Buscar

portfolio 2 semestre completo

Prévia do material em texto

10
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social
ana maria ferreira
ana jéssica mariá de santana
claudinete farias da silva
dalila da silva sande
itamires maria da silva
thaís barbosa da silva cavalcanti
um mal chamado desigualdade
Carpina
2016
ANA MARIA FERREIRA
ANA JÉSSICA MARIÁ DE SANTANA
CLAUDINETE FARIAS DA SILVA
DALILA DA SILVA SANDE
ITAMIRES MARIA DA SILVA
THAÍS BARBOSA DA SILVA CAVALCANTI
um mal chamado desigualdade
Trabalho de 
Serviço Social
 apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bime
stral nas disciplinas de Fundamentos Históricos, Teóricos e metodológicos do Serviço Social I, Filosofia, Ciência Política e 
Sociologia.
Orientador: Prof.ª : Rosane Belieiro Malvezzi, José Adir Lins Machado, Mariana de Oliveira Lopes e Sérgio de Góes Barbosa
 
Carpina
2016
SUMÁRIO
1INTRODUÇAO .........................................................................................................3
2DESENVOLVIMENTO	4
3CONCLUSÃO........................................................................................................... 9 
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
INTRODUÇÃO
No presente trabalho falaremos um pouco sobre a real situação que se encontra o país, no que diz respeito à desigualdade de renda. Fato este que já é foco de muitas discursões. Embora o pais seja tão rico de recursos, esses recursos apenas uma pequena parte da população tem acesso. E isso não é realidade apenas brasileira. Existem países que também possuem um território de riqueza considerável ,mas que seu povo não tem oportunidade de usufruir. Temos o exemplo de alguns países africanos. Onde grande parte da população tem seus direitos interrompidos por má distribuição da renda. Abordaremos o porquê de uns terem tanto e outros tão pouco, o Brasil é um pais desigual, mas em contrapartida é acumulador de riquezas, sendo essas mal distribuídas na população, fruto de injustiças sociais, que afetam diretamente a sociedade, deixando-a sem mínimas condições ou dignidade.
Atentando também para a sustentabilidade ressaltaremos a importância que o desenvolvimento sustentável apresenta na sociedade como um todo. Desenvolvimento este que é a capacidade dos seres humanos interagir com o mundo e também de preservar o meio em que vive, procurando não comprometer a natureza que vai servir para as gerações que virão. Mostraremos como esse termo que já é tão recorrente nos dias atuais influi de maneira positiva no cotidiano do planeta. Sabe-se que é preciso respeitar a natureza e também o ser humano, já que ele próprio faz parte do meio ambiente. Preservar os recursos naturais é dever de todos. Pois a natureza assim como o homem é finita. Enfim daremos foco no que diz respeito ao homem e de como ele manuseia os recursos a ele oferecidos.
desenvolvimento
Entende-se por desigualdade social o fato de uns terem mais condições do que outros. Apenas uma pequena parte da população é que detém todo o poder e riqueza, enquanto a maioria sofre com inúmeros problemas relativos à saúde, educação, emprego, dentre outros. Nossa desigualdade está intimamente ligada ao poder, poder este que já foi determinando desde o inicio dos tempos. O que se pode dizer como já conhecemos a lei do mais forte. Já vimos que o homem primitivo teve sempre seu lugar em evidencia, por ter sido conquistado muitas vezes pela força e inteligência. Era por meio de lutas e habilidades que eles possuíam que se estabeleciam as lideranças sobre os demais. Eles faziam uso mais direcionado de suas aptidões. Com isso geravam assim as primeiras formas de desigualdades sociais que conhecemos hoje. Uns tinham as melhores partes na caça, melhores companheiras sexuais, habitações mais bem feitas e aconchegantes, enquanto outros eram predestinados a morrer de fome ou nas próprias batalhas que enfrentavam com os semelhantes que eram dotados de mais inteligência e força.
O aspecto relevante e simples para se estabelecer a diferença, e logo a desigualdade entre homens são basicamente físico e social. Ao longo do século, com a evolução da humanidade, essas relações de desigualdade sociais também apresentaram um aumento em reflexo de como se davam tais mudanças. Com o advento das relações comerciais os diversos tipos de desigualdade, foram se tornando mais e mais complexos, ao passo que crescem demasiadamente, principalmente com a consolidação do capitalismo, com a colaboração e a expansão da industrialização. A antiga sociedade medieval estava então sendo transformada, inclusive, nos tipos de desigualdade que antes se davam apenas na relação de poderio entre senhores e vassalos, monarquia e plebe. Com a revolução industrial e a crescente relação comercial estabelecida em todo o mundo, passa a se ter isso em todo o contexto social e em esferas mais especificas das camadas sociais, como patrão e empregado, por exemplo.
Praticamente toda sociedade sofre com desigualdades sociais, é um problema existente em todos os lugares, cidades, estados, países. Entretanto há lugares em que os problemas ficam mais aparentes, como por exemplo, nos países africanos, que tem recursos, mas estão entre os mais desiguais do mundo. Dentre as causas da aparição de desigualdades, podem-se destacar alguns pontos:
Má distribuição de renda- Toda a riqueza e bens do país ficam retidos nas mãos de uma pequena parcela da população, deixando a grande massa a mercê desta minoria.
Má administração de recursos- Todos os recursos destinados a grande maioria pobre e sem condições é muito mal administrada pelos gestores. Pessoas incapacitadas para exercer tal função ou que usam estes recursos de forma indevida, para outros fins que não a administração publica.
Lógica do mercado capitalista- Muitas vezes os empregados são mal remunerados pelo trabalho que exercem. Recebem muito abaixo do que o valor devido pela execução da tarefa desempenhada.
Falta de investimento em áreas sociais- Sabe-se que a camadas mais pobres da sociedade são as que mais necessitam de programas voltados para o bem estar. A falta de incentivo pra a criação de programas sociais é o que inúmeras vezes contribui com o aumento da desigualdade, criminalidade, etc. Muitas oportunidades são deixadas de lado apenas para atender os interesses de uma parte da população.
Falta de oportunidade de emprego- O desemprego continua crescendo a cada dia, a falta de qualificação (o que já é uma ramificação da falta de investimento na área social que é tão necessária) atrapalha e muito o desejo de quem procura um trabalho.
Corrupção-Quando ocorre corrupção milhares de oportunidades são perdidas, e isso nunca ficou tão evidente como estamos vendo no mundo de hoje. A falta de honestidade dos governantes e também de quem o auxilia é o que ascende ainda mais a desigualdade econômica.
PAÍS RICO X POVO POBRE (uma conta que não fecha)
 O Brasil é uma prova que podemos sim dizer que existe nação rica e o povo pobre. Apesar de ele ter crescido economicamente nos últimos anos, ainda tenta mudar essa visão, mas sem sucesso. Nosso Brasil é um puro exemplo de que isto realmente é possível. Embora ainda tenha que conviver com a triste realidade de ver uma população muito pobre, até miserável. Tem recursos pra todos, mas nem todos tem acesso. O Brasil possui inúmeras riquezas naturais, porém são mal distribuídas. É um país maravilhoso, sua cultura é diversificada, além de ter um rico folclore. Contudo, por mais esforços que tenham feito os governantes, o povo em sua grande maioria ainda é pobre e há ao menos 17 milhões de analfabetos. A divisão de bens acumulados no país é muito desigual. As pessoas são privadas do acesso a uma boa educação, de ter moradia digna e também de ter os direitos humanos garantidos.Outro exemplo q podemos citar são os países africanos, que se tornam referência neste contexto de desigualdade. O continente africano vê a sua população na grande maioria, a milhares de anos, vivendo numa total miséria social, tendo que viver em muitos casos com menos de 1 dólar por dia. (Embora seja um continente rico na extração de minérios). Esse é o resultado do crescimento exagerado, da busca pelo poder de muitos governantes, que não estão preocupados com as consequências negativas que afetam a população em geral. A procura do crescimento desenfreado gera problemas não só à população como um todo, mas também gera inúmeros problemas ao meio ambiente, a exploração de recursos naturais (sem limites) produz uma má qualidade de vida aos habitantes e ao próprio planeta, que já vem demonstrando há muitos anos os efeitos destruidores da ação do homem.
Meio ambiente sustentável.
 A sustentabilidade representa uma nova forma de pensar o desenvolvimento e as relações da economia e das desigualdades com o meio ambiente. No decorrer do tempo, a impressão que se tem é que nem todos os moradores da erra tem a noção de que sua existência depende da conservação dos recursos naturais existentes. O desenvolvimento econômico e social, impulsionado pelo surgimento das indústrias e a descoberta de novas tecnologias permitiu que as pessoas conquistassem mais conforto e qualidade de vida. Foram criados equipamentos que facilitam as atividades diárias, o consumo cresceu e população foi se multiplicando. Mas as consequências de todos esses avanços impactaram de forma negativa na natureza. A perspectiva pra os próximos anos é que os números continuem crescendo. De acordo com a divisão de população da ONU, até 2050, o planeta deve ter mais Dois bilhões de moradores. Para que a terra seja capaz de suportar tamanho crescimento é preciso que alguns padrões sejam alterados. Mudanças como: reciclagem e aproveitamento de lixo, redução de desperdício dos recursos naturais, como também preservação de áreas verdes. O grande desafio na verdade é continuar a crescer, mas sem agredir o meio ambiente. Para que isso ocorra, será necessária a adoção de praticas sustentáveis inovações tecnológicas responsáveis, que somem esforços para a preservação. O modo de vida que se tem, provoca uma crise civilizacional e também ecológica, causando uma serie de abalos: poluição, o desmatamento, aquecimento global, etc. Mudar esse conceito já formado implica em apostar na sustentabilidade. Mas afinal o que é SUSTENTABILIDADE? Como já dito, esse termo significa um conceito relacionado como a continuidade de aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Esse processo de desenvolvimento incorpora questões