Buscar

projeto de estagio i novo final 1 (1)

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
1 PARTE I: PESQUISA 	1
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E 
JUSTIFICATIVA...............................................................................................................1
1.2 OBJETIVOS	1
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	2
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO 	2
2.1 METODOLOGIA	2
2.2 CRONOGRAMA	3
REFERÊNCIAS	3
ANEXOS	4
 
�
1 PARTE I: PESQUISA
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Os problemas ambientais tornaram-se um dos principais assuntos discutidos pela sociedade, ganhando espaço nos meios acadêmicos, principalmente na busca de soluções que promovam mudanças no comportamento dos seres humanos, que possam ajudar a preservar e garantir a vida das futuras gerações.
A Educação Ambiental vem sendo incentivada pelo sistema educacional, devido à sua importância relacionada aos temas que colocam em risco a vida no Planeta. A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, e possui a responsabilidade de iniciar com as crianças discussões que ajudem a encontrar soluções que promovam mudanças de comportamento em relação ao meio ambiente, desde sua forma mais simples, evitando desperdício, até as mais complexas como o reconhecimento dos efeitos causados pela poluição, desmatamento, acúmulo de lixo e outras formas de degradação.
A educação envolve aspectos culturais, sociais, econômicos, políticos e históricos, por isso muitas vezes não bastam mudanças de atitudes individuais, elas precisam ser coletivas e por essa razão a responsabilidade da Educação Infantil torna-se fundamental, pois dentre seus objetivos básicos estão o desenvolvimento de valores que influenciarão o futuro adulto.
A Educação Escolar, seja em que modalidade se apresente, precisa trabalhar em conjunto com as expectativas sociais, não podendo por essa razão delegar responsabilidades a outras etapas de desenvolvimento da criança. A Educação Infantil constitui um momento único da vida da criança, não podendo, por essa razão, deixar de aproveitar essa fase de “descobertas”, “curiosidades”, “motivação” e “disposição” para aprender, que se manifesta ao ingressar no sistema educativo, sendo esse também o momento de despertar seu interesse pelas questões ambientais. 
1.2 OBJETIVOS
- Despertar nas crianças valores e ideais de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futura;
- Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações;
- Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar;
- Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
- Incentivar para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
- Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente;
- Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem a qualidade de vida para os seres vivos;
- Incentivar a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
 �
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 Segundo KRASILCHICK (1986), a introdução do assunto, preservação ambiental, no âmbito educacional infantil "não é a solução "mágica" para os problemas ambientais, (...) é um processo contínuo de aprendizagem de conhecimento e exercício de cidadania, capacitando o indivíduo para uma visão crítica da realidade e uma atuação consciente no espaço social. Portanto, a mudança de paradigmas no que concerne às relações do homem com seu meio é de vital importância de tal forma que possamos mudar crenças, atitudes e posturas em relação ao meio ambiente (HERNANDEZ & HIDALGO, 1998). 
 Segundo GRISI (2000, p.68), “a Educação Ambiental é a adoção de procedimentos e atitudes fundamentadas no conhecimento de conceitos e fatos da natureza, objetivando uma melhor qualidade de vida, em harmonia com os componentes do meio ambiente. É um processo de aprendizagem relacionado à interação do ser humano com o ambiente natural”. Por isso, é fundamental o desenvolvimento de práticas educativas além das datas comemorativas, como por exemplo, o dia da árvore, o dia do meio ambiente e etc. Essas práticas devem, preferencialmente, serem atividades de longa duração por parte da comunidade escolar. Portanto “A Educação Ambiental é um processo continuo e muitas vezes longo, dirigido a cada indivíduo, visando a torná-lo consciente da realidade do mundo que o cerca e também do seu papel como participante dos destinos do mundo”. (GONÇALVES E VALLEJO, 1989, apud VIANNA, 1992, p.12). É este tipo de atividade que vai realmente causar alguma correção de comportamento do ser humano e, nas crianças, fazendo germinar a semente da cidadania, e da responsabilidade.
 É necessária a mudança de paradigma educacional que contribua para uma autêntica “sabedoria integral” do ser humano. Uma educação que promova o desenvolvimento global do ser humano, em todas as suas múltiplas componentes e dimensões (cognitivas, afetivas, sensitivas, intuitivas, sensoriais, éticas, estéticas) e faça uso de múltiplos saberes (ciências da natureza, ciências sociais, disciplinas humanísticas e conhecimentos do senso comum de diversas culturas), de forma a permitir compreender a complexidade do mundo e agir com inteligência, ética e afeto. (Viegas Fernandes, 2000 e 2001).
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA 
 Como alvo do projeto foram utilizados alunos da educação infantil, Creche IV, de três a quatro anos de idade. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho consistiu em três turnos de observação, onde foi possível observar a interação das crianças e as metodologias aplicadas pela professora regente, e cinco turnos de regência, nos quais consistiram em aulas lúdicas relacionadas ao tema abordado no projeto. 
 Durante o primeiro dia regência, foi feita musicalização com a canção da Palavra Cantada, Pomar, foram plantadas flores em potes reutilizáveis com as crianças, foram utilizados objetos como perfume, frutas, legumes, verduras, chás, algodão e mel, também foi realizada uma atividade de fixação onde as crianças pintaram a sequência correta de plantar. No segundo turno foi contada a História das Plantas com a utilização de um cartaz com uma árvore, foi feita a colagem de folhas reais de plantas no cartaz, para fixar o conteúdo às crianças realizaram uma atividade para identificar através da pintura as partes das plantas. Durante a terceira tarde foi contada a história com o título “O menino que não aceitava desperdício", foi realizado um passeio pela escola para identificar os diferentes lugares que continham água, ao final foi feita uma atividade que os alunos tiveram que marcar um X nos quadros que continham o uso incorreto da água e pintar os quadros que apareciam o uso correto da água. Na quarta regência, as crianças assistiram ao vídeo da Turma da Mônica - Economizar água foi confeccionado um cartaz em forma de gota com uma mensagem positiva sobre a água, onde as crianças carimbaram com as mãos com guache azul, ao final da aula foi realizada uma atividade de colorir relacionada com o tema abordado. No último dia as crianças assistiram um desenho animado educativo, Poluição dos Rios, também foi montado um aquário juntamente com as crianças, utilizando um pote de palmito, pedras de rio e um peixe Betta, os alunos levaram como tarefa onde eles terão que pintar o lixo que se encontra na água.
 
.
2.2 CRONOGRAMA
	Data
	Turno e horário
	Atividade
	05/09/2018
	Vespertino 13h30min às 17h30min
	Observação
	06/09/2018
	Vespertino 13h30min às 17h30min
	Observação
	10/09/2018
	Vespertino 13h30min às 17h30min
	Observação11/09/2018
	Vespertino 13h30min às 17h30min
	Regência 1
	12/09/2018
	Vespertino 13h30min às 17h30min
	Regência 2
	13/09/2018
	Vespertino 13h30min às 17h30min
	Regência 3
	14/09/2018
	Vespertino 13h30min às 17h30min
	Regência 4
	17/09/2018
	Vespertino 13h30min às 17h30min
	Regência 5
REFERÊNCIAS
GRISI, Breno Machado, Glossário de ecologia e ciências ambientais. 2ª ed. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2000. 200p. 
HERNÁNDEZ, B.; HIDALGO, M. C.
Actitudes y creencias hacia el medio ambiente. In: ARAGONÉS, J. I.; AMÉRIGO, M. (Orgs.), Psicologia ambiental. Madrid: Pirâmide, 1998. pp.281-295. 
KRASILCHIK, M. Educação Ambiental na escola brasileira – passado, presente e futuro. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 38, n. 12, p. 1958-1961, 1986.
VIANNA, M. V. S. B. Comparação entre o nível de conscientização ecológica de alunos de 7ª e 8ª séries do 1º grau no município de São Pedro D´Aldeia – RJ. 1992. 48f. Monografia (para a obtenção do grau de Especialista em Ciências Ambientais) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Itaguaí.
VIEGAS FERNANDES, J. (2000). Paradigma da Educação da Globalidade e da Complexidade para a Esperança e a Felicidade dos Seres Humanos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. 
VIEGAS FERNANDES, J. (2001). Saberes, Competências, Valores e Afectos Necessários ao Bom Desempenho Profissional do/a Professor/a. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. (No prelo)
ANEXOS
ANEXO1 – ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO
 O roteiro de observação foi realizado no Centro de Educação Infantil PIO XII APROET. A instituição localiza-se na Rua Lauro Müller, no bairro Passagem em Tubarão - SC.
1 Caracterização da instituição em relação à Educação Básica
Organização:
 A escola tem funcionamento no período vespertino. Possui seis turmas, Creche III com doze crianças, Creche IV com dezessete crianças, Pré IA com dezesseis crianças, Pré IB com dezoito crianças, Pré IIA com dezesseis crianças, e Pré IIB também com dezesseis crianças. Atualmente o C.E. I atende noventa e cinco crianças, na faixa etária de dois a seis anos.
 A escola conta com doze funcionários, seis professoras, três professoras auxiliares, uma diretora, uma auxiliar de direção, uma merendeira e uma serviços gerais. A instituição não possui psicopedagogos, psicólogos, médicos e nem fonoaudiólogos. O PIO XII é uma pequena grande família, os pais tem total liberdade para conversar com a direção e professores, não havendo necessidade de pré-agendamento e reuniões.
Infraestrutura:
 A escola se encontra em um prédio térreo, muito bem conservado. Externamente os muros e os jardins estão sendo revitalizados e decorados. É uma escola muito bonita e colorida, muito limpa tanto por dentro quanto por fora.
 Ela possui seis salas, todas elas possuem banheiros adaptados para as crianças, secretaria, sala da direção, sala dos professores, refeitório, cozinha, despensa, depósitos para guardar materiais, sala de artesanato destinada aos professores, lavanderia, dois banheiros sociais, parque externo, quadra coberta. Esses espaços são excelentes, muito bem adequados para o ótimo atendimento de todas as crianças.
 Ao final de todo mês os pais recebem uma lista de mantimentos que deverão ser levados, que são destinados para a merenda escolar. Toda sexta feira há venda de bolos e cucas e o dinheiro é revertido para a escola. Eles contam com doações da comunidade e são parceiros do FUNDEB.
Projeto Político-Pedagógico e regimento escolar:
 A APROET - Associação de Promoção e Educação Tubaronense, com conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, com a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, assume um grande desafio: “Oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais”.
 O CEI PIO XII investe e trabalha para oferecer aos pequenos cidadãos um sistema educacional de excelente qualidade, baseado na filosofia de educar seus alunos para que se tornem cidadãos, capazes de interpretar a realidade e nela interferir, visando o bem-estar comum, e preservando o equilíbrio do meio ambiente. Acrescenta-se que o CEI PIO XII - APROET, sem perder de vista os princípios cristãos, cujo Fundador e Assistente Geral é o Padre Raimundo Ghizoni, princípios estes assumidos nas três unidades de educação infantil da APROET, de forma ecumênica, adotam, ainda, os princípios recomendados nas Diretrizes Curriculares nacionais, a seguir especificados:
-Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
-Os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
-O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas e religiosas etc;
-O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
-O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação, ao pensamento, à ética e à estética;
-A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma; 
 Propiciar todos os cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade. Nessa linha de pensamento, educar uma criança de dois até seis anos, significa cuidar, brincar e oferecer uma aprendizagem, orientada de forma integrada e que possa contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relações interpessoais, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança. 
Caracterização do professor regente
Aspectos gerais:
 A professora regente é formada em Pedagogia a dois anos e trabalha na escola a seis anos. É uma professora muito paciente e afetuosa com as crianças, claramente possui vocação para a profissão, pois é muito dedicada e criativa.
 A o lúdico para trabalhar os conteúdos e as crianças se interessam muito pelas aulas. Possui uma ótima postura dentro de sala, fazendo com que os alunos a respeitem muito, criando um ótimo ambiente tanto para as crianças quanto para os demais profissionais. Muito aberta e receptiva a ideias. Procura sempre utilizar materiais diversificados e que prendam a atenção das crianças. A educadora trabalha vinte horas semanais e reside em Tubarão, Santa Catarina.
Planejamento:
 A escola desenvolve Projetos a cada três meses, a professora se norteando por ele cria seus planos de aulas. Durante o final de semana a professora faz os planos de aula diários, para toda semana. Os quais ela seguirá para dar suas aulas. Eles são feitos à mão em um caderno que contém todos os planos de aula daquela sala. O plano de aula é entregue no primeiro dia de cada semana para a diretora e é devolvido no último.
4 Caracterização da turma onde realizará regência:
Aspectos gerais:
 A turma da Creche IV possui dezessete crianças, seis meninas e onze meninos, de três a quatro anos de idade.
