Buscar

simulado de av1 ALTA COMPLEXIDADE

Prévia do material em texto

Disc.: ENSINO CLÍNICO EM ALTA COMPLEXIDADE TEÓRICO   
	Aluno(a): LUANE PIMENTEL NUNES
	Matrícula: 201509391991
	Acertos: 2,0 de 2,0
	Início: 11/03/2019 (Finaliz.)
	
	1a Questão (Ref.:201510481611)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A pressão de perfusão cerebral é estimada pela seguinte formula:
		
	
	PIC / PAM
	
	PAM + PIC
	
	PIC X PAM
	
	PAM / PIC
	 
	PAM - PIC
	
	2a Questão (Ref.:201510481804)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(COPEVE-UFAL, 2016) A escala de coma de Glasgow é um método confiável para avaliar o nível de consciência da pessoa, principalmente após um trauma encefálico. É composta da avaliação dos três parâmetros:
		
	
	reflexo vagal, reflexo ciliar e resposta motora.
	
	reflexo pupilar, reflexo tendinoso e movimentos oculares.
	
	resposta verbal, reflexo de Moro e resposta motora.
	 
	resposta motora, resposta verbal e abertura ocular.
	
	reflexo palpebral, resposta reflexa e reação pupilar.
	
	3a Questão (Ref.:201510481319)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	QUAL ITEM NÃO ESTÁ RELACIONADO A AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA DO PACIENTE COMATOSO NO PARÂMETRO DA MELHOR RESPOSTA VERBAL?
		
	 
	TRANQUILO E CALMO
	
	INAPROPRIADO
	
	INCOMPREENSÍVEL
	
	ORIENTADO
	
	CONFUSO
	
	4a Questão (Ref.:201510481647)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Conceitue hipercalemia:
		
	
	É uma concentração de magnésio sérico superior a 5,0 mEq/L.
	
	É uma concentração de sódio sérico superior a 5,0 mEq/L.
	
	É uma concentração de lítio sérico superior a 5,0 mEq/L.
	 
	É uma concentração de potássio sérico superior a 5,0 mEq/L.
	
	É uma concentração de cálcio sérico superior a 5,0 mEq/L.
	
	5a Questão (Ref.:201510481634)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A instituição de Programas de Humanização nas Unidades de Terapia Intensiva, discutidos, implementados e monitorados por grupos multiprofissionais deve ser encorajada, pois a Humanização se faz por pessoas. (KNOBEL, 2005) A esse respeito, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO:
		
	
	O desconforto com o uso de tubos e sondas no nariz ou boca, pode ser minimizado por meio de informação prévia ao paciente, quando possível.
	 
	Uma liderança centralizadora contribui para o desenvolvimento das equipes de saúde, uma vez que o processo de tomada de decisão requer rapidez e efetividade.
	
	O enfermeiro deve estar apto a reconhecer o momento em que paciente e família necessitam de intervenções psicológicas maiores e mais específicas e realizar o devido encaminhamento para avaliação e intervenção por um profissional da área da saúde mental.
	
	A equipe de enfermagem deve reconhecer que a necessidade universal de ajuda é identificada como a mais importante para as famílias, seguida da necessidade de informação adequada e da sensação de que a equipe está preocupada com o paciente.
	
	6a Questão (Ref.:201510481554)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Hospital Madre Teresa Residência Multiprofissional Edital 02/2015 adaptada) Em relação à insuficiência respiratória aguda (IRpA), é CORRETO afirmar:
		
	
	A cianose é um achado clínico presente em todos os quadros de IRpA.
	 
	A IRpA é uma síndrome caracterizada pelo aparecimento de disfunção súbita de qualquer setor do sistema fisiológico responsável pela troca gasosa entre o meio ambiente e a intimidade tissular.
	
	A manifestação clínica mais comumente encontrada na IRpA é a síncope.
	
	A gasometria arterial é um exame complementar importante nos quadros de IRpA, principalmente para a avaliação do bicarbonato.
	
	A etiopatogenia da IRpA inclui somente patologias que envolvem diretamente o parênquima pulmonar.
	
	7a Questão (Ref.:201510481562)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No edema agudo defini-se como uma síndrome clínica que caracteriza emergência médica, determinada pelo acúmulo anormal de fluidos no compartimento extravascular pulmonar, resultando em hipoxemia, aumento do trabalho respiratório, diminuição da complacência pulmonar e alteração da relação ventilação- perfusão.
		
	 
	Falência das câmaras esquerdas→aumento da pressão diastólica final do VE→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	Falência das câmaras direitas→aumento da pressão diastólica final do VD→aumento da pressão hidrostática vascular→que se transmite para a pressão hidrostática capilar pulmonar, que se torna maior que a pressão intersticial normal→extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	
	É muito comum ocorrer ausculta pulmonar com sibilos nos pacientes com edema agudo de pulmão devido a bronconstricção.
	
	Ocorre falência das duas câmaras direita e esquerda - extravasamento de líquido em proporções maiores do que a capacidade do sistema linfático pulmonar
	
	8a Questão (Ref.:201510481624)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Paciente MJS, 26 anos, está no 2º dia de internação na UTI por trauma crânio encefálico (TCE) com fratura de base de crânio. Evolui sedado e sem respostas a estímulos, com saída de líquor pelas narinas. Evolui com hematoma periorbital importante. Com monitorização da pressão intracraniana (PIC) que se mantém elevada. Com base no caso marque a alternativa correta.
		
	
	A avaliação das pupilas periodicamente é um cuidado importante e a anisocoria não indica emergência.
	
	Dois cuidados importantes para o paciente com elevação da PIC são: intercalar procedimento de enfermagem e manter decúbito 90o
	
	As indicações preferenciais de fármacos são: atracúrio e furosemida.
	 
	A sedação ocorre para que diminua o metabolismo cerebral e consequentemente o edema ocasionado pelo trauma.
	
	A indicação de sondagem gástrica é preferencialmente feita pela narina.
	
	
	9a Questão (Ref.:201510481807)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ - 2016 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Paciente feminina, 40 anos de idade, é trazida à emergência pelo marido com relato de ingestão de 50 comprimidos de amitriptilina há cerca de quatro horas. À admissão, a paciente apresenta-se com escala de coma de Glasgow: 8/15, acianótica, sem sinais de desconforto respiratório, PA: 150/90 mmHg, FC: 110 bpm, ausculta cardíaca e pulmonar sem particularidades. O ECG evidencia intervalo QT corrigido de 0,48. A gasometria arterial é: pH: 7.31, pCO2: 48, pO2: 92 e HCO3: 20 . A conduta mais adequada ao caso é combinar:
		
	
	sondagem nasogástrica e administração de carvão ativado; administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico; e hemoperfusão.
	
	sondagem nasogástrica, administração de carvão ativado; administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico.
	 
	IOT; sondagem nasogástrica, administração de carvão ativado; e administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico.
	
	IOT; sondagem nasogástrica, e administração de carvão ativado.
	
	sondagem nasogástrica e administração de carvão ativado; IOT, administração de bicarbonato endovenoso para alcalinização do pH sérico; e hemotransfusão.
	]
	10a Questão (Ref.:201510481753)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Uma gestante diagnosticada com eclâmpsia, a caminho para UTI Obstétrica, apresenta um episódio de crise convulsiva. Para prestar atendimento a uma vítima durante a crise convulsiva, deve-se: I- Segurar firmemente pernas e braços da paciente para impedir os movimentos convulsivos a fim de reduzir danos em virtude dos espasmos musculares. II - Proteger via aérea, lateralizando a cabeça da paciente para evitar broncoaspiração. III - Afastar objetos e condições que representem riscos para a paciente.IV- Não inserir objetos na cavidade da boca da paciente. As ações que devem ser tomadas frente a esta situação estão descritas corretamente em:
		
	
	III e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	 
	II, III e IV, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	
	II e III, apenas.

Continue navegando