Buscar

Exercícios de PATOLOGIA BÁSICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		A principal causa da calcificação distrófica é:
	
	
	
	diabetes
	
	
	lesão tecidual
	
	
	aumento do cálcio plasmático
	
	
	aumento do fosfato plasmático
	
	
	hiperparatireoidismos
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Uma das causas da osteoporose é a redução do nível de cálcio no organismo. Como consequencia o indivíduo tem fragilidade óssea e pode causar fraturas. O tratamento consiste em uma dieta à base de alimentos ricos em cálcio, medicamentos e exercícios físicos, sendo a exposição diária ao sol. A necessidade de exposição ao sol está relacionada à atividade da vitamina:
	
	
	
	D
	
	
	C
	
	
	B
	
	
	E
	
	
	A
	
Explicação: As principais fontes alimentares de vitamina D são os peixes e frutos do mar, como o salmão e os mariscos. A Vitamina D favorece a absorção do cálcio, sendo importante também para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar o raquitismo.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Uma mulher de 22 anos de idade tem uma anemia congênita que vem requerendo múltiplas transfusões de hemácias durante anos. Atualmente ela não apresenta achados significativos ao exame físico. Contudo, os testes de função hepática mostram redução da concentração de albumina no soro. Qual dos seguintes achados teria a maior probabilidade de ser encontrado em uma amostra de biópsia do fígado?
	
	
	
	Hemossiderina nos hepatócitos
	
	
	Esteatose dos hepatócitos
	
	
	Glicogênio nos hepatócitos
	
	
	Bilirrubina nos canalículos
	
	
	Amiloide nas tríades portais
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Um paciente portador de uma anemia do tipo hemolítica apresentará um quadro de icterícia. Com base nestes dados escolha a alternativa que melhor responde às perguntas de 1 a 3. 1) Qual(is) a(s) bilirrubina(s) predominante(s) em seu plasma? 2) Como estariam as fezes deste paciente? 3) Há bilirrubina presente na urina?
	
	
	
	1- Bilirrubina Direta e Indireta; 2- Fezes Normocólicas; 3-Sim
	
	
	1- Bilirrubina Direta; 2- Fezes Acólicas; 3-Não
	
	
	1-Bilirrubina Indireta; 2-Fezes Hipercólicas; 3-Não
	
	
	1- Bilirrubina Direta; 2- Fezes Normocólicas; 3-Não
	
	
	1- Bilirrubina Indireta; 2- Fezes Acólicas; 3-Sim
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Pigmentação é o processo de formação ou acúmulo, normal ou patológico, de pigmentos em certos locais do organismo. A patologia das pigmentações centra-se no fato de que estão presentes não somente cores diferentes no local, mas também, e principalmente, substâncias estranhas aos tecidos, provocando as chamadas reações inflamatórias. Os agentes pigmentadores exógenos, assim, constituem, antes de mais nada, fatores de agressão, ao contrário dos agentes pigmentadores endógenos, naturais no organismo, cuja presença indica que o tecido está sofrendo algum tipo de agressão não necessariamente provocado pelo pigmento. Com relação ao texto acima analise as proposições abaixo e marque um (X) na opção CORRETA.
	
	
	
	Argíria tipo de pigmentação por óxido de ferro. Atinge o pulmão por inalação de partículas de ferro. Atingem principalmente trabalhadores de mineradoras de hematita, soldadoras e trabalhadores que manipulam pigmentos com óxido de ferro.
	
	
	Siderose São pigmentações por sais de prata nos tecidos. Geralmente é oriunda por contaminação sistêmica por medicação, manifestando-se na pele e na mucosa bucal. Cor: acinzentada e azul- escuro, e enegrecida se a prata sofrer redução.
	
	
	Para que a bilirrubina possa ser liberada a partir da hemoglobina, é necessário que a fração Heme seja separa da fração protéica (globina). Em seguida abre-se o anel porfirínico do heme, resultando na formação de biliverdina, ferro e monóxido de carbono. A biliverdina é reduzida em bilirrubina por meio da ação da enzima biliverdina redutase.
	
	
	A bilirrubina, após ser conjugada, será facilmente liberada no suor.
	
