Logo Passei Direto
Buscar

APOSTILA_DIGITAL_QUESTÕES_Prof _Msc _ALEX_GALVÃO_qjl5fx

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O eletrocardiograma (ECG) é o registro gráfico dos estímulos elétricos que se originam durante a atividade cardíaca. Seus achados devem ser correlacionados com o exame físico e a anamnese do paciente. Conforme o exposto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas:
( ) O ECG padrão é composto por 12 derivações, sendo seis delas periféricas (DI, DII, DIII, aVF, aVL, aVR) e 6 precordiais (V1, V2, V3, V4, V5 e V6). ( ) As derivações precordiais e periféricas mostram os estímulos elétricos em cada fase do ciclo cardíaco. ( ) O sistema de condução é responsável por gerar e propagar o estímulo elétrico pelo coração e os pulmões, estimulando-os a realizar uma contração.
a) C - C - E.
b) E - C - C.
c) C - E - E.
d) E - C - E.

O profissional de Enfermagem que examinou um idoso de 70 anos, Sr. J.B.C., mediante recurso da ausculta cardíaca, verificou a presença de alteração no coração. Vale ressaltar que o diagnóstico médico está confirmado para fibrilação atrial crônica, hipertensão arterial sistêmica e infarto agudo do miocárdio há dois meses. Ao exame sanguíneo: troponina I negativa e enzimas cardíacas normais, todos feitos no dia do atendimento. Na monitorização, verifica-se saturimetria alterada e hipertensão diastólica.
Sobre esse caso clínico, é correto afirmar que
A) a SPO2 está acima de 98%.
B) o exame ECG registrou presença de onda P.
C) o som cardíaco será abafado e com tempos iguais entre os batimentos.
D) o diagnóstico de enfermagem será voltado para prevenção dos riscos de alteração nas escórias cardíacas.
E) os batimentos cardíacos estão em tempos diferentes, o resultado da troponina está correspondente com o quadro clínico e a saturação pode estar abaixo de 86%.

É imprescindível ao enfermeiro o conhecimento e a interpretação de um eletrocardiograma (ECG) para garantir um atendimento de qualidade ao paciente.
Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde a uma interpretação de ECG correta:
A) A onda P resulta em contração ventricular.
B) A onda T resulta na repolarização dos ventrículos.
C) O intervalo PR representa a despolarização ventricular.
D) O complexo QRS resulta na contração atrial.
E) Para calcular a FC, conta-se a quantidade de quadrados grandes entre o QRS e divide-se por 100.

Um paciente chegou à Unidade de Pronto-Socorro com dor torácica. O médico examinou o paciente e solicitou um eletrocardiograma. O enfermeiro realizou o procedimento e a figura representa o ritmo cardíaco do paciente, que indica:
a) Taquicardia Paroxística Supraventricular.
b) FV.
c) Taquicardia Ventricular.
d) Torsades de Pointes.

As doenças cardiovasculares são consideradas a principal causa de morte na população geral. A arritmia letal causada por essas doenças é conhecida como:
(A) fibrilação ventricular.
(B) fibrilação atrial.
(C) torsade de Pointes.
(D) BAV de primeiro grau.
(E) bloqueio ventricular de segundo grau.

O tratamento emergencial da fibrilação ventricular, após o empenho da equipe da ambulância de suporte avançado que chega em 4 minutos ao local da chamada, deve ser
(A) marcapasso transcutâneo.
(B) cardioversão.
(C) desfibrilação.
(D) MP endovenoso.
(E) marcapasso externo.

São casos para indicação da cardioversão sincronizada:
a) Assistolia.
b) FV.
c) TVCP.
d) TVSP.
e) AESP.

Representa(m) a condução do impulso atrial até o NAV:
(A) Intervalo PR.
(B) Complexo QRS.
(C) Segmento ST.
(D) Onda P.
(E) Fibras de Purkinje.

Sobre a desfibrilação e a cardioversão elétrica, escolha a alternativa CORRETA:
a) Tanto na desfibrilação como na cardioversão elétrica há necessidade de sedação antes da administração do choque.
b) A cardioversão elétrica é a terapia de escolha para o tratamento de taquiarritmias com instabilidade hemodinâmica.
c) Na desfibrilação, a corrente elétrica é sincronizada com os complexos QRS, para não ser administrada, durante o período vulnerável da repolarização ventricular.
d) A cardioversão elétrica está indicada no tratamento da fibrilação ventricular e taquicardia ventricular sem pulso, ambos compatíveis com parada cardiorrespiratória.
e) Na desfibrilação deve-se acionar o botão de sincronização, antes da administração de cada choque.

Com relação à ressuscitação cardiorrespiratória do adulto, assinale a alternativa INCORRETA. (SAV)- Suporte Avançado de Vida. (SBV)- Suporte Básico de Vida.
a) No SBV a relação de compressões torácicas e ventilações é de 30:2.
b) No SAV, paciente estável e com taquicardia com complexo QRS estreito deve receber manobras vagal e adenosina antes de outras drogas.
c) No SAV, em paciente com fibrilação ventricular, o 1ª choque com desfibrilador monofásico deve ser de 360 jaules.
d) No SAV de um paciente com assistolia, a atropina é mais importante que epinefrina.
e) No SBV, se o desfibrilador automático estiver disponível e o rítmo identificado for chocável, libere o choque antes de retomar as compressões.

De acordo com as Diretrizes da American Heart Association 2018, para Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em adultos, recomenda-se que:
(A) a velocidade das compressões torácicas seja de 80 a 100/min.
(B) a relação compressão-ventilação sem via aérea avançada seja de 15:2.
(C) a profundidade torácica seja de pelo menos 5cm.
(D) na presença de ritmo chocável, se inicie a cada 3 a 5 minutos, o tratamento medicamentoso com 300mg de epinefrina, em bolus.
(E) quando houver uma via aérea avançada, administre-se 1 ventilação a cada 6 segundos.

Sobre o que existe de mais atual acerca da técnica voltada para as compressões torácicas no suporte básico de vida em um adulto com parada cardiorrespiratória confirmada, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Recomenda-se fazer até duas compressões por segundo.
( ) Priorizar as interrupções para verificar pulso carotídeo gera bons resultados na reanimação cardíaca.
( ) Está regulamentado fazer compressões com profundidade máxima de seis centímetros, permitindo o retorno do tórax em cada compressão.
A) V V V
B) V V F
C) V F V
D) F F V
E) F V F

Conforme American Heart Association 2015, é recomendado o uso das cadeias de sobrevivência distintas que identifiquem as diferentes vias de cuidado dos pacientes que sofrem uma parada cardiorrespiratória intra-hospitalar ou no ambiente extra-hospitalar.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um elo de sobrevivência da cadeia intra-hospitalar.
A) Vigilância e prevenção.
B) Reconhecimento e acionamento do serviço médico de emergência.
C) RCP imediata de alta qualidade.
D) Rápida desfibrilação.
E) Serviços médicos básicos e avançados.

A ressuscitação cardiopulmonar avançada (ACLS) é a extensão do suporte básico de vida. Referente ao ACLS, analise as seguintes afirmativas:
I. (FV) sem pulso é tratada com desfibrilação elétrica.
II. (TV) sem pulso é tratada com cardioversão elétrica.
III. (AESP) deve ser tratada com compressões torácicas e direcionada à causa da Parada cardiorrespiratória (PCR).
IV. A assistolia deve ter seu diagnóstico confirmado em mais de uma derivação, conforme protocolo da linha reta.
V. As causas mais frequentes de AESP são conhecidas como 5“Ts” e 5“Hs”.
A) Apenas I e IV.
B) Apenas II, III e V.
C) Apenas I, III, IV e V.
D) Apenas II, III, IV e V.
E) I, II, III, IV e V.

Analise as afirmativas a seguir em relação ao suporte básico de vida.
I. Durante a ressuscitação cardiopulmonar no adulto é recomendado comprimir o tórax com força, pelo menos 5 cm, e frequência de 100 a 120 compressões/minuto e aguardar o retorno total do tórax.
II. Em paciente pediátrico, sem via aérea avançada, a recomendação é de 15 compressões para 2 ventilações com 2 socorristas.
III. Em paciente adulto quando houver uma via aérea avançada, administrar 1 ventilação a cada 6 segundos (10 ventil ações/minuto) com compressões torácicas contínuas.
IV. Em paciente pediátrico quando houver uma via aérea avançada, administrar 1 ventilação a cada 10 segundos (6 ventilações/minuto) com compressões torácicas contínuas.
(A) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
(B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
(C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
(D) Todas as afirmativas estão corretas.

Sobre a cadeia de sobrevivência no atendimento à parada cardiorrespiratória (PCR) intra-hospitalar e extra-hospitalar, assinale a alternativa correta.
(A) Na PCR extra-hospitalar, a sequência correta é: vigilância e prevenção; reconhecimento e acionamento do serviço médico de emergência; RCP imediata de alta qualidade; rápida desfibrilação; e suporte avançado de vida e cuidados pós-PCR.
(B) Independente se a PCR ocorrer intra ou extra-hospitalar, a sequência correta é: reconhecimento imediato da PCR; RCP imediata e de qualidade, com ênfase nas compressões; rápida desfibrilação; suporte avançado de vida eficaz; e acionamento do serviço de emergência para cuidados pós-PCR.
(C) Os pacientes que têm uma PCR extra-hospitalar dependem de um sistema de vigilância adequado, por exemplo, resposta rápida ou sistema de alerta imediato para evitar a PCR.
(D) Na PCR intra-hospitalar, a sequência correta é: reconhecimento e acionamento do serviço médico de urgência; RCP imediata e de qualidade; rápida desfibrilação; serviços médicos básicos e avançados de emergência; e suporte avançado de vida e cuidados pós-PCR.
(E) É recomendado o uso de cadeias de sobrevivência distintas que identifiquem as diferentes vias de cuidado dos pacientes que sofrem uma PCR no hospital ou no ambiente extra-hospitalar.

O Suporte Básico de Vida (SBV) é a base para salvar vidas em uma parada cardiorrespiratória (PCR), e sua efetividade depende da implantação de uma sequência de ações conhecida como “cadeia de sobrevivência”. Assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA desta cadeia.
(A) Reconhecimento da PCR e Ressuscitação cardiopulmonar imediata de alta qualidade; Acionamento niciar a reanimação cardiopulmonar com ventilação de resgate.
(B) Iniciar a reanimação cardiopulmonar com compressões torácicas e chamar o serviço médico de urgência.
(C) Chamar o serviço de urgência e oferecer um comprimido de ácido acetilsalicílico para a mãe.

No atendimento ao paciente vítima de infarto agudo do miocárdio (IAM) as intervenções iniciais de enfermagem são:
(A) administrar analgésicos conforme prescrição médica e repouso.
(B) evitar punção venosa nos membros superiores e dobra do braço.
(C) instalar sonda nasogástrica e administrar adrenalina.
(D) realizar garroteamento alternado de membros superiores.
(E) realizar glicemia capilar.

O infarto agudo do miocárdio (IAM) constitui a maior causa de óbitos na população. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, alguns sinais e sintomas mais característicos do IAM.
(A) Hipertensão, sudorese, sede, torpor.
(B) Dor precordial, ansiedade e sudorese.
(C) Dor precordial, sede e perda da consciência.
(D) Sede, sudorese, dislalia e perda da consciência.
(E) Poliúria, hipotensão, sede, taquicardia.

que contém os cuidados ao paciente com suspeita de Síndrome Coronariana Aguda, ao chegar ao pronto-socorro.
Assinale a alternativa que apresenta os cuidados corretos ao paciente com suspeita de Síndrome Coronariana Aguda.
(A) Repouso, ECG de 12 derivações, avaliar a duração e a localização da dor torácica, medicar pode mascarar o diagnóstico.
(B) Manter deambulação, ECG de 06 derivações, aspirina, analgesia com xylocaina, avaliação da dor torácica.
(C) Repouso relativo, ECG de 06 derivações, exames laboratoriais e encaminhamento à hemodinâmica.
(D) Repouso relativo, ECG de 12 derivações, avaliar localização da dor torácica, analgesia com propofol.
(E) Repouso, ECG de 12 derivações, aspirina, analgesia com morfina, oxigenioterapia, acesso venoso periférico, monitorização cardíaca, exames laboratoriais: CKMB e troponina principalmente.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O eletrocardiograma (ECG) é o registro gráfico dos estímulos elétricos que se originam durante a atividade cardíaca. Seus achados devem ser correlacionados com o exame físico e a anamnese do paciente. Conforme o exposto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas:
( ) O ECG padrão é composto por 12 derivações, sendo seis delas periféricas (DI, DII, DIII, aVF, aVL, aVR) e 6 precordiais (V1, V2, V3, V4, V5 e V6). ( ) As derivações precordiais e periféricas mostram os estímulos elétricos em cada fase do ciclo cardíaco. ( ) O sistema de condução é responsável por gerar e propagar o estímulo elétrico pelo coração e os pulmões, estimulando-os a realizar uma contração.
a) C - C - E.
b) E - C - C.
c) C - E - E.
d) E - C - E.

O profissional de Enfermagem que examinou um idoso de 70 anos, Sr. J.B.C., mediante recurso da ausculta cardíaca, verificou a presença de alteração no coração. Vale ressaltar que o diagnóstico médico está confirmado para fibrilação atrial crônica, hipertensão arterial sistêmica e infarto agudo do miocárdio há dois meses. Ao exame sanguíneo: troponina I negativa e enzimas cardíacas normais, todos feitos no dia do atendimento. Na monitorização, verifica-se saturimetria alterada e hipertensão diastólica.
Sobre esse caso clínico, é correto afirmar que
A) a SPO2 está acima de 98%.
B) o exame ECG registrou presença de onda P.
C) o som cardíaco será abafado e com tempos iguais entre os batimentos.
D) o diagnóstico de enfermagem será voltado para prevenção dos riscos de alteração nas escórias cardíacas.
E) os batimentos cardíacos estão em tempos diferentes, o resultado da troponina está correspondente com o quadro clínico e a saturação pode estar abaixo de 86%.

É imprescindível ao enfermeiro o conhecimento e a interpretação de um eletrocardiograma (ECG) para garantir um atendimento de qualidade ao paciente.
Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde a uma interpretação de ECG correta:
A) A onda P resulta em contração ventricular.
B) A onda T resulta na repolarização dos ventrículos.
C) O intervalo PR representa a despolarização ventricular.
D) O complexo QRS resulta na contração atrial.
E) Para calcular a FC, conta-se a quantidade de quadrados grandes entre o QRS e divide-se por 100.

Um paciente chegou à Unidade de Pronto-Socorro com dor torácica. O médico examinou o paciente e solicitou um eletrocardiograma. O enfermeiro realizou o procedimento e a figura representa o ritmo cardíaco do paciente, que indica:
a) Taquicardia Paroxística Supraventricular.
b) FV.
c) Taquicardia Ventricular.
d) Torsades de Pointes.

As doenças cardiovasculares são consideradas a principal causa de morte na população geral. A arritmia letal causada por essas doenças é conhecida como:
(A) fibrilação ventricular.
(B) fibrilação atrial.
(C) torsade de Pointes.
(D) BAV de primeiro grau.
(E) bloqueio ventricular de segundo grau.

O tratamento emergencial da fibrilação ventricular, após o empenho da equipe da ambulância de suporte avançado que chega em 4 minutos ao local da chamada, deve ser
(A) marcapasso transcutâneo.
(B) cardioversão.
(C) desfibrilação.
(D) MP endovenoso.
(E) marcapasso externo.

São casos para indicação da cardioversão sincronizada:
a) Assistolia.
b) FV.
c) TVCP.
d) TVSP.
e) AESP.

Representa(m) a condução do impulso atrial até o NAV:
(A) Intervalo PR.
(B) Complexo QRS.
(C) Segmento ST.
(D) Onda P.
(E) Fibras de Purkinje.

Sobre a desfibrilação e a cardioversão elétrica, escolha a alternativa CORRETA:
a) Tanto na desfibrilação como na cardioversão elétrica há necessidade de sedação antes da administração do choque.
b) A cardioversão elétrica é a terapia de escolha para o tratamento de taquiarritmias com instabilidade hemodinâmica.
c) Na desfibrilação, a corrente elétrica é sincronizada com os complexos QRS, para não ser administrada, durante o período vulnerável da repolarização ventricular.
d) A cardioversão elétrica está indicada no tratamento da fibrilação ventricular e taquicardia ventricular sem pulso, ambos compatíveis com parada cardiorrespiratória.
e) Na desfibrilação deve-se acionar o botão de sincronização, antes da administração de cada choque.

Com relação à ressuscitação cardiorrespiratória do adulto, assinale a alternativa INCORRETA. (SAV)- Suporte Avançado de Vida. (SBV)- Suporte Básico de Vida.
a) No SBV a relação de compressões torácicas e ventilações é de 30:2.
b) No SAV, paciente estável e com taquicardia com complexo QRS estreito deve receber manobras vagal e adenosina antes de outras drogas.
c) No SAV, em paciente com fibrilação ventricular, o 1ª choque com desfibrilador monofásico deve ser de 360 jaules.
d) No SAV de um paciente com assistolia, a atropina é mais importante que epinefrina.
e) No SBV, se o desfibrilador automático estiver disponível e o rítmo identificado for chocável, libere o choque antes de retomar as compressões.

De acordo com as Diretrizes da American Heart Association 2018, para Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em adultos, recomenda-se que:
(A) a velocidade das compressões torácicas seja de 80 a 100/min.
(B) a relação compressão-ventilação sem via aérea avançada seja de 15:2.
(C) a profundidade torácica seja de pelo menos 5cm.
(D) na presença de ritmo chocável, se inicie a cada 3 a 5 minutos, o tratamento medicamentoso com 300mg de epinefrina, em bolus.
(E) quando houver uma via aérea avançada, administre-se 1 ventilação a cada 6 segundos.

Sobre o que existe de mais atual acerca da técnica voltada para as compressões torácicas no suporte básico de vida em um adulto com parada cardiorrespiratória confirmada, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Recomenda-se fazer até duas compressões por segundo.
( ) Priorizar as interrupções para verificar pulso carotídeo gera bons resultados na reanimação cardíaca.
( ) Está regulamentado fazer compressões com profundidade máxima de seis centímetros, permitindo o retorno do tórax em cada compressão.
A) V V V
B) V V F
C) V F V
D) F F V
E) F V F

Conforme American Heart Association 2015, é recomendado o uso das cadeias de sobrevivência distintas que identifiquem as diferentes vias de cuidado dos pacientes que sofrem uma parada cardiorrespiratória intra-hospitalar ou no ambiente extra-hospitalar.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um elo de sobrevivência da cadeia intra-hospitalar.
A) Vigilância e prevenção.
B) Reconhecimento e acionamento do serviço médico de emergência.
C) RCP imediata de alta qualidade.
D) Rápida desfibrilação.
E) Serviços médicos básicos e avançados.

A ressuscitação cardiopulmonar avançada (ACLS) é a extensão do suporte básico de vida. Referente ao ACLS, analise as seguintes afirmativas:
I. (FV) sem pulso é tratada com desfibrilação elétrica.
II. (TV) sem pulso é tratada com cardioversão elétrica.
III. (AESP) deve ser tratada com compressões torácicas e direcionada à causa da Parada cardiorrespiratória (PCR).
IV. A assistolia deve ter seu diagnóstico confirmado em mais de uma derivação, conforme protocolo da linha reta.
V. As causas mais frequentes de AESP são conhecidas como 5“Ts” e 5“Hs”.
A) Apenas I e IV.
B) Apenas II, III e V.
C) Apenas I, III, IV e V.
D) Apenas II, III, IV e V.
E) I, II, III, IV e V.

Analise as afirmativas a seguir em relação ao suporte básico de vida.
I. Durante a ressuscitação cardiopulmonar no adulto é recomendado comprimir o tórax com força, pelo menos 5 cm, e frequência de 100 a 120 compressões/minuto e aguardar o retorno total do tórax.
II. Em paciente pediátrico, sem via aérea avançada, a recomendação é de 15 compressões para 2 ventilações com 2 socorristas.
III. Em paciente adulto quando houver uma via aérea avançada, administrar 1 ventilação a cada 6 segundos (10 ventil ações/minuto) com compressões torácicas contínuas.
IV. Em paciente pediátrico quando houver uma via aérea avançada, administrar 1 ventilação a cada 10 segundos (6 ventilações/minuto) com compressões torácicas contínuas.
(A) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
(B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
(C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
(D) Todas as afirmativas estão corretas.

Sobre a cadeia de sobrevivência no atendimento à parada cardiorrespiratória (PCR) intra-hospitalar e extra-hospitalar, assinale a alternativa correta.
(A) Na PCR extra-hospitalar, a sequência correta é: vigilância e prevenção; reconhecimento e acionamento do serviço médico de emergência; RCP imediata de alta qualidade; rápida desfibrilação; e suporte avançado de vida e cuidados pós-PCR.
(B) Independente se a PCR ocorrer intra ou extra-hospitalar, a sequência correta é: reconhecimento imediato da PCR; RCP imediata e de qualidade, com ênfase nas compressões; rápida desfibrilação; suporte avançado de vida eficaz; e acionamento do serviço de emergência para cuidados pós-PCR.
(C) Os pacientes que têm uma PCR extra-hospitalar dependem de um sistema de vigilância adequado, por exemplo, resposta rápida ou sistema de alerta imediato para evitar a PCR.
(D) Na PCR intra-hospitalar, a sequência correta é: reconhecimento e acionamento do serviço médico de urgência; RCP imediata e de qualidade; rápida desfibrilação; serviços médicos básicos e avançados de emergência; e suporte avançado de vida e cuidados pós-PCR.
(E) É recomendado o uso de cadeias de sobrevivência distintas que identifiquem as diferentes vias de cuidado dos pacientes que sofrem uma PCR no hospital ou no ambiente extra-hospitalar.

O Suporte Básico de Vida (SBV) é a base para salvar vidas em uma parada cardiorrespiratória (PCR), e sua efetividade depende da implantação de uma sequência de ações conhecida como “cadeia de sobrevivência”. Assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA desta cadeia.
(A) Reconhecimento da PCR e Ressuscitação cardiopulmonar imediata de alta qualidade; Acionamento niciar a reanimação cardiopulmonar com ventilação de resgate.
(B) Iniciar a reanimação cardiopulmonar com compressões torácicas e chamar o serviço médico de urgência.
(C) Chamar o serviço de urgência e oferecer um comprimido de ácido acetilsalicílico para a mãe.

No atendimento ao paciente vítima de infarto agudo do miocárdio (IAM) as intervenções iniciais de enfermagem são:
(A) administrar analgésicos conforme prescrição médica e repouso.
(B) evitar punção venosa nos membros superiores e dobra do braço.
(C) instalar sonda nasogástrica e administrar adrenalina.
(D) realizar garroteamento alternado de membros superiores.
(E) realizar glicemia capilar.

O infarto agudo do miocárdio (IAM) constitui a maior causa de óbitos na população. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, alguns sinais e sintomas mais característicos do IAM.
(A) Hipertensão, sudorese, sede, torpor.
(B) Dor precordial, ansiedade e sudorese.
(C) Dor precordial, sede e perda da consciência.
(D) Sede, sudorese, dislalia e perda da consciência.
(E) Poliúria, hipotensão, sede, taquicardia.

que contém os cuidados ao paciente com suspeita de Síndrome Coronariana Aguda, ao chegar ao pronto-socorro.
Assinale a alternativa que apresenta os cuidados corretos ao paciente com suspeita de Síndrome Coronariana Aguda.
(A) Repouso, ECG de 12 derivações, avaliar a duração e a localização da dor torácica, medicar pode mascarar o diagnóstico.
(B) Manter deambulação, ECG de 06 derivações, aspirina, analgesia com xylocaina, avaliação da dor torácica.
(C) Repouso relativo, ECG de 06 derivações, exames laboratoriais e encaminhamento à hemodinâmica.
(D) Repouso relativo, ECG de 12 derivações, avaliar localização da dor torácica, analgesia com propofol.
(E) Repouso, ECG de 12 derivações, aspirina, analgesia com morfina, oxigenioterapia, acesso venoso periférico, monitorização cardíaca, exames laboratoriais: CKMB e troponina principalmente.

Prévia do material em texto

1) O eletrocardiograma (ECG) é o registro gráfico dos 
estímulos elétricos que se originam durante a 
atividade cardíaca. Seus achados devem ser 
correlacionados com o exame físico e a anamnese do 
paciente. Conforme o exposto, marcar C para as 
afirmativas Certas, E para as Erradas: 
( ) O ECG padrão é composto por 12 derivações, sendo 
seis delas periféricas (DI, DII, DIII, aVF, aVL, aVR) e 6 
precordiais (V1, V2, V3, V4, V5 e V6). 
( ) As derivações precordiais e periféricas mostram os 
estímulos elétricos em cada fase do ciclo cardíaco. 
( ) O sistema de condução é responsável por gerar e 
propagar o estímulo elétrico pelo coração e os pulmões, 
estimulando-os a realizar uma contração. 
a) C - C - E. b) E - C - C. c) C - E - E. d) E - C - E. 
 
2) O profissional de Enfermagem que examinou um 
idoso de 70 anos, Sr. J.B.C., mediante recurso da 
ausculta cardíaca, verificou a presença de alteração 
no coração. Vale ressaltar que o diagnóstico médico 
está confirmado para fibrilação atrial crônica, 
hipertensão arterial sistêmica e infarto agudo do 
miocárdio há dois meses. Ao exame sanguíneo: 
troponina I negativa e enzimas cardíacas normais, 
todos feitos no dia do atendimento. Na monitorização, 
verifica-se saturimetria alterada e hipertensão 
diastólica. Sobre esse caso clínico, é correto afirmar 
que 
A) a SPO2 está acima de 98%. 
B) o exame ECG registrou presença de onda P. 
C) o som cardíaco será abafado e com tempos iguais 
entre os batimentos. 
D) o diagnóstico de enfermagem será voltado para 
prevenção dos riscos de alteração nas escórias 
cardíacas. 
E) os batimentos cardíacos estão em tempos diferentes, o 
resultado da troponina está correspondente com o quadro 
clínico e a saturação pode estar abaixo de 86%. 
 
3) É imprescindível ao enfermeiro o conhecimento e a 
interpretação de um eletrocardiograma (ECG) para 
garantir um atendimento de qualidade ao paciente. 
Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde 
a uma interpretação de ECG correta: 
A) A onda P resulta em contração ventricular. 
B) A onda T resulta na repolarização dos ventrículos. 
C) O intervalo PR representa a despolarização ventricular. 
D) O complexo QRS resulta na contração atrial. 
E) Para calcular a FC, conta-se a quantidade de 
quadrados grandes entre o QRS e divide-se por 100. 
 
4) Um paciente chegou à Unidade de Pronto-Socorro 
com dor torácica. O médico examinou o paciente e 
solicitou um eletrocardiograma. O enfermeiro realizou 
o procedimento e a figura representa o ritmo cardíaco 
do paciente, que indica: 
a) Taquicardia Paroxística Supraventricular. b) FV. 
c) Taquicardia Ventricular. d) Torsades de Pointes. 
 
5) O Enfermeiro da Unidade de Emergência realizou 
um eletrocardiograma do paciente, sexo masculino, 
56 anos, conforme representado na figura abaixo. O 
eletrocardiograma indica: 
 
a) Taquicardia Sinusal. 
b) Ritmo Sinusal. 
c) FAARV. 
d) Flutter Atrial. 
 
6) As doenças cardiovasculares são consideradas a 
principal causa de morte na população geral. A 
arritmia letal causada por essas doenças é conhecida 
como: 
(A) fibrilação ventricular. 
(B) fibrilação atrial. 
(C) torsade de Pointes. 
(D) BAV de primeiro grau. 
(E) bloqueio ventricular de segundo grau. 
 
7) O tratamento emergencial da fibrilação ventricular, 
após o empenho da equipe da ambulância de suporte 
avançado que chega em 4 minutos ao local da 
chamada, deve ser 
(A) marcapasso transcutâneo. 
(B) cardioversão. 
(C) desfibrilação. 
(D) MP endovenoso. 
(E) marcapasso externo. 
 
8) São casos para indicação da cardioversão 
sincronizada: 
a) Assistolia. 
b) FV. 
c) TVCP. 
d) TVSP. 
e) AESP. 
 
9) Representa(m) a condução do impulso atrial até o 
NAV: 
(A) Intervalo PR. 
(B) Complexo QRS. 
(C) Segmento ST. 
(D) Onda P. 
(E) Fibras de Purkinje. 
 
10) Sobre a desfibrilação e a cardioversão elétrica, 
escolha a alternativa CORRETA: 
a) Tanto na desfibrilação como na cardioversão elétrica 
há necessidade de sedação antes da administração do 
choque 
b) A cardioversão elétrica é a terapia de escolha para o 
tratamento de taquiarritmias com instabilidade 
hemodinâmica 
c) Na desfibrilação, a corrente elétrica é sincronizada com 
os complexos QRS, para não ser administrada, durante o 
período vulnerável da repolarização ventricular 
d) A cardioversão elétrica está indicada no tratamento da 
fibrilação ventricular e taquicardia ventricular sem pulso, 
ambos compatíveis com parada cardiorrespiratória 
e) Na desfibrilação deve-se acionar o botão de 
sincronização, antes da administração de cada choque 
 
11) Com relação à ressuscitação cardiorrespiratória 
do adulto, assinale a alternativa INCORRETA. (SAV)- 
Suporte Avançado de Vida. (SBV)- Suporte Básico de 
Vida. 
a) No SBV a relação de compressões torácicas e 
ventilações é de 30:2. 
 
 
b) No SAV, paciente estável e com taquicardia com 
complexo QRS estreito deve receber manobras vagal e 
adenosina antes de outras drogas. 
c) No SAV, em paciente com fibrilação ventricular, o 1ª 
choque com desfibrilador monofásico deve ser de 360 
jaules. 
d) No SAV de um paciente com assistolia, a atropina é 
mais importante que epinefrina. 
e) No SBV, se o desfibrilador automático estiver 
disponível e o rítmo identificado for chocável , libere o 
choque antes de retomar as compressões. 
 
12) De acordo com as Diretrizes da American Heart 
Association 2018, para Reanimação Cardiopulmonar 
(RCP) em adultos, recomenda-se que: 
(A) a velocidade das compressões torácicas seja de 80 a 
100/min. 
(B) a relação compressão-ventilação sem via aérea 
avançada seja de 15:2. 
(C) a profundidade torácica seja de pelo menos 5cm. 
(D) na presença de ritmo chocável, se inicie a cada 3 a 5 
minutos, o tratamento medicamentoso com 300mg de 
epinefrina, em bolus. 
(E) quando houver uma via aérea avançada, administre-
se 1 ventilação a cada 6 segundos. 
 
13) Sobre o que existe de mais atual acerca da técnica 
voltada para as compressões torácicas no suporte 
básico de vida em um adulto com parada 
cardiorrespiratória confirmada, analise as opções a 
seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as 
falsas. 
( ) Recomenda-se fazer até duas compressões por 
segundo. 
( ) Priorizar as interrupções para verificar pulso 
carotídeo gera bons resultados na reanimação cardíaca. 
( ) Está regulamentado fazer compressões com 
profundidade máxima de seis centímetros, permitindo o 
retorno do tórax em cada compressão. A alternativa que 
contém a sequência correta, de cima para baixo, é 
A) V V V 
B) V V F 
C) V F V 
D) F F V 
E) F V F 
14) Conforme American Heart Association 2015, é 
recomendado o uso das cadeias de sobrevivência 
distintas que identifiquem as diferentes vias de 
cuidado dos pacientes que sofrem uma parada 
cardiorrespiratória intra-hospitalar ou no ambiente 
extra-hospitalar. Assinale a alternativa que NÃO 
corresponde a um elo de sobrevivência da cadeia 
intra-hospitalar. 
A) Vigilância e prevenção. 
B) Reconhecimento e acionamento do serviço médico de 
emergência. 
C) RCP imediata de alta qualidade. 
D) Rápida desfibrilação. 
E) Serviços médicos básicos e avançados. 
15) A ressuscitação cardiopulmonar avançada (ACLS) 
é a extensão do suporte básico de vida. Referente ao 
ACLS, analise as seguintes afirmativas: 
I. (FV) sem pulso é tratada com desfibrilação elétrica. 
II. (TV) sem pulso é tratada com cardioversão elétrica. 
III. (AESP) deve ser tratada com compressões torácicas e 
direcionada à causa da Parada cardiorrespiratória (PCR). 
IV. A assistolia deve ter seu diagnóstico confirmado em 
mais de uma derivação, conforme protocolo da linha reta. 
V. Ascausas mais frequentes de AESP são conhecidas 
como 5“Ts” e 5“Hs”. Quais estão corretas? 
A) Apenas I e IV. 
B) Apenas II, III e V. 
C) Apenas I, III, IV e V. 
D) ApenasII, III, IV e V. 
E) I, II, III, IV e V. 
 
16) Analise as afirmativas a seguir em relação ao 
suporte básico de vida. 
I. Durante a ressuscitação cardiopulmonar no adulto é 
recomendado comprimir o tórax com força, pelo menos 5 
cm, e frequência de 100 a 120 compressões/minuto e 
aguardar o retorno total do tórax. 
II. Em paciente pediátrico, sem via aérea avançada, a 
recomendação é de 15 compressões para 2 ventilações 
com 2 socorristas. 
III. Em paciente adulto quando houver uma via aérea 
avançada, administrar 1 ventilação a cada 6 segundos (10 
ventilações/minuto) com compressões torácicas 
contínuas. 
IV. Em paciente pediátrico quando houver uma via aérea 
avançada, administrar 1 ventilação a cada 10 segundos (6 
ventilações/minuto) com compressões torácicas 
contínuas. Com base nas afirmativas apresentadas, 
assinale a alternativa CORRETA. 
(A) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. 
(B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
(C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
(D) Todas as afirmativas estão corretas. 
 
17) Sobre a cadeia de sobrevivência no atendimento à 
parada cardiorrespiratória (PCR) intra-hospitalar e 
extra-hospitalar, assinale a alternativa correta. 
(A) Na PCR extra-hospitalar, a sequência correta é: 
vigilância e prevenção; reconhecimento e acionamento do 
serviço médico de emergência; RCP imediata de alta 
qualidade; rápida desfibrilação; e suporte avançado de 
vida e cuidados pós-PCR. 
(B) Independente se a PCR ocorrer intra ou extra-
hospitalar, a sequência correta é: reconhecimento 
imediato da PCR; RCP imediata e de qualidade, com 
ênfase nas compressões; rápida desfibrilação; suporte 
avançado de vida eficaz; e acionamento do serviço de 
emergência para cuidados pós-PCR. 
(C) Os pacientes que têm uma PCR extra-hospitalar 
dependem de um sistema de vigilância adequado, por 
exemplo, resposta rápida ou sistema de alerta imediato 
para evitar a PCR. 
(D) Na PCR intra-hospitalar, a sequência correta é: 
reconhecimento e acionamento do serviço médico de 
urgência; RCP imediata e de qualidade; rápida 
desfibrilação; serviços médicos básicos e avançados de 
emergência; e suporte avançado de vida e cuidados pós-
PCR. 
(E) É recomendado o uso de cadeias de sobrevivência 
distintas que identifiquem as diferentes vias de cuidado 
dos pacientes que sofrem uma PCR no hospital ou no 
ambiente extra-hospitalar. 
 
