Buscar

Atividade - O menino que descobriu o vento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: SOCIEDADE E TECNOLOGIA
Profa: Marlene Xavier dos Santos
2º Semestre de 2021 – Data 31/08/2021 – Entrega até 21/09/2021 (Não aceitarei trabalho atrasado)
ATIVIDADE SOBRE O FILME ‘’O menino que descobriu o vento’’
Dados técnicos do filme:
	Título
	The Boy Who Harnessed the Wind (Original)
	Ano produção
	2019
	Dirigido por
	Chiwetel Ejiofor
	Países de Origem
	Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Informações importantes sobre o país:
- De acordo com o relatório de 2005 do FMI, o Malawi era o país mais pobre do mundo. As principais atividades económicas são a agricultura e o turismo,[44] o principal centro econômico do país é a capital.É portanto, um país subdesenvolvido que depende fundamentalmente da agricultura. Tem uma extensão de 11,8 milhões de hectares mas só 40% são cultiváveis. A agricultura representa 42% do PIB e 80% das exportações, sobretudo fumo e chá. Mais de 85% da população vive no campo. 
QUESTÕES
1) Busquem mais informações sobre a biografia de William Kamkwamba que inspirou o filme da Netflix, ‘’O menino que descobriu o vento’’ e selecionem as principais características do menino.
R. William Kamkwamba é um jovem curioso e muito inteligente que enfrenta a fome, a extrema pobreza, o desamparo político e outros problemas relacionados à cultura e contexto social. Mas mesmo em meio a situações desfavoráveis, ele tenta com muita determinação, perseverança, otimismo, criatividade e desejo de aprender, estudar para conseguir criar um gerador de energia eólica para irrigar os campos e assim garantir o sustento, através da agricultura, para sua família e comunidade. William é um jovem altruísta que enfrenta as descrenças de seu conhecimento e sem nenhum apoio, consegue realizar uma grande ação de construir o moinho de vento para gerar eletricidade com muita força de vontade e resiliência.
William Kamkwamba tem prêmios e conquistas por sua perseverança, em sua biografia existe relatos de suas diversas invenções que ajudam a população local a ter energia e água potável, além de uma vida mais digna.
2) A partir desses dados e do conceito de DIT (Divisão Internacional do Trabalho), explique qual tem sido o lugar do continente africano dentro das várias Divisões Internacionais do trabalho até aqui.
R. O continente africano possui um dos menores índices de desenvolvimento humano, com condições socioeconômicas baixas, falta de saneamento básico, alta taxa de mortalidade infantil, alta taxas de analfabetismo, com baixa expectativa de vida, além de possuir sérios problemas com fome e várias doenças. O Malawi está no 171º lugar na lista de 189 países em desenvolvimento. No filme é nítido observar críticas às políticas e a economia, onde o continente é explorado e impõe a sociedade a conviver com a miséria, e onde a política só serve para campanhas eleitorais e não apoia na distribuição de alimentos.
3) As Divisões Internacionais do trabalho, vem significando ao longo de séculos uma forma de organização da economia e da política mundiais, responsáveis por imensa pobreza de grande parte do mundo e pela gigantesca riqueza de minorias não só na África, mas também no Brasil. O filme dolorosamente nos convida a refletir sobre a ética e a moral deste mundo globalizado. Que ética e que moral são essas? 
R. A África é globalizada e possui o papel de exportador de matérias-primas agrícolas dentro da divisão Internacional do trabalho, porém a DIT causa desigualdades já que provoca a dependência econômica dos países pobres, explora os seus recursos naturais e beneficiam somente os países mais ricos, sem considerar as causas sociais, econômicas e ambientais.
No filme observa-se as desigualdades vindas de um sistema político-econômico capitalista que só aumenta a pobreza e alienação. Onde William se esforça para pôr em prática um conhecimento que já existe, mas que não é acessível para ele. Os costumes, valores, mitos e tabus são fatos fundamentais no processo de informação. Depreendendo-se que questões como fome e a falta de informação e educação ainda atingem a humanidade, sendo necessário o interesse econômico e político para melhorar essa realidade e garantir a todos direitos básicos como alimentação, moradia e educação, apesar de que para alguns isso é algo impossível e preferem aceitar o lugar dominado que foi imposto sem questionar as desigualdades. 
4) Estudamos até aqui a importância da tecnologia para as sociedades, tanto para o desenvolvimento destas em geral como também destas tecnologias como aquelas que impulsionam a economia dos países. Aqueles mais ricos são os mais desenvolvidos tecnologicamente falando. O foco central do filme passa pela questão tecnológica. O filme confirma o que afirmamos aqui? De que forma? Explique. 
R. Sim, pois é nítido no filme a importância da tecnologia para o desenvolvimento da sociedade. Através dela são desenvolvidos sistemas, softwares, aplicativos, hardware para solucionar problemas que as pessoas de vários países e cidades enfrentam. Seu objetivo é possibilitar, por meio da informação, cultura, comunicação e formação fundamental ao povo. Mas, assim como visto no filme, muitas pessoas ainda não têm acesso a ela, pois há uma grande barreira que as colocam em desvantagem e com isso passam por dificuldades, pois o mundo ainda não obteve a igualdade no meio social.
5) Sugerimos a leitura: https://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_do_Malawi
R. Geografia do Malawi, a leitura foi realizada, ótima sugestão.
 6) Reflita sobre tudo o que viu no filme e responda: “O que podemos fazer diante das necessidades humanas?’
R. É preciso colaboração, união e a conscientização para acabar com a pobreza e a desigualdade social. O investimento na educação deve ser prioridade, ela é de suma importância, é transformadora e deve ser acessível a todos. É necessário também, que haja investimentos econômicos e políticos para assegurar todos direitos e deveres e garantir a melhoria de condição de vida para todos, desde a igualdade econômica para as mulheres, salários-mínimos justos e o acesso gratuito e de qualidade a saúde e educação. Mas com novas ações e posições de cada um pode-se mudar também, já que o poder vem do povo e garante outros caminhos para os políticos. A melhor forma para ajudar aqueles que querem e precisam é agir em um lugar de cada vez até chegar globalmente e assim contribuirá para garantir as necessidades humanas, já que as mesmas podem implicar muita na vida das pessoas.
7) Pelo que estamos estudando, principalmente através da DIT entendemos que a pobreza do nosso país e de tantos outros tem uma origem histórica, ou seja, ela é produzida pelo ser humano ao longo de séculos. Assim sendo, quais as alternativas de solução? 
R. A pobreza é a falta de recursos importantes como a alimentação, saúde, educação, saneamento básico, eletricidade. E sim, ela foi criada pelo homem, mas com as seguintes ações dos seres humanos isso pode ser vencido: acabar com a fome e a desnutrição, direito a sistemas de saúde para todos, reduzir a suscetibilidade das populações mais pobres diante dos efeitos das alterações climáticas, pois, como foi visto no filme, esses efeitos trazem a redução da produção de alimentos e consequentemente a fome; aumentar o investimento para garantir o desenvolvimento nas cidades e países mais pobres; combater a desigualdade social e assegurar a todos a ferramenta mais importante para acabar com a pobreza, a educação inclusiva e de qualidade. 
8) Leiam o texto: “Os sete sapatos sujos”, um artigo do escritor moçambicano Mia Couto que compartilha as suas impressões acerca do futuro da África e do mundo, destacando que mais do que gente preparada para dar respostas, necessitamos da capacidade para fazer perguntas. Compare o que este fala com as características do menino, biografia, com as características apresentadas no texto. 
http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/mia-couto-a-porta-da-modernidade-ha-sete-%20-sapatos-sujos-que-necessitamos-descalcar
R. É falado sobre o fascínio pela educação, os riscos que corriam paraobtê-la, o desejo de estudar para garantir uma vida melhor já que quase ninguém podia estudar. Também é falado sobre construir seu próprio futuro, acreditar em si próprio, em sua capacidade e a força de vontade para superar a condição histórica e alcançar a transformação social.
9) Relacionem o filme com o artigo “Os sete sapatos sujos”. O que eles têm em comum? 
R. Tanto o filme como o artigo passam a reflexão de que os africanos precisam ter força para vencer as dificuldades, vencer essa condição de país atrasado, sem desenvolvimento e que depende da ajuda de outros; e unir forças para encontrarem ações para evoluir e se valorizarem, se orgulharem de quem são, honrarem suas raízes, pois acreditam em suas capacidades e em seus potenciais.
10) De acordo com o filme e com o texto ‘’Os sete sapatos sujos’’ responda: “Por que as nossas atitudes podem mudar o mundo?”
R. Porque tudo depende da forma como observamos o mundo, se o observarmos de forma negativa a tendência é reagir com atitudes negativas, mas se observarmos de forma positiva, com virtudes as atitudes serão positivas. Isso é uma decisão que pode melhorar a nossa vida, fazendo com que o foco seja concentrado nas possibilidades e não nas dificuldades, valorizando assim as oportunidades de aprendizado. Também é muito importante a união de pessoas dispostas a mudar suas atitudes e aceitar a missão de mudar o mundo, mas é claro que essa mudança não é fácil e precisa de esforço constante e cada um faz o que é possível. As nossas atitudes afetam o mundo e podem romper um país, como foi o caso de William que mesmo em meio a tantas situações desfavoráveis e muitas dificuldades, as enfrentou com muito otimismo, determinação, perseverança e desejo de vencer.
1

Continue navegando