	
	A bilirrubina é um pigmento exógeno, ou seja: o pigmento causa a patologia.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Pigmentos são substâncias exógenas ou endógenas que impregnam os tecidos conferindo-lhes coloração. Selecione qual destes pigmentos é um pigmento exógeno:
	
	
	
	Melanina
	
	
	Hemossiderina
	
	
	Antracose
	
	
	Bilirrubina
	
	
	Hematina
	
Explicação:
Antracose é uma lesão pulmonar definida como o acúmulo de poeira de carvão nos pulmões e a reação tecidual à sua presença. De todos os pigmentos exógenos que causam problemas ao organismo, o mais frequente é o carvão. Presente como poluidor do ar atmosférico, especialmente nas cidades, o carvão é inspirado sob a forma de pequeníssimas partículas e atinge os alvéolos pulmonares. O mesmo ocorre com os fumantes. A maior parte do carvão inspirado é retido ao longo da árvore respiratória pelo muco expelido pelos movimentos ciliares e tosse. Essa alteração também é muito comum em mineradores de carvão.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O mecanismo das calcificações patológicas segue o mesmo princípio das calcificações normais, ou seja, sempre deve se formar um núcleo inicial, principalmente de hidroxiapatita, que no caso é heterotópico. Esse núcleo pode, por exemplo, iniciar-se nas (Y), sede celular dos depósitos normais de cálcio na célula, quando esta entra em contato com grandes concentrações desse íon no citosol ou no líquido extracelular. A incógnita (Y) pode ser substituída por:
	
	
	
	vesículas digestivas
	
	
	mitocôndrias
	
	
	membranas
	
	
	interdigitações
	
	
	lamelas celulares
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Paciente apresentando quadro de calcinose renal foi acompanhado por equipe médica que observou uma constante hipercalcemia (elevação dos níveis de cálcio no sangue) em decorrência de distúrbios endócrinos. A classificação desta calcificação tecidual é:
	
	
	
	Metaplásica
	
	
	Aplásica
	
	
	Necrótica
	
	
	Metastática
	
	
	Displásica
	1a Questão
	
	
	
	Sônia, 70 anos, desenvolveu calcificação na artéria aorta. No prontuário da paciente estava escrito que a mesma fazia suplementação de vitamina D e cálcio e tem histórico de hiperparatireodismo. Com base no caso clínico são feitas as seguintes afirmações: I A suplementação com vitamina D, que na sua forma ativa (calcitriol) aumenta a absorção intestinal de cálcio, é uma das causas da hipercalcemia. II O tipo de calcificação que a paciente desenvolveu é a distrófica. III O hiperparatireodismo promove aumento da secreção do PTH (paratormônio) que por sua vez aumenta a reabsorção óssea. IV O hiperparatireodismo é uma das causas da calcificação metastática. Assinale a opção correta:
		
	 
	As afirmações I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	 
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Pigmento é a designação dada a substâncias que possuem cor própria e têm origem, composição química e significado biológico diversos. Os pigmentos acham-se distribuídos amplamente na natureza e são encontrados em células vegetais e animais, nas quais desempenham importantes funções como:
		
	
	a queratina, os cloroplastos e a serotonina
	
	a queratina, os cloroplastos e a melatonina
	 
	a clorofila, os citocromos e a melanina
	
	a lisina, os cloroplastos e a queratina
	
	a serotonina, os cloroplastos e a melatonina
	
Explicação: Pigmento é a designação dada a substâncias que possuem cor própria e têm origem, composição
química e significado biológico diversos. Os pigmentos acham-se distribuídos amplamente na natureza e são encontrados em células vegetais e animais, nas quais desempenham importantes funções como a clorofila, os citocromos e a melanina.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sendo comum em áreas necrosadas a calcificação distrófica pode trazer conseqüências para o local. É, antes de tudo, um sinal da existência de uma lesão prévia. Se, porém, ocorrer em locais com funções com mobilidade (por exemplo, as articulações sinoviais), pode comprometer essa atividade. Além disso, sua presença nos casos de ateroesclerose provoca deformações nos vasos, induzindo à:
		
	 
	trombose.
	
	hipertensão.
	
	litíase.
	