18) O Suporte Básico de Vida (SBV) é a base para 
salvar vidas em uma parada cardiorrespiratória (PCR), 
e sua efetividade depende da implantação de uma 
sequência de ações conhecida como “cadeia de 
sobrevivência”. Assinale a alternativa que contenha a 
sequência CORRETA desta cadeia. 
(A) Reconhecimento da PCR e Ressuscitação 
cardiopulmonar imediata de alta qualidade; Acionamento 
 
 
do serviço médico de emergência; Rápida desfibrilação; 
Cuidados pós-PCR adequados. 
(B) Reconhecimento da PCR e Rápida desfibrilação; 
Ressuscitação cardiopulmonar imediata de alta qualidade; 
Acionamento do serviço médico de emergência; Suporte 
avançado de vida eficaz. 
(C) Reconhecimento da PCR e Acionamento do serviço 
médico de emergência; Ressuscitação cardiopulmonar 
imediata de alta qualidade; Suporte avançado de vida 
eficaz; Rápida desfibrilação e Cuidados pósPCR 
adequados. 
(D) Reconhecimento da PCR e acionamento do serviço 
médico de emergência; Ressuscitação cardiopulmonar 
imediata de alta qualidade; Rápida desfibrilação; Suporte 
avançado de vida eficaz e Cuidados pósPCR adequados. 
(E) Reconhecimento da PCR; Ressuscitação 
cardiopulmonar imediata de alta qualidade e Rápida 
desfibrilação; Cuidados pós-PCR adequados; 
Acionamento do serviço médico de emergência 
 
19) Considerando as recomendações das Diretrizes 
da American Heart Association (AHA) 2019 para 
Reanimação cardiopulmonar (RCP) e Atendimento 
Cardiovascular de Emergência (ACE) para 
profissionais de saúde, leia as afirmativas abaixo e a 
seguir assinale a alternativa correta. 
I. O profissional de saúde deve verificar rapidamente se 
não há respiração ou se a mesma é anormal ao verificar a 
capacidade de resposta da vítima. Em seguida, o 
profissional deve acionar o serviço de emergência/ 
urgência e buscar o DEA/DAE (ou encarregar alguém 
disso). 
II. O profissional de saúde não deve levar mais do que 10 
segundos verificando o pulso e, caso não sinta o pulso 
em 10 segundos, deve iniciar a RCP e usar o DEA/DAE, 
se disponível. 
III. Os socorristas devem iniciar as ventilações de resgate 
antes de aplicar compressões torácicas (A-B-C). 
IV. A frequência de compressão foi modificada para um 
mínimo de 160 por minuto. 
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
c) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. 
d) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. 
e) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
 
20) Em relação à Parada Cardiorrespiratória (PCR) e 
manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), 
segundo as diretrizes da American Heart Association 
(AHA - ATUALIZADA), assinale a alternativa correta: 
a) A Cadeia de Sobrevivência no atendimento à 
PCR/RCP em ambiente intra-hospitalar contempla 5 
momentos: vigilância e prevenção, reconhecimento e 
acionamento do serviço médico de emergência, RCP 
imediata e de qualidade, rápida desfibrilação e suporte 
avançado de vida. 
b) Os atendimentos devem ser iniciados imediatamente, 
determinando uma boa pressão de perfusão cerebral e 
coronariana, com a sequência A- B- C (vias aéreas- 
respiração-compressões) o que prioriza o efetivo suporte 
circulatório. 
c) A vasopressina é indicada no algoritmo de suporte 
avançado de vida para facilitar a conduta pois oferece 
vantagens na sobrevida do paciente. 
d) Os cuidados pós ressuscitação incluem o controle 
direcionado de temperatura corporal que deve ficar entre 
32 a 36 graus por pelo menos 24 horas. 
e) Não se deve usar capnografia como forma de onda 
para monitorar qualidade das massagens. 
 
21) Para uma reanimação cardiovascular bem 
sucedida e de qualidade, a frequência (por minuto) e a 
profundidade das compressões torácicas são, 
respectivamente: 
a) Entre 100 e 120 e mínimo de 5 cm. 
b) Mínimo de 120 e máximo de 3 cm. 
c) Entre 80 e 95 e máximo de 5 cm. 
d) Entre 80 e 100 e 3 a 5 cm. 
e) Mínimo de 100 e 3 cm. 
 
22) Sobre o que existe de mais atual acerca da técnica 
voltada para as compressões torácicas no suporte 
básico de vida em um adulto com parada 
cardiorrespiratória confirmada, analise as opções a 
seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as 
falsas. 
( ) Recomenda-se fazer até duas compressões por 
segundo. 
( ) Priorizar as interrupções para verificar pulso 
carotídeo gera bons resultados na reanimação cardíaca. 
( ) Está regulamentado fazer compressões com 
profundidade máxima de seis centímetros, permitindo o 
retorno do tórax em cada compressão. A alternativa que 
contém a sequência correta, de cima para baixo, é: 
A) V V V B) V V F C) V F V D) F F V E) F V F 
 
23) Em uma reanimação cardiopulmonar (RPC) após a 
desfibrilação, devido a um ritmo chocável, deve-se: 
a) verificar imediatamente o ritmo cardíaco e intubar o 
paciente. 
b) instalar dispositivo de via aérea avançada, 
preferencialmente intubação orotraqueal. 
c) fazer nova desfibrilação com o dobro de potência se o 
ritmo não evoluir. 
d) realizar eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações e, 
se necessário, ECG de 2ª opinião/telecárdio. 
e) reiniciar imediatamente a RPC e após 2 minutos checar 
o ritmo cardíaco. 
24) Uma mulher, 62 anos, estava com sua filha em 
casa e começou a sentir dor torácica. A filha deveria: 
a) Realizar a manobra de Heilimch e chamar o serviço 
médico de urgência. 
b) Chamar o serviço médico de urgência e iniciar a 
reanimação cardiopulmonar com ventilação de resgate. 
c) Iniciar a reanimação cardiopulmonar com compressões 
torácicas e chamar o serviço médico de urgência. 
d) Chamar o serviço deurgência e oferecer um 
comprimido de ácido acetilsalicílico para a mãe. 
 
25) No atendimento ao paciente vítima de infarto 
agudo do miocárdio (IAM) as intervenções iniciais de 
enfermagem são: 
(A) administrar analgésicos conforme prescrição médica e 
repouso. 
(B) evitar punção venosa nos membros superiores e 
dobra do braço. 
(C) instalar sonda nasogástrica e administrar adrenalina. 
(D) realizar garroteamento alternado de membros 
superiores. 
(E) realizar glicemia capilar. 
 
26) O infarto agudo do miocárdio (IAM) constitui a 
maior causa de óbitos na população. Assinale a 
alternativa que apresenta, corretamente, alguns sinais 
e sintomas mais característicos do IAM. 
(A) Hipertensão, sudorese, sede, torpor. 
(B) Dor precordial, ansiedade e sudorese. 
(C) Dor precordial, sede e perda da consciência. 
 
 
(D) Sede, sudorese, dislalia e perda da consciência. 
(E) Poliúria,hipotensão, sede, taquicardia. 
 
27) Assinale a alternativa que contém os cuidados ao 
paciente com suspeita de Síndrome Coronariana 
Aguda, ao chegar ao pronto-socorro. 
(A) Repouso, ECG de 12 derivações, avaliar a duração e 
a localização da dor torácica, medicar pode mascarar o 
diagnóstico. 
(B) Manter deambulação, ECG de 06 derivações, 
aspirina, analgesia com xylocaina, avaliação da dor 
torácica. 
(C) Repouso relativo, ECG de 06 derivações, exames 
laboratoriais e encaminhamento à hemodinâmica. 
(D) Repouso relativo, ECG de 12 derivações, avaliar 
localização da dor torácica, analgesia com propofol. 
(E) Repouso, ECG de 12 derivações, aspirina, analgesia 
com morfina, oxigenioterapia, acesso venoso periférico, 
monitorização cardíaca, exames laboratoriais: CKMB e 
troponina principalmente. 
 
28) Sobre as doenças cardiovasculares, analise as 
afirmativas abaixo: 
I. São a principal causa de morte no Brasil, perdendo para 
o AVCE como maior causa de óbito. 
II. Insuficiência cardíaca é uma condição, em que o 
coração não consegue bombear o sangue de acordo com 
a demanda tecidual ou só faz às custas de aumento na 
pressão de enchimento. 
III. A hipertensão arterial pulmonar é uma vasculopatia 
proliferativa, caracterizada por um fenômeno de 
vasodilatação associada à fibrose e trombose. Está 
CORRETO, apenas, o que se afirma em: 
A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) I. E) III 
 
29) A Insuficiência Cardíaca é uma doença que 
compromete o coração de forma estrutural ou 
funcionalmente. Caracteriza-se por um conjunto de 
sinais e sintomas decorrentes da sobrecarga de 
líquido e perfusão tissular inadequada. A sobrecarga 
de líquido e a diminuição da perfusão tissular 
ocorrem quando: 
(A) o ventrículo esquerdo ejeta elevado volume sanguíneo 
ao corpo e sobrecarrega as necessidades de oferta de 
oxigênio ao organismo. 
(B) o coração é incapaz de produzir um débito cardíaco 
suficiente para suprir as necessidades do organismo de 
oxigênio e nutrientes. 
(C) a frequência cardíaca se eleva e a contratilidade 
cardíaca torna-se vigorosa, resultando em edema e 
congestão pulmonar. 
(D) a tiroxina se eleva e a fração de ejeção cardíaca fica 
entre 55% e 65%, gerando bradipneia, edema e fadiga 
aos pequenos esforços. 
(E) os neurotransmissores mantêm a frequência cardíaca 
entre 60 bpm e 100 bpm e aumenta o sangue ejetado 
pelo ventrículo esquerdo. 
 
30) Seguindo o Protocolo do Primeiro Atendimento da 
Dor Torácica nas Unidades de Saúde, o enfermeiro 
classificador deverá observar e identificar certos 
riscos potenciais. De acordo com as informações 
abaixo marque a alternativa que responde 
CORRETAMENTE acerca dos riscos potenciais que o 
enfermeiro identifica na sua assistência na Dor 
Torácica: 
a) Coletar os Sinais Vitais do paciente; identificar histórico 
do paciente, principalmente em relação a outros 
problemas, como gastrites e úlceras pépticas, que geram 
também esse tipo de dor; a realização do ECG só será 
feita após apreciação clínica do médico responsável, 
podendo ficar atento à possibilidade de ser requisitada 
uma ressonância magnética e/ou uma tomografia de tórax 
para ver de onde virá essa dor. 
b) O protocolo determina para coletar dados de história 
familiar de infarto e AVC; identificar histórico do paciente, 
queixa principal; a pergunta sobre alergia não será 
importante nessa hora, pois não se trata de perder tempo 
com esse tipo de informação e essa poderá ser superada 
com outros questionamentos acerca do uso de drogas. 
c) O protocolo pede que toda dor torácica tenha relação 
direta com IAM. Por isso, a coleta de dados pela família é 
essencial no pré-atendimento e deverá ser encaminhada 
ao técnico de enfermagem responsável, pela triagem e 
pela recepção, ainda no hospital. 
D) Coletar dados e Sinais Vitais do paciente; identificar 
histórico do paciente, queixa principal, seguindo o 
fluxograma do Manchester; de sempre perguntar se 
possui alergia a algum tipo de medicamento e/ou 
substância; verificar a presença dos sinais e sintomas que 
caracterizam uma dor torácica típica; preencher o 
formulário de Protocolo de Dor Torácica; proceder com os 
encaminhamentos necessários a partir do resultado da 
classificação; realizar o ECG (Se constatado dor típica); 
comunicar ao médico de plantão. 
e) Inserir um cateter nasal de oxigênio para poder dar o 
suporte necessário; se possível, começar com a 
massagem cardiovascular, incluindo incursões de 2 em 2 
minutos, questionar se há familiares presentes no 
ambiente, realizar um ECG e uma TC computadorizada 
de tórax e abdômen, para descobrir e que se trata. 
 
31) Desequilíbrio transitório entre o suprimento de 
oxigênio do miocárdio e a demanda, resultando em 
dor torácica aguda, formigamento ou queimação, é a 
definição clínica de: 
A) Hipotensão cardíaca. 
B) Hipoventilação cardiovascular. 
C)ICC. 
D)Hipóxia. 
E) Angina pectoris. 
 
32) Acerca das enfermidades cardiovasculares, é 
correto afirmar: 
A) no tratamento da angina estável, são usados os 
betabloqueadores: eles reduzem a contratilidade 
miocárdica, aumentam a frequência cardíaca e a pressão 
arterial, diminuindo, assim, o consumo de oxigênio pelo 
miocárdio. 
B) A angina estável é caracterizada por precardialgial 
típica, que é provocada por estresse emocional ou 
esforço físico. É aliviada com o uso de nitrato sublingual 
ou repouso, e dura geralmente de 2 a 5 minutos. 
C) Nenhum paciente com angina estável confirmada deve 
fazer ecocardiograma para mensurar a função do 
ventrículo esquerdo nem teste provocativo de isquemia. 
D) o ECG de repouso não é indicado no início da 
investigação, contudo ele afasta o diagnóstico, já que se 
encontra alterado em mais de 50%. 
E) os testes não invasivos constituem os mais seguros e 
eficazes, são eles: coronariografia, angiografia 
quantitativa e ultrassonografia intravascular. 
 
33) O eletrocardiograma é um instrumento importante 
para detecção de diversas alterações cardíacas. Em 
pacientes com infarto agudo do miocárdio, pode-se 
observar três características principais de alteração 
 
 
no traçado do eletrocardiograma. Sobre essas 
alterações, assinale a alternativa incorreta. 
a) infra desnivelamento do segmento ST 
b) supra desnivelamento do segmento ST 
c) inversão de onda T 
d) inversão de onda P dinâmica 
 
I - Na avaliação do sistema cardiovascular, 
consideram-se os dados oriundos da anamnese, do 
exame físico e de outras fontes provenientes de 
exames diagnósticos. A respeito desse assunto, 
julgue os itens subsecutivos. 
 
34 ( ) A ausculta da segunda bulha cardíaca, que 
corresponde ao fechamento das valvas pulmonar e 
aórtica (semilunares), é mais bem apurada com o 
diafragma do estetoscópio no segundo espaço intercostal 
direito paraesternal, no foco aórtico. 
35 ( ) Para a avaliação da turgência jugular, o 
paciente deve ser colocado em posição supina de 
aproximadamente 45°, olhando para frente. 
36 ( ) O pulso em martelo d’água, também chamado 
de pulso de Corrigan, é indicativo deinsuficiência aórtica. 
 
37) Segundo BARROS et al., sobre o exame físico na 
área de enfermagem, o trecho abaixo faz referência a 
qual foco: Corresponde ao choque de ponta e está 
localizado no cruzamento do quinto espaço 
intercostal esquerdo com a linha hemiclavicular. 
a) Mitral. 
b) Tricúspide. 
c) Aórtico. 
d) Pulmonar. 
 
38) A deficiência de oxigenação para o miocárdio leva 
a uma dor precordial ou retroesternal chamada angina 
de peito. Sobre o assunto, assinale o item correto: 
A. A angina estável, quando na crise, causa a morte de 
células miocárdicas em grande extensão, como no infarto, 
com a dor irradiando-se para os membros superiores. 
B. O enfermeiro deve estar atento para saber diferenciar 
as características das dores de angina e do infarto, a fim 
de tomar as medidas necessárias de forma correta. 
C. Ao se deparar com uma vítima de angina, o enfermeiro 
deve ter o cuidado de manter a cabeça e tronco do 
paciente mais abaixados do que o resto do corpo, a fim 
de facilitar a oxigenação completa do corpo. 
D. Durante a crise, não deve ser administrada nenhuma 
medicação, como o nitrato, visto que isso não ajudará a 
reverter o quadro, pois não interfere na função ventricular. 
 
39) Diante de uma vítima com possível quadro de 
Infarto agudo de miocárdio, o socorrista deve: 
monitorar os sinais vitais, colocar a vítima (1), afrouxar as 
roupas, ventilar o ambiente, (2), realizar manobras de 
reanimação se necessário e conduzir a vítima ao hospital 
o mais rápido possível. Assinale a alternativa que 
completa corretamente as lacunas numeradas do 
texto. 
A) (1) deitada confortavelmente • (2) não oferecer bebida 
ou comida 
b) (1) deitada confortavelmente • (2) oferecer agua 
c) (1) sentada para facilitar a respiração • (2) não oferecer 
bebida ou comida 
d) (1) com a cabeça elevada 30 a 45 graus • (2) oferecer 
agua 
e) (1) com a cabeça elevada 30 a 45 graus • (2) não 
oferecer bebida ou comida 
 
40) O aparelho circulatório é o sistema de transporte 
interno do organismo. A doença do sistema 
circulatório causada por outras doenças, como 
diabetes, hipertensão e tabagismo, por exemplo, que 
acontece quando os vasos sanguíneos do coração 
ficam obstruídos, diminuindo o fluxo de sangue e 
oxigênio para o órgão, é a: 
a) Arritmia cardíaca. 
b) Varizes. 
c) Angina . 
d) Linfadenopatia. 
 
41) M. V. foi admitida na clínica médica de uma 
unidade de saúde apresentando pirose, queixas de 
dor epigástrica em queimação, e referindo que essa 
dor surge aproximadamente 2 horas após a 
alimentação. Veio para o hospital por ter percebido 
piora do quadro uma vez que tem despertado à noite 
com dor. Referiu também que os episódios de vômito 
que ocorrem com certa frequência, aliviam a dor. Com 
os dados do histórico, o enfermeiro Carlos elaborou o 
seguinte diagnóstico de enfermagem (DE): Dor aguda 
relacionada com o efeito da secreção de ácido 
gástrico sobre o tecido lesionado. Quais intervenções 
de enfermagem foram prescritas considerando esse 
DE? 
A) Observar relatos de dor, incluindo localização, 
duração, intensidade (aplicando escala de dor de 0-10). 
B) Observar apenas as evidências verbais de dor e 
descartar as não verbais, como agitação, postura álgica, 
relutância, taquicardia, que devem ser descartadas. 
C) Orientar o paciente para permanecer em dieta livre, 
sem restrições, diminuindo o máximo possível a ingesta 
de alimentos. 
D) Medicar por via oral, evitando inserir um acesso 
periférico para infusão de soluções, prevenindo o risco de 
infecção. 
E) Evitar realizar cuidados orais frequentes e medidas, 
como mudança de decúbito, uso de travesseiros e coxins, 
uma vez que o paciente não deve ser mobilizado no leito 
para evitar sangramento. 
 
42) Sobre as doenças cardiovasculares, analise as 
afirmativas abaixo: 
I. São a principal causa de morte no Brasil, perdendo para 
o AVCE como maior causa de óbito. 
II. Insuficiência cardíaca é uma condição, em que o 
coração não consegue bombear o sangue de acordo com 
a demanda tecidual ou só faz às custas de aumento na 
pressão de enchimento. 
III. A hipertensão arterial pulmonar é uma vasculopatia 
proliferativa, caracterizada por um fenômeno de 
vasodilatação associada à fibrose e trombose. Está 
CORRETO, apenas, o que se afirma em: 
A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) I. E) III. 
 
43) Sobre doenças cardiovasculares, analise as 
proposições a seguir. 
1) A insuficiência cardíaca (IC) é a condição em que o 
coração é incapaz de garantir o débito cardíaco 
adequado. 
2) A IC constitui uma condição clínica cada vez mais 
comum, respondendo por uma parcela considerável dos 
óbitos devido às doenças cardiovasculares e tornou-se 
relevante diante do envelhecimento populacional. 
3) A IC apresenta duas alterações básicas: débito 
cardíaco insuficiente e síndrome congestiva. 
 
 
4) São características da insuficiência ventricular 
esquerda: refluxo hepatojugular, sinal de Kussmaul, ascite 
e derrame pleural. Estão corretas, apenas: 
A) 1 e 2. 
B) 1 e 3. 
C) 2, 3 e 4. 
D) 1, 2 e 4. 
E) 1, 2 e 3. 
 
44) Sobre “estados de choques”, é CORRETO afirmar: 
a) O choque séptico é um processo complexo e 
generalizado que se desenvolve em estágios 
progressivos, através da sepse e sepse grave, 
culminando das interações entre os microrganismos 
invasores e os sistemas imune, inflamatório e de 
coagulação. 
b) O choque séptico é um processo complexo e 
generalizado que se desenvolve em estágios 
progressivos, através da sepse e sepse grave, 
culminando das interações entre os microrganismos 
invasores e os sistemas imune e inflamatório. Problemas 
com o sistema de coagulação tem a ver com hemorragias 
e é relacionado apenas com o choque hipovolêmico. 
c) Choque neurogênico se refere a um choque nos 
neurônios motores, gerando um AVC, e sua maior 
sequela é uma hemiplegia parcial, geralmente de lado 
esquerdo. 
d) Choque anafilático é uma reação a um anticorpo, pela 
consequência da hiposensibilidade dos linfócitos T, 
através da presença de anticorpos de venenos e 
remédios, capazes de produzir uma reação rápida, 
causando edemas pelo corpo e até febre. Aanafilaxia só 
poderá ser mediada com anti-histamínicos e aspirina. 
e) O choque séptico não tem nada a ver com a sepse, 
são duas condições diferenciadas. Asepse tem a ver com 
o choque anafilático e o neurogênico; enquanto o choque 
séptico, as condições logísticas e apenas inflamatórias. 
 
45) O choque é uma alteração clínica emergencial. 
Sobre o assunto, assinale o item correto: 
A. Todos os danos teciduais são advindos da hipóxia, que 
causa agressões capazes de levar o paciente a óbito. 
B. Em caso de choque, deve ser providenciado um 
acesso venoso calibroso e na impossibilidade deste, o 
paciente geralmente é encaminhado para um acesso 
central ser providenciado; durante a reposição volêmica é 
comum a hipotermia, que pode ser prevenida com o uso 
de soluções aquecidas. 
C. O choque hipovolêmico é caracterizado pelo aumento 
do volume extravascular em virtude do baixo volume 
intravascular, o que determina hipovolemia absoluta. 
D. O choque distributivo ocorre quando o paciente entra 
em contato com um antígeno para o qual não foi 
previamente sensibilizado, ocorrendo vasoconstrição e 
aumento do retorno venoso e débito cardíaco. 
 
46) Em relação as classificações do choque, assinale 
a alternativa correta: 
a)O choque obstrutivo pode ser causado por infarto do 
miocárdio; falência miocárdica aguda; arritmias; e 
miocardites. 
b)Choque distributivo divide-se em: choque neurogênico; 
choque anafilático e choque séptico. 
c)O choque cardiogênico é um tipo de choque que está 
associado a trauma de medula ou tronco encefálico, com 
inibição do tono vascular; hipóxia pela depressão por 
drogas (anestesias) e choque hipoglicêmico. 
d)O choque obstrutivo é um estado no qual o coração, 
subitamente enfraquecido, não é capaz de bombearsangue suficiente para as necessidades do corpo. Essa 
condição é uma emergência médica, que é fatal se não 
for tratada imediatamente. 
 
47) O choque é definido como uma anormalidade 
circulatória cuja perfusão orgânica e a oxigenação 
tecidual estão inadequadas. É de extrema importância 
que o profissional de saúde saiba reconhecer, 
precocemente, sua presença e identificar sua 
provável causa. Sobre os estados de choque, assinale 
a alternativa CORRETA. 
a) O choque hipovolêmico pode ter, como causa, o ganho 
de líquidos excessivo ou a drenagem de grandes volumes 
de transudato. 
b) No choque neurogênico, o desempenho cardíaco está 
limitado por lesões valvares, por exemplo. 
c) O choque hemorrágico é a causa mais comum em 
pacientes politraumatizados. 
d) O choque neurogênico é caracterizado por uma 
resposta sistêmica desencadeada por uma infecção 
evidente. 
e) O choque pirogênico é caracterizado por reações como 
prurido intenso, vermelhidão no corpo, edemas e/ou 
problemas respiratórios 
 
48) O choque é definido como uma anormalidade 
circulatória cuja perfusão orgânica e a oxigenação 
tecidual estão inadequadas. É de extrema importância 
que o profissional de saúde saiba reconhecer, 
precocemente, sua presença e identificar sua 
provável causa. Sobre os estados de choque, assinale 
a alternativa CORRETA. 
a) O choque hipovolêmico pode ter, como causa, o ganho 
de líquidos excessivo ou a drenagem de grandes volumes 
de transudato. 
b) No choque neurogênico, o desempenho cardíaco está 
limitado por lesões valvares, por exemplo. 
c) O choque hemorrágico é a causa mais comum em 
pacientes politraumatizados. 
d) O choque neurogênico é caracterizado por uma 
resposta sistêmica desencadeada por uma infecção 
evidente. 
e) O choque pirogênico é caracterizado por reações como 
prurido intenso, vermelhidão no corpo, edemas e/ou 
problemas respiratórios. 
 
49) O choque ocorre quando a capacidade do coração 
para se contrair e bombear o sangue se mostra 
comprometida e o suprimento de oxigênio é 
inadequado para o coração e para os tecidos. Este 
tipo de choque pode ser denominado: 
(A) Anafilático. 
(B) Cardiogênico. 
(C) Hipovolêmico. 
(D) Neurogênico. 
 
50) O choque, uma das complicações pós-operatórias 
mais graves e também uma das principais causas de 
morte entre os politraumatizados, tem os seguintes 
sinais clínicos clássicos: 
(A) hiperemia labial, midríase e taquipneia 
(B) pele quente e seca, bradicardia e dispneia 
(C) hipertensão, poliúria e polidipsia 
(D) miose, taquicardia e hiperemia de pele 
(E) pulso rápido, fraco e filiforme 
 
51) O choque é uma síndrome clínica que resulta da 
perfusão tissular inadequada, que cria um 
desequilíbrio entre a oferta e a necessidade de 
 
 
oxigênio e nutrientes que sustentam a função celular. 
Sobre choque, analise as afirmações abaixo: 
I- Independentemente da causa inicial do choque, 
determinadas respostas fisiológicas são comuns a todos 
os tipos de choque. Essas respostas fisiológicas incluem 
hipoperfusão dos tecidos, hipermetabolismo e ativação da 
resposta inflamatória. 
II- O choque séptico, o tipo mais comum de choque 
circulatório, é causado pela propagação de infecção ou 
sepse. Alguns fatores de risco adicionais contribuem para 
a crescente incidência de choque séptico. São eles: a 
menor utilização de procedimentos invasivos e 
dispositivos clínicos permanentes, o aumento do número 
de microorganismos resistentes a antibióticos e a 
população cada vez mais idosa. 
III- A prevenção primária do choque é um foco essencial 
do cuidado de enfermagem. O choque hipovolêmico pode 
ser prevenido em alguns casos por meio de cuidadoso 
monitoramento de clientes que correm risco para déficits 
de líquido e por meio do cuidado de reposição de líquidos, 
antes do volume intravascular ser esgotado. 
Estão CORRETOS os itens: 
a) I e III 
b) I e II 
c) II e III 
d) I, II e III 
e) Apenas o item III. 
 
II - Acerca do choque e da reposição volêmica, julgue 
os itens que se seguem. 
52( ) E Na classificação do choque hipovolêmico, a 
classe IV aplica-se a vítimas que apresentem perda 
sanguínea de 750 mL a 1.500 mL e frequência cardíaca 
de 100 bpm a 120 bpm. 
53 ( ) No choque hipovolêmico secundário ao 
trauma, a reposição volêmica deverá ser administrada 
com solução injetável de glicose na concentração de 5%, 
aquecida a 39 ºC, seguida de solução salina a 0,9%. No 
que concerne ao trauma raquiomedular, julgue os itens 
subsecutivos. 
54 ( ) No caso de trauma raquiomedular, na 
imobilização, o alinhamento da cabeça deve ser mantido 
mesmo se ocorrer piora da dor referida, piora do padrão 
respiratório, resistência voluntária ao movimento, início ou 
aumento de déficit neurológico e espasmos dos músculos 
do pescoço. 
55 ( ) Durante a imobilização, o alinhamento 
cervical poderá não ser possível em casos de torcicolo 
congênito ou outra malformação ou de deformidades 
degenerativas preexistentes. Julgue os itens a seguir, 
acerca de traumas térmicos e queimaduras, bem como de 
seus protocolos nacionais de atendimento. 
 
56) LCA, 55 anos, sexo feminino, vítima de trauma 
abdominal provocado por acidente automobilístico. 
Levado para a Unidade de emergência. Ao exame 
físico, o enfermeiro detectou que os ferimentos de 
LCA representavam risco de ocorrência de choque 
hipovolêmico. Em relação ao choque hipovolêmico as 
afirmativas abaixo são corretas, EXCETO: 
a) Suspeite de choque hipovolêmico em toda vítima de 
trauma ou portadora de doença que predisponha a perdas 
sanguíneas e que esteja com cianose, taquicardia e 
palidez. 
b) O choque hipovolêmico é caracterizado pela falha do 
sistema circulatório em manter um volume adequado de 
sangue aos órgãos vitais. Consequentemente, a pressão 
arterial se torna demasiada baixa para manter a pessoa 
viva. 
c) O paciente apresentará oligúria, diminuição da pressão 
arterial e acidose metabólica na progressão do choque 
hipovolêmico. 
d) O choque hipovolêmico decorre da redução do tônus 
vasomotor normal por distúrbio da função nervosa e a 
diminuição de oxigenação. 
e) O estágio irreversível do choque é aquele que, não há 
mais resposta ao tratamento. A insuficiência renal e 
hepática mais o metabolismo lático resulta em uma 
avassaladora acidose metabólica. Ocorre disfunção de 
múltiplos órgãos e a morte é iminente. 
 
 
I - O texto a seguir refere-se às questões 1, 2 e 3. 
 
L.L.A., 23 anos, foi admitido com queimadura por 
etanol, decorrente de explosão em ambiente aberto, 
com 60% da superfície corporal queimada, lesões 
de 2º grau profundo e 3º grau em face, pescoço, 
tórax, abdome, dorso, membros superiores, 
membros inferiores e genitália com lesão inalatória. 
Realizou-se a reposição volêmica imediata, a 
intubação orotraqueal precoce associada à 
ventilação mecânica, os desbridamentos 
cirúrgicos, os curativos diários, a analgesia eficaz e 
suporte nutricional com altas taxas calóricas e 
proteicas, além do agressivo tratamento da sepse. 
Recebeu alta hospitalar somente após 4 meses e 9 
dias, deambulando, com função renal preservada, 
sem área queimada exposta e com sequela 
funcional motora. 
 
1) De acordo com a classificação do Ministério da 
Saúde, esse paciente vai ser classificado como: 
(A) pequeno queimado: paciente com queimaduras de 
1º e 2º graus, acima de 10% da área corporal atingida. 
(B) médio queimado: paciente com queimaduras de 1º 
e 2º graus, com SCQ entre 10 e 25% ou queimaduras 
de 3º grau, com até 10% da SCQ, ou queimadura de 
mão e/ou pé. 
(C) grande queimado, paciente com queimaduras de 1º 
e 2º graus, com SCQ > 26%, ou queimaduras de 3º 
grau > 10% da SCQ, ou queimadura de períneo. 
(D) médio e grande queimado, pois apresenta 
características mistas. 
 
2) Antes de chegar ao serviço hospitalar, o paciente 
foi corretamente atendido pelo SAMU, cujas 
condutas imediatas envolveram: 
(A) avaliar a arritmia cardíaca e promover o 
aquecimento.(B) irrigar a área afetada com água ou SF 0,9% e 
observar alterações na voz, rouquidão, tosse, 
assegurando oxigenoterapia. 
(C) remover roupa aderida à pele e adornos em 
queimaduras de extremidades. 
(D) imobilizar a região cervical e iniciar terapia 
farmacológica. 
 
3) Preencha as definições a seguir de acordo com a 
classificação: 
(1) queimadura de 1º grau; 
(2) queimadura de 2º grau; 
(3) queimadura de 3º grau. 
( ) Acomete a epiderme e tem como principais 
características a dor e a hiperemia. 
 
 
( ) Ocorre a formação de bolhas ou flictenas. 
( ) Pode ser classificada de superficial ou profunda, 
diferenciando-se pela modificação da sensibilidade à 
dor. 
( ) Atinge todas as camadas da pele e tem como 
principal característica a não reepitelização. A 
sequência correspondente, de cima para baixo, é: 
(A) 1, 2, 2, 3. (B) 2, 3, 1, 3. (C) 3, 1, 1, 2. 
(D) 2, 1, 3, 2. 
 
4) As queimaduras são classificadas segundo a 
profundidade. Sobre as queimaduras de terceiro 
grau, podemos afirmar que 
(A) comprometem apenas a epiderme. 
(B) não há regeneração espontânea. Existe a 
necessidade de enxertia. 
(C) evoluem com descamação em poucos dias. 
(D) comprometem apenas a derme. 
(E) a repercussão sistêmica é desprezível. 
 
5) Qual das queimaduras a seguir deve ser 
considerada de grande gravidade? 
(A) Queimaduras de primeiro grau em qualquer 
extensão, em maiores de 03 anos. 
(B) Queimaduras de segundo grau com área corporal 
atingida em até 10% em maiores de 12 anos. 
(C) Queimaduras de segundo grau com área corporal 
atingida entre 5% a 15% em maiores de 12 anos. 
(D) Queimaduras que não envolvam face, mão ,períneo 
ou pé, de terceiro grau com até 5% da área corporal 
atingida em crianças acima de 12 anos. 
(E) Queimaduras por corrente elétrica. 
 
6) A assistência de enfermagem envolve cuidados 
específicos em pacientes vítimas de queimaduras, 
essa situação causa grandes mudanças vasculares 
e alterações no volume do líquido corporal do 
paciente. Em relação aos cuidados de enfermagem 
ao paciente queimado, assinale a alternativa 
correta. 
(A) Fazer curativo, duas vezes ao dia, mantendo 
técnica asséptica rigorosa. 
(B) Verificar sinais vitais e instalar sonda vesical de 
alívio para manter a diurese. 
(C) Lavar as áreas afetadas com SF 0,9% e mantê-las 
descobertas para evitar maceração da pele. 
(D) Puncionar acesso venoso de grosso calibre e 
manter hidratação venosa conforme prescrição médica. 
 
7) As queimaduras são classificadas de acordo 
com o agente causador, a extensão da superfície 
corpórea queimada e a profundidade ou grau. 
Sendo a gravidade de uma queimadura mensurada 
pela extensão da superfície corpórea queimada 
(SCQ), marque a alternativa correta. 
(A) Grave ou grande queimado, quando mais de 40% 
da superfície corporal é atingida. 
(B) Leve ou pequeno queimado, quando menos de 5% 
da superfície corporal é atingida. 
(C) Médio ou médio queimado, quando mais de 15% e 
menos de 25% da superfície corporal é atingida. 
(D) Muito grave ou gravíssimo queimado, quando mais 
de 60% da superfície corporal é atingida. 
8) Quanto à classificação da profundidade das 
queimaduras, assinale a alternativa correta. 
(A) Queimaduras de primeiro grau referem-se aquelas 
com espessura superficial, que afetam a epiderme e 
derme, sem formar bolhas e que se reepitelizam. 
(B) Queimaduras de segundo grau possuem espessura 
parcial afetam a epiderme e derme, formam bolhas e 
se reepitelizam. 
(C) Queimaduras de terceiro grau são aquelas de 
comprometimento total, que afetam derme e tecido 
subcutâneo; são indolores e se reepitelizam. 
(D) Queimaduras de quarto grau possuem espessura 
total; afetam as camadas mais profundas da pele; 
apresentam placa esbranquiçada ou enegrecida; não 
reepitelizam e necessitam de enxerto. 
 
9) Acerca da epidemiologia das queimaduras, pode-
se afirmar verdadeiramente: 
I. As causas mais comuns de queimadura são de 
origem térmica, elétrica, química e por radiação. 
II. Em crianças, as causas das queimaduras variam de 
acordo com a faixa etária; lactentes e infantes são mais 
propensos à queimadura por frio. Já crianças maiores 
são mais propensas a queimaduras com líquidos 
quentes. 
III. O ambiente em que os acidentes com queimadura 
ocorrem com maior frequência é o trabalho. 
IV. Em idosos, a condição de pele adelgaçada, a 
diminuição da camada subcutânea e da resistência 
imunológica e a cicatrização lenta provocam o 
agravamento e a demora na recuperação do quadro do 
paciente. São verdadeiros os itens: 
(A) I e IV. (B) II e III. (C) I e II. (D) II e IV 
 
10) As lesões associadas a queimaduras são 
consideradas uma das piores experiências que o 
ser humano pode passar. Sempre emocionam e 
solidarizam a sociedade e os envolvidos. No que 
tange ao atendimento de enfermagem ao paciente 
queimado, é correto afirmar que 
(A) são métodos para cálculo da área queimada: 
diagrama de Lunender e Browdering, método da 
superfície plantar e regra dos nove. 
(B) a avaliação da gravidade da queimadura depende: 
da característica da queimadura (extensão, localização 
e profundidade), da característica do paciente 
(condições fisiológicas, doenças futuras), das 
agressões concomitantes (característica do agente, 
traumatismos, e intoxicações). 
(C) o atendimento inicial do queimado, pré- hospitalar 
ou hospitalar, envolve a avaliação das vias aéreas, 
pela presença ou não de rouquidão ou afonia, pois o 
calor do fogo pode provocar edema de vias aéreas 
acima das cordas vocais e evoluir com obstrução da 
via e choque hipervolêmico. 
(D) são diagnósticos de enfermagem ao paciente 
queimado: troca gasosa prejudicada, risco de infecção, 
nutrição equilibrada, mobilidade física prejudicada, dor, 
ansiedade. 
(E) as queimaduras elétricas são extremamente 
danosas. Há destruição e necrose extensas quando em 
comparação com traumas aparentes, pois parte da 
destruição dá-se durante a condução elétrica 
 
11) As queimaduras são lesões decorrentes da 
energia térmica, química ou elétrica, que conduzem 
calor em excesso e danificam os tecidos, 
provocando a morte celular. Em casos mais graves, 
 
 
a reposição de líquidos é necessária. Segundo a 
fórmula de Parkland do PHTLS última edição, deve-
se infundir: 
(A) de 2 a 4 ml x %SCQ x peso (Kg) para adultos e 
crianças. 
(B) de 2 a 4 ml x %SCQ x peso (Kg) se houver 
queimadura elétrica. 
(C) de 1 a 5 ml x %SCQ x peso(Kg) para mulheres. 
(D) de 2 a 8 ml x %SCQ x peso (Kg) para homens. 
(E) de 10 a 20 ml x %SCQ x peso (Kg) e altura para 
homens. 
 
12) De acordo com a regra dos nove, um adulto que 
teve os membros superiores queimados, tem 
quantos por cento da superfície copórea 
queimada? 
(A) 9%. (B) 18%. (C) 21%. (D) 27%. (E) 36% 
 
13) Um paciente, adulto, deu entrada no pronto-
socorro com queimaduras provocadas por óleo 
quente. Ele referiu intensas dores nas seguintes 
regiões: membro superior direito, tórax anterior e 
membro inferior direito. Conforme a regra dos 
nove, o paciente apresentou X% da superfície 
corpórea queimada. Marque a alternativa que 
representa o percentual correto. 
(A) 45%. (B) 31,5%. (C) 9%.(D) 27%. 
14) Para avaliação do paciente com queimaduras, 
deve ser considerada a área de superfície corpórea 
afetada. De acordo com a regra dos nove, é correto 
afirmar que cada membro superior corresponde no 
total a ___ da superfície; cada membro inferior 
corresponde no total a ___; o torso corresponde a 
___; a cabeça e pescoço correspondem a ___; e o 
períneo corresponde no total a ___. Assinale a 
alternativa que completa correta e respectivamente 
as lacunas. 
a) 15%; 20%; 34%; 14%; 9%. 
b) 9%; 18%; 36%; 18%; 9%. 
c) 5%; 16%; 32%; 10%; 10% 
d) 9%; 18%; 36%; 9%; 1%. 
e) 27%; 45%; 36%; 18%; 9%. 
 
15) As queimaduras são lesões decorrentes de 
agentes capazes de produzir calor excessivo que 
danifica os tecidos corporais e acarreta a morte 
celular. Tais agravos podem ser classificadoscomo 
queimadura de primeiro grau, de segundo grau ou 
terceiro grau, sendo essa classificação feita tendo-
se em vista a profundidade do local atingido. Sobre 
a queimadura de terceiro grau, é correto afirmar 
que 
(A) atinge somente a epiderme, sem formar bolhas. 
(B) a restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias. 
(C) atinge a epiderme e parte da derme, forma bolhas 
ou flictenas. 
(D) apresenta vermelhidão, dor, edema e descama em 
4 a 6 dias. 
(E) atinge a epiderme, a derme, as estruturas 
profundas e é indolor. 
 
16) Considere um adulto com queimaduras graves 
em pescoço, tórax, braços e pernas. Essas lesões 
representam certa limitação na escolha do local 
para punção do acesso periférico. Considerando a 
necessidade de hidratação parenteral em casos de 
queimaduras, a conduta correta do enfermeiro é: 
A) fazer punção em artéria femural. 
B) escolher o melhor local para acesso venoso, mesmo 
em área queimada. 
C) puncionar acesso em locais com queimadura de 
terceiro grau, por não ser indolor. 
D) não puncionar acesso de maneira alguma, deixando 
que o médico puncione acesso por fístula 
arteriovenosa. 
E) optar por passar o cateter central de inserção 
periférica, se habilitado para este procedimento, 
mesmo que o acesso venoso com jelco possa ser 
realizado. 
 
17) Na consulta de enfermagem podemos encontrar 
exames alterados de um usuário como a 
diminuição do potássio e aumento do sódio, 
portanto podemos observar o que ele se encontra 
respectivamente com? 
A) Hipopotassemia e Hipercalemia. 
B) Hipocalcemia e Hipernatremia. 
C) Hipocalemia e Hipernatremia. 
D) Hipocalemia e Hiperpotassemia. 
E) Hiponatremia e hipercalemia. 
 
18) Considere um adulto com queimaduras graves 
em pescoço, tórax, braços e pernas. Essas lesões 
representam certa limitação na escolha do local 
para punção do acesso periférico. Considerando a 
necessidade de hidratação parenteral em casos de 
queimaduras, a conduta correta do enfermeiro é: 
A) fazer punção em artéria femural. 
B) escolher o melhor local para acesso venoso, mesmo 
em área queimada. 
C) puncionar acesso em locais com queimadura de 
terceiro grau, por não ser indolor. 
D) não puncionar acesso de maneira alguma, deixando 
que o médico puncione acesso por fístula 
arteriovenosa. 
E) optar por passar o cateter central de inserção 
periférica, se habilitado para este procedimento, 
mesmo que o acesso venoso com jelco possa ser 
realizado. 
 
1) Sobre cateterismo da bexiga, leia as afirmações 
abaixo: 
I. São indicações para o cateterismo de bexiga: 
cateterismo intermitente, de demora de curto prazo e 
de demora de longo prazo. A retenção urinária grave, 
com episódios de recorrentes de infecção do trato 
urinário, é uma das indicações de cateterismo de 
demora de curto prazo. 
II. Após a inserção de um cateter de demora, está 
indicado manter um sistema de drenagem urinária 
aberto para minimizar o risco de infecção. As bolsas 
coletoras de urina padrão são de plástico e comportam 
cerca de 1000 a 1500 mL de urina. 
III. A duração prevista do cateterismo determina a 
seleção do material do cateter. Os cateteres de látex 
são recomendados para uso por até três semanas. O 
tamanho do balão é importante na escolha do cateter 
de demora. Os tamanhos de balão variam de 3 mL 
(pediátricos) a grandes volumes de pós-operatório (75 
mL). 
 
 
IV. O acúmulo de secreções ou incrustações no local 
da inserção do cateter é uma fonte de irritação e 
potencial infecção. A higiene perineal deve ser 
realizada, pelo menos, três vezes ao dia ou conforme 
necessário. Estão CORRETAS apenas 
A) I, II e III. B) II e III. C) II, III e IV. D) III e IV. 
E) I e IV. 
 
2) No centro cirúrgico, paciente masculino, 60 
anos, já sedado, está sendo submetido à sondagem 
vesical de demora com sonda vesical de Folley. 
Atualmente, recomenda-se que para o enchimento 
do balão de retenção o profissional de enfermagem 
utilize 
(A) água destilada, para evitar dificuldades no 
momento da retirada do cateter. 
(B) soro fisiológico 0,9%, pois devido seu pH 
semelhante ao da bexiga, a presença do cateter se 
torna menos agressivo. 
(C) solução contendo antibióticos, com o objetivo de 
prevenção da infecção do trato urinário. 
(D) solução contendo ácidos graxos essenciais, para 
auxiliar na recuperação do tecido uretral e vesical 
lesionados . 
(E) antisséptico à base de clorexedina, para a 
prevenção de cistite irritativa devido a longa 
permanência do cateter na bexiga. 
 
3) Assinale a alternativa correta a respeito das 
medidas de prevenção da (ITU). 
(A) Deve-se proceder à irrigação vesical contínua em 
caso de obstrução do cateter urinário por muco e 
coágulos. 
(B) É necessário fechar previamente o cateter antes da 
sua remoção. 
(C) Para a higiene diária do meato urinário deve ser 
utilizada solução de clorexedina degermante 2%. 
(D) Quando ocorrer desconexão ou vazamento, deve 
ser trocado todo o sistema. 
(E) O Técnico de Enfermagem poderá passar a sonda 
vesical de alívio. 
 
4) No procedimento de sondagem uretral existem 
algumas contra indicações. Analise as afirmativas 
abaixo e assinale a alternativa correta. 
I. Sangramento no meato uretral. 
II. Disúria. 
III. Sangue na região escrotal. 
IV. Oligúria. 
a) Apenas a afirmativa II está correta 
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas 
c) As afirmativas I, II e IV estão corretas 
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas 
 
5) P. R, sexo feminino, 58 anos, diabética há 7 anos, 
deu entrada em uma Unidade de Pronto 
Atendimento com história de retenção urinária há 
24 horas. No histórico de enfermagem, verificou-se 
o registro de disúria que foi controlada após o 
início da administração de antibioticoterapia há 10 
dias. Após avaliação prévia, ficou decidida a 
realização da cateterização intermitente da bexiga. 
Quanto a esse procedimento, analise as 
proposições abaixo. 
1) O(A) enfermeiro(a) deve preparar a bandeja para a 
cateterização intermitente tendo o cuidado de utilizar a 
sonda de acordo com o sexo e tamanho da paciente; 
para o caso acima, o indicado é uma sonda de Foley 
calibre 18 Fr. 
2) A cateterização intermitente promove alívio do 
desconforto da distensão, além de permitir a 
mensuração do volume urinário; para tanto, o 
enfermeiro deve realizar, antes do início do 
procedimento, higiene íntima criteriosa. 
3) Para a cateterização intermitente, o enfermeiro 
deverá utilizar coletor fechado para evitar risco de 
contaminação, conectado à sonda de Foley de duas 
vias. 
4) O(A) enfermeiro(a) deve orientar a paciente quanto 
ao procedimento; colocá-la em posição ginecológica; 
realizar higiene íntima criteriosa; e introduzir a sonda 
uretral até a bexiga, esperando o retorno da urina por 
um período entre 05 e 10 min. 
Estão corretas, apenas: 
A) 1, 2 e 3. B) 1 e 2. C) 2 e 4. 
D) 3 e 4. E) 1 e 4. 
 
5) A respeito do sistema urinário e possíveis 
alterações, assinale o item correto: 
A. A pielonefrite é uma doença renal de caráter crônico, 
que acomete com mais facilidade adultos jovens e na 
maioria dos casos é assintomática e por isso provoca 
danos muitas vezes irreversíveis. 
B. A etiologia dos problemas do trato urinário inferior é 
simples, por estar relacionada ao aumento do volume 
prostático ou alterações na musculatura e, geralmente, 
regridem com o tempo. 
C. O cateterismo permanente é o método ideal para 
esvaziamento completo da bexiga, não tendo nenhuma 
contraindicação, podendo ser usada inclusive por 
pacientes psiquiátricos. 
D. Paciente com retenção urinária deve ser estimulado 
pela enfermagem a manter os padrões normais de 
micção, com o auxílio de medidas de estímulo 
miccional. 
 
6) A coleta de urina por meio de cateterização deve 
obedecer alguns critérios, sendo correto afirmar 
que: 
A) se o paciente estiver utilizando sonda vesical de 
demora, deve-se coletar urina da bolsa coletora. 
B) se o paciente estiver utilizando sonda vesical de 
demora, deve serfeita assepsia da superfície desta e 
coletar amostra da urina por meio de punção proximal 
da sonda. 
C) se o paciente estiver utilizando sonda vesical de 
demora, deve-se desprezar a primeira porção da urina 
e coletar urina da porção média da bolsa coletora. 
D) se o paciente não estiver usando sonda vesical de 
demora, deve-se dar prioridade na colocação de sonda 
vesical de alivio para a obtenção de amostra de urina, 
pois neste tipo de procedimento não há risco de 
indução a bacteriúria. 
 
7) A sondagem vesical de demora tem como 
objetivo controlar o volume urinário, possibilitar a 
eliminação da urina em pacientes imobilizados, 
inconscientes ou com obstrução, em pós-
operatórios de cirurgias urológicas. Sobre esse 
procedimento, assinale a alternativa CORRETA. 
 
 
a) Trata-se de um procedimento estéril e que pode ser 
feito pelo técnico em enfermagem devidamente 
treinado, principalmente em centro cirúrgico. 
b) Em pacientes com sonda vesical de demora, deve-
se fazer cuidadosa higienização do meato uretral com 
água e sabão neutro, 1 vez/dia. 
c) Em pacientes acamados, com sonda vesical, deve-
se fazer higiene íntima após o banho no leito. 
d) As sondas mais utilizadas para cateterismo vesical 
em homens são as de número 14 ou 16 F. 
e) O sistema de drenagem pode ser aberto e só 
trocado com a sonda. 
 
8) Sobre cateterismo da bexiga, leia as afirmações 
abaixo: 
I. São indicações para o cateterismo de bexiga: 
cateterismo intermitente, de demora de curto prazo e 
de demora de longo prazo. A retenção urinária grave, 
com episódios de recorrentes de infecção do trato 
urinário, é uma das indicações de cateterismo de 
demora de curto prazo. 
II. Após a inserção de um cateter de demora, está 
indicado manter um sistema de drenagem urinária 
aberto para minimizar o risco de infecção. As bolsas 
coletoras de urina padrão são de plástico e comportam 
cerca de 1000 a 1500 mL de urina. 
III. A duração prevista do cateterismo determina a 
seleção do material do cateter. Os cateteres de látex 
são recomendados para uso por até três semanas. O 
tamanho do balão é importante na escolha do cateter 
de demora. Os tamanhos de balão variam de 3 mL 
(pediátricos) a grandes volumes de pós-operatório (75 
mL). 
IV. O acúmulo de secreções ou incrustações no local 
da inserção do cateter é uma fonte de irritação e 
potencial infecção. A higiene perineal deve ser 
realizada, pelo menos, três vezes ao dia ou conforme 
necessário. 
Estão CORRETAS apenas 
A) I, II e III. B) II e III. C) II, III e IV. D) III e IV. 
E) I e IV 
 
 ) A cateteri aç o vesical é o principal fator 
relacionado à infecção do trato urinário (ITU). 
Analise as afirmativas abaixo em relação ao 
assunto. 
1. Os agentes etiol gicos responsáveis pela T 
costumam, inicialmente, pertencer microbiota do 
paciente. 
2. a T , as bactérias gram negativas são as mais 
frequentes e possuem import ncia epidemiol gica, 
especialmente as do g nero nterococcus. 
3. O cateterismo intermitente é prefer vel a cateteres 
uretrais de demora ou suprap bica em pacientes com 
disfunção de esva iamento vesical. 
4. O uso de cateter externo é uma alternativa para 
cateteres uretrais em pacientes do sexo masculino sem 
retenção urinária. 
5. O cateter urinário deve ser utili ado rotineiramente 
em pacientes operados. Assinale a alternativa que 
indica todas as afirmativas corretas. 
a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 5. 
b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 5. 
c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5. 
d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5. 
e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5. 
 
10) Acerca da infecção do trato urinário (ITU), 
considerada uma das doenças mais comuns na 
pediatria, assinale a alternativa correta. 
A) A infecção urinária compreende a fixação e a 
multiplicação bacteriana no trato urinário de crianças. 
Considera-se infecção do trato urinário baixo e alto, 
respectivamente, o acometimento do parênquima renal 
e da bexiga. 
B) Em crianças pré-escolares e escolares, a febre é a 
principal manifestação clínica e, muitas vezes, o único 
sinal de ITU. A criança pode apresentar outros 
sintomas inespecíficos, como: vômitos, inapetência e 
polidipsia. 
C) Os lactentes com maior comprometimento clínico, 
em decorrência da ITU, apresentam: adinamia, 
calafrios, dor abdominal, além de enurese, urgência, 
polaciúria, disúria, incontinência e/ou retenção urinária 
com urina fétida e turva. 
D) Existe maior incidência de ITU no sexo masculino 
até o terceiro ano de vida; após essa faixa etária, há 
predomínio dos casos no sexo feminino. 
E) São medidas de prevenção da ITU realizadas 
pela(o) enfermeira(o): orientar a higiene perineal no 
sentido anteroposterior e o aumento da ingestão 
hídrica; verificar a presença de vaginite ou oxiúros, 
especialmente quando existe prurido entre as pernas. 
 
11) A publicação da ANVISA (2017) de Medidas de 
Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à 
Saúde tem a finalidade de contribuir para reduzir a 
incidência das Infecções Relacionas à Assistência 
à Saúde (IRAS) em serviços de saúde, a partir da 
disponibilização das principais medidas 
preventivas práticas adequadas à realidade 
brasileira. A infecção do trato urinário - ITU é uma 
das causas prevalentes de IRAS de grande 
potencial preventivo, visto que a maioria está 
relacionada à cateterização vesical. Sobre o 
manuseio correto do cateter urinário, analise as 
afirmativas abaixo e identifique as corretas: 
I- Quando ocorrer desconexão, quebra da técnica 
asséptica ou vazamento do cateter urinário, todo o 
sistema deve ser trocado. 
II- Manter sempre a bolsa coletora acima do nível da 
bexiga. 
III- Não é necessário fechar previamente o cateter 
antes da sua remoção. 
IV- A passagem do cateter urinário para sondagem 
vesical de alívio não requer técnica estéril. 
V- Manter o sistema de drenagem fechado e estéril. 
Assinale a alternativa correta: 
(A) Apenas as afirmativas I e V estão corretas. 
(B) Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas. 
(C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
(D) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas. 
(E) Todas as afirmativas estão corretas. 
 
SONDAGENS GÁSTRIGAS / ENTERAIS E NPT 
 
12) Sr. João, 49 anos, foi atendido em uma unidade 
de saúde referindo forte dor epigástrica, sudorese e 
tontura. Ao realizar a anamnese, a enfermeira 
Joana coletou a informação de que o paciente era 
alcoolista há aproximadamente um ano, além de ter 
sido diagnosticado com uma gastrite, cujo 
 
 
tratamento foi interrompido. O paciente referiu 
ainda estar apresentando fezes escuras com odor 
fétido. Considerando os dados colhidos na 
anamnese e exame físico, foram prescritos, entre 
outros procedimentos, reposição volêmica e 
instalação de uma sonda nasogástrica para a 
realização da lavagem gástrica. Sobre o 
procedimento de sondagem nasogástrica, assinale 
a alternativa correta. 
A) A sonda nasogástrica depois de instalada deve ser 
mantida fechada e acoplada a um coletor fechado para 
auxiliar na drenagem da secreção por gravidade. 
B) O paciente deve ser posicionado em decúbito dorsal 
para facilitar a passagem da SNG e favorecer o 
conforto do paciente. 
C) Para garantir a segurança do paciente é essencial 
confirmar o correto posicionamento da sonda que deve 
ser verificado introduzindo a ponta distal da sonda em 
um copo com água; o borbulhamento indica que a 
sonda está posicionada inadequadamente. 
D) Para que o procedimento de instalação da sonda 
auxilie na possível descompressão do estômago e 
controle da drenagem do conteúdo gástrico, o calibre 
de escolha da SNG deve ser entre 12 e 14 Fr. 
E) Para o adequado posicionamento da sonda, ela 
deve ser inserida após a medição, que deve ser 
determinada medindo a distância da extremidade do 
nariz ao lobo da orelha e desse ao apêndice xifoide, e 
adicionando, aproximadamente, 15 cm. 
 
13) Sobre Sondagem Nasogástrica (SNG), é 
CORRETO afirmarque 
A) o tempo de utilização da SNG para alimentação, 
descompressão ou lavagem gástrica é o mesmo em 
virtude da semelhança da técnica utilizada. 
B) para a lubrificação da sonda, é utilizado lubrificante 
hidrossolúvel, pois este é absorvido e, se por algum 
motivo, a sonda acidentalmente entrar no pulmão, não 
irá causar nenhum dano. 
C) a inclinação da cabeça para trás facilita a passagem 
da sonda para dentro do esôfago e não, da laringe. A 
deglutição no momento da passagem da sonda move a 
epiglote sobre a laringe e facilita a passagem desta. 
D) o conteúdo gástrico é sempre esverdeado a 
acastanhado e, em geral, está presente em quantidade 
menor que 10 ml, e o Ph é ácido. 
E) a lubrificação da sonda à base de óleo, como a 
vaselina, é a mais utilizada por facilitar e garantir a 
excelência na realização do procedimento. 
 
14) A sondagem nasogástrica é um procedimento 
realizado pelo enfermeiro e exige alguns cuidados 
específicos. Sobre os principais cuidados, assinale 
o item correto: 
A. O enfermeiro deve avaliar o tamanho da sonda 
nasogástrica antes da inserção, medindo-a da ponta do 
nariz até o apêndice xifoide. 
B. O enfermeiro deve orientar quanto à manutenção da 
permeabilidade da sonda, que é feita injetando-se 5ml 
de soro fisiológico após a alimentação e administração 
de medicamentos; em se tratando de mais de um 
medicamento, estes devem ser diluídos, misturados e 
administrados juntos. 
C. O aspirado gástrico deve ser avaliado pelo 
enfermeiro, observando a sua coloração e quantidade: 
em pacientes jovens, é transparente e abudante, 
mudando para a coloração esverdeada em idosos, em 
grande quantidade. 
D. O enfermeiro deve inserir a sonda com movimentos 
suaves e deve providenciar material de aspiração, a fim 
de ser usado com rapidez, caso o paciente apresente 
vômitos; o paciente deve ser colocado em posição 
confortável e se não for contraindicado, pede-se para 
que ele engula goles de água por um canudo. 
 
15) Um dos cuidados de enfermagem com a terapia 
nutricional enteral em pacientes críticos é: 
(A) aspirar rotineiramente o resíduo gástrico pela sonda 
nasoenteral, quando em posição entérica (após o 
ângulo de Treitz), entre os intervalos de instalação das 
dietas. 
(B) interromper a infusão da dieta, quando o paciente 
apresentar dois episódios de fezes amolecidas ou 
liquefeitas, em um período de 24h. 
(C) manter o decúbito elevado de 30º a 45º durante a 
infusão da dieta, em pacientes acamados. 
(D) armazenar o frasco da dieta na geladeira de 
medicamentos de 6 a 12 ºC, quando sua instalação for 
postergada. 
(E) utilizar seringa de pequeno calibre para 
desobstrução da sonda nasoenteral. 
 
16) Na inserção e remoção de uma sonda de 
alimentação, é essencial que o enfermeiro conheça 
toda a técnica, suas indicações e todos os 
cuidados necessários para as Boas Práticas em 
saúde. Marque a alternativa CORRETA, em relação 
ao “Processo de Cuidar” (em Enfermagem) de 
indivíduos (criança, adulto, idoso) que necessitam 
da inserção ou da remoção de sonda de 
alimentação: 
a) A avaliação do estado mental do paciente e do 
reflexo do engasgo/vômito, bem como a capacidade de 
deglutir são medidas essenciais, porque pacientes em 
estado de alerta são mais capazes de colaborar com o 
procedimento, já em pacientes com nível alterado ou 
diminuído de consciência, não é indicado tal 
procedimento. 
b) A avaliação do estado mental do paciente e do 
reflexo do engasgo/vômito, bem como a capacidade de 
deglutir são medidas essenciais, porque pacientes em 
estado de alerta são mais capazes de colaborar com o 
procedimento, embora as sondas de alimentação 
passam ser inseridas em pacientes com nível alterado 
ou diminuído de consciência. 
c) Deve-se fazer uma avaliação de ausculta abdominal 
e, na ausência de sons intestinais, não se indica 
contraindicação de alimentação, por isso, o enfermeiro 
deverá executar o procedimento para que o paciente 
não fique com caquexia por falta de alimentos, 
principalmente se tratando de doentes terminais em 
cuidados paliativos. 
d) Colocar o paciente em posição de Fowler baixa. Se 
o paciente estiver comatoso, coloque-o em posição de 
Krasker. Caso o paciente precise se manter deitado em 
posição dorsal, colocá-lo na posição de lado direito, 
que ajudará no antirrefluxo, o que reduzirá o risco de 
aspiração pulmonar. 
e) Ao remover a sonda, certifique-se acerca do nome 
do paciente. Fique ao lado direito do paciente, aplique 
50mL de água para lavar toda a sonda e não haver 
riscos de entupimentos e, também, para que não entre 
 
 
ar no estômago após a retirada da mesma. Aposição 
de Krasker é a melhor indicação para retirada da 
sonda. A técnica de remoção exige lentidão para que 
não haja aspiração nem fissuras. 
 
17) As hemorragias digestivas podem apresentar-
se de várias maneiras, ora visíveis, ora apenas com 
sintomas decorrentes da perda de sangue. Sobre 
as hemorragias gastrointestinais, assinale a 
alternativa CORRETA. 
A) As úlceras pépticas representam a causa menos 
frequente de hemorragia digestiva alta. 
B) O sangramento a partir das lacerações de Mallory-
Weiss estanca espontaneamente, na maioria dos 
pacientes. 
C) A ligadura é a terapia endoscópica de escolha para 
sangramento das varizes esofágicas que acarreta 
maiores complicações locais e maiores recorrências de 
sangramento. 
D) A gastropatia hemorrágica e erosiva provoca lesões 
na mucosa gástrica e hemorragias significativas. 
E) O sangramento diverticular, em sua maioria, é 
insidioso, doloroso e de pouco volume, fazendo 
sangramento oculto nas fezes. 
 
18) Assinale a alternativa correta no que diz 
respeito à instalação e administração da Terapia 
Nutricional Parenteral (TNP). 
(A) A solução com osmolaridade até 850 mOsm/L é 
indicada para administração em acesso periférico. 
(B) Em cateter venoso central, o lúmen proximal é 
exclusivo para infusão da solução parenteral. 
(C) O equipo adequado e a bolsa devem ser trocados a 
cada 30h. 
(D) A instalação da bolsa pode ser feita pelo 
Enfermeiro e pelo Técnico de enfermagem. 
(E) É contraindicada a instalação de terapia nutricional 
em acesso periférico. 
 
INTOXICAÇÃO EXÓGENAS 
 
19) Na intoxicação exógena, os métodos para 
tratamento são de escolha complexa e é preciso 
uma consulta rápida ao Centro de Controle de 
Intoxicações (CCI). O carvão ativado tem 
importância relevante no tratamento de algumas 
intoxicações e sua ação principal é 
(A) reduzir o tempo de trânsito gastrointestinal e 
promover obstrução. 
(B) induzir ao vômito, pois contém cafalina e emitina. 
(C) aglutinar toxinas contidas no estômago e intestino, 
prevenindo sua absorção através da parede 
gastrointestinal para a circulação sistêmica. 
(D) apenas remover as toxinas do estômago, não 
removendo as do intestino. 
(E) tratar de modo eficaz casos de intoxicações por 
lítio, álcool e sustâncias cáusticas 
 
20) Uma mulher de 22 anos ingeriu grande 
quantidade de acetaminofeno (APAP), causando 
intoxicação. O médico da emergência solicita à 
enfermeira que administre carvão ativado conforme 
prescrição. Diante da prescrição e da gravidade da 
situação, a enfermeira realiza o procedimento, 
ciente de que a finalidade do carvão ativado é: 
(A) remover uma quantidade maior de substância 
tóxica, pois é um método de descontaminação 
gastrointestinal, por meio de lavagem realizada com 
soro fisiológico e sonda orogástrica. 
(B) inibir substância que cause ou promova 
evacuações, diminuindo a absorção da droga por 
acelerar sua passagem pelo trato gastrointestinal. 
(C) adsorver a droga em sua grande área de superfície, 
impedindo sua absorção pelo trato gastrointestinal, 
interrompendo a circulação êntero-hepática da 
substância tóxica. 
(D) absorver a droga para o tratamento de intoxicações 
por substâncias de baixo peso molecular, 
hidrossolúveis e pouco ligadas a proteínas plasmáticas, 
como é o caso do APAP. 
 
21) Na assistência aos pacientes vítimas de 
envenenamento, qual item NÃO constitui cuidadode enfermagem? 
(A) Avaliar, estabelecer e manter a via área. 
(B) Monitorar a função cardíaca. 
(C) Manter e/ou corrigir o equilíbrio acidobásico e 
homeostase dos eletrólitos. 
(D) Prescrever terapia farmacológica de acordo com as 
complicações. 
 
22) Em relação às intoxicações exógenas agudas, 
podemos afirmar que 
(A) a lavagem gástrica é indicada para aqueles 
pacientes que fizeram uso de drogas em cápsulas ou 
comprimidos, formaldeído e hidrocarbonetos. 
(B) a intoxicação por cocaína pode levar a quadros de 
síndrome convulsiva e hiperatividade adrenérgica. 
(C) pode ser utilizado o carvão ativado em pacientes 
com ingestão de cianeto, ferro, flúor ou metanol. 
(D) é importante a coleta de exames laboratoriais de 
dosagem séria compartilhada bifiltrada, quando a 
substância ingerida é desconhecida, no uso de 
múltiplas substâncias ou incompatibilidade entre os 
achados clínicos e a história. 
(E) síndromes dissociativa e simpaticolítica são 
características de intoxicação por organofosforado. 
 
 
23) A lavagem gástrica é um procedimento de 
urgência que deve ser realizado nos casos de 
ingestão acidental ou intencional de substâncias 
tóxicas (medicamentos, plantas, etc.), a fim de 
diminuir a exposição e absorção da substância em 
questão. Considerando-se o tema lavagem gástrica, 
observe se as afirmativas a seguir são verdadeiras 
(V) ou falsas (F). 
I É indicada na ingestão de cáusticos ou corrosivos, de 
hidrocarbonetos com alta volatilidade (solventes em 
geral) e em casos de varizes de esôfago de grosso 
calibre. 
II O comprimento da sonda a ser introduzida para a 
lavagem deve ser medido colocando-se a sua 
extremidade na parte superior da cabeça (região 
frontal) até a cicatriz umbilical, marcando-se esta 
delimitação com uma tira adesiva. 
III Em adultos, uma lavagem gástrica bemsucedida 
necessita de uma média de 6 a 8 litros de líquido (soro 
fisiológico ou água). Administram-se pequenas 
quantidades (máximo 250 ml/vez), visto que volumes 
maiores podem “empurrar” o toxicante para o duodeno. 
 
 
A sequência correta, de cima para baixo, é: 
(A) V, F, F. (B) V, F, V. (C) F, F, V. 
(D) F, V, F. (E) V, V, F. 
 
I - O texto a seguir corresponde às questões 24 e 
25. 
Segundo a Rede Nacional de Centros de 
Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat) e 
o Sistema Nacional de Informações 
Tóxicofarmacológicas (Sinitox), 
“epidemiológicamente, as causas de intoxicaç o e 
envenenamento mais prevalentes são os 
medicamentos, domissanitários, escorpiões, 
produtos químicos industriais, outros animais 
peçonhentos/venenosos, agrotóxicos de uso 
agrícola, substâncias de uso abusivo, serpentes, 
animais não peçonhentos, aranhas, raticidas, 
agrotóxicos de uso doméstico, produtos 
veterinários, plantas, cosméticos, alimentos, metais 
e outros”. 
 
24) Acerca das síndromes decorrentes de 
intoxicação e envenenamento, assinale o item 
correto. 
(A) Nas síndromes colinérgicas, cujas causas 
envolvem uso excessivo de atropina, escopolamina, 
amitriptilina, cogumelos e outros, verificam-se como 
manifestações clínicas a agitação, o rubor facial, a 
midríase, a confusão mental, arritmias e outros. 
(B) Nas síndromes extrapiramidais, verificam-se como 
sintomas movimentos involuntários tremores, sialorreia, 
e as causas incluem o uso abusivo de clorpromazina, 
bromoprida ou metoclopramida via IV, por exemplo. 
(C) Nas síndromes adrenérgicas causadas pelo 
carbamato ou “chumbinho”, as manifestações cl nicas 
são sialorreia, vômitos, convulsão, entre outras. 
(D) O tratamento das síndromes narcóticas (morfina, 
meperidina, codeína ou heroína) é a administração de 
benzodiazepínico. 
 
25) A conduta no atendimento pré-hospitalar, em 
casos de intoxicação, envenenamento ou acidentes 
com animais, deve ser considerado correto: 
(A) a apreensão e a morte do animal peçonhento 
envolvido no acidente. 
(B) a observação do animal doméstico por 5 dias e a 
confirmação da vacinação antirrábica. 
(C) a lavagem do local atingido por uma água-viva, 
utilizando água do mar ou solução com vinagre. 
(D) o estímulo ao vômito diante da ingestão de 
produtos tóxicos. 
 
26) Na intoxicação alcoólica, de acordo com o 
estado do paciente, devem-se conduzir medidas 
gerais de suporte à vida. A maioria dos casos não 
requer tratamento farmacológico; no entanto, ao 
observar alcoolemia a partir de 150mg% deve-se 
intervir. Em relação ao tratamento da intoxicação 
alcoólica, observe as afirmativas a seguir. 
I Por ser em geral um processo autolimitado, muitas 
vezes basta assegurar a interrupção da ingesta de 
álcool, proporcionar ambiente seguro e livre de 
estímulos e posicionar o paciente em decúbito lateral. 
II No comportamento heteroagressivo, pode ser 
necessária a contenção química. Nesse caso, utiliza-se 
de preferência um neuroléptico de alta potência, como 
o benzodiazepínico 5mg IM. 
III O uso de soro fisiológico e glicose hipertônica é 
recomendado apenas no caso de evidência de 
desidratação e hipoglicemia. 
Das afirmativas acima: 
(A) apenas I está correta. 
(B) apenas II está correta. 
(C) apenas I e II estão corretas. 
(D) apenas II e III estão corretas. 
(E) apenas I e III estão corretas. 
 
II - Com referência às intoxicações agudas, julgue 
os itens que se seguem. 
27 ( ) A atropina é o antídoto específico para o 
tratamento de intoxicações agudas por drogas de 
abuso. 
28 ( ) Entre os sinais e sintomas comuns na 
intoxicação pela ingestão de solventes estão 
hipersecreção brônquica, broncoespasmo, tosse, 
insuficiência respiratória, cianose, bradicardia e 
hipotensão. 
29 ( ) As condutas específicas no caso de ingestão 
de produtos corrosivos são as seguintes: provocar 
vômito, passar sonda nasogástrica, realizar lavagem 
gástrica e realizar tentativas de neutralização do 
agente corrosivo. 
 
30) A equipe do SAMU foi acionada para 
atendimento em uma residência. Ao chegar, 
depara-se com um jovem com intoxicação aguda 
pela cocaína. Segundo sua mãe, o jovem vem 
sofrendo com essa situação há mais de dois anos. 
Em relação à cocaína, assinale a alternativa 
INCORRETA. 
(A) É uma droga estimulante da atividade do sistema 
nervoso central com propriedades anestésicas e 
vasoconstritoras. 
(B) A vítima da intoxicação aguda deverá ser internada 
em Unidade de Terapia Intensiva para monitoramento. 
(C) Clinicamente, encontramos hipotensão arterial, 
bradicardia e arritmias cardíacas. 
(D) Podem ocorrer convulsões do tipo tônicoclônicas. 
(E) O tratamento da overdose de cocaína deve ser 
visto como uma emergência clínica. 
 
 
31) As intoxicações exógenas são causa frequente 
de atendimento em urgências e emergências. É 
importante que o enfermeiro reconheça 
precocemente os sinais desse problema para a 
correta assistência. Sobre as intoxicações 
exógenas, analise as afirmativas abaixo e coloque 
V nas Verdadeiras e F nas Falsas. 
( ) Deve ser considerado caso suspeito de intoxicação 
exógena todo paciente (bebê, criança ou adulto) que 
apresente quadro súbito e inexplicado de alteração do 
nível de consciência, convulsões, alteração 
hemodinâmica ou respiratória, sem causa claramente 
definida. 
( ) A síndrome colinérgica, relacionada à intoxicação 
por carbamatos, fisostigmina, organofosforados e 
pilocarpina, apresenta quadro típico de bradicardia, 
miose, hipersalivação, diarreia, vômitos, broncorreia, 
lacrimejamento, sudorese intensa, fasciculações. 
 
 
( ) O enfermeiro deverá, ao atendimento, realizar 
exame físico detalhado, da cabeça aos pés, com 
atenção adicional para: hálito e exame da cavidade 
oral; temperatura corpórea e glicemia capilar. Em 
seguida, deve monitorizar a pressão arterial, a 
frequência e o ritmo cardíaco, oximetria de pulso e 
glicemia capilar. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência 
CORRETA. 
A) F-F-F B) V-V-V C) V-F-V D) F-V-F E) V-F-F 
 
32) Ao cuidar de paciente em uso contínuo de 
opioide, durante o período de um mês, o enfermeirodeverá conhecer os principais efeitos colaterais do 
fármaco. Corresponde a um raro efeito adverso de 
opioides: 
a) alteração no padrão de sono. 
b) constipação intestinal. 
c) depressão respiratória. 
d) imunossupressão. 
e) depressão. 
 
33) Frente ao quadro de intoxicação aguda por 
álcool, são recomendadas intervenções não 
medicamentosas e medicamentosas. Analise as 
afirmativas abaixo em relação ao assunto. 
1. osicionar paciente em dec bito lateral evitando 
broncoaspiração em caso de redução do n vel de 
consci ncia. 
2. A Tiamina 100 mg intramuscular é usada no 
paciente oligotr fico como profilaxia da s ndrome de 
Wernicke-Korsakoff. 
3. Avaliar n vel de consci ncia, nos casos de lasgow 
 10 acionar o édico. 
4. o caso de agitação psicomotora com hetero ou 
autoagressividade pode ser necessária a contenção 
f sica no leito. Assinale a alternativa que indica 
todas as afirmativas corretas. 
a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. 
b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. 
c) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. 
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. 
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1) O atendimento a acidentes com múltiplas vítimas é 
um desafio com o qual os serviços de atendimentos 
préhospitalares e os hospitais se deparam com 
frequência. Diariamente temos em nosso país 
acidentes dos mais variados tipos com número de 
vítimas superiores a cinco. Diante dessas situações 
ocorre uma incapacidade dos serviços de lidarem 
com esse problema, havendo, dessa forma, a 
necessidade de estar preparado e treinado para 
atender esses acidentes. O conceito do melhor 
esforço, ou seja, o melhor atendimento para a vítima 
mais grave deve dar lugar ao conceito do melhor 
atendimento para o maior número possível de vítimas, 
no momento que elas mais precisam e no menor 
tempo possível. Considerando o atendimento de 
múltiplas vítimas, analise as seguintes afirmativas. 
I. Três princípios básicos no atendimento dessas 
situações são fundamentais: triagem, tratamento e 
transporte. 
II. Para o atendimento com múltiplas vitimas é necessário 
que haja comando, comunicação e controle. 
III. É preciso que haja um comandante da área no local, 
junto a um Posto de Comando, identificável por todos e 
que todos obedeçam a suas ordens e orientações; um 
coordenador médico para chefiar as atividades médicas 
locais; e um coordenador operacional (oficial de socorro) 
para as atividades de salvamento. 
IV. É necessário que haja comunicação entre as equipes 
de atendimento, bem como comunicação com a central 
de operações. Tal comunicação não deve interferir na 
rede de comunicações da unidade a fim de se evitar 
congestionamento. 
(A) todas estão incorretas. 
(B) somente I e II estão corretas. 
(C) somente III e IV estão corretas. 
(D) somente I está correta. 
(E) todas estão corretas. 
 
2) Em um desastre, a triagem inicia-se no próprio 
local da ocorrência, as vítimas serão encaminhadas 
por ordem de gravidade ao recurso hospitalar mais 
adequado para cada caso. Diversos métodos podem 
ser utilizados em casos de desastres, o Método 
START classifica as vítimas em quatro categorias, 
representadas pelas cores preta, vermelha, amarela e 
verde. A cor verde significa 
a) Imediata: respiração presente somente após manobras 
de abertura de vias aéreas, ou respiração maior que 30 
inspirações por minuto. 
b) Óbitos: vítimas que não respiram, mesmo após 
manobras simples de abertura de vias aéreas. 
c) Menor: feridos que estão andando no local. 
d) Atrasada: vítimas que não se enquadram nem na 
prioridade imediata nem na menor. 
e) Intermediária: vítimas que não se locomovem, mas 
respiram normalmente. 
 
3) O sistema de classificação de risco foi criado com 
o intuito de se evitar intercorrências entre os 
pacientes graves que são atendidos pelo Sistema 
Único de Saúde (SUS). Trata-se de um processo 
dinâmico de identificação dos pacientes que 
necessitam de tratamento imediato, de acordo com o 
potencial de risco, agravos à saúde ou grau de 
sofrimento. Correlacione as colunas a seguir de 
acordo com os níveis de gravidade por cor e tempo 
de atendimento, e escolha a alternativa com a 
sequência CORRETA, do primeiro ao último nível: 
(1) Amarelo. (2) Azul. (3) Vermelho. (4) Verde. 
( ) Considerada uma semi urgência, avaliação 
médica deve ser dentro de uma hora. 
( ) Considerada uma não urgência, avaliação médica 
deve ser dentro de duas horas. 
( ) Considerado emergência, a intervenção médica 
deve ser imediata. 
( ) Considerado urgência, intervenção médica deve 
ser dentro de meia hora. 
a) 1 – 2 – 3 – 4. 
b) 3 – 4 – 1 – 2. 
c) 2 – 4 – 1 – 3. 
d) 4 – 2 – 3 – 1. 
 
4) Considerando a Resolução COFEN no 423/2012, 
que normatiza, no âmbito do Sistema Cofen / 
Conselhos Regionais de Enfermagem, a participação 
do enfermeiro na Classificação de Riscos, pode-se 
afirmar que 
(A) a classificação de risco e priorização da assistência 
em Serviços de Urgência é de responsabilidade da equipe 
de enfermagem, podendo ser executada pelo técnico de 
enfermagem. 
(B) a classificação de risco e priorização da assistência 
em Serviços de Urgência é privativa da equipe médica, 
sendo o médico emergencista o principal executor. 
(C) a classificação de risco e priorização da assistência 
em Serviços de Urgência é feita na porta de entrada do 
pronto-socorro, sendo o paciente avaliado pela recepção 
do pronto-socorro ao fazer a ficha de internação. 
(D) a classificação de risco e priorização da assistência 
em Serviços de Urgência é feita no decorrer do 
atendimento, por qualquer componente da equipe. 
(E) a classificação de risco e priorização da assistência 
em Serviços de Urgência é privativa do enfermeiro, 
observadas as disposições legais da profissão. 
 
5) O método START é utilizado para possibilitar o 
atendimento e transporte rápido do paciente, por 
meio da alocação de recursos e hierarquização de 
atendimentos. Baseado nisso, classifique as vítimas 
de um acidente automobilístico envolvendo um carro 
de passeio e uma motocicleta: 
I. Vítima do sexo feminino, aparentemente 30 anos, 
inconsciente, pulso ausente. 
II. Vítima do sexo masculino, aparentando 20 anos de 
idade, está acordada, apresenta leves escoriações pelos 
MMSS, Pressão Arterial: 120 X 80 mmHg, Frequência 
Cardíaca: 85 bpm, Frequência Respiratória: 20 mpm. 
III. Vítima do sexo feminino, aparentando 60 anos de 
idade, acordada, muito confusa, apresenta lesão corto-
contusa em região frontal esquerda, refere forte dor 
abdominal, apresenta abdome globoso, distendido, 
doloroso à palpação superficial, Pressão Arterial: 100 X 
50 mmHg, Frequência Cardíaca: 150 bpm, Frequência 
Respiratório: 32 mpm. 
IV. Vítima do sexo masculino, aparentando 30 anos de 
idade, acordado, responsivo, agitado, porém responde 
corretamente todas as informações, apresenta escoriação 
em hemiface esquerda, fratura em MSD com pulso radial 
presente, refere dor em hemitórax esquerdo, sem 
crepitações ósseas a palpação de costela, Pressão 
Arterial: 110 X 80 mmHg, Frequência Cardíaca: 100 bpm, 
Frequência Respiratório: 28 mpm. 
(A) Preta, verde, vermelho, amarelo. 
(B) Preta, verde, amarelo, vermelha. 
(C) Preta, amarelo, vermelha e verde. 
(D) Verde, amarelo, preta e vermelha. 
(E) Verde, vermelho, preta e amarelo. 
 
 
 
6) A equipe está atendendo acidente com múltiplas 
vítimas pelo método START. O paciente, após 
manobras, não obedece a solicitações verbais, porém 
sua frequência respiratória é maior que 30/minutos e 
sua perfusão periférica (enchimento capilar) é maior 
que dois segundos. Qual cartão deve ser usado na 
Triagem desse paciente? 
(A) Cartão Azul. 
(B) Cartão Preto. 
(C) Cartão Vermelho. 
(D) Cartão Amarelo. 
(E) Cartão Verde. 
 
7) Vítima do sexo feminino, 25 anos, apresenta 
esmagamento de mão esquerda, com extenso 
sangramento, pulso radialpresente. Consciente, 
orientada, Pressão Arterial: 90 x 50 mmHg, 
Frequência Cardíaca: 140 mpm, Frequência 
Respiratório: 32 mpm. Com base em seus 
conhecimentos no método MANCHESTER, classifique 
o atendimento dessa vítima: 
(A) Vermelha. 
(B) Laranja. 
(C) Amarelo. 
(D) Verde. 
(E) Azul. 
 
8) Paciente do sexo feminino admitida no pronto 
atendimento com queixa de dor torácica intensa, tipo 
queimação de início súbito há 30 minutos, sem 
melhora após tomar analgésico. Ao ser triada pelo 
enfermeiro apresenta-se agitada, responsiva, Pressão 
Arterial 145 X 100 mmHg; Frequência Cardíaca: 90 
bpm; Frequência respiratória: 25 mpm, Temperatura 
36,0 ºC. Na classificação de risco de Manchester esse 
paciente deve ser classificado como: 
(A) Azul, pois o paciente está afebril, apesar da dor 
torácica intensa. 
(B) Verde, pois paciente está deambulando e orientado, 
apesar dos sianis vitais estarem um pouco alterado. 
(C) Amarelo, pois paciente está com perfusão presente e 
cumpre ordens. 
(D) Laranja, pois paciente apresenta dor torácica intensa 
e alteração dos sinais vitais. 
(E) Vermelho, pois paciente está agitado. 
 
9) O método START é utilizado para possibilitar o 
atendimento e transporte rápido do paciente, por 
meio da alocação de recursos e hierarquização de 
atendimentos. Baseado nisso, classifique as vítimas 
de um acidente automobilístico envolvendo um carro 
de passeio e uma motocicleta: 
I. Vítima do sexo feminino, aparentemente 30 anos, 
inconsciente, pulso ausente. 
II. Vítima do sexo masculino, aparentando 20 anos de 
idade, está acordada, apresenta leves escoriações pelos 
MMSS, Pressão Arterial: 120 X 80 mmHg, Frequência 
Cardíaca: 85 bpm, Frequência Respiratória: 20 mpm. 
III. Vítima do sexo feminino, aparentando 60 anos de 
idade, acordada, muito confusa, apresenta lesão corto-
contusa em região frontal esquerda, refere forte dor 
abdominal, apresenta abdome globoso, distendido, 
doloroso à palpação superficial, Pressão Arterial: 100 X 
50 mmHg, Frequência Cardíaca: 150 bpm, Frequência 
Respiratório: 32 mpm. 
IV. Vítima do sexo masculino, aparentando 30 anos de 
idade, acordado, responsivo, agitado, porém responde 
corretamente todas as informações, apresenta escoriação 
em hemiface esquerda, fratura em MSD com pulso radial 
presente, refere dor em hemitórax esquerdo, sem 
crepitações ósseas a palpação de costela, Pressão 
Arterial: 110 X 80 mmHg, Frequência Cardíaca: 100 bpm, 
Frequência Respiratório: 28 mpm. 
(A) Preta, verde, vermelho, amarelo. 
(B) Preta, verde, amarelo, vermelha. 
(C) Preta, amarelo, vermelha e verde. 
(D) Verde, amarelo, preta e vermelha. 
(E) Verde, vermelho, preta e amarelo. 
 
10) Em relação à triagem de múltiplas vítimas, 
conforme prioridade de tratamento e transporte, 
marque a alternativa INCORRETA: 
(A) Vítimas que estejam andando pela cena serão 
identificadas com a cor verde e direcionadas para área 
apropriada. 
(B) Se a vítima não respira, mesmo após abertura das 
vias aéreas, classificar e identificar como cinza. 
(C) Frequência respiratória < 30, classificar e identificar 
como vermelho. 
(D) Vítimas com capacidade para obedecer a comandos 
simples serão identificadas como amarelo. 
 
11) Analise as afirmativas abaixo sobre o acolhimento 
e a classificação de risco. 
1. A finalidade da rede de atenção às urgências é articular 
e integrar todos os meios de saúde, ampliando e 
qualificando o acesso humanizado e integral aos usuários 
em situação de urgência e emergência de forma ágil e 
oportuna. 
2. O acolhimento com classificação de risco, a 
resolutividade e a qualidade no atendimento são a base 
do processo e devem ser requisitos básicos em todos os 
pontos da atenção. 
3. O aumento do tempo para o atendimento médico, 
fazendo com que o paciente seja visto precocemente de 
acordo com a sua gravidade, é um dos objetivos da 
classificação de risco. Assinale a alternativa que indica 
todas as afirmativas corretas. 
a) É correta apenas a afirmativa 1. 
b) É correta apenas a afirmativa 2. 
c) É correta apenas a afirmativa 3. 
d) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. 
e) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. 
1) A escala pré-hospitalar de Cincinnati é utilizada 
para reconhecer precocemente um tipo específico 
de agravo neurológico, denominado 
(A) encefalopatia hipertensiva. 
(B) meningite. 
(C) convulsão tônico-clônica generalizada. 
(D) acidente vascular encefálico. 
(E) tumor intracraniano. 
 
2) Durante um atendimento pré-hospitalar, o 
paciente apresenta sinais e sintomas sugestivos de 
um acidente vascular encefálico. Nessa situação, o 
enfermeiro deve aplicar a escala neurológica de: 
A) Mews. B) RASS. C) Cincinnati. D) Braden. E) Morse. 
 
3) Na avaliação primária, considerando a circulação 
e controle de hemorragia, leia as frases abaixo e a 
seguir assinale a alternativa correta. 
I. O atendimento relacionado à prioridade circulatória é 
a contenção de sangramentos e reposição volêmica 
por meio de soluções aquecidas a 39o C. 
II. A reposição volêmica deve ser iniciada pela infusão 
de soluções salinas isotônicas (tipo Ringer-lactato) ou 
hipertônicas (cloreto de sódio a 7,5%). 
 
 
III. O volume infundido inicialmente é de 3 a 5 Litros no 
adulto e de 60 mL/kg em crianças. 
IV. Em casos de sangramento visível, fazer uso de 
torniquete como primeira conduta. 
Estão corretas as frases: 
a) Apenas as frases II, III e IV estão corretas. 
b) Apenas as frases I, II e III estão corretas. 
c) Apenas as frases I e II estão corretas. 
d) Apenas a frase III está correta. 
e) Apenas as frases II e IV estão corretas. 
 
4) A avaliação primária é o exame sucinto e 
sistematizado da vítima e tratamento imediato dos 
problemas que podem colocar em risco iminente de 
morte, seguindo uma prioridade conhecida como 
ABCDE, a primeira prioridade no tratamento e na 
reanimação do traumatizado é: 
a) Assegurar a via aérea pérvia. 
b) Prevenir hipotermia. 
c) Avaliar circulação sanguínea. 
d) Realizar avaliação neurológica. 
e) Realizar sinais vitais 
 
5) Diante de acidente com um senhor que caiu do 
telhado, de uma altura de aproximadamente 5 
metros, a equipe observa que o paciente está 
pálido e não responsivo à estimulação. Qual seria a 
conduta inicial? 
(A) Colocar o colar cervical. 
(B) Realizar a abertura da via aérea por meio da 
manobra de inclinação da cabeça e elevação do 
queixo. 
(C) Oferecer oxigênio a 100%. 
(D) Realizar a abertura da via aérea por meio da 
propulsão da mandíbula com estabilização simultânea 
da coluna cervical. 
(E) Iniciar compressões torácicas. 
6) Paciente chega ao Serviço de Urgência vítima de 
queda de altura. Ao exame, apresenta rinorreia, 
otorreia, hematoma periorbital, existindo a suspeita 
de fratura de base de crânio. Nesse caso, NÃO é 
indicado 
(A) encaminhar paciente para fazer exames 
radiológicos e tomografia. 
(B) fazer sondagem nasogástrica, pois pode ocorrer 
falso trajeto da sonda. 
(C) manter paciente em tábua rígida. 
(D) manter paciente em monitorização cardíaca e 
oximetria de pulso. 
(E) administrar solução cristaloide isotônica conforme 
prescrição médica. 
 
7) Acerca das fraturas, assinale a alternativa 
correta. 
A) Uma fratura transversa ocorre em ângulo através do 
osso. 
B) Na fratura por avulsão, um fragmento de osso é 
puxado por um tendão e sua fixação, o que leva o 
tendão a se separar do osso. 
C) Uma fratura oblíqua é uma fratura que é reta através 
da diáfise óssea. 
D) Uma fratura de estresse é a que ocorre numa área 
de osso doente. 
E) Numa fratura compressiva, um fragmento ósseo é 
empurrado contra outro fragmento e penetra nele. 
 
8) Acerca das entorses, assinale a alternativa 
correta. 
A) A entorse caracteriza-se por lesão dos tecidos 
moles e é produzida por força não penetrante, como 
pancada, chute ou queda. 
B) A entorse é uma tração muscular que lesiona uma 
unidade músculo-tendinosa por distensão ou estresse 
excessivo. 
C) As entorses são graduadas aolongo de um 
continuum, com base nos sintomas e na perda da 
função pós lesão e no grau de lesão. 
D) A entorse é uma lesão aos ligamentos e fibras 
musculares de sustentação que circundam uma 
articulação. 
E) Uma entorse de segundo grau ocorre quando um 
ligamento se rompe totalmente, com perda parcial da 
função articular normal. 
 
9) Uma vítima de acidente automobilístico, 52 anos, 
sexo masculino, bateu a parte torácica. Ao exame 
físico, a vítima apresenta cianose periférica, 
dispneia, ausculta diminuída dos murmúrios 
vesiculares em hemitórax e enfisema subcutâneo, 
podendo suspeitar de: 
a) Fratura de vertebras. 
b) Tamponamento cardíaco. 
c) Pneumotórax. 
d) Hemotórax. 
e) Contusão pulmonar. 
 
10) A sistematização do atendimento à vítima de 
trauma é preconizada mundialmente. Um dos 
princípios consiste na identificação dos problemas 
prioritários e imediato tratamento dos problemas 
que coloquem o paciente (vítima) em risco iminente 
de sobrevivência. A respeito do assunto, considere 
as seguintes afirmativas: 
1. A Manobra de Jaw-Thrust é utilizada para pesquisar 
corpos estranhos nas vias aéreas da vítima. 
2. O primeiro passo da sequência das manobras 
iniciais é verificar respiração e ventilação. 
3. No atendimento à vítima de trauma, é indicado 
aspirar as vias aéreas com cateter de ponta maleável. 
4. A cânula orofaríngea (Guedel) deve ser inserida em 
todos os pacientes de trauma na primeira fase das 
manobras. Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
 
11) Uma vítima de acidente automobilístico sofreu 
um trauma abdominal. A equipe do atendimento 
préhospitalar (APH) identificou um ferimento 
penetrante com objeto encravado na vítima. Os 
cuidados devem estar direcionados para: 
a) O controle do sangramento e, também, em manter o 
objeto fixado. 
b) A oxigenação e ventilação e, também, em retirar o 
objeto encravado. 
c) A monitorização dos sinais vitais e, também, em 
retirar o objeto cirurgicamente no local do acidente. 
d) A retirada do objeto e a manutenção do ferimento 
ocluído com compressas umedecidas até que as 
 
 
avaliações, tratamento das lesões críticas e a 
realização de exames diagnósticos sejam concluídos. 
 
12) A avaliação neurológica conduzida pelo 
enfermeiro compreende a realização do exame 
neurológico inicial, na admissão do paciente, a 
identificação de disfunções no sistema nervoso, a 
determinação de efeitos dessas disfunções na vida 
diária do indivíduo e a detecção de situações de 
risco de vida. Sobre o sistema neurológico é 
correto afirmar: 
(A) O único objetivo da avaliação pupilar consiste em 
observar o tamanho das pupilas. 
(B) A escala de Glasgow é utilizada para avaliar a 
função neurológica. Os parâmetros de avaliação 
utilizados se referem à função verbal e motora. 
(C) Na escala de Glasgow os escores mais elevados 
caracterizam redução do nível de consciência. 
(D) É necessário fazer a avaliação do nível de 
consciência para identificar a função cerebral. Portanto, 
o nível de consciência é um indicador de disfunção ou 
insuficiência cerebral. 
 
13) No atendimento à vítima politraumatizada, pode 
acontecer traumatismo cranioencefálico, sendo 
comum a ocorrência de hipertensão intracraniana. 
Com o objetivo de evitar o aumento dessa pressão, 
o diurético que prova elevação aguda da 
osmolaridade sanguínea e que deverá ser prescrito 
pelo médico e administrado pela enfermagem é 
(A) indapamida. (B) furosemida. 
(C) espirolactona. (D) manitol. 
(E) hidroclorotiazida. 
 
14) Durante um plantão agitado um paciente deu 
entrada, na Urgência e Emergência de um hospital, 
com rebaixamento do nível de consciência. O 
enfermeiro aplicou a escala de coma de Glasgow e 
verificou que, o paciente apresentava abertura 
ocular à dor, nenhuma resposta verbal e retirada ao 
estímulo doloroso. Ao somar, pode-se encontrar o 
valor correto na alternativa: 
(A) 15 (normalidade). (B) 11 (coma profundo). 
(C) 7 (coma intermediário). (D) 12 (coma 
superficial). 
 
15) A Escala de Coma de Glasgow (ECG), publicada 
pela primeira vez em 1974, até hoje é usada como 
medida clínica objetiva da gravidade da lesão 
cerebral em pacientes, incluindo os 
politraumatizados. Um paciente que apresenta 
olhos abertos previamente à estimulação (abertura 
ocular espontânea), resposta adequada 
relativamente ao nome, local e data (resposta 
verbal orientada) e elevação da mão acima do nível 
da clavícula ao estímulo na cabeça ou pescoço 
(resposta motora localizadora), apresenta qual 
pontuação total na ECG? 
(A) 14. (B) 18. (C) 08. (D) 12. (E) 10. 
 
16) Deu entrada no Pronto Socorro um paciente 
vítima de acidente de automóvel com trauma 
crânioencefálico, ao exame físico foi constatada 
abertura ocular após estímulo da extremidade dos 
dedos, midríase, taquipneico, não verbalizando, 
apenas gemidos, flexão do membro superior ao 
nível do cotovelo, padrão predominante anormal 
(flexão anormal), taquicárdico 160 bpm. De acordo 
com a escala de coma de Glasgow esse paciente 
apresenta um escore de: 
(A) 8. (B) 7. (C) 6. (D) 5. 
 
17) Um paciente atendido no acolhimento pelo 
Enfermeiro apresentava-se com os sintomas 
abaixo: I. Perda da palavra falada, escrita ou 
mímica, por alterações nos centros nervosos. 
II. Pupilas dilatadas. Ao registrar o estado deste 
paciente no prontuário, são termos técnicos que 
serão utilizados pelo profissional de enfermagem: 
(A) Afonia e Miose. (B) Afasia e Midríase. 
(C) Afagia e Isocoria. (D) Apirexia e 
Anisocoria. 
 
18) Paciente masculino, 06 anos, sofreu queda da 
própria altura, apresentando pequeno corte 
contuso em região parietal. A criança chorava e 
começava a nausear. Na avaliação pupilar, 
observou-se anisocoria de 2,0mm à esquerda e de 
4,0mm à direita. Posto isso, é correto afirmar que 
(A) a isocoria observada indica provável Trauma 
Crânioencefálico. 
(B) as pupilas só indicam intercorrências severas 
quando em midríase paralítica bilateral. 
(C) pode ter ocorrido lesão cerebral localizada devido a 
Trauma Crânioencefálico. 
(D) a anisocoria observada indica provável diminuição 
da pressão intracraniana. 
(E) devido às náuseas, as pupilas podem se tornar 
anisocóricas. 
 
19) Muitas alterações do organismo provocam 
reações nas pupilas. Quando a pupila está 
totalmente dilatada, é sinal de: 
(A) glaucoma. 
(B) hipocalemia, resultante do uso de amilorida. 
(C) midríase. 
(D) que o cérebro não está recebendo oxigênio. 
(E) exposição ao frio. 
 
20) Todo paciente vítima de trauma deve ser 
examinado de forma rápida e minuciosa. O 
profissional de Enfermagem deve estabelecer as 
prioridades de tratamento na assistência global ao 
paciente de modo que nenhuma etapa do processo 
de atendimento seja omitido. A avaliação primária 
deste paciente envolve a sequência de cinco 
etapas. Sobre a sequência correta dessas etapas, 
assinale a alternativa correta. 
a) Verifcação de vias aéreas e controle da coluna 
cervical, respiração, circulação, estado neurológico e 
exposição 
b) Circulação, respiração, verifcação de vias aéreas e 
controle da coluna cervical, exposição, estado 
neurológico 
c) Verifcação de vias aéreas e controle da coluna 
vertebral, exposição, respiração, circulação, estado 
neurológico 
d) Exposição, verifcação de vias aéreas e controle da 
coluna cervical, respiração, estado neurológico, 
circulação 
 
 
 
21) A sistematização do atendimento à vítima de 
trauma é preconizada mundialmente. Um dos 
princípios consiste na identificação dos problemas 
prioritários e imediato tratamento dos problemas 
que coloquem o paciente (vítima) em risco iminente 
de sobrevivência. A respeito do assunto,considere 
as seguintes afirmativas: 
1. A Manobra de Jaw-Thrust é utilizada para pesquisar 
corpos estranhos nas vias aéreas da vítima. 
2. O primeiro passo da sequência das manobras 
iniciais é verificar respiração e ventilação. 
3. No atendimento à vítima de trauma, é indicado 
aspirar as vias aéreas com cateter de ponta maleável. 
4. A cânula orofaríngea (Guedel) deve ser inserida em 
todos os pacientes de trauma na primeira fase das 
manobras. Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
22) Quase 10 milhões de TCE ocorrem por ano, nos 
EUA, e cerca de 20% deles são graves o bastante 
para lesionar o cérebro. Sobre essa temática, 
assinale a alternativa CORRETA. 
A) Um traumatismo craniano, poucas vezes, é 
associado a um traumatismo raquimedular. 
B) A intoxicação é um fator pouco associado à lesão 
cerebral traumática e, dessa forma, a pesquisa de uso 
de drogas e álcool é desnecessária. 
C) A contusão é um traumatismo craniano leve e 
refere-se à perda imediata e transitória de consciência, 
associada a um curto período de amnésia. 
D) A concussão é uma equimose superficial do cérebro 
com graus variáveis de hemorragia petequial, edema e 
destruição tecidual. 
E) As lesões intracranianas acompanham 66% das 
fraturas de crânio, e a presença de uma fratura 
aumenta, muitas vezes, a chance de hematoma 
subdural ou extradural subjacente. 
 
23) O trauma de abdome ocorre em 20% a 40% do 
politraumatizado, causando 50% das mortes 
evitáveis por trauma. A mortalidade elevada é 
explicada pelo fato de que, frequentemente, o 
paciente não é diagnosticado na avaliação inicial, 
na emergência. O óbito pode ocorrer devido à 
hemorragia extensa proveniente de lesão aberta 
(trauma abdominal penetrante) ou lesão fechada 
(trauma abdominal contuso). Sobre o tema, 
assinale a alternativa correta. 
(A) Os traumatismos abertos podem ocorrer por 
compressão dos órgãos abdominais ou por 
aceleraçãodesaceleração, e são cinco vezes mais 
frequentes que os penetrantes. As vítimas podem não 
ter dor ou evidências de trauma ao exame. 
(B) Os traumatismos permanentes podem ocorrer por 
compressão dos órgãos abdominais ou por 
aceleraçãodesaceleração, e são cinco vezes mais 
frequentes que os fechados. As vítimas podem não ter 
dor ou evidências de trauma ao exame. 
(C) Os traumatismos hemorrágicos e expostos podem 
ocorrer por compressão dos órgãos abdominais ou por 
aceleração-desaceleração, e são cinco vezes mais 
frequentes que os penetrantes. As vítimas podem não 
ter dor ou evidências de trauma ao exame. 
(D) Os traumatismos fechados podem ocorrer por 
compressão dos órgãos abdominais ou por 
aceleraçãodesaceleração, e são cinco vezes mais 
frequentes que os penetrantes. As vítimas podem não 
ter dor ou evidências de trauma ao exame. 
(E) Os traumatismos permanentes com amputação 
podem ocorrer por compressão dos órgãos abdominais 
ou por aceleração-desaceleração, e são cinco vezes 
mais frequentes que os fechados. As vítimas podem 
não ter dor ou evidências de trauma ao exame. 
 
24) Em relação ao AVE, informe se é verdadeiro (V) 
ou falso (F) o que se afirma a seguir e, em seguida, 
assinale a alternativa com a sequência correta. 
( ) Ocorre quando o suprimento de sangue em uma 
área do cérebro se interrompe ou quando um vaso 
sanguíneo se rompe, derramando sangue nos espaços 
que rodeiam as células cerebrais. 
( ) Estenose carotídea e FA, tabagismo, obesidade, 
hipercolesterolemia e sedentarismo são fatores de 
risco para o acometimento da doença. 
( ) Dependendo da área de acomentimento do 
extravasamento sanguíneo no AVE isquêmico, é 
possível recuperação total de quadros como 
hemiplegia. 
( ) Caracteriza-se como ataque isquêmico 
transitório quando todos os sinais e sintomas 
neurológicos retornam em 24 horas após início dos 
sintomas. 
(A) V – V – F – F. (B) V – F – V – F. (C) V – F – F – V. 
(D) V – V – F – V. (E) V – F – V – V 
 
I - A hipotermia leve terapêutica induzida (32°C a 
34°C) é considerada por vários autores como uma 
opção terapêutica para neuroproteção ou para o 
controle da hipertensão intracraniana (HIC) em 
diversas situações, tais como trauma 
cranioencefálico grave (TCE) e acidentes 
vasculares encefálico isquêmicos extensos (AVEI). 
A variação da temperatura corporal provoca vários 
efeitos no cérebro. A elevação da temperatura 
corporal predispõe ao surgimento de efeitos 
adversos ao cérebro e, em contrapartida, a 
diminuiç o da temperatura abaixo de 34⁰C 
proporciona neuroproteção. Com base no texto, 
responda às questões 25 e 26. 
 
25) Na tentativa de obter respostas favoráveis a 
terapêutica, alguns autores têm proposto 
essencialmente o resfriamento rápido, com o 
paciente devidamente sedado e monitorado e 
especialmente a presença de uma equipe 
multidisciplinar e qualificada, a fim de obter o 
resultado desejado, ou seja, o nível térmico 
necessário para neuroproteção e controle da HIC, 
minimizando seus efeitos adversos. Assinale a 
alternativa que condiz com uma contraindicação de 
hipotermia em controle de HIC (hipertensão 
intracraniana) ou para neuroproteção: 
a) Acidente vascular encefálico grave em pacientes 
com idade inferior a 75 anos e pressão intracraniana 
superior a 20 mmHg. 
b) Traumatismo cranioencefálico grave (escala de 
Glasgow igual ou inferior a 8 / lesão cirúrgica ausente 
ou já tratada) em pacientes com idade entre 15 e 75 
anos. 
 
 
c) acidente vascular encefálico isquêmico hemisférico. 
d) Hipotermia ( 30⁰C) na admissão. 
e) pós-parada cardíaca, se após recuperação 
espontânea dos batimentos, não houver retorno da 
consciência em 15 a 30 minutos. 
 
26) Sobre o planejamento dos cuidados de 
enfermagem na indução de hipotermia assinale a 
alternativa INCORRETA. 
a) Sedar e curarizar adequadamente o paciente, o que 
permitirá uma melhor adequação da terapia e maior 
conforto. 
b) Controlar PAM, FC e monitorar níveis de lactato que 
permitirá uma vigilância hemodinâmica e de arritmias 
cardíacas, e adequação do uso de drogas vasoativas. 
c) manter a hipotermia nas seguintes situações: 
arritmias ventriculares graves que não melhoram com 
aquecimento parcial; aparecimento de “novo” 
sangramento intracraniano; coagulopatia que piora 
progressivamente; sangramento abdominal ou torácico; 
deterioração progressiva de qualquer função orgânica; 
pneumonia. 
d) Monitorar a PPC. PPC = PAM – PIC. É desejável 
PPC acima de 70. 
e) Adotar cuidados adicionais de hidratação da pele e 
prevenção de úlceras de pressão, pois o resfriamento e 
a impossibilidade de mudança de decúbito favorecem o 
aparecimento de lesões. 
 
27) Em condições normais, a circulação encefálica 
se adapta a variações pressóricas arteriais para 
manter o FSC constante. Esse controle faz-se 
principalmente mediante constrição e dilatação das 
arteríolas cerebrais e fechamento e abertura dos 
esfíncteres pré-capilares. Dessa forma, enquanto 
um aumento pressórico arterial dá origem à 
constrição vascular encefálica, evitando que o 
aumento da pressão arterial sistêmica (PAS) cause 
aumento do FSC e da PIC, a queda da PAS acarreta 
dilatação vascular encefálica, diminuindo assim a 
resistência vascular cerebral (RVC), visando à 
manutenção do FSC. Com isso, é mantida a 
pressão de perfusão cerebral (PPC) adequada para 
o funcionamento eficaz das atividades cerebrais. 
Assinale a alternativa que contém a fórmula da 
PPC: 
a) PPC = PAM – PIC b) PPC = FSC/RVC 
c) PPC = PIC – PCA d) PPC = FS/RVC 
e) PIC = PPC – PIC 
 
II - Paciente admitido em um Centro de Terapia 
Intensiva, foi tabagista por 28 anos e sabidamente 
hipertenso. Com história de queda da própria 
altura, apresentando nível de consciência 
rebaixado, pupilas anisocóricas (D maior que a E) e 
fotorreativas,. Com hemiplegiaà direita. Asculta 
pulmonar com: creptos e roncos bilaterais e 
murmúrios vesiculares diminuídos, bases bilaterais 
e apresentando muita secreção em vias aéreas 
superiores com taquidispneia com oximetria de 
pulso de 90%. Asculta cardíaca: bulhas 
hiperfonéticas, ritmo irregular em três tempos. 
Hipertenso (PAM:140mmHg) Abdômen: distendido; 
timpânico e dolorido à palpação. Apresentando 
hiperglicemia de 450 mg/dl. Puncionado acesso 
venoso periférico em V. cefálica do braço D. 
Realizado cateterismo nasoentérico com sonda de 
Dobbhoff para gavagem e realizado cateterismo 
vesical com sonda de Foley nº 16. Ausência de 
globo vesical e apresentando anúria. Ausências de 
edemas de MMSS/MMII. Em relação à avaliação 
clínica de enfermagem acima responda às questões 
28 e 29. 
28) Todos são Diagnósticos de enfermagem 
evidenciados na avaliação clinica de enfermagem 
acima, EXCETO: 
a) desobstrução ineficaz de vias aéreas. 
b) débito cardíaco diminuído. 
c) excesso de volume de liquido. 
d) risco de infecção. 
e) risco de constipação. 
 
29) O Processo de Enfermagem deve estar baseado 
num suporte teórico que oriente a coleta de dados, 
o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem 
e o planejamento das ações ou intervenções de 
enfermagem; e que forneça a base para a avaliação 
dos resultados de enfermagem alcançados. 
Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao 
planejamento de enfermagem, para a avaliação 
clínica acima: 
a) Manter cabeceira elevada entre 30 a 45º nos três 
turnos. 
b) Reavaliar quadro neurológico nos três turnos. 
c) Reavaliar ausculta pulmonar nos três turnos fazendo 
analogia com Rx de tórax. 
d) Realizar cuidados com sonda de Dobbhoff, antes e 
após a dieta nos três turnos. 
e) Registrar volume urinário, apenas em dois turnos. 
 
30) A maioria dos pacientes internados nas 
unidades de terapia intensiva (UTI) está exposta a 
várias situações com potencial, para causar dor, 
agitação, estresse e ansiedade. Declarações destes 
pacientes despontam que, dentre os principais 
fatores agressores, a dor, a privação do sono e a 
presença de tubos nasal e oral são os mais 
relevantes. Estes fatores promovem aumento da 
atividade de catecolaminas endógenas e, 
consequentemente, gera acréscimo do consumo de 
oxigênio, taquicardia, hipercoagulabilidade, 
aumento da motilidade intestinal, ativação do eixo 
renina-angiotensivaaldosterona, além de 
imunossupressão. Assim, para minimizar 
repercussões sistêmicas que podem contribuir 
para desfechos negativos em pacientes que já 
apresentem algum grau de disfunção orgânica, 
utiliza-se: 
a) Analgesia e sedação. 
b) Somente sedação e depois analgesia. 
c) Atualmente utiliza-se analgesia em altas doses. 
d) Atualmente utiliza-se drogas que causem amnésia. 
e) Sedação. 
 
31) O reconhecimento de que a sedação profunda 
aumenta a morbidade e pode até mesmo elevar a 
mortalidade dos pacientes internados em UTI, 
permite refletir que é preciso proporcionar o maior 
conforto possível aos doentes, mas com o desafio 
de mantê-los interagindo, orientados e se 
comunicando com a equipe multidisciplinar e seus 
familiares. Assim, a sedação mínima representa o 
 
 
alvo atual. Qual das alternativas a seguir será uma 
estratégia para atingir e manter os níveis de 
sedação desejados: 
a) Escalas de RASS; RAMSAY; GLASGOW 
b) Escalas de RASS; GODOY; SAS 
c) Escalas de RASS; RAMSAY; SAS 
d) Escalas de RASS; RAMSAY; PIPAROTE 
e) Escalas de GLASGOW; RAMSAY; BIS 
 
32) Lesão medular é toda injúria às estruturas 
contidas no canal medular (medula, cone medular e 
cauda equina) e pode levar a alterações motoras, 
sensitivas, autonômicas e psicoafetivas. Acerca 
desse tipo de lesão, é correto afirmar: 
A) as causas não traumáticas correspondem a cerca 
de 95% dos casos de lesão medular e compreendem 
um vasto leque de patologias, como tumores intra e 
extramedulares, fraturas patológicas, estenose de 
canal medular, deformidades graves da coluna e hérnia 
discal. 
B) a maioria das lesões medulares resultam em plegias 
transitórias que são revertidas rapidamente, em torno 
de um mês, quando o paciente realiza fisioterapia 
precocemente. 
C) pacientes com tetraplegia sofrem dano dos 
segmentos torácicos dos nervos (T1 a T12) e as 
funções comprometidas são as dos órgãos da pelve e 
dos membros inferiores. 
D) A prancha rígida serve para transportar o paciente e 
deixá-lo acomodado nas primeiras 6 horas pós-trauma, 
quando é indicado não mobilizar este paciente para 
evitar progressão da lesão. 
E) A ossificação heterotópica ocorre sempre abaixo do 
nível de lesão, mais comumente nos quadris, mas pode 
ocorrer em outras grandes articulações como joelho, 
ombro e cotovelo. Pode levar à formação de grandes 
massas ósseas periarticulares e diminuir a amplitude 
articular. 
 
33) Um procedimento importante realizado no 
atendimento às vítimas politraumatizadas é o toque 
retal, que quando detectado tônus do esfíncter anal 
flácido é indicativo de: 
a) Trauma raquimedular. b) Trauma abdominal. 
c) Trauma de próstata. d) Perfuração 
intestinal. 
e) Trauma torácico. 
 
34) Sobre o atendimento de vítima por acidente de 
trânsito com suspeita de lesão na coluna, 
considere as seguintes afirmativas: 
1. A vítima deve ser mantida imóvel. 
2. O colar cervical deve ser usado durante os 
primeiros-socorros. 
3. O uso de colar cervical reduz a lesão cervical. 
4. O colar cervical pode aumentar a pressão 
intracraniana e comprometer as vias aéreas. 
 Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
 
1) Dentre os itens de verificação para 
administração segura de um medicamento, o 
enfermeiro e sua equipe precisam se certificar de 
suas ações para que a intervenção seja adequada e 
sem riscos (BRASIL - Protocolo de segurança na 
prescrição, uso e administração de medicamentos, 
2016). Dessa forma, marque a alternativa CORRETA 
em relação aos itens de segurança nas 
intervenções para verificação de administração 
segura: 
a) Atualmente, 05 certos na administração de 
medicamentos: paciente certo, doença certa, dose 
certa, médico certo e aferição certa. 
b) Atualmente, são 05 certos na administração de 
medicamentos: paciente certo, medicação certa, via 
certa, dose certa e afirmação certa. 
c) Atualmente, são 05 certos na administração de 
medicamentos: paciente certo, medicação certa, via 
certa, procedimento certo e médico certo. 
d) Atualmente, são 09 certos na administração de 
medicamentos: paciente certo, medicação certa, via 
certa, hora certa, dose certa, documentação certa, 
razão, forma certa, resposta certa. 
e) Atualmente 05 certos na administração de 
medicamentos: paciente certo, medicação certa, hora 
certa, dia certo e médico certo. O médico é essencial 
nesse processo. 
 
2) Há situações em que a via intravenosa pode 
estar prejudicada, devido às condições clínicas do 
paciente, como a caquexia, a desidratação e a 
terapêutica com agentes esclerosantes. A 
hipodermólise pode ser implementada como via 
alternativa em pacientes que necessitam de 
suporte clínico para reposição de fluidos, 
eletrólitos e medicamentos, tanto no ambiente 
hospitalar, quanto em atendimento domiciliar. Em 
relação à hipodermólise, é correto afirmar que: 
(A) os fluidos são absorvidos por difusão capilar, por 
isso a absorção fica reduzida quando há 
comprometimento da irrigação no sítio de infusão, 
como, por exemplo, em presença de edemas e 
hematomas. 
(B) é indicada quando há impossibilidade de ingestão 
por via oral e/ou distúrbios de coagulação, edema, 
anasarca e risco severo de congestão pulmonar. 
(C) o manuseio simples e a fácil administração auxiliam 
nas situações em que se deseja uma velocidade de 
infusão rápida e reposição com alto volume de fluidos. 
(D) após a administraçãode medicação, deve-se 
injetar 10ml de SF 0,9% para garantir que todo o 
conteúdo do dispositivo seja introduzido no sítio de 
punção. 
(E) para implantação do dispositivo de hipodermólise, é 
necessária a utilização de uma agulha com bisel 
especial (bisel hubber). 
 
I - Os cuidados e o tratamento dispensados a um 
paciente são executados por uma equipe 
multiprofissional, em que as diversas carreiras 
envolvidas interpenetram-se, completam-se e 
auxiliam-se. Se por um lado o ato de prescrever 
cabe, na maioria das vezes, ao médico, é o 
enfermeiro que vai executar esse plano terapêutico, 
acompanhar a resposta do cliente, ajudá-lo, instruí-
lo, orientá-lo em todos os níveis de atenção. Para 
se desincumbir dessas importantes funções, o 
profissional de enfermagem tem necessidade de 
 
 
um pleno conhecimento das drogas (ação, 
propriedades, indicações, posologia, 
contraindicações, efeitos colaterais e até 
interações medicamentosas). Além disso, a 
enfermagem também precisa, dentro de uma área 
específica de atuação, saber como lidar com essas 
drogas e transmitir ao paciente os procedimentos 
necessários para a otimização do tratamento. 
Sendo assim, com base nos conhecimentos de 
preparo de administração de medicações, responda 
às próximas três questões. 
 
3) As nove certezas que o profissional de 
enfermagem deve ter antes de administrar uma 
medicação são: 
I- Que o paciente é o certo. 
II- Que o medicamento está certo. 
III- Que a enfermaria está certa. 
IV- Que a dose está certa. 
V- Que a seringa está certa. 
VI- Que a via a ser administrada está certa. 
VII- Que o horário está certo. 
VIII- Que o tempo de administração está correto. 
IX- Que a medicação está dentro da validade, ou seja, 
validade certa. 
X- Que o local está iluminado, ou seja, iluminação 
certa. 
XI- Abordagem e resposta certa. 
XII- Registro certo. Estão incorretos os itens: 
a) III, VIII e XI. b) III, V e X. c) V, VIII e IX. d) V, X e XI. 
 
4) A administração via intramuscular permite que o 
medicamento seja injetado diretamente no 
músculo. No adulto, permite-se de 4 a 5mL no 
máximo, nas vias indicadas abaixo, exceto: 
a) Deltoideana. b) Ventroglútea. 
c) Dorsoglútea. d) Vasto Lateral da Coxa. 
 
5) Sobre a administração de medicação 
intramuscular em crianças menores de 3 anos, a 
via preferencial é: 
a) Deltoideana. b) Ventroglútea. 
c) Dorsoglútea. d) Vasto Lateral da 
Coxa. 
 
6) É essencial que o profissional de enfermagem 
reconheça as reações alérgicas comuns em relação 
à administração de medicamentos, principalmente 
do uso de antibióticos, para que o Processo de 
Cuidar em Enfermagem seja aplicado de forma 
segura e eficaz quando for necessário. Então, para 
avaliação da enfermagem pós procedimento de 
administração de medicamentos, com exemplo os 
antibióticos, torna-se necessário saber as 
principais reações alérgicas. Desta forma, da 
aplicação de um antibiótico X, se o indivíduo 
apresentar inchaço agudo, indolor, dérmico, 
subcutâneo ou submucoso que envolve face, 
pescoço, lábios, laringe, mãos, pés ou genitália, ele 
poderá estar sendo acometido de qual reação 
alérgica? 
a) Psoríase. b) Leucocitose. c) Urticária. 
d) Trombocitopenia. e) Angioedema 
 
II - A respeito de cateteres venosos centrais de 
longa permanência, dispositivos muito utilizados 
na prática clínica, julgue os itens subsequentes. 
7 ( ) Uma forma de prevenção de obstrução de 
cateteres pode ser realizada por meio da administração 
de solução de heparina no interior do cateter; falta, no 
entanto, consenso na literatura acerca da dose mais 
efetiva a ser utilizada para a manutenção da 
permeabilidade dos cateteres. 
8 ( ) A solução salina poderia substituir a 
heparina na manutenção de permeabilidade dos 
cateteres venosos centrais de longa permanência, uma 
vez que estudos clínicos já demonstraram não haver 
diferença estatisticamente significativa entre elas. 
9 ( ) O enfermeiro faz parte da equipe de saúde 
responsável por fazer avaliação da necessidade de 
implantação de cateter venoso central, avaliação que 
se fundamenta, entre outros aspectos, nas condições 
clínicas e na capacidade de autocuidado do paciente. 
10 ( ) A principal medida preventiva para infecção, 
a mais comum das complicações relacionadas ao uso 
desses cateteres, é a utilização de curativos 
impregnados de antimicrobianos. 
11 ( ) Uma complicação relacionada aos 
cateteres venosos centrais de longa permanência é a 
obstrução; e, para preveni-la, o enfermeiro pode utilizar 
diferentes técnicas, como a técnica de pressão 
positiva, que reduz a formação de trombo no interior do 
cateter, e a lavagem em pulsos com solução salina. 
 
12) Os cateteres venosos centrais de longa 
permanência totalmente implantados ficam por 
longas datas nas pessoas que os utilizam, podendo 
ser manipulados em nível ambulatorial, domiciliar e 
hospitalar por pessoas capacitadas para isso. 
Possuem características específicas de acordo 
com o seu fabricante: modelos diferenciados, 
valvulados, não-valvulados, reservatórios 
revestidos com silicone, totalmente em titânio 
escovado, orifícios para fixação através de suturas, 
arredondados, ovalados, com maior ou menor área 
de punção, dentre outros. Sobre os cuidados de 
enfermagem em pessoas sob uso de cateter 
venoso central de longa permanência totalmente 
implantado, é correto afirmar que: 
A) a infusão de drogas vesicantes oncológicas 
dispensa assepsia local por conta da interação 
medicamentosa. 
B) deve ser puncionado com agulhas retas para 
heparinizações e coleta de sangue, e com agulhas 
curvas nas infusões prolongadas. 
C) pneumotórax deve ser investigado, mesmo não 
sendo possível consequência da punção nos cateteres 
implantados na veia subclávia direita. 
D) se deve utilizar equipo comum ou bureta graduada 
para administrar os medicamentos prescritos, já que a 
ativação não é exigida para este tipo de cateter. 
E) se recomenda curativo diário com antisséptico, 
regulamentado em protocolo, em alguns sítios 
puncionáveis, tais como: venoso, peritoneal, arterial e 
intraespinhal. 
 
III - Em relação à segurança do paciente durante a 
administração de medicamentos pela equipe de 
enfermagem, julgue as questões a seguir. 
 
 
13 ( ) O paciente deve ser orientado e instruído 
sobre o(s) medicamento(s) que esteja recebendo, 
devendo a equipe de enfermagem garantir ao paciente, 
ainda, o direito de conhecer o aspecto (cor e formato) 
desse(s) medicamento(s), a frequência de 
administração, bem como sua indicação. 
14 ( ) A equipe de enfermagem deve implementar 
a prática de verificação dos sete certos na 
administração de medicamentos, a fim de confirmar os 
seguintes aspectos: paciente certo, medicamento certo, 
via certa, hora certa, dose certa, documentação certa e 
razão. 
15 ( ) A antecipação ou o adiamento do horário 
predefinido para a administração de medicamentos 
somente poderá ocorrer se houver o consentimento do 
enfermeiro e do prescritor. 
16 ( ) A prática de verificação dos noves certos 
da terapia medicamentosa a ser implementada pela 
equipe de enfermagem exclui ação certa. 
17 ( ) É permitida a administração de 
medicamento por ordem verbal em qualquer situação, 
desde que se utilize o método de dupla checagem para 
a administração, com registro por escrito da ordem 
verbal. 
 
18) De acordo com o Protocolo de Segurança na 
Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos 
da Anvisa, existem “os certos para a administraç o 
dos fármacos” com o objetivo de minimizar os 
erros durante essa etapa. Os “certos” 
estabelecidos pela ANVISA são: 
(A) Paciente certo, medicamento certo, dose certa, 
hora certa, documentação certa e razão. 
(B) Paciente certo, medicamento certo, via certa, hora 
certa, dose certa, registro certo, ação certa, forma certa 
e resposta certa.(C) Paciente certo, medicamento certo, dose certa, via 
certa, hora certa, documentação certa e razão. 
(D) Paciente certo, medicamento certo, via certa, hora 
certa, dose certa, registro certo, ação certa, forma 
certa. 
 
19) Os medicamentos opióides quando são 
utilizados de uso contínuo podem causar? 
I – Constipação. II – Nausea/vomito. 
III – Retenção urinária. IV – Depressão SNC. 
V – Depressão da respiração. 
A) Estão corretas as alternativas I, II, III, IV, V. 
B) Estão corretas as alternativas I, II, III, IV. 
C) Estão corretas as alternativas II, III, IV. 
D) Estão corretas as alternativas II, III, IV, V. 
E) Estão corretas as alternativas II, IV, V. 
 
20) A farmacocinética é o estudo sobre como os 
medicamentos penetram no corpo, alcançam o seu 
local de ação, são metabolizados e excretados. 
Relacione os itens abaixo descritos com sua 
respectiva definição e assinale a alternativa correta, 
correspondente à sequência de cima para baixo. 
I- Absorção. II- Excreção. 
III- Metabolismo. IV- Distribuição. 
( ) A biotransformação acontece sob a influência 
das enzimas que detoxificam, clivam e removem 
substâncias biologicamente ativas. 
( ) Transporte do medicamento para os tecidos e 
órgãos e para o local de ação específico. 
( ) Eliminação dos metabólicos por meio dos rins, 
fígado, intestino, pulmões e glândulas exócrinas. 
( ) Ocorre quando as moléculas do medicamento 
passam para dentro do sangue a partir do local de 
administração do medicamento. 
(A) III, IV, II, I. (B) IV, III, II, I. (C) I, IV, II, III. (D) IV, I, II, III 
 
21) Fazem parte do modelo dos nove certos para 
medição segura: 
(A) Medicamento certo, dose certa, via certa, horário 
certo, paciente certo, registro certo, ação certa, forma 
certa e resposta certa. 
(B) Prescrição certa, dispensação certa, medicamento 
certo, dose certa, via certa, horário certo, paciente 
certo, registro certo, ação certa. 
(C) Prescrição certa, medicamento certo, dose certa, 
via certa, horário certo, paciente certo, registro certo, 
ação certa, forma certa. 
(D) Medicamento certo, dispensação certa, dose certa, 
via certa, horário certo, paciente certo, registro certo, 
ação certa, forma certa. 
 
22) Julgue as seguintes afirmativas sobre a 
administração de medicamentos via IM: 
I. Antes da administração é importante inspecionar 
visualmente e por palpação no local da aplicação, 
verificando se não há enrijecimento, presença de 
nódulos subcutâneos, hematomas, inflamação local, 
lesões cutâneas ou marcas de outras aplicações. 
Nesse caso, deve-se escolher outra região para a 
aplicação. 
II. A administração intramuscular é contraindicada em 
pacientes com distúrbios de coagulação ou que fazem 
uso de anticoagulantes e próteses, na região da 
prótese (p. ex., prótese de glúteo). 
III. A Técnica em Z é recomendada principalmente para 
medicamentos com alta probabilidade de refluxo 
(oleosos e suspensões) e para medicamentos em que 
o refluxo pode causar danos à pele, como 
anticoncepcionais e medicamentos à base de ferro. 
IV. No glúteo deve-se aplicar na região dorsoglútea, 
quadrante superior lateral um volume máximo de até 5 
mℓ. São corretas: 
a) afirmativas I, III e IV. b) afirmativas I, II e III. 
c) afirmativas II e IV. d) todas estão corretas 
 
23) Existe a possibilidade de a punção radial ocluir 
a circulação arterial da mão. Por isso, é importante 
avaliar a circulação colateral da mão pela artéria 
ulnar, antes de cada punção da artéria radial, por 
meio do: 
a) teste de Allen. b) sinal de Tinel. 
c) teste de Trendelenburg. d) teste de Ober. 
 
24) No que diz respeito à promoção de práticas 
seguras no uso de medicamentos em 
estabelecimentos de saúde, assinale a alternativa 
que está de acordo com o protocolo de segurança 
de medicamento. 
a) As doses dos medicamentos potencialmente 
perigosos deverão ser conferidas por duas funcionárias 
da enfermagem, com dupla checagem na fase da 
administração da medicação. 
b) A forma mais segura de distribuição dos 
medicamentos é o sistema coletivo por unidade de 
 
 
internação, mediante solicitação da enfermagem para 
todos os pacientes da unidade. 
c) Não deverão ser administrados medicamentos em 
casos de prescrições como “fa er se necessário”, 
“conforme ordem médica” ou “a critério médico”. 
d) Manter no estoque das unidades de internação os 
eletrólitos concentrados (especialmente cloreto de 
potássio injetável) e bloqueadores neuromusculares, 
bem identificados. 
e) Unidades de medida como colher, ampola e frasco 
devem ser utilizadas nas prescrições, para facilitar a 
medida que expressa a dose. 
 
25) A nitroglicerina é atualmente a droga de 
escolha para tratamento da angina de peito. 
Quando administrada por via intravenosa, requer: 
(A) essencialmente, que se pesquise a presença de 
vitaminas lipossolúveis (A, D, E), pois a nitroglicerina 
reduz a absorção dessas substâncias. 
(B) que se utilize somente kits de administração feitos 
especificamente para a nitroglicerina, já que os demais 
equipos, por serem de plásticos, absorvem a droga. 
(C) que se observem sinais de cinchonismo e se relate 
ocorrência de exantema, febre, calafrios, zumbidos e 
confusão mental progressiva. 
(D) administrá-la em bolus, com objetivo de aumentar 
rapidamente a sua concentração no sangue. 
(E) controle da infusão pela monitorização dos gases 
sanguíneos arteriais, já que o objetivo terapêutico da 
droga é a conexão gradual da acidose ou a 
alcalinização sanguínea. 
 
26) Na Terapia Intravenosa, a flebite é uma 
complicação relacionada com a intervenção de 
enfermagem. Sobre flebite, é CORRETO afirmar: 
A) É considerada uma exsudação de sangue no local 
da punção venosa. 
B) Trata-se de uma infecção no ponto de entrada do 
cateter. 
C)Recomenda-se utilização de antibioticoterapia de 
ataque. 
D)Deve-se avaliar rubor, dor, desconforto, calor ao 
longo do trajeto da veia, desde o acesso. 
E) Deve-se reduzir o volume infundido, sendo 
medicamento ou não. 
 
27) Sobre cálculo de medicação, leia as afirmações 
abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas. 
( ) Está prescrito: administrar 750 mg de keflin e 
diluir em 5 mL (apresentação do Keflin 1g). Para 
Atender a prescrição, o enfermeiro aspirou 3,5 mL. 
( ) Está prescrito: administrar penicilina cristalina 
3.500.000 UI e diluir em 10 mL (apresentação da 
penicilina 5.000.000). Para atender a prescrição, o 
enfermeiro aspirou 7 mL. 
( ) Está prescrito: administrar decadron 6 mg 
(apresentação do decadron 4 mg/mL, sendo que o FA 
tem 2,5 mL). Para atender a prescrição, o enfermeiro 
aspirou 1,25 mL. 
( ) Está prescrito: administrar 60 mg (apresentação 
80 mg/2mL). Para atender a prescrição, o enfermeiro 
aspirou 1,5mL. 
Assinale a alternativa que indica a sequência 
CORRETA. 
A) V-V-V-V B) F-F-F-F C) V-F-F-V 
D) F-F-F-V E) F-V-F-V 
 
28) 100 U de insulina regular foram diluídas em 49 
mL de soro fisiológico 0,9%. Esta solução está 
sendo infundida em uma velocidade de 4 
microgotas por minuto. Após 2h30 minutos, 
quantas unidades de insulina esse paciente 
recebeu? 
a) 12 U. b) 20 U. c) 24 U. d) 14U. 
 
29) Para um idoso em hipoglicemia, o enfermeiro 
administrou 16 mL de uma ampola de glicose 50% 
com 20 mL. Que dosagem de glicose esse paciente 
recebeu? 
a) 8 g. b) 10 g. c) 12 g. d) 20g. 
 
30) Um dos cuidados de enfermagem é a 
administração de medicamentos na dose certa, o 
que exige do enfermeiro domínio de cálculos 
matemáticos. Neste sentido, considere que o 
médico prescreveu aplicar 0,2 g de dexametasona 
(pomada) ao dia, e a bisnaga da pomada é 
apresentada com total de 10 g, sendo que as 10 g 
foram extraídas de uma fórmula: 100 g contêm 0,25 
g de neomicina, 0,4 g de dexametasona, 1 g de 
benzocaína, dentre outros. Diante do casohipotético acima, a quantidade de bisnagas de 
pomada necessárias para que seja dada a dose 
certa de dexametasona por dia é: 
A) três. B) uma. C) duas D) cinco. E) uma e 
meia. 
 
31) Consta, na prescrição médica, administrar 
Penicilina cristalina 2,5 milhões de UI endovenosa 
de 4/4h. Tem disponível no hospital frasco/ampola 
de 5 milhões de UI. O técnico de enfermagem ficou 
em dúvida quanto à diluição e quantos ml deverão 
ser administrados para cumprir com a prescrição, 
então solicitou orientação do enfermeiro. De 
acordo com a correta orientação, devemos diluir a 
penicilina cristalina de 5 milhões de UI em: 
A) 10ml de água destilada e, desta diluição, administrar 
5ml. 
B) 8ml de água destilada e, desta diluição, administrar 
5ml. 
C) 20ml de água destilada e, desta diluição, administrar 
5ml. 
D) 18ml de água destilada e, desta diluição, administrar 
8ml. 
E) 16ml de água destilada e, desta diluição, administrar 
10ml. 
 
31) Foi prescrita para um paciente cefalotina 600 
mg, por via endovenosa. A instituição de saúde 
apenas possui frasco contendo 1 g da medicação. 
Qual volume de medicação, em ml, o paciente irá 
receber, considerando que a mesma foi 
reconstituída com solvente, permanecendo 10 ml 
da solução no frasco? a) 0,6 ml b) 1,2 ml c) 6 ml 
d) 12 ml e) 60 ml 
 
32) De acordo com a prescrição médica, a paciente 
M.M.D.F. deve ser medicada de 12/12 horas com 
gentamicina 40mg/2ml pela via IM. A farmácia só 
disponibilizou para a equipe de enfermagem 
frascos de 80 mg/2 ml. Assim sendo, o enfermeiro 
ou o técnico de enfermagem sob sua supervisão 
 
 
deve fazer o cálculo e administrar a seguinte 
quantidade em ml a cada 12 horas na referida 
paciente 
A) 2 ml. B) 1 ml. C) 3 ml. D) 4 ml. 
 
33) A emergência hipertensiva trata-se de uma 
situação rotineira em unidades de emergência. 
Qual o tratamento medicamentoso indicado para 
essa situação? 
A) Captopril por via oral. 
B) Noradrenalina por via endovenosa. 
C) Dopamina por via endovenosa. 
D) Metoprolol por via oral. 
E) Nitroprussiato de sódio por via endovenosa. 
 
34) Foi prescrito 4mg de Sulfato de Morfina, que se 
encontra em ampolas de 10 mg/ml. Qual volume 
deve ser administrado? 
(A) 0, 04 ml. (B) 0,02 ml. (C) 0,2 ml. (D) 0,4 ml 
 
35) Analise as quatro situações hipotéticas 
referentes ao preparo e administração de 100.000 
UI (Unidades Internacionais) de benzilpenicilina 
procaína + benzilpenicilina potássica. 
I. Utilizar frasco contendo 400.000 UI de 
benzilpenicilina procaína e potássica, injetar 8 mL de 
diluente, aspirar 2,5 mL da solução e aplicar no 
paciente esse volume. 
II. Após a reconstituição, armazenar o medicamento no 
congelador em temperatura variando de −2 a + 2 ºC 
(menos dois a mais dois graus Celsius). 
III. Averiguar com o paciente e/ou familiar, previamente 
à administração, história de hipersensibilidade à 
penicilina. 
 IV. Administrar o medicamento diluído em 100 mL de 
soro glicosado a 5% por via intravenosa, em veia de 
grosso calibre. Está correto o que consta APENAS: 
(A) III. 
(B) II e III. 
(C) I e III. 
(D) II, III e IV. 
(E) III e IV. 
 
36) Para o tratamento de um paciente internado, foi 
prescrita a administração de 2.500 ml de soro 
glicosado a 5%, em 24 horas. Calcule qual deverá 
ser o gotejamento (aproximado) por minuto: 
(A)37 gotas por minuto. (B) 35 gotas por minuto. 
(C) 39 gotas por minuto. (D) 42 gotas por minuto. 
 
37) Para atender uma prescrição de 3.500.000UI de 
penicilina cristalina, o volume em mililitros que 
deverá ser aspirado de um frasco de 10.000.000UI, 
que foi diluído em 6ml de água destilada, é de: 
(A) 2,1. 
(B) 2,5. 
(C) 2,8. 
(D) 3. 
(E) 3,5. 
 
38) Foram prescritos para um paciente 500 mL de 
soro glicosado a 10%, para correr em 6 horas. A 
unidade hospitalar disponibiliza frascos de 500 mL 
de soro glicosado a 5% e ampolas de glicose a 50% 
de 20 mL. Para a preparação do soro prescrito, 
quantos mililitros de glicose a 50% devem ser 
utilizados e quantas gotas por minuto, 
respectivamente? 
(A) 25mL – 81 gotas 
(B) 40mL – 84 gotas 
(C) 50mL – 30 gotas 
(D) 60mL – 28 gotas 
 
39) Foram prescritos 25 ml de glicose a 20%; mas 
na instituição, só estão disponíveis frascos de 20 
ml de glicose hipertônica a 50%. Quanto é preciso 
aspirar dessa solução para atender à dose 
prescrita? 
(A) 5 ml. (B) 7 ml. (C) 10 ml. (D) 12 ml. 
40) Em pacientes graves é muito comum a 
utilização de medicamentos que podem somente 
ser utilizados em bomba de infusão. A respeito do 
medicamento exclusivamente utilizado em bomba 
de infusão, assinale a alternativa correta. 
a) Amiodarona b) Cedilanide 
c) Atropina d) Noradrenalina 
e) Clexane 
 
41) Para a administração de medicamentos por via 
intradérmica, assinale a alternativa CORRETA. 
a) Deve-se utilizar agulha 13mm x 6,5mm. 
b) Deve-se introduzir a agulha (somente o bisel) na 
pele, fazendo com esta um ângulo de 15 graus, com 
um movimento delicado, porém firme. Observe a 
formação de uma mácula. 
c) Administre um volume máximo de 1,0 ml. 
d) As seringas indicadas para aplicação têm 
capacidade para 1ml e apresentam graduações em 
decimais ou centesimais. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1) Uma criança de 5 anos estava brincando com a 
babá no quintal. A babá saiu para atender o 
telefone e deixou a criança por um momento 
sozinha. Quando retornou a criança havia 
engasgado com um chiclete. A conduta da babá 
deveria ser: 
a) Utilizar a manobra de Heimlich. 
 b) Realizar remoção manual do corpo estranho. 
c) Utilizar a manobra de Chin Lift. 
d) Utilizar a manobra de Jaw Thrust. 
 
2) Em um atendimento pré-hospitalar, o enfermeiro 
se depara com um adulto em situação de 
engasgamento com possível presença de corpo 
estranho em região orofaríngea. Qual é a medida a 
ser tomada imediatamente? 
(A) Manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar. 
(B) Manobras de Heimlich. 
(C) Manobras de Browder. 
(D) Manobras de Lund. 
(E) Manobras de Reye. 
 
3) Considerando a colocação da cânula de Guedel 
no paciente grave, leia as frases abaixo e, a seguir, 
assinale a alternativa correta. 
I. O tamanho ideal corresponde à distância entre o 
lóbulo da orelha e a boca. 
II. Inicialmente, a cânula deve ser introduzida com a 
concavidade voltada para cima (palato) e, em 
movimento circular de 180o , deve ser introduzida, 
posicionando na orofaringe. 
III. É contraindicado o uso de cânula de Guedel em 
crianças menores de 3 anos. 
a) As frases I e II estão corretas 
b) As frases I, II e III estão corretas 
c) As frases I e III estão corretas 
d) Apenas a frase II está correta 
e) Apenas a frase I está correta 
 
4) A oxigenoterapia consiste na administração de 
oxigênio numa concentração de pressão superior à 
encontrada na atmosfera ambiental para corrigir e 
atenuar deficiência de oxigênio ou hipóxia, aplicada 
tanto em situações clínicas agudas quanto 
crônicas. São formas de administração de oxigênio 
de baixo fluxo, EXCETO: 
a) Catéter nasal; 
b) Catéter tipo óculos; 
c) Máscara facial simples; 
d) Máscara com Reservatório; 
e) Máscara de Venturi. 
 
5) A Máscara Laríngea se configura como um 
aparato de manejo para as vias aéreas, no suporte 
avançado de vida. A escolha do tamanho dessa 
máscara deve considerar o peso aproximado do 
paciente. A máscara laríngea 
(A) deve ser inserida, o mais superficialmente possível, 
na hipofaringe. 
(B) dispensa o uso de gel lubrificante. 
(C) é indicada para pacientes com discreta depressão 
do nível de consciência. 
(D) é utilizada no paciente pelo profissional enfermeiro 
ou pelo médico. 
(E) não apresenta manguito pneumático e cuff para 
insuflação. 
6) O Traumatismo Torácico é um grande causador 
de mortes. A Fisiopatologia desse traumatismo 
está relacionada com trêsalterações básicas, são 
elas: 
(A) a hipóxia tecidual, a hipercapnia e a acidose. 
(B) a hipóxia tecidual, a hiperglicemia e a 
inconsciência. 
(C) a alcalose, a hipotensão e a acidose. 
(D) lesões por arma de fogo, arma branca e contusões. 
(E) lesões abertas, fechadas e perfurantes. 
 
7) Quando ocorre um Pneumotórax Hipertensivo, o 
ar penetra no espaço intrapleural, mas não 
consegue escapar através da parede torácica e 
nem por uma via aérea. Quais são alguns sinais e 
sintomas desta emergência? 
(A) Aumento na produção de muco, saturação de O2 
aumentada e hipertensão. 
(B) Aumento da pressão intracraniana, ansiedade e 
pneumonia nosocomial. 
(C) Dispneia, taquicardia, hipotensão e cianose. 
(D) Broncoespasmo, atelectasias, fístula e TVP. 
(E) Insuficiência renal, febre e asterixe leve. 
 
8) Para entender como as alterações na oxigenação 
afetam pacientes e as intervenções necessárias, é 
preciso integrar os conhecimentos de enfermagem 
e outras disciplinas e informações recolhidas a 
partir de pacientes. Ao atender um paciente na 
clínica, a enfermeira encontra-o deitado na cama. O 
paciente refere falta de ar. Qual a ação de 
enfermagem deve ser priorizada no atendimento 
deste paciente? 
(A) Medir a saturação de oxigênio com um oxímetro de 
pulso. 
(B) Levantar a cabeceira da cama a 45º graus. 
(C) Aferir a pressão arterial. 
(D) Verificar a frequência respiratória. 
 
9) Uma das principais manifestações clínicas do 
sistema respiratório, que levam o paciente a 
procurar um atendimento de emergência é o 
broncoespasmo, podendo ter origem em diferentes 
doenças como a asma brônquica, pneumonias, 
doença pulmonar obstrutiva crônica, entre outras. 
Nesta situação, são recomendados medicamentos 
de diferentes classes terapêuticas. Dentre as 
principais classes terapêuticas indicadas, são 
agonistas adrenérgicos: 
a) Ipratrópio e Fenoterol. 
b) Terbutalina e salbutamol. 
c) Adrenalina e Aminofilina. 
d) Aminofilina e Terbutalina. 
 
10) Assinale a alternativa que corresponde à 
assistência de enfermagem aos pacientes com 
distúrbios da função respiratória, quando em 
atendimento no pronto-socorro. 
(A) A extensão da cabeça é a maneira mais simples de 
aliviar a obstrução da via aérea superior, causada pela 
queda da língua. 
(B) Na ausculta do tórax, os ruídos estertores indicam 
ausência de infecção ou inflamação. 
 (C) Na avaliação dos volumes pulmonares, entende-se 
que o paciente está ventilando adequadamente 
devendo verificar a frequência cardíaca. 
 
 
(D) A inspiração causa a retração do externo, dos 
arcos costais e da mandíbula. 
(E) A função respiratória independe da posição da 
cabeça ou da traqueia. 
 
11) O edema agudo de pulmão (EAP) ocorre 
quando a pressão capilar pulmonar excede as 
forças que mantêm o líquido no espaço vascular. À 
medida que a pressão nos vasos sanguíneos 
aumenta, o líquido é empurrado para dentro dos 
espaços aéreos dos pulmões, chamados alvéolos, 
sendo considerada uma emergência clínica. Os 
sinais e sintomas do EAP são: 
A) respiração ruidosa e tosse que produz escarro 
esverdeado. 
B) forte dor no peito, tosse sem expectoração, 
taquicardia e febre. 
C) agitação, com sensação de sufocamento ou 
afogamento, dispneia e tosse com escarro que pode 
ser acompanhado de sangue. 
D) tosse, escarro hialino, leve dispneia, com sudorese 
e respiração ruidosa. 
 
12) Quanto aos cuidados de enfermagem no Edema 
Agudo de Pulmão, assinale a opção que 
corresponde ao procedimento adequado. 
A) Administrar Oxigênio (O2), sob conduta médica. 
B) Manter paciente deitado em decúbito lateral 
esquerdo. 
C) Não puncionar acesso venoso para não traumatizar 
ainda mais o paciente. 
D) Não há necessidade de preparar material de 
intubação. 
 
13) Quanto aos cuidados de enfermagem no Edema 
Agudo de Pulmão, informe se é verdadeiro (V) ou 
falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a 
alternativa com a sequência correta. 
( ) Manter paciente sentado com as pernas fletidas. 
( ) Administrar Oxigênio (O2), sob conduta médica. 
( ) Verificar acesso venoso e puncionar veia 
calibrosa. 
( ) Instalar oximetria de pulso e verificar sinais vitais. 
( ) Não há necessidade de preparar material de 
entubação. 
(A) V – V – V – V – F. (B) F – V – V – F – F. 
(C) V – F – V – V – F. (D) V – V – F – V – V. 
(E) F – V – V – V – F. 
14) A medição da saturação arterial de oxigênio 
(SpO2) pode ser feita por meio do oxímetro de 
pulso. A respeito do tema, considere os seguintes 
itens: 
1. Movimentação do paciente. 
2. Ambiente escuro. 
3. Esmalte de unhas, independentemente da cor. 
4. Icterícia. 
É/São fator(es) que interfere(m) na determinação da 
SpO2: 
a) 3 apenas. b) 1 e 2 apenas. c) 1 e 4 apenas. 
d) 2, 3 e 4 apenas. e) 1, 2, 3 e 4. 
 
15) Sobre a administração de oxigenoterapia em 
crianças e os cuidados de enfermagem 
relacionados, analise as proposições abaixo. 
1) A oximetria de pulso é um método contínuo e não 
invasivo para determinar a saturação de oxigênio 
(SaO2) e orientar a necessidade de oxigenoterapia. 
2) A máscara de Venturi caracteriza-se como um 
sistema de alto fluxo e oferta uma fração inspirada de 
oxigênio (FiO2) entre 24 e 50%. Deve ser instalada 
confortavelmente na face da criança e recobrir a boca e 
o nariz. 
3) A ventilação não invasiva (VNI) é uma modalidade 
de ventilação mecânica com pressão positiva, 
oferecida ao paciente por meio de máscara facial ou 
nasal. 
4) São indicações para a administração de 
oxigenoterapia em crianças: hipoxemia, registrada por 
dispositivo invasivo ou não invasivo; cianose; dispneia; 
diminuição do débito cardíaco. Estão corretas: 
A) 1, 2, 3 e 4. B) 1, 3 e 4, apenas. 
C) 1, 2 e 3, apenas. D) 1, 2 e 4, apenas. 
E) 2 e 4, apenas 
 
16) A ventilação não-invasiva (VNI) é uma estratégia 
que permite oferecer altos fluxos de oxigênio com 
FiO2 variáveis e ajustáveis, assim como pressão 
positiva nas vias aéreas através de dispositivos 
específicos. A VNI é indicada 
(A) nos casos de exacerbação da asma, exacerbação 
aguda do DPOC e edema agudo de pulmão 
cardiogênico. 
(B) nos casos de parada cardíaca ou respiratória. 
(C) Somente na insuficiência respiratória aguda ou 
crônica agudizada. 
(D) Somente na pós-extubação. 
(E) nos casos de pacientes imunossuprimidos com 
infiltrado pulmonar. 
 
17) A ventilação não invasiva (VNI) provê 
assistência ventilatória sem necessidade de via 
aérea artificial, com o uso de máscaras na interface 
paciente-ventilador. Acerca dessa temática, é 
correto afirmar que: 
A) a VNI provê um método alternativo de suporte à 
respiração do paciente e está indicada para todos os 
pacientes que apresentam insuficiência respiratória 
aguda. 
B) são vantagens do uso da VNI para o paciente: 
manutenção da capacidade de falar e tossir, redução 
da necessidade de sedação, menor risco de 
instabilidade hemodinâmica e aumento da sobrevida. 
C) o uso da VNI na doença pulmonar obstrutiva crônica 
(DPOC) tem sido frequentemente contraindicado; 
recentemente foram realizados estudos que apontam 
não haver benefícios para as pessoas que apresentam 
a exacerbação dessa doença. 
D) os pacientes imunodeprimidos não devem fazer uso 
de VNI, pois não apresentam uma boa resposta ao 
tratamento, sendo a entubação traqueal a única 
alternativa para ventilação mecânica. 
E) a VNI está indicada nos pacientes que apresentam 
arritmia cardíaca instável ou instabilidade 
hemodinâmica, falência múltipla de órgãos e 
encefalopatia severa com ECG < 10. 
 
18) A pneumonia associada à ventilação mecânica 
(PAV) é considerada uma infecção pulmonar grave 
nos pacientes internados em terapia intensiva. As 
medidas específicas recomendadas para prevenção 
 
 
desse tipo de pneumonia incluem, entre outros 
cuidados: 
(A) Manter elevada a cabeceira da cama dos pacientes 
ventilados entre 30º a 45º. 
(B) Trocar o circuito do ventilador diariamente. (C) 
Aspirara secreção somente com sistemas de sucção 
fechado. 
(D) Utilizar solução de clorexedina a 2%, 4 (quatro) 
vezes ao dia. 
(E) Manter a pressão do balonete da prótese traqueal 
entre 25 a 28 mmHg. 
 
19) Entre as infecções hospitalares, as pneumonias 
relacionadas à ventilação mecânica podem causar 
diversos danos aos pacientes e por esse motivo, 
algumas ações de prevenção devem ser realizadas 
com o intuito de diminuir complicações. Sobre as 
medidas específicas fortemente recomendadas 
para a prevenção de pneumonias hospitalares por 
ventilação mecânica, assinale o item correto. 
(A) A utilização do decúbito dorsal reduz o risco de 
aspiração do conteúdo gastrintestinal e de secreção 
nasofaríngea, diminuindo a incidência dessa 
complicação, especialmente em pacientes recebendo 
nutrição enteral. 
(B) A utilização da interrupção diária da sedação e a 
avaliação da prontidão do paciente para a extubação 
são parte integrante do ventilator bundle e têm sido 
correlacionadas com a redução do tempo de ventilação 
mecânica e, portanto, a uma redução na taxa desse 
agravo. 
(C) O acúmulo de secreção nasal é uma variável 
associada ao maior risco de desenvolvimento desse 
agravo. Essa secreção acumulada torna-se colonizada 
pela microbiota da cavidade nasal. 
(D) A frequência da troca do circuito é a principal forma 
de prevenção da pneumonia hospitalar, pois o 
ventilador influencia a incidência desse agravo. 
Recomenda-se a troca de circuito entre pacientes 
quando houver sujidade ou mau funcionamento do 
equipamento. 
 
20) A Anvisa considera as Infecções Relacionadas 
à Assistência à Saúde (IRAS) como eventos 
adversos que elevam os custos no cuidado com o 
paciente, além de aumentar o tempo de internação, 
e a morbimortalidade nos serviços de saúde 
(BRASIL, 2017). Dessa maneira, quais as principais 
IRAS a serem prevenidas nos estabelecimentos de 
saúde? 
(A) Pneumonia associada a ventilação mecânica, 
infecção de corrente sanguínea relacionadas a cateter 
venoso central e infecção do trato urinário associada a 
cateterismo vesical de demora. 
(B) Pneumonia associada a ventilação mecânica, 
infecção de corrente sanguínea relacionadas a cateter 
venoso central e infecção do trato urinário associada a 
cateterismo vesical de alívio. 
(C) Pneumonia associada a ventilação mecânica, 
infecção de corrente sanguínea relacionadas a cateter 
venoso central, infecção de sítio cirúrgico e infecção do 
trato urinário associada a cateterismo vesical de 
demora. 
(D) Pneumonia associada a ventilação mecânica, 
infecção de corrente sanguínea relacionadas a cateter 
venoso periférico, infecção de sítio cirúrgico e infecção 
do trato urinário associada a cateterismo vesical de 
demora. 
 
21) O reconhecimento precoce de alguma 
disfunção respiratória e a instituição de medidas 
apropriadas são essenciais para o suporte à troca 
de gases e para a prevenção de débito de oxigênio 
às células, de metabolismo anaeróbio e de graus 
variados de dano a tecidos e órgãos. Referente aos 
padrões respiratórios e aos ruídos adventícios, 
analise as seguintes assertivas e assinale V, se 
verdadeiras, ou F, se falsas. 
( ) Respiração de Kussmaul: períodos de apneia 
alternando com períodos de taquipnéia. 
( ) Padrão respiratório de Cheyne-Stokes: respirações 
rápidas e profundas devido à estimulação do centro 
repiratório por acidose metabólica. 
( ) Sibilos: som ruidoso causado por fluxo turbulento de 
ar pelos brônquios e bronquíolos estreitados, mais 
pronunciados na expiração. 
( ) Estridor: respiração que fica mais alta durante a 
inspiração, causada por obstrução da laringe ou da 
traqueia. 
( ) Estertores são ruídos que aparecem quando existe 
secreção no tubo traqueobrônquico ou nos alvéolos ou 
ainda quando existe espasmo brônquico, por exemplo, 
em caso de pneumonia. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, 
de cima para baixo, é: 
A) V – V – F – F – F. B) F – F – F – V – V. 
C) V – F – V – F – F. D) F – F – V – V – V. 
E) F – V – V – F – V. 
 
22) Como indicadores do estado de saúde, os 
sinais vitais indicam a eficiência das funções 
circulatória, respiratória, neural e endócrina do 
corpo. Em relação aos sinais vitais, é incorreto 
afirmar que: 
(A) A alteração mais comum da pressão arterial é a 
hipertensão, que muitas vezes é assintomática, sendo 
a principal fator por trás das mortes por acidente 
vascular encefálico e é um fator contribuinte para o 
infarto agudo do miocárdio 
(B) Hipertermia é uma temperatura corporal elevada 
relacionada com a incapacidade do organismo de 
promover perda de calor ou de reduzir sua produção. 
(C) Na respiração de Kussmaul a frequência e a 
profundidade respiratórias são irregulares, 
caracterizadas pelas alternações de períodos de 
apneia e hiperventilação. 
(D) O ritmo respiratório de Cheyne-Stokes se 
caracteriza por incursões respiratórias cíclicas que se 
aprofundam até atingirem uma amplitude máxima; em 
seguida, os movimentos diminuem gradativamente, 
podendo chegar à apneia. 
 
23) As reações de hipersensibilidade requerem um 
estado pré-sensibilizado (imune) do hospedeiro. 
Dentre as reações de hipersensibilidade do tipo I, 
está a rinite alérgica. Leia o caso abaixo. 
(Uma adolescente de 18 anos buscou a unidade de 
saúde acompanhada da sua mãe, referindo não 
suportar mais a congestão nasal, a constante 
secreção nasal aquosa e transparente, prurido e 
vermelhidão nos olhos, na garganta e no palato 
mole. Na consulta de enfermagem, a paciente 
 
 
estava bem ansiosa e dizendo que faria qualquer 
coisa para melhorar os sintomas que a 
acompanhavam diariamente). A orientação do 
enfermeiro, após a avaliação da paciente, deve 
incluir a seguinte especificação: 
A) modificação do ambiente, com redução da 
exposição a poeira, por meio da retirada de cortinas de 
pano, colchão de tecido e tapetes, evitando, assim, o 
acúmulo de ácaros, que desencadeiam ou aumentam o 
comprometimento do padrão respiratório. 
B) a redução da exposição junto a pessoas com 
infecção não é necessária, pois não há 
comprometimento do quadro respiratório, 
desencadeado por processo infeccioso em pacientes 
com rinite. 
C) é importante conhecer os alergênicos que causam 
sintomas de rinite, intensificando a exposição sempre 
que possível para incentivar o sistema imunológico a 
favorecer a dessensibilização. 
D) incentivo ao uso de medicamentos, mesmo quando 
os sintomas não estiverem tão evidentes, evitando, 
assim, que o paciente desenvolva os sinais e sintomas 
clássicos da rinite. 
E) é importante se manter saudável e modificar o estilo 
de vida, com a aquisição de animais para o domicílio, 
como cachorros e gatos, com o objetivo de redução do 
estresse. 
 
24) “A asma é o problema crônico muito comum da 
infância e considerada principal causa de 
hospitalização e procura ao serviço de emergência. 
É um distúrbio respiratório crônico caracterizado 
pela inflamação e obstrução reversíveis das vias 
aéreas inferiores e hiperresponsividade brônquica. 
As crises podem ter intensidade variável, de leve, 
que pode ser cuidada em casa, a muito grave, com 
necessidade de internaç o e suporte ventilatório” 
(Brasil, 2016, p.248). Os Protocolos da atenção 
básica voltados à saúde da criança especificam as 
ações dos profissionais de saúde em relação ao 
manejo de muitas afecções à saúde da criança, 
incluindo a asma. Qual das alternativas abaixo, 
sobre manejo da asma na Atenção Básica em 
Crianças, é dita como CORRETAde acordo com as 
competências preditas pelo processo de cuidar em 
enfermagem? 
a) Prescrever esquema de antibioticoterapia e 
corticoides em crises agudas em menores de dois 
anos. 
b) Reavaliar a terapia medicamentosa de acordo com 
diagnóstico dos sintomas. 
c) Traçar o diagnóstico clínico em crianças menores de 
cinco anos. 
d) Observar adesão e qualidade da técnica de uso de 
medicações inalatórias. 
e) Prescrever tratamento com oxigênio, primeira dose 
de antibiótico intra-muscular e primeiradose de 
corticoide. 
 
25) Quanto às doenças do Sistema Respiratório, 
analise as afirmativas abaixo: 
I. A asma brônquica é uma doença bastante prevalente 
no mundo todo, e a sua prevalência tem aumentado, 
principalmente, nos países em desenvolvimento devido 
à crescente urbanização. 
II. A asma é uma doença crônica, embora com 
sintomatologia episódica. Sua classificação mais nova 
divide os pacientes em três grupos ou níveis de 
controle: controlado, parcialmente controlado ou não 
controlado. 
III. Sendo a asma uma doença inflamatória crônica, a 
base terapêutica são as drogas com efeito anti-
inflamatório sobre as vias aéreas, com maior destaque 
para os corticoides inalatórios. 
Está CORRETO o que se afirma em: 
A) I, apenas. B) III, apenas. 
C) II e III, apenas. D) I e III, apenas. 
E) I, II e III. 
 
26) Analise as afirmativas abaixo, em relação à 
asma: 
1. Os fatores de risco para a asma podem ser divididos 
em ambientais e próprios do paciente. 
2. Os sintomas que sugerem asma são: sibilância, 
dispneia, desconforto torácico e tosse. 
3. O desenvolvimento de asma por alergia alimentar é 
bastante comum e pode acontecer em crianças mais 
jovens. 
4. A educação para o autocuidado e autonomia do 
paciente é um dos pilares do tratamento da asma. 
 eve estar direcionada aos usuários e aos seus 
cuidadores, objetivando o controle da doença e 
melhoria da adesão ao tratamento. 
Assinale a alternativa que indica todas as 
afirmativas corretas. 
A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. 
b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. 
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. 
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. 
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. 
 
27) Quanto às doenças do Sistema Respiratório, 
analise as afirmativas abaixo: 
I. A asma brônquica é uma doença bastante prevalente 
no mundo todo, e a sua prevalência tem aumentado, 
principalmente, nos países em desenvolvimento devido 
à crescente urbanização. 
II. A asma é uma doença crônica, embora com 
sintomatologia episódica. Sua classificação mais nova 
divide os pacientes em três grupos ou níveis de 
controle: controlado, parcialmente controlado ou não 
controlado. 
III. Sendo a asma uma doença inflamatória crônica, a 
base terapêutica são as drogas com efeito anti-
inflamatório sobre as vias aéreas, com maior destaque 
para os corticoides inalatórios. 
Está CORRETO o que se afirma em 
A) I, apenas. B) III, apenas. 
C) II e III, apenas. D) I e III, apenas. 
E) I, II e III. 
 
28) Doenças respiratórias crônicas (DRC) são 
doenças crônicas tanto das vias aéreas superiores 
como das inferiores. A inflamação aguda ou 
crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa 
nasal, sendo os casos agudos, em sua maioria, 
causada por vírus, ao passo que os casos crônicos 
ou recidivantes são geralmente induzidos pela 
exposição a alérgenos, que, após sensibilização, 
desencadeiam resposta inflamatória mediada por 
(IgE), é: 
 
 
a) Asma. b) Bronquite crônica. 
c) Enfisema pulmonar. d) Rinite. 
 
29) Paciente 75 anos, sexo masculino, aposentado, 
tabagista há 60 anos, está internado em uma 
unidade hospitalar para tratamento de DPOC, refere 
os seguintes sintomas: fadiga, hipoxemia, 
dificuldade respiratória, tosse constante e 
produtiva, prefere a posição sentada para alívio do 
desconforto e apresenta respiração sibilante. De 
acordo com as características apresentadas pelo 
Sr. B. S., o enfermeiro do plantão pode definir 
alguns diagnósticos de enfermagem, EXCETO: 
(A) Padrão respiratório ineficaz. 
(B) Mucosa oral prejudicada. 
(C) Desobstrução ineficaz de vias aéreas. 
(D) Troca de gases prejudicada. 
(E) Risco de infecção. 
30) Sabendo que doenças respiratórias crônicas 
(DRC) são doenças tanto das vias aéreas 
superiores quanto das inferiores, analise os itens 
abaixo: 
1 - A asma, a renite alérgica e a doença pulmonar 
obstrutiva crônica (DPOC) são as DRC mais comuns. 
2 - A renite alérgica é uma doença inflamatória crônica 
caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas 
inferiores e por limitação variável do fluxo aéreo, tendo 
como sintomas mais comuns a rinorreia aquosa, 
obstrução ou pruído nasal e espirros em salvas. 
3 - A classificação da gravidade da asma é importante 
para as condutas clínicas. Seu tratamento é baseado 
em três abordagens: ação educativa, cuidados 
ambientais e tratamento farmacológico. 
4 - A rinossinusite é uma inflação da mucosa 
nasossinosal. Os sinais e sintomas clínicos variam com 
a idade. Entre eles temos rinorreia purulenta, tosse 
diurna ou noturna, obstrução nasal, hiperemia, halitose 
e dor facial. 
5 - O diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva 
crônica é clínico e deveria ser considerado para todas 
as pessoas expostas ao tabagismo ou poluição 
ocupacional que apresentem dispneia, tosse crônica e 
expectoração. 
A soma das assertivas CORRETAS é: 
a) 12. b) 14. c) 10. d) 13. e) 15 
 
31) V.C., 70 anos, masculino, é portador de doença 
pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e está 
internado. Ao analisar seu prontuário verifica-se 
que a enfermeira registrou, entre outros itens, o 
seguinte diagnóstico de enfermagem: 
“comprometimento da troca gasosa relacionada 
com a desigualdade da ventilação-perfus o”. 
Frente a esse diagnóstico, a prescrição de 
enfermagem deverá compreender, entre outros 
cuidados: 
(A) realizar banho no leito, para evitar a dispnéia por 
esforço. 
(B) oferecer líquidos com espessante, para reduzir o 
risco de broncoaspiração. 
(C) estimular o uso contínuo de meias de compressão, 
para prevenir a embolia pulmonar. 
(D) iniciar controle hídrico, para evitar a hiperhidratação 
e edema pulmonar. 
(E) instalar a oximetria de pulso, para monitorar a 
saturação de oxigênio. 
 
32) As doenças respiratórias crônicas (DRC), são 
responsáveis por grande número de internações 
hospitalares e atendimentos de saúde não 
programados ou de urgência, além de provocar 
alterações funcionais importantes nos indivíduos, 
podendo desta forma interferir diretamente na 
qualidade de vida e na percepção de saúde das 
pessoas acometidas. Sobre as DRC, leia as 
afirmações abaixo. 
1) A asma é a DRC mais comum durante a gestação. É 
importante que as mulheres asmáticas sejam 
esclarecidas sobre os riscos da asma no período da 
gravidez, pois essa associação aumenta os riscos de 
complicações, como o aumento da mortalidade 
perinatal, placenta prévia, pré-eclampsia, parto 
prematuro, anomalias congênitas e baixo peso ao 
nascer. 
2) São fatores de risco para doença pulmonar 
obstrutiva crônica (DPOC): tabagismo, poluição 
domiciliar, exposição ocupacional a poeiras e produtos 
químicos ocupacionais, Infecções respiratórias 
recorrentes na infância, suscetibilidade individual, 
desnutrição na infância e deficiências genéticas. 
3) Os medicamentos broncodilatadores são a principal 
classe para o tratamento da DPOC. Eles podem ser 
administrados tanto de forma regular como para alívio 
sintomático, se necessário. Os efeitos colaterais, bem 
como a toxicidade, são dose-dependentes e tendem a 
ser menores na forma inalatória. 
4) O tabagismo é uma dependência química à droga 
nicotina. Essa droga estimula a descarga de dopamina 
no sistema de recompensa cerebral, proporcionando 
sensação de prazer imediatamente após a inalação da 
fumaça, o que leva à repetição do uso e à instalação 
da dependência química. Como ocorre em qualquer 
outra dependência, ao tentar deixar de fumar, o 
paciente poderá ter sintomas da síndrome de 
abstinência (irritabilidade, ansiedade, depressão, falta 
de concentração, tonturas, cefaleia e distúrbios do 
sono). Estão corretas: 
A) 1, 2, 3 e 4. B) 1 e 3, apenas. C) 2, 3 e 4, 
D) 1, 3 e 4, apenas. E) 3 e 4, apenas. 
 
33) Segundo Nettina (2012, p. 272), “a insuficiênciarespiratória crônica é caracterizada por hipoxemia 
e ou hipercalemia, com pH normal. Por ser crônica, 
essa doença propicia ativação de mecanismos 
compensatórios, incluindo retenção de 
bicarbonato”. Sobre as intervenções de 
enfermagem a serem implementadas em casos de 
insuficiência respiratória crônica em adultos, 
analise as opções a seguir e identifique com V as 
verdadeiras e com F as falsas. 
( ) Observar presença de respiração sincrônica, o 
que contribui para aumentar a hipoxemia e diminuir a 
hipercalemia. 
( ) Atentar para sinais de hipoxemia, tais como: 
cianose, palidez perioral, respirações superficiais e 
sons respiratórios alterados. 
( ) Acompanhar resultados de pH, os quais podem 
variar para acidose (quando acima de 8,14) ou alcalose 
(quando abaixo de 6,14). A alternativa que contém a 
sequência correta, de cima para baixo, é 
A) V V V B) V V F C) F V F D) V F V E) F F V 
 
 
 
34) Assinale a alternativa correta a respeito da 
técnica de punção arterial para a coleta de sangue 
para gasometria. 
(A) Após a realização do procedimento o local da 
punção deve ser monitorado para verificar a ocorrência 
de sangramento. 
(B) É desejada a presença de bolhas de ar no sangue 
coletado porque auxiliam na estabilidade dos gases 
dissolvidos no material que compõe a amostra. 
(C) Quando o paciente apresenta fístula ou shunt 
arteriovenoso no antebraço, a punção para coleta de 
sangue deve ser realizada nessas estruturas. 
(D) Imediatamente após a punção, a aplicação de calor 
na região previne complicações tais como a 
vasoconstrição da artéria e a formação de hematoma. 
(E) A colocação da seringa com o material coletado em 
banho de gelo resulta em alterações significativas nas 
tensões dos gases dissolvidos no sangue, o que 
compromete a qualidade do resultado. 
 
35) A gasometria sanguínea arterial é um exame 
realizado a fim de avaliar a capacidade pulmonar de 
duas maneiras, quanto à proporção adequada de 
oxigênio e à remoção do dióxido de carbono; 
também se avalia a capacidade dos rins do 
indivíduo, observando a reabsorção ou excreção 
dos íons de bicarbonato para manter o pH corporal 
normal. Sobre a técnica desse exame, analise as 
afirmativas abaixo e identifique as corretas: 
I- A coleta da gasometria arterial é realizada por meio 
de uma punção venosa, normalmente na veia radial, 
braquial ou femoral. 
II- Se a artéria escolhida for a radial, realizar teste de 
Allen. 
III- Se houver infecção, lesão ou shunt cirúrgico no 
membro a ser coletado, realizar a punção arterial na 
porção distal do mesmo membro. 
IV- Realizar curativo com hidrogel na região 
puncionada. 
V- Após realizar a punção arterial, palpar o pulso 
(distalmente ao local da punção) e inspecionar o local 
da punção, verificando se a mão está fria, com 
dormência, formigamento ou pálida. Assinale a 
alternativa correta: 
(A) Todas as afirmativas estão corretas. 
(B) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas. 
(C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
(D) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. 
(E) Apenas as afirmativas II e V estão corretas. 
 
40) Os desequilíbrios acidobásicos resultam de 
uma anormalidade do sistema respiratório ou 
metabólico. É de extrema importância que o 
enfermeiro reconheça os valores relacionados ao 
nível de bicarbonato e do pH de um indivíduo que 
apresente risco para desequilíbrios acidobásicos. 
Com base nessas informações, indique a 
alternativa que responde CORRETAMENTE, 
sabendo que a alcalose metabólica é definida com 
o nível de bicabonato: 
a) Superior a 4 mEq/Le um pH maior que 4. 
b) Inferior a 16 mEq/Le um pH menor que 7. 
c) Inferior a 14 mEq/Le um pH maior que 2. 
d) Aalcalose metabólica é definida como um nível de 
HCO3- superior a 26 mEq/Le um pH maior que 7,45. 
e) Superior a 6 mEq/Le um pH menor que 7 
 
41) Ansiedade, febre, hiperventilação artificial e 
traumatismo craniano estão associados a: 
(A) acidose respiratória. 
(B) acidose metabólica. 
(C) alcalose respiratória. 
(D) alcalose metabólica. 
(E) acidose respiratória descompensada. 
 
42) Preencha as lacunas e assinale a alternativa 
correta. Sob oxigenoterapia e/ou ventilação 
mecânica, a relação PaO2 /FIO2 tem sido usada na 
quantificação da gravidade da lesão pulmonar, na 
comparação evolutiva e na predição das mudanças 
na PaO2 se a FIO2 for elevada. O valor normal em 
ar ambiente é acima de _________, valores abaixo 
indicam deterioração de trocas e menor do que 
____________ sugerem extrema gravidade do 
quadro respiratório. 
(A) 100 / 50 
(B) 200 /100 
(C) 300 / 200 
(D) 250 / 150 
(E) 150 / 70 
 
43) A aspiração traqueal permite a redução de 
secreções em paciente com ventilação mecânica 
invasiva. A respeito desse procedimento, é correto 
afirmar: 
a) A aspiração deve ser interrompida quando a 
oximetria de pulso cair para menos de 90%. 
b) Diagnóstico de infarto do miocárdio não é 
contraindicação para aspiração traqueal. 
c) Ao realizar aspiração por sistema fechado, o uso de 
luvas estéreis é necessário. 
d) A aspiração deve ser iniciada pela via faríngea, 
seguida pela via nasotraqueal. 
e) O uso de lubrificante é indispensável para a 
aspiração de via aérea artificial. 
 
44) O acúmulo de ar no espaço pleural que eleva a 
pressão intrapleural, dificultando a expansão 
torácica e causando dispneia e dor torácica, é 
denominada: 
a) efusão pleural. 
b) quilotórax. 
c) edema pulmonar. 
d) empiema. 
e) pneumotórax. 
 
45) A Pneumonia associada à ventilação mecânica 
(PAV) é uma forma grave de infecção em pacientes 
submetidos a suporte ventilatório invasivo por 
tempo superior a 48 h. São medidas que devem ser 
adotadas com o intuito de reduzir a PAV, com 
exceção de: 
a) Padronizar a utilização de sistema de aspiração 
fechado. 
b) Manter os pacientes com cabeceira elevada entre 30 
e 45º. 
c) Avaliar diariamente a sedação e diminuir sempre que 
possível (despertar diário). 
d) Higiene oral com antisséptico (clorexidina) 
e) Aspirar secreções subglótica. 
 
 
 
46) O dreno torácico é utilizado em pacientes 
internados com pneumotórax ou hemotórax. 
Assinale a alternativa que traz uma importante 
recomendação para a realização desse 
procedimento. 
a) Após a retirada do dreno torácico, deve-se manter o 
curativo oclusivo por 24 horas para minimizar a 
possibilidade de entrada de ar através da parede 
torácica. 
b) O curativo deve ser observado em todo o período 
em que o paciente estiver com ele. Caso apresente 
líquido drenado ou deslocamento do mesmo, o médico 
deve ser avisado. 
c) Deve-se observar os sinais vitais e saturação de 
oxigênio do paciente somente após a retirada do dreno. 
d) O procedimento de retirada do dreno torácico pode 
ser realizado por técnico em enfermagem. 
e) Deve-se posicionar o paciente em decúbito ventral 
para a inserção do dreno torácico. 
 
47) A Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA) é uma 
das causas clínicas comuns no acionamento do 
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 
Isso exige do profissional de enfermagem 
socorrista a qualificação necessária para, 
precocemente, identificar e intervir nas situações 
de IRA, durante o atendimento pré-hospitalar. 
Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo e 
coloque V nas Verdadeiras F nas Falsas. 
( ) São considerados casos suspeitos de IRpA os 
pacientes com quadro de dificuldade respiratória ou 
alteração de ritmo e/ou frequência ventilatória de início 
súbito e de gravidade variável. 
( ) São considerados sinais e sintomas de IRpA grave: 
alteração do nível de consciência (agitação, confusão, 
sonolência, inconsciência); cianose; uso de 
musculatura acessória, retrações subcostais e/ou de 
fúrcula; dificuldade na fala (frases curtas e 
monossilábicas) e hipoxemia (SatO2 < 90%). 
( ) Diante de um caso de IRpA, o profissional de 
enfermagem socorrista deverá realizar avaliação 
primária com ênfase parao nível de consciência; 
manter o decúbito elevado e considerar possibilidade 
de obstrução de vias aéreas por corpo estranho 
(OVACE). 
( ) O profissional de enfermagem socorrista deverá 
ofertar oxigênio (O2) suplementar por máscara não 
reinalante (10 a 15 L/min), se o paciente apresentar 
saturação de oxigênio (SatO2) < 94%. 
Assinale a alternativa que indica a sequência 
CORRETA. 
A) F-F-V-V 
B) F-V-V-F 
C) F-F-F-F 
D) V-V-V-V 
E) V-F-F-V 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1) As neoplasias malignas perfazem a segunda 
causa de mortalidade, representando um dos 
grandes problemas para a saúde pública no 
mundo. Analise as afirmações sobre o tema e 
marque a opção correta: 
I. O envelhecimento contribui para o impacto do câncer 
no mundo. Há 10 anos estimou-se para hoje a 
incidência de 12 milhões de pacientes e uma taxa de 
mortalidade de 7 milhões por ano, sendo predominante 
em países pouco desenvolvidos (57%), mas 
atualmente são 14 milhões de novos casos e 8,2 
milhões de mortes, isto é, 13% de todas as mortes; 
II. Os tipos de câncer mais incidentes no mundo são 
pulmão, mama, colo de útero e intestino, sendo os 
homens mais afetados pelo câncer de próstata e as 
mulheres pelo de mama, e o de cólon e reto 
considerados como a principal causa de morte. No 
Brasil as incidências se diferem; 
III. São ações de prevenção e orientações como o 
perigo de alimentos contaminados por agrotóxicos e 
conservados, com altas taxas de hidrocarbonetos e 
conservantes químicos. Dietas ricas em gordura, sódio 
e carnes não constituem risco, mas as evidências 
científicas mostram riscos do baixo consumo de 
antioxidantes; 
IV. O câncer é doloroso e intratável para os pobres, 
com a marca da desigualdade: 80% dos doentes têm 
acesso a menos de 10% dos analgésicos; 90% dos 
medicamentos opioides para a doença são consumidos 
apenas nos países ricos. Mulheres negras têm 
mortalidade maior que brancas e maior intervalo entre 
diagnóstico e início do tratamento; 
V. As estimativas para o futuro não são boas com 
relação à doença; espera-se aumento na incidência em 
70%, com 21,4 milhões de novos casos até 2032, o 
que prova a baixa eficiência da prevenção e o impacto 
dos maus hábitos de vida. São verdadeiras apenas a 
afirmações: 
A)I, II e V; B)I, III e IV; C)II e III; D)IV e V. 
 
2) Quanto à etiopatologia e fatores de risco do 
câncer, escolha a alternativa correta: 
A) A oncogênese é causada por agressão ao genoma 
e alterações do DNA, com ativação/inativação de 
genes que coordenam funções essenciais da 
proliferação e diferenciação celular, fazendo surgir 
mutações genéticas malignas; 
B) A maioria dos cânceres está relacionada a fatores 
ambientais e comportamentais, como o tabagismo, que 
causa CA de pulmão e demais cânceres, pela ação 
oncogênica da nicotina liberada na combustão do 
tabaco. Em sua fumaça há mais de 4 mil substâncias 
tóxicas como monóxido de carbono, amônia, 
formaldeído e 43 cancerígenas como arsênio, níquel e 
chumbo, todos resíduos de agrotóxicos; 
C)Hereditariedade, nuliparidade e primigestação após 
os 30 anos ressaltam-se entre os fatores de risco para 
câncer de mama, e declinam-se a obesidade e a 
nuliamamentação; 
D)O CA de mama é uma forma frequente em mulheres 
indígenas. Teorias apontam para causas como menos 
ciclos ovulatórios já que tem muitos filhos, fatores 
genéticos, pois não passaram por miscigenação étnica, 
e a controversa teoria do impacto hormonal, 
considerando que as mulheres indígenas podem 
apresentar menores taxas de estrogênio. 
3) O bem-estar de pacientes com câncer pode ser 
afetado durante o tratamento e impactar 
negativamente a sua qualidade de vida. Em relação 
ao tema, considere as seguintes afirmativas: 
1. Sensação de formigamento nas mãos e nos pés 
resultam de danos em nervos sensitivos decorrentes 
de certos quimioterápicos. 
2. Efeitos cognitivos do tratamento podem ser 
confundidos com sintomas de envelhecimento. 
3. A fadiga relacionada ao câncer é uma queixa 
comum. 
4. A participação da família no planejamento de ações 
de enfermagem contribui para o sucesso das 
intervenções. Assinale a alternativa correta. 
a) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
e) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. 
 
4) Marque a opção que representa a sequência de 
respostas referentes aos enunciados sobre os 
vários tratamentos antineoplásicos: 
I. Afetam células normais e neoplásicas, porém 
acarretam maior dano às malignas devido às 
diferenças entre o metabolismo dessas duas 
populações celulares. Interferem no DNA e no RNA, 
alterando a resposta enzimática da célula e por 
consequência a proliferação; 
II. Inibem a biossíntese das bases nitrogenadas que 
formam os ácidos nucleicos do DNA e RNA, impedindo 
a célula de entrar em mitose, multiplicar-se e exercer 
funções biológicas. Os análogos à purina também são 
administrados pelos enfermeiros para evitar rejeição a 
transplantes. Um exemplo é o metotrexato, usado para 
o tratamento de psoríase, artrite reumatoide e na 
gravidez ectópica; 
III. A dose dessa terapia é calculada a partir de seu 
tempo de exposição e do volume de tecido que 
engloba o tumor. Ao interagirem com os tecidos, dão 
origem a elétrons que ionizam o meio e criam efeitos 
químicos como a hidrólise da água e a ruptura das 
cadeias de DNA, com morte celular; 
IV. Isótopos radioativos (cobalto, césio, rádio) utilizados 
sob a forma de tubos, agulhas, fios, sementes ou 
placas, que geram radiações gama, aplicados de forma 
intersticial ou intracavitária. 
A)I: quimioterápicos; II: antimetabólitos; III: radioterapia; 
IV: braquiterapia; 
B)I: antimetabólitos; II: quimioterápicos; III: 
braquiterapia; IV: radioterapia; 
C)I: radioterapia; II: braquiterapia; III: quimioterápicos; 
IV: antimetabólitos; 
D)I: braquiterapia; II: radioterapia; III: antimetabólitos; 
IV: quimioterápicos. 
 
5) Os cuidados de Enfermagem que visam 
minimizar danos causados pelo tratamento com 
radioterapia são fundamentais e de grande 
importância. Marque a alternativa que não faz parte 
das condutas do profissional de enfermagem: 
A)Deve-se delimitar a área para que a radiação atinja 
somente a região marcada e o paciente deve 
permanecer deitado sob o aparelho, podendo usar 
protetores de chumbo em algumas partes do corpo 
para proteger órgãos sadios; 
 
 
B) Colocar máscara termoplástica em paciente com CA 
de faringe, reduzindo movimentos durante a 
administração da dose; 
C) Monitorar o surgimento de fadiga, ansiedade, 
depressão, alopecia, inapetência, disfagia, mudanças 
no padrão salivar e alteração da percepção do sabor 
dos alimentos, e orientar o paciente e sua família sobre 
tais efeitos; 
D)Cáries de irradiação e mucosite não são eventos 
relacionados à radioterapia, mas sim a metástases, 
devendo o enfermeiro atentar para o agravamento do 
câncer se surgirem as primeiras manifestações. 
 
6) Dentre os efeitos indesejáveis do tratamento 
com radioterapia agrupados abaixo, são 
considerados os principais e piores por ordem de 
gravidade: 
I. Esterilidade, disfunção sexual com redução da libido 
ou impotência; 
II. Náuseas, vômito e diarreia; 
III. Cistite; 
IV. Radiodermite ou radiodermatite; 
V. Lesão cutânea que resulta em queimadura grave; 
VI. Osteorradionecrose mandibular. 
A)I e II; B)II e III; C)IV e V; D)V e VI. 
 
7) São cuidados de Enfermagem indicados para 
pacientes oncológicos: 
I. Aliviar a dor física, podendo ser usados analgésicos e 
métodos alternativos/complementares, como 
relaxamento e acupuntura, mas escalas de avaliação 
da dor não são eficazes para auxiliarem na elaboração 
de um plano de cuidados; 
II. Aliviar o sofrimento psíquico, com suporte 
emocional, comunicação terapêutica e empatia; 
III. Na fase pré-operatória, darorientações sobre a 
cirurgia, fases de recuperação, aparelhos, acessos 
vasculares, sondas e drenos, deambulação precoce, 
sempre em linguagem simples e adaptada à 
compreensão do paciente. Orientações sobre o 
procedimento anestésico são de competência médica e 
por isso não devem ser priorizadas pelo Enfermeiro; 
IV. No pós-operatório, avaliar e dar manutenção aos 
curativos da ferida cirúrgica, monitorar drenos, sondas, 
acessos; avaliar débito urinário e hídrico, eliminações, 
realizar profilaxia de tromboembolismo e infecções, 
avaliar sinais flogísticos, dentre outros. São 
verdadeiros apenas os itens: 
A)I e II; B)I e III; C)II e IV; D)III e IV. 
 
8) As afirmações abaixo indicam quais os sinais e 
sintomas suspeitos de câncer de mama que 
merecem encaminhamento a um especialista para 
investigação diagnóstica de câncer de mama, 
EXCETO: 
a) Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 
50 anos e nódulo mamário em mulheres com mais de 
30 anos, que persistem por mais de um ciclo 
menstrual. 
b) Mamas túrgidas e doloridas, pois estes sintomas 
podem indicar risco para o câncer. 
c) Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo 
ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres 
adultas de qualquer idade. 
d) Descarga papilar sanguinolenta unilateral e lesão 
eczematosa da pele que não responde a tratamentos 
tópicos. 
e) Homens com mais de 50 anos com tumoração 
palpável unilateral. 
 
 
9) Alguns fatores, situações e condições podem ser 
considerados possíveis contraindicações gerais à 
administração de imunobiológicos. A respeito do 
assunto, considere as seguintes situações: 
1. Ocorrência de febre acima de 38,5 ºC, após a 
administração de uma vacina. 
2. Uso de corticoides por via inalatória ou em 
esquemas de altas doses por até 14 dias. 
3. História familiar de evento adverso à vacinação, 
como convulsão. 
4. Ocorrência de hipersensibilidade confirmada após o 
recebimento de dose anterior. Constitui/em 
CONTRAINDICAÇÃO/ÕES de vacinação: 
a) 1, 3 e 4 apenas. b) 2 e 4 apenas. c) 2 e 3 
d) 1 e 2 apenas. e) 4 apenas. 
 
10) A quimioterapia é a forma de tratamento 
sistêmico do câncer que usa medicamentos 
denominados genericamente de “quimioterápicos” 
e a radioterapia é o método de tratamento local ou 
loco-regional do câncer, que utiliza equipamentos e 
técnicas variadas para irradiar áreas do organismo 
humano, prévia e cuidadosamente demarcadas. 
Sobre essas modalidades terapêuticas, é correto 
afirmar que: 
A) a quimioterapia para controle temporário de doença 
está indicada para hemopatias malignas de evolução 
crônica que permitem longa sobrevida, mas com 
possibilidade de cura. A administração deve acontecer 
exclusivamente por via parenteral, sendo contínua e de 
curta duração. 
B) na quimioterapia adjuvante, a administração é 
venosa; define-se como adjuvante a quimioterapia 
indicada para ser iniciada antes do tratamento cirúrgico 
curativo, quando o doente não apresenta qualquer 
evidência de neoplasia maligna detectável pelo exame 
físico e exames complementares indicados para o 
caso. 
C) a radioterapia paliativa objetiva o tratamento local do 
tumor primário ou de metástase(s), sem influenciar a 
taxa da sobrevida global do doente. Geralmente, a 
dose aplicada é menor do que a dose máxima 
permitida para a área, exceto quando utilizada de 
forma isolada, exclusiva, ou nas metástases. 
D) a teleterapia é realizada quando os aplicadores são 
colocados pelo médico em contato com o local a ser 
tratado e a radiação é emitida do aparelho para os 
aplicadores. Esse tratamento é feito no ambulatório 
(podendo necessitar de anestesia), de uma a duas 
vezes por semana. 
E) a radioterapia é a modalidade terapêutica de 
escolha utilizada em raros e poucos casos de câncer, 
aproximadamente 5% e o resultado nem sempre é 
positivo. Tem como único objetivo paliar e oferecer ao 
paciente uma melhor qualidade de vida. 
 
11) O extravasamento de quimioterápicos 
antineoplásicos é definido como infiltração 
acidental da droga no tecido subcutâneo 
 
 
circunjacente e seus efeitos tóxicos locais variam, 
podendo causar necrose 
(A) tecidual. 
(B) tecidual e dos vasos sanguíneos. 
(C) tecidual e lesões dos tendões, nervos e vasos 
sanguíneos subjacentes. 
(D) dos vasos sanguíneos subjacentes. 
(E) dos tendões e vasos sanguíneos subjacentes. 
 
12) As indicações de extravasamento durante 
administração de quimioterápico antineoplásico, 
incluem 
(A) resistência no fluxo e refluxo ao dispositivo 
intravenoso, edema e dor local. 
(B) bom fluxo e refluxo ao dispositivo intravenoso, dor e 
rubor local. 
(C) resistência no fluxo e refluxo ao dispositivo 
intravenoso, edema, dor e rubor local. 
(D) resistência no fluxo e refluxo ao dispositivo 
intravenoso. 
(E) edema, dor e rubor local. 
 
13) A fim de prevenir um extravasamento, o 
enfermeiro deve: 
(A) sempre que possível administrar fármacos 
vesicantes em veia periférica puncionada com scalp. 
(B) priorizar punção com scalp, devido a seu baixo 
custo. Assim, estará colaborando com a empresa. 
(C) desconsiderar sinais flogísticos, pois a infusão de 
medicamentos vesicantes pode apresentar leve 
ardência. 
(D) evitar administrar fármacos vesicantes em veia 
periférica, certificar que seja de bom calibre, em 
membros de aplicação de radioterapia, e submetidos a 
procedimentos cirúrgicos, somente com autorização e 
avaliação médica. 
(E) fixar a punção de maneira suave, de forma que 
permita a visualização do local da punção, usando a 
menor quantidade possível de fita adesiva. 
 
14) Sobre câncer, leia as afirmativas abaixo e 
coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas. 
( ) O câncer não invasivo ou carcinoma in situ é o 
primeiro estágio em que o câncer pode ser classificado. 
Essa classificação se aplica, também, aos cânceres do 
sistema sanguíneo. Nesse estágio, as células 
cancerosas estão somente na camada de tecido na 
qual se desenvolveram e ainda não se espalharam 
para outras camadas do órgão de origem. 
( ) Independentemente da exposição a agentes 
cancerígenos, as células sofrem processos de mutação 
espontânea. As alterações podem ocorrer nos proto-
oncogenes, que, a princípio, são inativos em células 
normais. Quando ativados, os proto-oncogenes se 
transformam em oncogenes, responsáveis pela 
malignização das células normais. 
( ) A evolução do tumor maligno depende da 
velocidade do crescimento tumoral, do órgão em que o 
tumor está localizado, de fatores constitucionais de 
cada pessoa e de fatores ambientais. 
( ) Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer 
de mama é o mais comum entre as mulheres. Se 
diagnosticado e tratado precocemente, o prognóstico é 
relativamente bom. O envelhecimento é seu principal 
fator de risco. Assinale a alternativa que apresenta a 
sequência CORRETA. 
A) V-V-V-V B) V-F-V-F C) F-V-V-V 
D) F-F-F-V E) V-F-V-V 
 
15) Segundo SMELTZER e BARE, em relação à 
terapia com radiação ionizante, marcar C para as 
afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, 
assinalar a alternativa que apresenta a sequência 
CORRETA: 
(---) A terapia externa é empregada dependendo da 
profundidade do tumor. Entre elas está a terapia de 
radiação intraoperatória (IORT) que envolve a 
aplicação de uma dose única de terapia com radiação 
de alta fração no leito tumoral exposto, enquanto a 
cavidade corporal está aberta durante a cirurgia. 
(---) Pacientes que realizam terapia com radiação 
podem apresentar alterações secundárias na mucosa 
oral, como estomatites, xerostomia, alteração e perda 
do paladar e salivação excessiva. 
(---) A braquiterapia, também chamada de implante de 
radiação externa, pode ser realizada através de 
agulhas ou cateteres dentro das cavidades corporais. 
(---) As repetidas doses de tratamento com radiação 
permitem que a periferia do tumor seja reoxigenada de 
forma repetida, aumentando a radiossensibilidade do 
tumor e a morte de células tumorais. 
a)C - E - E - C. b) E - C - C - C. 
c) C - E - E - E. d) E - E - C - C. 
 
16) Segundo a definição da Organização Mundial de 
Saúde ‐ OMS, revista em 2002, “cuidado paliativo é 
uma abordagem que promove a qualidade de vida 
de pacientes e seus familiares, que enfrentam 
doenças que ameacem a continuidade da vida, 
através da prevenção e alívio do sofrimento. 
Requer a identificação precoce, avaliação e 
tratamento da dor e outros problemas de natureza 
física, psicossocial e espiritual”. Portanto, é 
fundamental, para a melhor atuação do enfermeiro 
em cuidados paliativos, que ele domine 
(A) avaliação e manejo da dor, técnicas de 
hipodermóclise, técnicas de comunicação terapêutica, 
medidas de conforto e higiene, trabalho junto às 
famílias e equipe multidisciplinar. 
(B) avaliação e manejo da dor, técnicas de punção 
venosa e passagem de cateter central de inserção 
periférica, medidas de conforto e higiene, comunicação 
verbal e não verbal, trabalho em equipe. 
(C) controle da dor, técnicas de passagem de sondas 
nasogástrica e nasoenteral, cuidados com cateter 
venoso central, curativos, cuidados espirituais, trabalho 
junto às famílias e equipe multidisciplinar. 
(D) comunicação terapêutica, técnicas de 
ressuscitação cardiopulmonar, cuidados espirituais, 
medidas de conforto e higiene, curativos. 
(E) controle e manejo da dor, técnicas de 
hipodermóclise, medidas de conforto e higiene, 
técnicas não verbais de comunicação, cuidados com 
ostomias, técnica de coleta diária de sangue para 
exames. 
 
17) Pacientes oncológicos em fase terminal devem 
receber da equipe de Enfermagem cuidados 
paliativos, voltados para suas necessidades mais 
singulares ao final da vida, sobre esta temática, 
marque alternativa correta: 
 
 
A) O maior objetivo dos cuidados paliativos é aprimorar 
a qualidade de vida de doentes e familiares, 
valorizando a funcionalidade do paciente e sua tomada 
de decisões, priorizando a ajuda na realização das 
atividades da vida diária (AVD); 
B) Dentre os principais cuidados voltados à família, 
estão: dar informações claras e compreensíveis sobre 
o prognóstico do paciente, respondendo suas 
perguntas com honestidade; informar sobre a morte 
iminente. Não é recomendado falar a verdade sobre o 
prognóstico ao próprio doente, sendo esta uma função 
da família ou do médico; 
C) A administração de medicamentos opioides para 
alívio de dores e dispneia exige o aumento gradativo 
da dose, pela ocorrência de resistência; iniciar com 
doses baixas e de rápida ação e somente depois 
aumentar. Se a via de administração for trocada, não é 
necessário reduzir a dose; 
D)É fato que os pacientes imobilizados no leito podem 
perder a integridade cutânea, tornando-se repletos de 
feridas que muitas vezes não cicatrizam, restando ao 
Enfermeiro propiciar conforto. Diante disso, os 
cuidados preventivos são inúteis ou pouco eficazes. 
 
18) Quanto à Ordem Para Não Reanimar pacientes 
oncológicos em fase terminal, é correto afirmar 
que: 
A) Evita a reanimação cardiopulmonar se o paciente 
sobreviver com péssimas condições de vida devido à 
distanásia e a grave hipoglicemia provocada; 
B) A reanimação não pode ser usada de forma 
indiscriminada, pois o hospital ou a equipe 
interdisciplinar devem adotar critérios para selecionar 
os casos possíveis e não possíveis; 
C)Discute-se com o paciente e/ou sua família durante a 
internação, se a equipe deverá fazer ou não. Mas por 
questões éticas a equipe pode decidir de forma 
independente fazer ou não, considerando para isso as 
condições de recuperação do paciente; 
D)Esse dado deve ser registrado no prontuário e em 
livro de protocolo, com assinatura de familiar ou 
responsável pelo paciente, e por duas testemunhas 
que devem ser membros da equipe. 
 
19) Um paciente com doença em fase terminal 
avançada foi considerado, pela equipe 
multiprofissional, como fora de possibilidade 
terapêutica. A família manifestou desejo de levá-lo 
para casa a fim de que ele passa-se os dias que lhe 
restam no aconchego do lar. A permissão para que 
levem o paciente caracteriza: 
A) alta à revelia 
B) eutanásia 
C) ortotanásia 
D) distanásia 
E) alta administrativa 
 
20) A prevenção do câncer engloba ações para 
reduzir os riscos da doença se desenvolver. Em 
relação ao assunto, informe se é verdadeiro (V) ou 
falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a 
alternativa com a sequência correta. 
( ) O tabagismo é o maior fator de risco evitável de 
adoecimento e morte no mundo. 
( ) Alimentação e nutrição inadequadas influenciam 
pouco no desenvolvimento do câncer. 
( ) O combate à obesidade é uma ação de prevenção 
relacionada exclusivamente ao câncer de mama. 
( ) O álcool, por meio de seu metabólito, o acetaldeído, 
pode ser um promotor da formação de tumores. 
(A) F – V – V – F. 
(B) V – F – F – V. 
(C) V – V – V – F. 
(D) F – F – V – V. 
(E) V – V – F – F. 
 
21) A tríade de Cushing consiste na presença de 
três sinais: 
(A) Hipertensão, bradicardia, e vômito em jato. 
(B) Hipertensão, bradicardia e bradipneia. 
(C) Hipotensão, taquicardia e vômito em jato. 
(D) Hipotensão, bradicardia e vômito em jato. 
(E) Hipotensão, bradicardia e taquipneia. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1) A avaliação de uma ferida se refere à coleta de 
dados que caracteriza não apenas seu estado, mas 
a pele ao seu redor e visa determinar a fase de 
reparação tecidual. Analise as proposições abaixo, 
tendo como base os cuidados de enfermagem na 
avaliação de uma ferida. 
I- A avaliação de uma ferida não pode ser delegada ao 
técnico/ auxiliar de enfermagem, é responsabilidade 
exclusiva do enfermeiro, como parte privativa da 
Consulta de Enfermagem no Tratamento de Feridas. 
II- Na avaliação da ferida, é necessário examinar os 
registros sobre as últimas avaliações da mesma, 
usando-as para comparação da nova avaliação da 
ferida. 
III- Na avaliação da ferida não é necessário examinar 
os registros sobre as últimas avaliações, pois a 
avaliação deverá ser feita apenas no leito da ferida. 
 IV- Deve-se inspecionar a ferida e determinar o tipo de 
sua cicatrização por exemplo, por primeira ou segunda 
intenção. Indique a alternativa que responde 
CORRETAMENTE. 
a) II e IV. b) I, III e IV. c) I e II. 
d) I e III. e) I, II e IV. 
 
2) Após avaliar um paciente em cuidado domiciliar, 
continente e restrito ao leito, o profissional de 
enfermagem observa uma lesão por pressão em 
quadril direito, lado sobre o qual o paciente refere 
preferir deitar-se. O profissional realiza orientações 
ao paciente e ao cuidador e aplica um curativo 
transparente sobre a lesão. Corresponde à 
categoria ou ao estágio da lesão por pressão 
identificada e que embasou o uso da cobertura: 
a) Grau I. b) Grau II. c) Grau III d) Grau IV. e) Grau V. 
 
3) MRA, 70 anos, sexo feminino, peso: 70kg, 
admitida na clínica médica do hospital do estado 
com diagnóstico diabetes mellitus tipo 2. Não há 
informações sobre alergias medicamentosa e 
alimentar. AMP: Alzheimer. Apresenta LPP em 
região sacra de bordas irregulares, com 60cm² de 
diâmetro, envolvendo toda a pele e tecido 
subcutâneo, com presença de esfacelo em leito da 
lesão, exsudato em grande quantidade, e odor 
fétido. A partir do exposto, qual o estágio de 
comprometimento tecidual e a tecnologia mais 
indicada para o tratamento da lesão, 
respectivamente? 
(A) Grau II e hidrogel. 
(B) Grau III e ácido graxo essencial. 
(C) Grau IV e colagenase. 
(D) Grau III e hidrofibra com prata. 
 
4) Um paciente, 70 anos, internado há 02 meses em 
uma UTI, apresentou LPP em região sacral. A Lesão 
apresentava perda de pele em sua espessura total e 
perda tissular com exposição de músculos, 
tendões e ossos. Essa Lesão pode ser classificada: 
(A) Estágio 3. (B) Estágio 2. 
(C) Estágio 4. (D) Estágio 1. 
 
5) A cicatrização faz parte de um processo 
fisiológico, dinâmicoe complexo, que ocorre em 
sequência e sobreposição, com o objetivo de 
corrigir o defeito e restaurar a superfície da pele. 
Ela acontece através de uma relação de eventos 
celulares e moleculares, de forma coordenada, que 
interagem para que o tecido seja reconstituído. 
Marque a alternativa que apresenta a fase do 
processo cicatricial em que ocorre a angiogênese / 
epitelização: 
a) Fase inicial ou de primeira intenção 
b) Fase inflamatória; 
c) Fase de apoptose; 
d) Fase de maturação ou remodelagem; 
e) Fase proliferativa ou de granulação; 
 
6) Diferentemente de boa parte das alterações de 
pele, a lesão por pressão tem sido alvo de grande 
preocupação para os serviços de saúde, pois a sua 
ocorrência causa impacto tanto para os pacientes e 
seus familiares, quanto para o próprio sistema de 
saúde, com o prolongamento de internações, 
riscos de infecção e outros agravos evitáveis. 
(Anvisa, 2014) Sobre o assunto, é correto afirmar 
que: 
(A) A pele seca parece ser um fator de risco importante 
e independente no desenvolvimento de úlceras por 
pressão. Deve-se utilizar hidratantes na pele seca e em 
áreas ressecadas, principalmente após banho, pelo 
menos 1 vez ao dia. 
(B) A ocorrência de Lesão por Pressão Estágio 2 é 
considerada como um “never events”. 
(C) A escala de Morse é a ferramenta mais 
amplamente utilizada para avaliação do risco de 
desenvolvimento de lesão por pressão. 
(D) Edema e maior fluxo sanguíneo cutâneo 
geralmente acompanham os déficits nutricionais e 
hídricos, resultando em lesões isquêmicas que 
contribuem para as lesões na pele. 
 
7) Para desempenhar as atividades que envolvem o 
ato de cuidar, o profissional de enfermagem deve 
possuir conhecimentos específicos e habilidades 
na execução das técnicas de enfermagem. De 
acordo com o conhecimento na área, atribua V para 
verdadeiro e F para falso, nas lacunas a seguir e 
assinale a alternativa com a sequência correta, da 
primeira à última: 
( ) O cateterismo vesical consiste na introdução de um 
cateter estéril na bexiga, pela uretra, com a finalidade 
de drenar urina, procedimento que deve ser realizado 
com todo o rigor da técnica asséptica. 
( ) A antissepsia de uma deiscência infectada tem por 
finalidade limpar a lesão, propiciar processo de 
cicatrização, remover, drenar e absorver o exsudato ou 
transudato. 
( ) A cicatrização através do meio úmido possui 
vantagens quando comparada à cicatrização através 
do meio seco pois estimula a epitelização, a formação 
do tecido de granulação e maior vascularização na 
área da ferida. 
( ) Para o curativo de traqueostomia é necessário 
realizar a antissepsia da ostomia da traqueostomia a 
fim de evitar infecções, sempre após o curativo devem 
aspirar o paciente. 
a) VVFV. b) FVFV. c) FVFF. d) VVVF. 
 
8) A lesão por pressão e a sua prevenção são 
consideradas metas de segurança do paciente e 
responsabilidade da equipe multidisciplinar em 
todos os níveis de atenção do sistema de saúde. 
 
 
(Caliri e Bernardes, 2017) Sobre o assunto, é 
incorreto afirmar que: 
(A) A escala de Morse é a ferramenta mais 
amplamente utilizada para avaliação do risco de 
desenvolvimento de lesão por pressão. 
(B) A pele úmida é mais vulnerável, propícia ao 
desenvolvimento de lesões cutâneas, e tende a se 
romper mais facilmente. 
(C) Pacientes com mobilidade limitada apresentam 
risco maior de desenvolvimento de lesões por pressão. 
Todos os esforços devem ser feitos para redistribuir a 
pressão sobre a pele, seja pelo reposicionamento a 
cada 02 (duas) horas ou pela utilização de superfícies 
de redistribuição de pressão 
(D) A ocorrência de Lesão por Pressão Estágio 3 é 
considerada como um “never events”. 
 
9) O Enfermeiro deve avaliar e classificar a ferida 
sempre que o curativo for trocado e/ou sempre que 
surgir qualquer queixa por parte do paciente ou 
alterações no aspecto da lesão. Sobre os diversos 
tipos de curativos disponíveis para o tratamento de 
feridas, é incorreto afirmar que: 
(A) A placa de colágeno e alginato de cálcio é indicada 
no caso de vasculite ativa. 
(B) A espuma de poliuretano é contraindicada em 
feridas com perda tecidual superficial com predomínio 
de tecido necrótico. 
(C) O filme transparente estéril pode ser utilizado na 
prevenção de úlceras por pressão estágio I. 
(D) A placa de hidrocoloide pode ser utilizada no 
tratamento de feridas abertas não infectadas, com 
pouco a moderado exsudato. 
 
10) procedimento de curativo tem como objetivo 
principal promover a cicatrização. Nessa 
perspectiva, os princípios do curativo ideal para 
promoção do processo cicatricial são: 
(A) preservar exsudação, evitar trocas térmicas e ser 
impermeável a bactérias. 
(B) ser estéril, impedir trocas gasosas e manter o meio 
relativamente úmido. 
(C) evitar o isolamento térmico, ser impermeável a 
bactérias e manter o meio seco. 
(D) manter elevada umidade, remover o excesso de 
exsudação e fornecer isolamento térmico. 
(E) manter o meio seco, impedir trocas gasosas e ser 
isento de partículas. 
 
11) Ao fundamentar a assistência de enfermagem 
nos princípios de segurança do paciente, o 
enfermeiro adotará como medida de prevenção de 
úlcera por pressão (UPP): 
(A) limpar a pele, sempre que estiver suja, com água 
fria e sabão neutro para reduzir a irritação e o 
ressecamento da pele. 
(B) aplicar hidratante com movimentos suaves e 
circulares e massagear áreas de proeminências ósseas 
ou hiperemiadas. 
(C) atentar para o extravasamento de drenos sobre a 
pele, exsudato de feridas e extravasamento de linfa, 
que são potencialmente irritantes para a pele. 
(D) reposicionar o paciente, usando, se a condição 
clínica permitir, 45º na posição de semi-Fowler e 
inclinação de 90º para posições laterais. 
(E) proteger a pele do risco de cisalhamento, evitando 
o uso de aparador (comadre) e usando fraldas ou 
absorventes. 
 
12) A ferramenta mais utilizada para avaliação de 
risco de desenvolvimento de úlcera por pressão, a 
qual caracteriza o paciente em risco baixo, 
moderado, alto ou muito alto, é o(a): 
(A) escore de Framingham. (B) escala de Braden. 
(C) ferramenta de Huap. (D) tabela de Glasgow. 
(E) escala de Fugulin. 
 
13) dentifique abaixo as afirmativas 
verdadeiras ( ) e as falsas ( ) com relaç o s 
coberturas, soluções e cremes mais comuns 
utilizados nos curativos. 
( ) cidos graxos essenciais aumentam a 
microcirculação sangu nea, sendo indicados em feridas 
com necrose. 
( ) O filme transparente favorece a cicatri ação e 
proporciona o meio mido. 
( ) O hidrocoloide é indicado em feridas infectadas 
e com grande quantidade de exsudato. 
( ) O hidrogel mantém a umidade e auxilia o 
desbridamento autol tico e não adere ao leito da ferida. 
Assinale a alternativa que indica a sequência 
correta, de cima para baixo. 
a) V • V • F • V b) V • F • V • F c) F • V • F • V 
d) F • F • V • V e) F • F • F • V 
 
14) De acordo com o protocolo clínico de 
enfermagem, a lesão por pressão é um dano na 
pele e/ou tecidos subjacentes, geralmente sobre 
uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de 
dispositivo médico ou a outro artefato, em 
resultado da pressão intensa e/ou prolongada em 
combinação com o cisalhamento. Analise as 
afirmativas abaixo em relação ao assunto. 
1. A lesão por pressão estágio 2 caracteriza-se pela 
perda da pele em sua espessura total, ou seja, tecido 
adiposo visível, granulação, epíbole (lesão com bordas 
enroladas). Pode haver tecido desvitalizado e 
descolamento. 
2. Os locais mais comuns de desenvolvimento de lesão 
por pressão são temporal, occipital, orelhas, 
escápulas, processos espinhosos, ombros, cotovelos, 
sacro, c ccix, squeo, trocanteres, joelhos, maléolos, 
metatarsos, calc - neos e dedos. 
3. Cuidados nutricionais (energético, proteico, sais 
minerais e hidratação), bem como indicação do uso de 
almofada de redistribuição da pressão para pessoas de 
mobilidade reduzida sentadas numa cadeira, são 
algumasdas medidas de prevenção. 
4. O uso de colchões de ar de pressão alternada com 
células pequenas (di metro menor que 10 cm) e a 
aplicação de dispositivos em forma de anel argola e de 
aquecimento na pele como luvas, sacos de água 
quente e almofadas térmicas são altamente indicados. 
Assinale a alternativa que indica todas as 
afirmativas corretas. 
a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. 
b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. 
c) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. 
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. 
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. 
 
 
 
15) A enfermeira tem como uma de suas 
atribuições realizar orientações para o autocuidado 
do paciente, visando ao alcance de uma melhor 
qualidade de vida, especialmente no caso de 
pessoas com colostomias, pois ocorrem mudanças 
radicais na vida dessas pessoas. Nesse sentido, 
em relação à orientação sobre a limpeza de uma 
colostomia, deve-se ensinar ao paciente a 
(A) utilizar soro fisiológico a 0,9%, limpando o estoma, 
a fim de tirar o resíduo de fezes, colocando 
posteriormente o equipamento coletor. 
(B) utilizar água esterilizada para limpeza, usando luva 
e gaze estéreis e, posteriormente, aplicar o 
equipamento coletor. 
(C) lavar o local com água e sabão neutro, secar a 
colostomia e a pele periestoma, colocando, 
posteriormente, o equipamento coletor. 
(D) usar água morna e sabão neutro, aplicando, 
posteriormente, álcool a 70% na pele periestoma e, em 
seguida, aplicar o equipamento coletor. 
(E) usar soro fisiológico a 0,9% para limpeza do 
estoma, aplicar álcool a 70% na pele periestoma e, em 
seguida, colocar o equipamento coletor. 
 
16) A drenagem cirúrgica é uma técnica para 
remover coleções líquidas ou gasosas de uma 
cavidade serosa, ferida ou abscesso por meio de 
simples abertura ou através de colocação de dreno 
ou outro material que se assegura a saída dos 
fluidos através da pele ou mucosas. É considerada 
uma técnica invasiva e cruenta. Em relação às 
drenagens, é CORRETO afirmar que: 
a) a drenagem tem como finalidade apenas a 
prevenção de infecções pós-cirúrgicas. 
b) a drenagem também serve para diagnóstico quando 
se refere à medição de volume, ritmo de saída de 
líquidos e gases. 
c) as drenagens advêm das cirurgias com a finalidade 
apenas de drenagem de líquidos. 
d) não existe drenagem diagnóstica. Toda drenagem é 
preventiva. 
e) as drenagens são procedimentos apenas curativos e 
servem apenas para medição de volume de líquidos. 
17) A pele, o maior órgão do corpo humano, tem 
várias funções. Injúrias, desequilíbrios e lesões 
podem ser manifestadas e desenvolvidas neste 
órgão. Para tanto, exige fundamentação, 
conhecimento, habilidades e técnicas para um 
manejo clínico adequado destes eventos. A mácula, 
entidade comumente manifestada na pele, é 
identificada como: 
(A) uma pequena bolha elevada, com paredes finas, 
que contém líquido claro, seroso, purulento ou 
sanguinolento. 
(B) uma pequena mancha ou área com alteração da 
cor, plana, com a mesma textura da pele circundante. 
(C) uma bolha elevada, de paredes finas, com mais de 
0,5cm de diâmetro, que contém líquido claro e seroso. 
(D) uma lesão elevada, circunscrita, que contém pus ou 
linfa, varia de diâmetro e pode ser firme ou mole, 
branca ou amarela. 
(E) uma lesão pequena, elevada e sólida, com menos 
de 1 cm de diâmetro, com coloração da pele variando 
entre vermelha e púrpura. 
 
18) Com relação aos sinais e sintomas dos 
problemas de pele mais frequentes na atenção 
básica, relacione as colunas 1 e 2 abaixo: 
Coluna (1) Problemas de pele 
1. Escabiose 2. Micose 
3. Tungíase 4. Miiase Furunculoide 
Coluna (2) Sinais e sintomas 
( ) esões circulares e pruriginosas, com descamação 
de crescimento lento e bordas elevadas. 
( ) O prurido se manifesta intensamente principalmente 
no per odo da noite. 
( ) ápulas amareladas com ponto central preto. 
( ) A lesão é dolorosa e o paciente sente a sensação de 
“ferroada mordida”. Assinale a alternativa que indica 
a sequência correta, de cima para baixo. 
a) 1 • 2 • 4 • 3 b) 2 • 1 • 3 • 4 c) 2 • 1 • 4 • 3 
d) 4 • 1 • 3 • 2 e) 3 • 1 • 2 • 4 
 
19) Nos curativos complexos, muitas vezes é 
necessário realizar o desbridamento instrumental 
da ferida. Identifique abaixo as afirmativas 
verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao 
assunto. 
( ) O desbridamento instrumental é uma técnica estéril, 
mais rápida e barata. 
( ) Na técnica Slice, o tecido necr tico é pinçado na 
borda e dissecado em finas l minas, em um nico 
sentido, utili ando a l mina de bisturi. 
( ) a técnica Cover, a necrose é removida em forma 
de tampa, as bordas do tecido necr - tico são 
deslocadas, sendo poss vel visuali ar e retirar o tecido 
comprometido do ntegro. 
( ) O desbridamento instrumental é indicado em lceras 
f ngicas e neoplásicas. Assinale a alternativa que 
indica a sequência correta, de cima para baixo. 
a) V • V • V • F b) V • V • F • F c) V • F • V • F 
d) F • V • V • V e) F • F • V • V 
 
1) Um paciente adulto, ictérico, queixando-se de 
dor abdominal, à sua percussão abdominal, 
apresentou som maciço em todo flanco e 
hipocôndrio direitos. Essa percussão está: 
a) Normal, pois o fígado abrange totalmente essas 
regiões percutidas. 
b) Alterada, pois o baço localiza-se somente no 
hipocôndrio direito, levando à suspeita de aumento do 
órgão. 
c) Normal, pois nessas regiões citadas no enunciado 
encontram-se o baço e o rim direito. 
d) Alterada, pois mesmo que o fígado abranja essa 
localização, ele não deve preencher a área, e com isso 
suspeita-se de aumento do órgão, que se confirmará 
com a mensuração dele. 
 
2) Ao exame físico abdominal de um adulto, 
podemos suspeitar de uma esplenomegalia 
quando: 
a) O som timpânico é presente em hipocôndrio direito e 
baço palpável em flanco direito. 
b) O som timpânico é presente em todo abdome e o 
baço palpável em hipocôndrio direito. 
c) O som maciço é presente em flanco esquerdo 
juntamente com a palpação do baço na mesma área. 
d) O som maciço é presente em hipocôndrio esquerdo 
juntamente com a palpação possível do baço na 
mesma área. 
 
 
 
3) Sobre as orientações de enfermagem na 
prevenção de úlceras venosa e arterial, é correto 
afirmar que 
A) a altura dos membros inferiores tem pouca relação 
com o prognóstico. 
B) a pressão das meias de compressão pouco 
influencia o retorno venoso, desse modo elas atuam 
mais nas veias superficiais. 
C) os exercícios na panturrilha não representam 
grandes impactos na redução da pressão venosa, mas 
ajudam muito no débito cardíaco. 
D) as compressões nos membros inferiores contribuem 
para melhorar o retorno venoso, sendo mais precisas 
nos vasos profundos, o que evita formação de 
tromboembolismo. 
E) os cuidados com o surgimento de anidrose, ou seja, 
excesso ou aumento do suor, é de fundamental 
importância para evitar formação de úlceras arteriais. 
 
4) O Tromboembolismo Venoso (TEV) é uma 
doença grave que pode resultar em complicações 
graves como o tromboembolismo pulmonar, 
apresentando elevada taxa de mortalidade. 
Sabendo-se que pessoas com histórico de TEV 
apresentam risco de novos episódios, é importante 
que elas adotem medidas preventivas, as quais 
incluem 
(A) utilização de meias de compressão graduada e 
adoção de exercício para pernas. 
(B) utilização de meias de compressão graduada e 
restrição hídrica. 
(C) restrição de líquidos e utilização de dispositivos de 
compressão pneumática intermitente. 
(D) permanência em repouso absoluto no leito e 
utilização de dispositivos de compressão pneumática 
intermitente. 
(E) alternância de períodos sentado e deitado, evitando 
movimentos bruscos nos membros inferiores. 
 
5) Sobre as orientações de enfermagem na 
prevenção de úlceras venosa e arterial, é correto 
afirmar que 
A) a altura dos membros inferiores tem pouca relação 
com o prognóstico. 
B) a pressão dasmeias de compressão pouco 
influencia o retorno venoso, desse modo elas atuam 
mais nas veias superficiais. 
C) os exercícios na panturrilha não representam 
grandes impactos na redução da pressão venosa, mas 
ajudam muito no débito cardíaco. 
D) as compressões nos membros inferiores contribuem 
para melhorar o retorno venoso, sendo mais precisas 
nos vasos profundos, o que evita formação de 
tromboembolismo. 
E) os cuidados com o surgimento de anidrose, ou seja, 
excesso ou aumento do suor, é de fundamental 
importância para evitar formação de úlceras arteriais. 
 
6) Em nível ambulatorial, o médico angiologista 
prescreveu meias de compressão para um senhor 
atendido no consultório com objetivo prevenir 
síndrome pós-flebítica após ter diagnosticado 
embolia pulmonar no pós-operatório. Como 
protocolo da unidade, o enfermeiro é o responsável 
por orientar o paciente sobre o uso de meias. 
Acerca das orientações a serem passadas ao 
usuário pelo enfermeiro sobre o uso de meias, é 
correto afirmar que 
A) a pele deve estar sempre limpa e seca. 
B) o uso da meia dispensa a necessidade de elevação 
dos pés. 
C) a constatação de infecção na pele contraindica o 
uso de meias. 
D) o uso de solução hidratante é recomendado antes 
de colocar a meia. 
E) a troca da meia deve ser feita a cada seis meses, 
atentando para o desgaste natural que a torna menos 
eficiente. 
 
7) Considerada como um dos principais distúrbios 
das veias, a trombose venosa profunda, por sua 
gravidade, pode levar à embolia pulmonar e à 
síndrome pós-flebítica. A partir da análise dos 
componentes dos diagnósticos de enfermagem 
possíveis para essa doença, é correto afirmar que 
A) a dor e o fluxo sanguíneo têm relação diretamente 
proporcional. 
B) pode ocorrer edema unilateral do membro, cujo 
início é súbito. 
C) a terapia anticoagulante é possível, sendo realizada 
por via intramuscular. 
D) os pulsos palpáveis sofrem variações, sendo 
normais na obstrução arterial. 
E) a temperatura cutânea é fator diferencial para os 
dois tipos de obstrução, assim, constata-se fria na 
venosa e quente na arterial. 
 
8) Considerada como um dos principais distúrbios 
das veias, a trombose venosa profunda, por sua 
gravidade, pode levar à embolia pulmonar e à 
síndrome pós-flebítica. A partir da análise dos 
componentes dos diagnósticos de enfermagem 
possíveis para essa doença, é correto afirmar que 
A) a dor e o fluxo sanguíneo têm relação diretamente 
proporcional. 
B) pode ocorrer edema unilateral do membro, cujo 
início é súbito. 
C) a terapia anticoagulante é possível, sendo realizada 
por via intramuscular. 
D) os pulsos palpáveis sofrem variações, sendo 
normais na obstrução arterial. 
E) a temperatura cutânea é fator diferencial para os 
dois tipos de obstrução, assim, constata-se fria na 
venosa e quente na arterial. 
 
9) Embolia Pulmonar é a obstrução de uma ou mais 
artérias pulmonares por um ou mais trombos 
originados em algum local do sistema venoso ou 
no lado direito do coração. A formação de trombo 
pode resultar de, exceto: 
a) Estase venosa, podendo resultar de imobilização 
prolongada, sentada ou de pé. 
b) Úlceras tróficas. 
c) Lesão na parede do vaso. 
d) Hipercoagulabilidade do sangue. 
 
10) Durante a avaliação física, o enfermeiro 
observou presença de edema de membros 
inferiores. Ao realizar pressão digital sobre a pele, 
por pelo menos cinco segundos, percebeu que a 
 
 
depressão formada não se desfazia imediatamente 
após descompressão. Isso caracteriza o sinal de: 
A) Biot 
B) Wilderson 
C) Dobbhoff 
D) embólise 
E) cacifo 
 
11) Durante o exame físico, a enfermeira detectou 
sinal Murphy positivo em um paciente do sexo 
masculino com 68 anos de idade, o que revela 
suspeita de: 
A) prostatite B) pancreatite C) colecistite 
D) otite média E) gastrite aguda 
 
12) Considerando que a pressão venosa central 
(PVC) é muito utilizada na Unidade de Terapia 
Intensiva (UTI), leia as frases abaixo e a seguir 
assinale a alternativa correta. 
I. A PVC consiste na pressão de enchimento do lado 
esquerdo do coração, ou na pré-carga do ventrículo 
esquerdo, e reflete a pressão diastólica final do 
ventrículo esquerdo na ausência de lesão valvar 
tricúspide. 
II. A PVC deve ser mensurada nos casos de 
hipotensão sem resposta ao tratamento clínico, 
hipovolemia e necessidade de drogas inotrópicas. 
III. A PVC é um parâmetro que indica a função 
cardíaca esquerda na ausência de disfunção 
cardiopulmonar, o tônus vascular do paciente e sua 
resposta ao tratamento e o estado de hidratação. 
IV. A PVC é monitorizada continuamente por meio de 
um cateter venoso central inserido comumente pela 
veia subclávia, jugular interna ou jugular externa, que 
desemboca na veia cava superior, sendo conectado a 
um sistema transdutor de pressão. 
a) As frases I e III estão corretas 
b) As frases I, II, III e IV estão corretas 
c) As frases II e IV estão corretas 
d) As frases I e IV estão corretas 
e) Apenas a frase II está correta 
 
13) A Pressão Venosa Central (PVC) é um 
dispositivo invasivo utilizado na monitoração 
dinâmica do indivíduo na UTI. Sobre a pressão 
venosa central, assinale a alternativa correta. 
(A) O cateter é inserido na veia cava inferior. 
(B) Esse procedimento pode ser realizado pelo 
enfermeiro. 
(C) O cateter é inserido na aorta superior. 
(D) O cateter central é do tipo Swan-Ganz. 
(E) Os valores normais da PVC variam de 2 a 8 mmHg. 
 
14) De acordo com POTTER e PERRY, os sinais 
vitais são parte do banco de dados que o 
Enfermeiro coleta durante o histórico. As 
necessidades e o distúrbio do paciente determinam 
quando, onde e como os sinais vitais são 
mensurados. Em relação ao exposto anteriormente, 
analisar a sentença abaixo: O Enfermeiro que cuida 
do paciente é responsável pela avaliação dos sinais 
vitais (1ª parte). O Enfermeiro deve verificar os 
sinais vitais, interpretar seu significado e tomar as 
decisões relativas às prescrições (2ª parte). A 
sentença está: 
a) Totalmente incorreta. 
b) Correta somente em sua 1ª parte. 
c) Correta somente em sua 2ª parte. 
d) Totalmente correta. 
 
15) Considerando-se as medidas de prevenção de 
infecção de corrente sanguínea (IPCS), recomenda-
se: 
(A) avaliar rotineira e frequentemente as condições do 
paciente, sítio de inserção, integridade e troca do 
cateter a cada 24 horas, para pacientes geriátricos, 
neonatais e pediátricos. 
(B) substituir a aplicação do antisséptico por água e 
sabão em abundância, no preparo da pele para 
inserção de cateter periférico, em caso de sujidade 
visível no local da futura punção. 
(C) utilizar água estéril ou solução fisiológica a 0,9% 
para realização do lock dos cateteres periféricos. 
(D) não utilizar soluções em grandes volumes (como, 
por exemplo, bags e frascos de soro) como fonte para 
obter soluções para flushing. 
(E) utilizar cateter central de inserção periférica (PICC) 
como estratégia para reduzir o risco de IPCS em 
pacientes internados. 
 
16) As Infecções da Corrente Sanguínea (ICS) 
relacionadas a cateteres centrais (ICSRC) estão 
associadas a importantes desfechos desfavoráveis 
em saúde. Em nosso país, o estudo Brazilian 
SCOPE (Surveillance and Control of Pathogens of 
Epidemiological Importance) encontrou 40% de 
taxa de mortalidade entre pacientes com ICS. 
Sabendo-se ser uma infecção passível de 
prevenção, assinale a alternativa correta. 
A) Na infecção da corrente sanguínea relacionada a 
cateter central, a colonização extraluminal predomina 
durante todo o período da sua utilização, pois as 
bactérias presentes na pele alcançam a corrente 
sangu nea ap s terem formado “biofilmes” na face 
interna do dispositivo. 
B) Cateteres utilizados para a punção venosa central 
são considerados produtos pra saúde de 
reprocessamento proibido. Por essa razão, em casos 
de insucesso na primeira tentativa do procedimento, os 
cateteres só podem ser usados nas novas tentativas de 
punção se essas ocorrerem no mesmo paciente. 
C)É recomendado não realizar punção de cateter 
central em veia femoral de rotina, pois a inserção 
nesse sítio está associada a maior risco de 
desenvolvimento de infecção da corrente sanguínea 
relacionada a cateter central. 
D) O uso de cateteres centrais impregnados com 
minociclina/rifampicina ou clorexidina/ sulfadiazina de 
prata de segunda geração (CSII) é mandatório em 
pacientes adultos imunodeprimidos, internados em 
unidades de terapia intensiva. 
E) O preparo da pele do paciente para a inserção do 
cateter deve ser feito com solução alcóolica de 
gliconato de clorexidina > 0,2%, respeitando o tempo 
de aplicação da clorexidina de 10 segundos, com 
movimentos circulares, enxugando o excesso após o 
procedimento. 
 
17) As queixas otológicas s o uma das causas 
mais frequentes de busca de atendimento pelos 
serviços de atenç o primária a sa de. Analise as 
afirmativas abaixo em relação ao assunto. 
 
 
1. os casos de Cer men impactado, o uso do 
cotonete úmido é indicado para a sua remoção. 
2. Na Otite externa, o paciente deve ser orientado a 
evitar o uso de cotonetes e manter o local seco. 
3. O paciente com Otite média cr nica apresenta 
Otorreia supurativa, às vezes com mau cheiro, e pode 
ocorrer perda auditiva. 
4. a Otite média aguda, ocorre o rompimento do 
tímpano. 
Assinale a alternativa que indica todas as 
afirmativas corretas. 
A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. 
b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. 
c) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. 
d) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. 
e) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4 
 
18) A Avaliação dos Sinais Vitais (SSVV) é parte 
essencial no processo do exame físico. Os achados 
ajudam a identificar sistemas específicos que 
precisam de investigação mais completa. Acerca 
dos SSVV, é correto afirmar que: 
A) a via retal, para mensuração da temperatura, está 
contraindicada em crianças pequenas e adultos 
confusos ou inconscientes. Esse método pode ser 
usado em pessoas com cirurgia retal, diarreia, 
abcessos ou neutropênicas. 
B) a bradicardia é a frequência cardíaca de < 85 
bat/min. Medicamentos como betabloqueadores e 
digitálicos aumentam a frequência cardíaca. 
C) baixos níveis de O2 arterial fornecem estímulos que 
permitem que um paciente respire; a administração de 
concentrações elevadas de oxigênio será fatal para 
pacientes com doença pulmonar crônica. 
D) a respiração de Kussmaul é anormalmente 
superficial; para dois ou três movimentos respiratórios 
segue um período irregular de apneia. 
E) o volume de sangue contido no sistema arterial 
interfere de maneira direta e significativa nos níveis de 
pressão sistólica e diastólica. Ao reduzir a volemia, 
observa-se uma elevação significativa da pressão 
arterial. 
 
19) Como indicadores do estado de saúde, os 
sinais vitais (SSVV) indicam a eficiência das 
funções circulatória, respiratória, neural e 
endócrina do corpo. Sobre os SSVV, analise as 
afirmativas a seguir. 
1) Os SSVV devem ser medidos antes, durante e após 
uma transfusão de derivados de sangue. 
2) A regulação da temperatura é instável até a criança 
alcançar a puberdade. Um idoso apresenta uma 
variação mais larga das temperaturas corporais do que 
uma pessoa adulta mais jovem. 
3) Temperatura corpórea em risco de desequilíbrio, 
hipertermia, hipotermia e termorregulação ineficaz são 
diagnósticos de enfermagem para pacientes com 
alterações da temperatura corpórea. 
4) Os corticosteroides reduzem a produção de calor por 
interferir no sistema imunológico e mascaram sinais de 
infecção. Eles não são utilizados no tratamento da 
febre, entretanto, podem suprimir a febre em resposta 
a um pirógeno. Estão corretas, apenas: 
A) 1 e 2. B) 2, 3, e 4. C) 1 e 4. D) 1, 3 e 4. E) 2 e 3. 
 
20) A temperatura corporal é regulada pelo 
hipotálamo e representa a diferença entre a 
quantidade de calor produzido pelos processos 
corporais e a perdida para o ambiente externo. A 
respeito do assunto, considere as seguintes 
afirmativas: 
1. A febre é um mecanismo de defesa e durante seu 
curso é estimulada a produção de leucócitos. 
2. A temperatura medida na membrana timpânica 
corresponde à temperatura corporal central. 
3. A termoplegia decorre da exposição prolongada ao 
sol ou a ambiente de alta temperatura. 
4. A diaforese é um mecanismo fisiológico de perda de 
calor. Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. 
b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
 
21) Os sinais vitais são um modo eficiente e rápido 
de monitorar a condição do paciente ou de 
identificar problemas e avaliar a resposta do 
paciente a uma intervenção. Sobre a semiologia 
dos sinais vitais é correto o que se afirma em: 
(A) Na bradipneia os movimentos respiratórios estão 
acelerados. 
(B) O parâmetro mínimo de normalidade do pulso 
arterial é de 50 e o máximo de 80 batimentos por 
minuto. 
(C) Os sinais vitais são indicadores do estado de saúde 
do indivíduo. 
(D) Uma única aferição dos sinais vitais é o suficiente 
para estabelecer uma condição de patologia. 
 
22) O enfermeiro recebeu no seu plantão um 
paciente que sofreu colisão automobilística. O 
paciente estava consciente, porém um pouco 
confuso, e seus sinais vitais eram de: Frequência 
Respiratória: 26 incursões respiratórias por minuto, 
Frequência Cardíaca: 100 batimentos por minuto e 
Pressão Arterial: 120x70 mmHg. Considerando 
esse contexto, é correto afirmar: 
(A) O paciente se apresentava, taquipneico, 
normocárdico e normotenso. 
(B) O paciente se apresentava bradipneico, 
taquicárdico e hipertenso. 
(C) O paciente se apresentava apneico, bradicárdico e 
hipotenso. 
(D) O paciente se apresentava taquipneico, 
normocárdico e hipertenso. 
 
23) Na anamnese de paciente tabagista, é 
importante definir o grau de dependência com 
vistas à melhor abordagem dessa doença. 
Corresponde à escala utilizada para avaliar o grau 
de dependência de tabaco: 
a) Prochaska e DiClemente. 
b) Fagerström. 
c) Glasgow. 
d) Epworth. 
E) Oucher. 
 
24) Ao realizar o exame físico em um homem de 45 
anos, com história de obesidade familiar, 
hipertensão e sedentarismo, o enfermeiro calcula o 
 
 
Índice de Massa Corporal (IMC), que resulta em 28 
kg/m2. Com base no IMC, a condição clínica desse 
paciente em relação ao seu peso é de: 
a) eutrófico. b) sobrepeso. c) obesidade grau I. 
d) obesidade grau II. e) obesidade mórbida. 
 
25) De acordo com BOWDEN, em relação às 
situações inesperadas durante a intubação com 
tubo endotraqueal, marcar C para as afirmativas 
Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a 
alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
(---) Se, durante a intubação, percebe-se que o 
abdome está distendido e timpânico à percussão, 
deve-se completar a intubação e passar uma sonda 
nasogástrica para descompressão do ar gástrico. 
(---) Se, durante a intubação, a criança se torna 
bradicárdica e cianótica, completar o procedimento e 
rapidamente fazer uma ventilação com ambu-máscara 
conectado ao tubo endotraqueal, o que pode melhorar 
as condições mencionadas anteriormente. 
(---) Se, durante a intubação, a criança vomita, remover 
o laringoscópio e girar a cabeça da criança para o lado. 
Aspirar o conteúdo gástrico e descomprimir o 
estômago passando um cateter de aspiração. Fazer 
ventilação com ambu-máscara com válvula até que a 
situação seja estabilizada. 
a) C - C - E. b) C - C - C. c) C - E - E. d) E - C - E. 
 
26) De acordo com SMELTZER e BARE, em relação 
à anatomia e a fisiologia do sistema reprodutor 
masculino, marcar C para as afirmativas Certas, E 
para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que 
apresenta a sequência CORRETA: 
(---) A próstata situa-se exatamente abaixo do colo da 
bexiga. 
(---) O pênis possui uma função única para micção. 
(---) Otermo fimose refere-se à condição em que o 
prepúcio está contraído, de modo que não pode ser 
retraído sobre a glande, ocorrendo apenas de forma 
congênita. 
(---) A disfunção erétil é a incapacidade de conseguir 
ou manter uma ereção suficiente para efetuar a relação 
sexual, possuindo apenas causas psicogênicas. 
a) C - E - C - C. b) E - C - E - E. 
c) C - E - E - E. d) E - C - C - C. 
 
27) A Resolução RDC nº 45, de 12 de março de 
2013, dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas 
Práticas de Utilização das Soluções Parenterais 
(SP) em serviços de saúde. Considerando-se essa 
resolução, analise as responsabilidades abaixo e 
identifique as que competem ao/à enfermeiro(a) 
para as SP: 
I- Administração das SP e prescrição dos cuidados de 
enfermagem em âmbito hospitalar, ambulatorial e 
domiciliar. 
II- Participar e promover atividades de treinamento 
operacional e de educação continuada, garantindo a 
atualização da equipe de enfermagem. 
III- É responsabilidade do(a) enfermeiro(a) estabelecer 
o acesso venoso periférico, incluindo o Cateter Central 
de Inserção Periférica (PICC). 
IV- O(a) enfermeiro(a) deve, no processo de 
distribuição e dispensação, registrar cada medicamento 
de forma a garantir sua rastreabilidade. 
V- O(a) enfermeiro(a) é responsável pelo 
armazenamento das SP. Assinale a alternativa 
correta: 
(A) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. 
(B) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
(C) Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas. 
(D) Apenas as afirmativas II e V estão corretas. 
(E) Todas as afirmativas estão corretas. 
 
28) O hipotireoidismo (H) é a diminuição da 
produção do hormônio da tiroide e é amplamente 
reconhecido por seus efeitos sobre os diferentes 
sistemas orgânicos, levando ao hipometabolismo. 
Acerca dessa patologia, é correto afirmar: 
A) a diminuição da produção do hormônio da tiroide 
provoca diminuição nos níveis de TSH. 
B) a diminuição do hormônio liberador de tirotropina 
(TRH) não interfere na diminuição da secreção de 
hormônios tiroidianos. 
C) o hipotireoidismo é um distúrbio que pode ocorrer 
em todas as idades, entretanto é raro em crianças com 
menos de 10 anos e atinge prevalência máxima na 
faixa etária após os 40 anos. 
D) a causa mais frequente do hipotireoidismo em 
adultos é a tiroidite autoimune crônica (tiroidite de 
Hashimoto). 
E) o hipotireoidismo é uma patologia que tem maior 
prevalência entre os homens e pode estar associada, 
mesmo na sua forma leve, a níveis elevados de 
colesterol sérico. 
29) A cirrose é uma condição crônica degenerativa, 
caracterizada pela substituição do tecido hepático 
funcional por fibrose. A doença é responsável por 
altas taxas de morbidade, mortalidade, 
hospitalizações consecutivas, absenteísmo no 
trabalho e maiores gastos sociais. A cirrose 
hepática é um problema de saúde pública e é a 
segunda causa de morte entre as doenças 
gastrointestinais. Com o avanço da doença, os 
pacientes podem enfrentar complicações 
associadas, tais como: 
A) icterícia. B) rubor. C) nutrição calórica. 
D) hiperglicemia. E) perda da visão. 
 
30) Ao atender um paciente com suspeita de 
meningite, uma das ações do enfermeiro foi colocá-
lo em posição dorsal, com os membros inferiores 
estendidos, e fazer a flexão da cabeça, observando 
se ele manteria os membros inferiores relaxados ou 
se ocorreria a flexão involuntária da perna. Esse 
teste é denominado prova ou sinal de: 
(A) Kernig; 
(B) Romberg; 
(C) Lasègue; 
(D) Lewinson; 
(E) Brudzinski. 
 
31) O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma 
doença autoimune sistêmica, de caráter crônico. 
Sobre as características dessa doença e 
assistência de enfermagem aponte o item correto: 
A. O ensino do autocuidado ao paciente portador de 
LES é essencial por promover maior independência ao 
indivíduo no momento de lidar com alterações 
relacionadas ao problema, regime terapêutico e 
reações adversas dos medicamentos. 
 
 
B. O LES tem etiologia desconhecida e acomete 
especialmente homens adultos; suas principais 
manifestações ocorrem sob a forma de dores 
articulares e febre e por não apresentar períodos de 
remissão, leva o paciente a internações frequentes. 
C. A enfermagem pode orientar o paciente com LES 
sobre aspectos relacionados à doença, porém o foco 
deve ser o cuidado com as lesões cutâneas, visto que 
são precursoras de câncer. 
D. O paciente deve ser orientado para o consumo de 
vitaminas e redução da ingesta proteica, sob o risco de 
provocar problemas renais. 
32) A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nasceu por 
causa da necessidade de se oferecer suporte 
avançado de vida a pacientes agudamente doentes, 
com instabilidade clínica ou potencial de gravidade. 
É um campo que exige do enfermeiro bastante 
conhecimento técnico e científico, para que possa 
lidar com as necessidades de cada paciente e com 
o suporte tecnológico. Sobre o assunto, assinale o 
item correto: 
A. O cateter de Swan-Ganz é introduzido através de 
uma artéria central de grosso calibre, a fim de chegar 
às estruturas cardíacas, onde informará, com precisão, 
o valor da pressão venosa central; o enfermeiro é 
responsável por essa medida. 
B. O oxímetro de pulso mede diretamente a quantidade 
de oxigênio no sangue e conectado a um monitor que 
exibe a porcentagem de hemoglobina arterial na 
configuração de oxiemoglobina. 
C. Em relação aos eventos do eletrocardiograma, a 
onda T auricular é o intervalo entre o início da onda P e 
o complexo QRS e é um indicativo da velocidade de 
condução entre os átrios. 
D. O respirador ou ventilador mecânico tem a função 
de bombear ar aos pulmões e substituir esses na 
hematose, sendo um suporte mecânico à bomba 
ventilatória fisiológica. 
 
33) Os cuidados de enfermagem na instalação e 
administração de hemocomponentes 
compreendem entre outras ações: 
(A) conservar os componentes eritrocitários à 
temperatura ambiente, por no máximo 50 minutos 
antes da transfusão. 
(B) permanecer ao lado do paciente durante os 
primeiros 5 minutos da transfusão. 
(C) conferir os dados de identificação do paciente na 
pulseira, na prescrição médica e no rótulo do 
hemocomponente antes da instalação, e se possível, 
preferencialmente em dois profissionais, sendo um 
enfermeiro e outro profissional de saúde. 
(D) desprezar a bolsa de sangue na caixa de materiais 
perfurocortantes. 
(E) manter a infusão por no máximo 06 horas. 
 
34) A transfusão de sangue e hemoderivados é um 
evento irreversível que acarreta benefícios e riscos 
potenciais ao receptor. Apesar da indicação precisa 
e da administração correta, reações às transfusões 
podem ocorrer. É reação transfusional imediata: 
(A) reação febril não hemolítica. 
(B) reação enxerto versus hospedeiro. 
(C) aloimunização eritrocitária. 
(D) hemossiderose. 
 
35) Na etapa pré-transfusional, é realizada a coleta 
de amostras para exames, utilizando-se dois tubos, 
um deles com EDTA, para a tipagem sanguínea e 
outro, sem anticoagulante, para os testes pré-
transfusionais. Este é um momento crítico em que 
a ocorrência de erros pode comprometer todo o 
processo transfusional e provocar sérios danos ao 
receptor. Sobre os testes pré-transfusionais, 
escreva V para verdadeiro e F para falso sobre o 
que se afirma nos itens abaixo e assinale a 
alternativa correta que preenche corretamente os 
parênteses de cima para baixo. 
( ) Os tubos devem ser identificados imediatamente 
após a coleta das amostras, ainda ao lado do paciente, 
com etiquetas manuscritas ou impressas, 
preferencialmente com código de barras, quando 
houver tecnologia disponível. Essas etiquetas devem 
conter pelo menos dois dados diferentes de 
identificação (ex.: nome completo e registro), ser 
legíveis, sem abreviaturas e resistentes à umidade, 
uma vez que as amostras poderão ficar conservadas 
em geladeira. Nas etiquetas ainda devem constar a 
data, a hora da coleta (as amostras têm validade de 48 
horas) e a identificaçãode quem as coletou. 
( ) Para se realizar a coleta, devem ser utilizados 
equipamentos de proteção individual (EPI) – avental, 
luvas e protetor facial que devem ser descartados, 
respeitando-se as normas de biossegurança. 
( ) Os hemocomponentes só devem ser transfundidos 
após a conclusão desses testes pré-transfusionais. 
Contudo, existem situações em que o tempo 
necessário para isso pode colocar em risco a vida do 
paciente. Nessas situações, permite-se a liberação do 
hemocomponente para transfusão com a autorização 
do médico antes da conclusão do teste. 
( ) As amostras devem ser encaminhadas ao 
laboratório acondicionadas em suporte que possibilite a 
visualização dos tubos e estar devidamente 
identificadas com o símbolo de risco biológico. 
(A) F, F, V, V. (B) V, F, F, V. C) F, V, V, F. (D) F, F, V, F. 
 
36) Foi prescrito crioprecipitado para um paciente 
internado com quadro de coagulação intravascular 
disseminada (CID). Ele chegou à unidade em que 
você está atuando como enfermeiro às 16 horas, 
tendo sido descongelado o material às 15 horas. 
Sobre essa prática, assinale a alternativa correta. 
(A) Além da utilização nos casos de CID, o 
crioprecipitado pode ser prescrito em outras condições 
como hipofibrinogemia congênita e deficiência de fator 
V, quando não se dispuser do concentrado de 
fibrinogênio industrial. 
(B) O crioprecipitado pode ser instalado até as 15 
horas do dia seguinte. 
(C) O período de infusão no paciente com CID deve ser 
rápido, em aproximadamente 15 minutos. 
(D) Como não possui muitas partículas de proteínas 
plasmáticas, utiliza-se equipo normal, desde que não 
seja de microgotas.

Mais conteúdos dessa disciplina