relativas à geração e distribuição de riquezas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população evitando o uso abusivo dos recursos naturais. Para aplicar o conceito de sustentabilidade no dia a dia, é preciso elaborar estratégias que visem ao crescimento e a igualdade entre os países, aliando a conservação da natureza, desenvolvimento social, e soluções economicamente viáveis que potencializam o consumo de recursos naturais com responsabilidade e sem desperdício. Evitar a poluição e conservar os habitats naturais são algumas ações praticas que podem ser realizadas por qualquer pessoa. Além disso, uma comunidade sustentável deve criar mecanismos que ampliem o acesso ao emprego, à alimentação de qualidade, educação, energia, serviços de saúde, água, saneamento entre outros. Se cada cidadão estiver disposto a colaborar e cumprir com o seu papel, será possível reverter este quadro, ate porque se o homem não tiver com o ambiente, todo o cuidado que ele precisa, ele não vai ter onde expor suas criações nem onde mostrar seu poder. Pois assim como o homem a natureza é finita. E disso não podemos esquecer.
 A hegemonia dos estados unidos e a historia das coisas
 Vivemos numa sociedade cada vez mais preocupada com o crescimento desenfreado. Nossa economia é movida pela politica capitalista e consumista .onde o desejo de comprar é sem limites. e quem sofre com isso é a natureza. Isso fica claro no vídeo. Vemos que tudo que é falado é pra alertar sobre como ocorre o sistema de produção atual (desde a extração ate o seu descarte), os produtos que são desenvolvidos, têm sua vida útil muito curta. São feitos realmente pra durarem menos, fazendo o consumidor compra mais e mais. Essa forma de produzir causa inúmeros problemas ambientais, pois todo o material tóxico, que é usado na produção agride e muito o planeta. Quem poderia fazer algo pra sanar alguns problemas, não este interessado. É de também responsabilidade de o governo criar meios sustentáveis, mas ele se preocupa apenas em lucrar ainda mais com os bens que são vendidos. E com isso ficam cada vez mais ricos. Com relação ao texto, vê-se a soberania que os estados unidos tem sobre a América latina, utilizam-se da teoria do imperialismo (pratica pela qual nações ricas, com poder elevado, ampliam e controlam a influencia sobre nações que são mais pobres),que se utiliza como centro de poder e tomada de decisão. Enquanto em algumas camadas da sociedade ocorrem a melhora de indicadores econômicos, os indicadores sociais são rebaixados com grande rapidez. É ai onde se instala a desigualdade social. Na América latina somente 15% a 20% da população tem acesso a uma padrão de vida de primeiro mundo. Isso porque vários países inclusive alguns ate desenvolvidos, dependem dos Estados Unidos em termos de comercio exterior. Eles são responsáveis por cerca de 25% de toda produção de bens e geração de serviço do mundo. E na condição de maior potencia mundial têm uma posição pra ganhar mais do que qualquer outro Pais, tendo acessos irrestritos à extração de matérias primas vitais presentes em outros países. Entre outras palavras os Estados Unidos vem tomando medidas que independente das posições e necessidades de outros países visa atender a seus interesses e manter sua supremacia.
,...
CONCLUSÃO
Pela observação dos aspectos apresentados, pôde-se concluir que a desigualdade é um fato aparente em praticamente todas as sociedades, também um dos problemas sociais mais urgentes que temos de encarar. É necessária a conscientização das pessoas pra se fazer um lugar mais justo pra todos, embora saibamos que o país ainda é carente de uma educação adequada e desenvolvimento humano. Há países que por mais riqueza que obtenham seu povo ainda sofre com a má distribuição. Com Todos conscientes de seus direitos e deveres, é possível ir adiante ao que diz respeito a desenvolvimento, porque para existir a mudança é preciso o agir. Assim poderemos deixar um mundo melhor às gerações futuras.
 REFERÊNCIAS
TODA MATÉRIA. Disponível em: <http://todamateria.com.br> acesso em 13 de outubro de 2016.
DESIGUALDADE SOCIAL. INFO. CONTEXTO HISTÓRICO. Disponível em<desigualdade-social.info/contexto-histórico.html>acesso em 18 de outubro de 2016.
D´CÂMARA, Olavo. Brasil: País Rico, Povo Pobre. Universo Jurídico, Juiz de Fora, ano XI, 23 de mar. de 2009. Disponível em:< http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/6140/brasil_pais_rico_povo_pobre>.Acesso em: 23 de out. de 2016.
DESAFIO: DESENVOLVER SEM AGREDIR O MEIO AMBIENTE. Disponível emhttp://www.ibahia.com/detalhe/noticia/desafio-desenvolver-sem-agredir-o-meio-ambiente. Acesso em 13 de outubro de 2016.
ECOLOGIA URBANA. SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE SUSTENTAVEL. Disponível em http://www.ecologiaurbana.com.br. Acesso em 12 de outubro de 2016.
FREE RANGE STUDIOS. The history of stuff. Versão Brasileira Permacultura, 2005. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw>.
RAMPINELLI, Waldir José. Resenha critica de “Hegemonia dos Estados Unidos no novo milênio”. De PETRAS, James & VELTMEYER Henry. Universidade Federal de santa Catarina, 2000. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/rbh/v21n40/a16v2140.pdf>

Continue navegando