	hipotensão.
	
	infecção.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	É um distúrbio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras na pele. Ocorre principalmente no rosto, mas pode ocorrer em outros segmentos do corpo. Ocorre mais frequentemente em mulheres. Acontece em cerca de dez por cento nos homens. As manchas podem aparecer na gravidez. Trata-se de uma consequência de aumento de melanina na pele. Clinicamente se carateriza por manchas acastanhadas na pele sem sintomas, podendo acontecer simetricamente (nos dois lados da face). Deve ser considerado um distúrbio crônico, com tratamento e prevenção contínuos. Porém, existem casos onde desaparece após tratamento e controle adequados. O texto refere-se um distúrbio pigmentar denominado:
		
	
	vitiligo.
	
	câncer de pele.
	 
	melasma.
	
	mosaico.
	
	pelagra.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A hemossiderose é um dos distúrbios da pigmentação endógeno, onde há o acúmulo de hemossiderina, que é um pigmento granular ou cristalino amarelo a castanho-dourado, derivado da hemoglobina, sendo a principal forma de armazenamento de _____________.
		
	 
	Ferro
	
	Hematina
	
	Carbono
	
	Melanina
	
	Bilirrubina
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	B S,S, 56 anos, divorciado e aposentado, etilista crônico, chega ao atendimento médico queixando-se de dor abdominal intensa. A dor se irradia para as costa e associa-se à vontade de vomitar. Os exames laboratoriais identificaram aumento plasmático de transaminases hepáticas e dislipidemias. Qual das seguintes acúmulos intracelulares deve ser esperada no tecido hepático deste paciente?
		
	
	Hemossiderina
	
	Glicogênio
	 
	Lipídeos
	
	Glicose
	
	Proteínas
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em tecidos necrosados, a alcalinidade está aumentada, provocando uma diminuição da solubilidade do carbonato de cálcio, facilitando sua precipitação. Que tipo de calcificação pode ocorrer em tecidos necrosados?
		
	
	hiperplásica.
	 
	distrófica.
	
	metastática.
	
	metaplásica.
	
	displásica.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Hemossiderose, atrofia marrom e antracose se referem a:
		
	
	Acúmulos de proteínas e lipídeos
	
	Acúmulos de diversos tipos de lipídeos no meio intracelular
	 
	Acúmulos de substâncias que promovem cor no meio intracelular, muitas vezes patológicos
	
	Acúmulos de pigmentos defeituosos para posterior eliminação
	
	Acúlumos de agregados de plaquetas, por defeito no Fator de Hageman (Fator XII)
	
	
	
	
	 
		
	
		1.
		Trata-se de uma pigmentação por sais de carbono. Comum sua passagem pelas vias aéreas, chegando aos alvéolos pulmonares e ao linfonodos regionais por intermédio da fagocitose do pigmento. A pigmentação em questão não gera grandes problemas, mas sua evolução pode originar disfunções pulmonares graves, principalmente em profissionais que constantemente entram em contato com a poeira de carvão. A cor varia do amarelo-escuro ao negro. O tipo de pigmentação exógena descrita é denominada de:
	
	
	
	Antracose
	
	
	Argiria
	
	
	Siderose
	
	
	Saturnismo
	
	
	Tatuagem
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Calcificações são alterações que induzem uma deposição anormal de sais de cálcio e outros sais minerais heterotopicamente, ou seja, em locais onde não é comum a sua deposição. Marque a alternativa correta:
	
	
	
	A calcificação distrófica se relaciona com áreas que não sofreram agressões e que apresentam estágios de lesões celulares reversíveis.
	
	
	A deposição patológica de minerais e sais de cálcio pode ocorrer nos tecidos como calcificação distrófica ou local - que afeta tecidos lesados e não depende dos níveis plasmáticos de cálcio e fósforo; e na calcificação metastática- onde a hipercalcemia resulta na precipitação dos sais em tecidos normais.
	
	
	A calcificação metastática é originada de uma hipercalcemia. Essa situação pode ser somente devida à remoção de cálcio dos ossos.
	
	
	Quando ocorre um aumento anormal do teor de cálcio no sangue (hipocalcemia), necessitando de uma lesão prévia ocorre a calcificação metastática.
	
