico, plano assistencial, com referência para o CAPS ad mais próximo de sua residência.
	
	
	(A) Solicitar internação em Pronto Socorro de Urgência Psiquiátrica - Em 05 de novembro de 2002 foi publicada a Portaria 2048/GM (BRASIL, 2002) que instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências. Por sua vez, em 29 de setembro de 2003 foi editada a Portaria 1864/GM (BRASIL, 2003) que estabeleceu o componente pré-hospitalar móvel da política de urgência, por meio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU ¿ 192).
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Realizando uma comparação entre a obra do escritor brasileiro Machadode Assis - O Alienista - e a Lei da Reforma Psiquiátrica, nº 10.216, de 6 de abril de 2001, faça uma leitura atentiva do texto e assinale a opção correta. F. F. A., sexo masculino, 23 anos, solteiro, natural do Rio de Janeiro, encontrado na cama da enfermaria masculina, foi admitido no dia no 11/09/13, trazido pela irmã. Consta em seu registro de admissão: procedente de sua residência, apresentando sintomas de agressividade e agitação. Já esteve internado em outras ocasiões devido a problemas psiquiátricos. Vive com a mãe, a irmã e o irmão em casa própria. Não tem vida social ativa e apresenta dificuldade de relacionamento familiar. Em casa o paciente faz uso de medicamentos há 06 anos, mas a irmã não soube especificar quais. Relata ainda, fazer uso de substâncias psicoativas (álcool). Na sua história familiar existem antecedentes psiquiátricos (irmão com transtornos mentais). Mostrou-se calmo e calado durante toda a entrevista de enfermagem. A sua história patológica pregressa é de Esquizofrenia. Com isso, levando em consideração os caminhos e tendências das Novas Políticas de Saúde Mental, qual seria a melhor proposta de modelo assistencial para o caso, após sua alta hospitalar, construído de forma a evitar que a pessoa cuidada não seja excluída do processo da Reforma.
	
	
	
	
	(C) CAPS ad - De acordo com a deliberação da III Conferência Nacional de Saúde Mental em 2001, que propôs a reorientação dos modelos assistenciais em saúde mental, a ampliação dos Programas de Redução de Danos (PRDs) e o cuidado proposto no CAPSad. (BRASIL, 2002), instituiu as práticas transversais de saúde ao conectar às forças sociais do território os serviços de saúde, promovendo múltiplas dimensões de cuidado e atenção para os usuários.
	
	
	(A) Programa De Volta Para Casa - integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas por transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica (2 anos ou mais) ininterruptos.
	
	
	(D) CAPS III, serviços de atendimento durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados. Possuem no máximo cinco leitos, com acompanhamento noturno e internações curtas (de algumas horas a, no máximo, sete dias), com equipe mínima de 16 profissionais de nível médio a superior, e outras para atendimento noturno e de final de semana.
	
	
	(B) SHRad - Serviços Hospitalares de Referência para Álcool e outras Drogas (SHRad) para municípios com população superior a 200.000 habitantes: estas unidades estão em fase final de regulamentação pelo Ministério da Saúde. Os principais objetivos dos SHRad serão o atendimento de casos de urgência/emergência relacionados a álcool e outras drogas (Síndrome de Abstinência Alcoólica, overdose etc.) além da redução de internações de etilistas e dependentes de outras drogas em hospitais psiquiátricos.
	
	
	(E) Os CAPSi são especializados no atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais, dão resposta à demanda em saúde mental em municípios com mais de 200.000 habitantes. Funcionam durante os cinco dias úteis da semana, e têm capacidade para realizar o acompanhamento de cerca de 180 crianças e adolescentes por mês. A equipe mínima para estes serviços é de 11 profissionais de nível médio a superior.

Mais conteúdos dessa disciplina