Buscar

ORÇAMENTO PÚBLICO EXERCÍCIOS AULAS 01 E 02

Prévia do material em texto

ORÇAMENTO PÚBLICO
AULA 01
Como estudamos nas aulas, Richard Musgrave, citando Giacomoni (2000), propôs uma classificação das funções econômicas do Estado, que se tornaram clássicas no gênero, denominadas as "funções fiscais", considerando-as como as próprias "funções do orçamento", principal instrumento de ação estatal na economia. Quais são estas funções? Assinale a alternativa correta. Alocativa, Distributiva, Estabilizadora.
 
Das alternativas a seguir, indique aquela que contém características dos orçamentos do tipo misto? sua elaboração e execução são de competência do Poder Executivo, cabendo ao Poder Legislativo sua votação e controle;
Enfatizar o objetivo do gasto e não se preocupar com a categoria econômica da despesa, demonstra que se trata de um orçamento: orçamento-programa.
Na Lei 4.320/64 temos indicados vários princípios que constituem base para o orçamento público. O princípio que indica que o orçamento é um plano financeiro global, também chamado de orçamento bruto, pois mantém as receitas e as despesas pelos seus totais é conhecido como princípio: da Universalidade.
Escolha a opção que contenha três princípios orçamentários: Equilíbrio, anualidade, universalidade.
O Autor Richard Musgrave (2000), propôs uma classificação das funções econômicas do Estado, que se tornaram clássicas no gênero, denominadas as ¿funções fiscais¿, considerando-as como as próprias ¿funções do orçamento¿, principal instrumento de ação estatal na economia. Desta forma indique nas alternativas a seguir aquela que alinha o conceito correto de uma das "funções fiscais" com o que está sendo contextualizado acima. Manter a estabilidade econômica (função estabilizadora).
Orçamento público possui um fundamento legal. Nesta Lei se: estima as receitas e fixa as despesas.
Para que o orçamento público atinja o objetivo de controlar a atividade econômica do Estado, este deve conter todas as receitas e despesas. Esta afirmativa está relacionada ao princípio orçamentário da: universalidade;
Quando o artigo 167 da Constituição Federal de 1988 afirma que é vedada a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, a que princípio orçamentário ele se refere? Não-afetação das Receitas.
Um requisito de todas as leis, base dos atos dos governos democráticos é a publicação dessas leis para o conhecimento geral da comunidade. O orçamento público, enquanto uma lei, também se submete a esse requisito. Isto é o que se denomina de Princípio da: Publicidade.
Nos termos da Lei Federal no 4.320/64, a Lei de Orçamento conterá a discriminação da receita e da despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios da: Unidade, Universalidade e Anualidade.
O Instrumento onde estimam-se as receitas e fixam-se as despesas da administração pública, que é elaborado em um exercício e, após aprovada pelo Poder Legislativo, vigorará no exercício seguinte é chamado de: LOA.
a materialização da ação planejada do Estado na manutenção de suas atividades e na execução de seus projetos e, sendo definido pela Constituição de 1988 é conhecida por: Orçamento Público;
Aula 02 
o orçamento fiscal referente aos Poderes Executivos, seus Fundos, Órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, inclusive Fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público faz parte: da LOA.
Com relação ao orçamento público no Brasil, é correto afirmar que: o Congresso Nacional pode efetuar reestimativa da receita para aumentar o valor da proposta encaminhada pelo Poder Executivo, desde que resulte de erro ou omissão de ordem técnica ou legal;
A sanção e a promulgação da Lei do Orçamento Anual são prerrogativas exclusivas: do Chefe do Poder Executivo.
No que concerne à Lei Orçamentária Anual, analise: I. Conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definidos com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias. II. Compreenderá o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. 
III. Estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. IV. Incluirá as despesas relativas às fundações instituídas e mantidas pelo poder público. É verdadeiro anuir que:
estão corretas as assertivas I, II e IV.
Em nível federal, as fases da discussão, votação e aprovação do orçamento são prerrogativas exclusivas: do Poder Legislativo.
a fixação de objetivos concretos para o período considerado, bem como o cálculo dos recursos humanos, materiais e financeiros, necessários à sua materialização e concretização é feita: na elaboração do orçamento.
a concretização dos objetivos e metas estabelecidas no PPA, expressando as políticas desenvolvidas pela entidade pública por meio do cumprimento ano a ano das etapas do PPA, em consonância com o que foi estabelecido na LDO é a finalidade: da LOA.
Em relação à sua composição, A LOA compreenderá: O orçamento fiscal, O orçamento de investimento e O orçamento de seguridade social;

Continue navegando