	
	A calcificação distrófica é menos freqüente que a metastática e ocorre de maneira mais localizada nos tecidos conjuntivos fibrosos hialinizados em lenta e prolongada degeneração, como na parede de vasos esclerosados.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A HEMÓLISE EXCESSIVA LEVA AO EXCESSO DE PRODUTOS DA DEGRADAÇÃO DA HEMÁCIA LIVRES. ESSA SOBRECARGA DE FERRO E DE HEMOGLOBINA PODE LEVAR A QUAIS SITUAÇÕES:
	
	
	
	ASBESTOSE E HEMOSSIDEROSE
	
	
	ICTERÍCIA E HEMOSSIDEROSE
	
	
	ASBESTOSE E ICTERÍCIAS
	
	
	ANTRACOSE E HEMOSSIDEROSE
	
	
	ICTERÍCIA E ANTRACOSE
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		É resultado da polimerização do grupo heme da hemoglobina, é uma espécie de armazenagem do íon ferro cristalizado. Este se acumula nas células, principalmente do retículo endotelial. É originada da lise de hemácias, de dieta rica em ferro ou da hemocromatose idiopática (alteração da concentração da hemoglobina nos eritrócitos). A sua cor é amarelo-acastanhado. O parágrafo refere-se a um tipo de pigmentação designado como:
	
	
	
	hemossiderina
	
	
	bilirrubina
	
	
	porfirina
	
	
	Saturnismo
	
	
	hematoidina
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Hematina, hemosiderina são pigmentos derivados de:
	
	
	
	Hemoglobina
	
	
	Lipídios
	
	
	Neutrófilos
	
	
	Membrana celular
	
	
	Macrófagos
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A calcificação pode ser encontrada em áreas de necrose. Nesse caso, ocorre deposição local de sais de cálcio, mesmo que os níveis sanguíneos de cálcio estejam normais. Essa deposição também pode ocorrer nas valvas cardíacas dos idosos, podendo torná-las rígidas ou obstruídas. Sobre esse assunto pode-se afirmar que:
	
	
	
	Na calcificação do tipo distrófica os níveis sanguíneos de cálcio estão aumentados (hipercalcemia).
	
	
	Um tumor na glândula paratireóide está associado à hipersecreção do hormônio paratireoidiano, causando hipercalcemia e maior possibilidade de surgimento de calcificações distróficas em tecidos normais.
	
	
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo metastásica.
	
	
	Na calcificação do tipo metastásica os níveis sanguíneos de cálcio estão dentro dos valores considerados normais.
	
	
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo distrófica.
	
Explicação:
A calcificação do tipo distrófica, pode ser encontrada em áreas de
necrose, ocorrendo deposição local de sais de cálcio.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Um paciente portador de anemia falciforme frequentemente necessita de diversos processos transfusionais durante sua vida podendo desenvolver um quadro de Hemocromatose. Esta doença deve-se ao acúmulo intracelular de _________________ e ______________________ no sistema fagocitário mononuclear.
	
	
	
	Cromo e Ceruloplasmina
	
	
	Glicosaminoglicanos e Proteínas
	
	
	Glicogênio e Aminoácidos
	
	
	Ferritina e Hemossiderina
	
	
	Cromógeno e Ferro
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Um paciente portador de um cálculo obstruindo o colédoco apresentará um quadro de icterícia. Com base nestes dados escolha a alternativa que melhor responde às perguntas de 1 a 3. 1) Qual(is) a(s) bilirrubina(s) predominante(s) em seu plasma? 2) Como estariam as fezes deste paciente? 3) Há bilirrubina presente na urina?
	
	
	
	1- Bilirrubina Direta; 2- Fezes Normocólicas; 3-Não
	
	
	1- Bilirrubina Direta; 2- Fezes Acólicas; 3-Sim
	
	
	1-Bilirrubina Indireta; 2-Fezes Hipercólicas; 3-Não
	
	
	1- Bilirrubina Indireta; 2- Fezes Acólicas; 3-Sim
	
	
	1- Bilirrubina Direta e Indireta; 2- Fezes Normocólicas; 3-Sim

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando