Buscar

implanta��o 5S

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução
Acompanhando o dia-dia da empresa GL Eletro situada na Av. Pirâmide 661 Eldorado Diadema -SP.
Líder nacional no seguimento de produtos de proteção de energia a 32 anos mercado, unificamos a existência do mal aproveitamento dos insumos para solucionar esta deficiência, implantamos a ferramenta 5S, visando padronizar, concientizar e estimular os funcionários e colaboradores da importância da utilização dos materiais e que a maior parte pode ser reutilizada, grande parte dos materiais como: papel, copos descartáveis, papelão que ainda não são reciclados.
Resumo
Os consumidores estão cada vez exigentes e preocupados com o futuro com isso a necessidade das empresas se adequarem aumentam, com base no tema sustentabilidade discutimos em grupo a maneira possível e eficaz de reutilizar insumos de forma consciente, implantando a ferramenta 5S na Eletro, visando a valorização de pessoas, equipamentos, métodos, materiais e redução de custos e impactos ao meio ambiente.
Conceito de Sustentabilidade 
Sustentabilidade é um termo que defini atividades e ações praticadas pelos seres humanos, todos os dias que não comprometem as gerações futuras.
Esta ligada ao desenvolvimento econômica sem agressões ao meio anbiente.
Quando uma empresa toma ações de conscientização ela agrega, valores e passa a ser sustentavel, possibilitando a regeneração dos recursos naturais (florestas, matas e rios, lagos e oceanos) no tempo hábil, no Brasil comparado a outros países o desenvolvimento sustentável tem caminhado de forma lenta embora a reciclagem do lixo tenha aumentado. 
5S
O 5S é uma ferramenta que surgiu no Japão apos a 2° guerra mmundial, com orientação de especialistas americanos para controle de qualidade. O método foi aperfeiçoado pelos japoneses e tornou se conhecido como qualidade no estilo japonês ou total qualify control (TQC- controle de qualidade total) por assegurar o resultado final.
Tem por finalidade facilitar o Aprendizado cuidar dos ambientes equipamentos, métodos, medidas e pessoas. 
Significam cinco palavras japonesas que comessam com a letra S.
Pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer lugar é comparado com os comandos do corpo humano.
Seiry- separa oque útil do que não é reutilizando oque é útil.
Seiton- um lugar para cada coisa.
Seisou- limpar e evitar ssugeira.
Seiketsu- práticas saudáveis.
Shitsuke- responsabilidade de seguir padrões saudáveis (auto disciplina).
5S na GL Eletro 
A implantação do 5s na GL dividiu se em implantação e sustentação.
Implantação 
1- Comissão de implantação: Eleger uma equipe que se torna responsável pela elaboração dos métodos para implantação do programa devendo se reunir períodicamente.
2- Reunião com Gerentes: Após definida comissão de implantação deve se reunir com os gerentes para explicar a todos os benefícios e melhorias que serão alcançados.
3- Preparação do lançamento do programa: Neste momento serão vistos os últimos detalhes antes do lançamento do programa criando um clima de suspense a fim de motivar e preparar os funcionários na hora da implantação do 5S.
4- Iimplantação senso a senso: Os sensos do 5S devem ser apresentados e explicados as equipes os o jetivos resultados esperados e caminhos a serem seguidos.
5- Realização de auto avaliação: Avaliações periódicas devem ser feitas através de formulários detalhando os progressos e melhorias a serem alcançados.
6- Ajustes finais: Definir um local específico para descarte dos materiais desnecessários, local de separação do material destinado para reuso. 
Fase de sustentação (PDCA)
1- Comissão de qualidade 5S: A comissão encerra suas atividades com fim da fase de implantação assumindo a condução do programa com papel crucial de avaliação e validação dos sensos.
2- Avaliação dos sensos: Após implantados os sensos serão avaliados com base nos formulários avaliatorios da comissão de qualidade divididos por detalhamento de cada um dos requisitos.
3- Critérios de pontuação e certificação: São dadas notas para cada requisito sendo avaliadas de 0 à 2 conforme critérios pedidos enquadrados nas práticas 5S na soma dos pontos os setores que mais se destacarem recebem certificadodos ouro, prata ou bronze de acordo com desenpenho.
4- Reinicio do Ciclo: No mês seguinte o processo e reiniciado, a partir da fase de sustentação segundo novamente o cronograma mensal da comissão de qualidade.

Outros materiais