Buscar

Peroxissomos e Mitocôndrias: Funções e Transporte de Proteínas

Prévia do material em texto

Áudio : Peroxissomos e Mitocôndrias (1)
Resumo da última aula
Citosol- RE ( transporte co-traducional ou translocação co-traducional).A partir do Re tem-se transporte vesicular.RE-GOLGI, GOLGI-RE.
Do CG – endossomo tardio, lisossomos, vesículas secretórias, meio exterior da célula.
Via de retorno( endocítica)- fagocitose, pinocitose, endocitose mediada por receptor que vai levar as biomoléculas, proteínas para o endossomo tardio que vai se maturar em lisossomo.
A maior parte das proteínas da célula são inicialmente traduzidas no citoplasma da célula através do RNA mensageiro.Conforme essa proteína vai se traduzindo, sinais(sequência-sinal) que interessam ela vão ser direcionados para possíveis organelas, para diversas regiões da célula.
Endereçamento de proteínas do citosol para o RE que leva a formação do polirribossomo dessa membrana .A translocação co-traducional dessa proteína para o retículo entrando na via biossintética secretória de proteínas.
Início da aula:
O transporte de proteínas do citosol para o peroxissomo depende de uma sequência-sinal, semelhante ao do RE.A proteína começa a ser traduzida no citoplasma e depois essa proteína é translocada para o peroxissomo.
Ele é uma organela, possui uma membrana lipídica circundando-o.Dupla camada de fosfolipídios que circunda-o.Interior dele há uma grande concentração de proteínas que forma um cerne cristalóide( presente em algumas células, cristal com alta concentração de enzimas).Proteína em muita quantidade pode cristalizar.Todas as células eucarióticas possuem o peroxissmo,ele é eletrondenso(desvia bastante elétron),membrana simples.
Função do Peroxissomo: detoxificação da célula. Através de uma reação de peroxidação (adição de um hidrogênio nessa molécula), ele consegue impedir a função, a toxidade das moléculas. Ele consegue eliminar a função tóxica do etanol, fenol, ácido fórmico e formaldeído.Esses compostos deixam de ter uma função bioquímica lesiva ao organismo.Além disso, ele faz B-oxidação, consegue produzir de Acetil Co-A pela oxidação de ácidos graxos.Ele quebra os fosfolipídios em metil para a produção de Acetil Co-A, isso depois é utilizado para a produção de ATP.
Os peroxissomos possuem muitas proteínas, enzimas no seu interior que são Oxidases( removem átomos de H+ de substratos orgânicos em reações oxidativas produzindo peróxido de hidrogênio, água oxigenada).
RH2 + O2 ------- R + H202.
O peróxido de hidrogênio é utilizado para esterilizar, combater bactérias que estão infectando as células e também para oxidar substratos tóxicos(inativando-os).
Quando as substâncias entram no peroxissomo, há muito peróxido de hidrogênio.Então elas são oxidadas. 
Oxida substratos tóxicos: inativação( detoxificação), muda a estrutura química das moléculas e produz água.
H2O2 + RH2------ R + 2H2O
O que sobra de H2O2, é convertido em H2O para não ficar muito tóxico a célula.
2 H2O2---- H2O + 02
Portanto, é uma organela que consome oxigênio, assim como a mitocôndria.Utiliza o ar para oxidar outras moléculas.(1)
Transporte de Proteínas para o Peroxissomo( 16:12)
Todas as proteínas do peroxissomo são importadas diretamente do citoplasma através de uma sequência sinal.Proteínas com sequência sinal para o peroxissomo vão para o peroxissomo.
A sequência sinal em importação para o peroxissomo está no final da proteína em uma região chamada C-terminal( serina, lisina e leucina), codificam ela ir para o peroxissomo.
A origem do peroxissomo é formado a partir do RE, ele sofre uma formação de uma vesícula que possui 1 proteína principal que catalisa a importação das proteínas peroxissomais( possui uma proteína de transporte proteico).Essa proteína reconhece a sequência serina, lisina e leucina, e importa para dentro do peroxissomo.As proteínas transportadoras se ligam as proteínas de sequência sinal e importam para dentro do peroxissomo, então ele vai aumentando,vai recebendo outras vesículas e vai se dividir quando estiver grande o suficiente.(2)

Continue navegando

Outros materiais