Aspectos pedagógicos:
 As crianças têm uma ótima rotina, ao chegar na sala eles brincam de massinha ou blocos de montar até todos os seus coleguinhas chegarem, As duas horas quando o portão fecha a professora começa sua aula. Ela pergunta como foi a noite e a manhã das crianças. Conversam sobre o tempo, faz a chamada e rezam. Depois as crianças vão meia hora para o parque onde elas brincam e se divertem muito. Quando voltam para sala a professora faz alguma brincadeira dirigida relacionada com os conteúdos do Projeto e do Plano de Aula. 
 Às três horas é a hora do lanche, eles vão em fila, cantando atéo refeitório. Antes do lanche eles rezam, após o lanche quando chegam à sala escovam os dentes. Depois da higienização bucal eles fazem alguma atividade e depois tem mais brincadeiras ou contação de histórias. Antes de irem embora a professora penteia todos eles, arruma as mochilas para esperarem os familiares chegarem.
Aspectos comportamentais:
 Os alunos são ótimos, muito educados, se relacionam muito bem uns com os outros, há muito respeito tanto pelas professoras quanto pelos colegas. 
 Na hora das atividades são muito concentrados e empolgados, adoram discutir os assuntos abordados e são cheios de opiniões, são muito inteligentes, é uma excelente sala para se trabalhar.
ANEXO2- PLANOS DE AULA
PLANO DE AULA I
Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: C.E. I Pio XII - APROET
Diretor (a): Aline Tonhon
Coordenador (a): ***
Professor (a) Regente: Thiane B. Clarinda Turma: Creche IV
Período: Vespertino
Nome do(a) Acadêmico(a) Estagiário(a): Suellen Feijó Pires
Assunto: Preservação do Meio Ambiente na Educação Infantil - Plantas
Objetivos:
- Despertar nos alunos amor e cuidado com as plantas;
- Mostrar como as plantas são essenciais para a sobrevivência dos seres vivos;
- Despertar nos alunos a vontade de preservar a natureza;
- Oportunizar o contato das crianças com a natureza.
Recursos:
Para essa aula será utilizado, Notebook, caixa de som JBL, potes de Toddy, terra, regador, colheres descartáveis, sementes de flores, caixa grande de plástico com tampa, perfume, frutas, legumes, verduras, algodão, chá, 17 cópias de atividades impressas.
Sequência didática:
1 - Musicalização: Palavra Cantada - Pomar;
2- Levar para a escola diferentes produtos derivados das plantas, Ex: perfume, frutas, legumes, verduras, algodão, chás e etc. Nesse momento conversar com as crianças sobre a importância das plantas para os seres vivos;
3- Plantas ao ar livre, em potes reutilizáveis, sementes de diferentes flores;
4 - Atividade de fixação de conteúdo apresentado: na atividade haverá três cenas, uma plantando, outra regando, e a outra com a plantinha já crescida, o aluno terá que pintara sequência.
Avaliação:
A avaliação será feita através de observação e registros.
Referências:
PALAVRA CANTADA. Pomar. Palavra Cantada Oficial, 2013. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=kfinwr3A9fg&gt>. Acesso em: 09 de set. de 2018.
Desenhos para Aprender e Ensinar, c.2011. Disponível em: <http://desenhosaprenderensinar.blogspot.com/2011/04/os-seres-vivos-atividades-para- educacao.html>. Acesso em: 09 de set. de 2018.
Anexos:
PLANO DE AULA II
Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: C.E. I Pio XII - APROET
Diretor (a): Aline Tonhon
Coordenador (a): ***
Professor (a) Regente: Thiane B. Clarinda Turma: Creche IV
Período: Vespertino
Nome do (a) Acadêmico (a) Estagiário (a): Suellen Feijó Pire
Assunto: Preservação do Meio Ambiente na Educação Infantil - Plantas
Objetivos:
- Compreender a importância das plantas para o meio ambiente e para os seres vivos;
- Desenvolver atitudes de respeito, carinho e cuidado com a natureza/ plantas;
- Conscientizar as crianças de que as plantas são seres vivos e merecem respeito e carinho;
Recursos:
Para essa aula será utilizado, cartaz, história impressa, folhas de plantas, cola, e 17 cópias impressas de atividades de fixação de conteúdo.
Sequência didática:
1- Contação de história: História da Planta;
2- Colagem, juntamente com as crianças, de folhas de plantas reais no cartaz que foi utilizado na contação de história;
3- Atividade de fixação de conteúdo apresentado: os alunos terão que identificar as partes das plantas e pintá-las de acordo com o pedido no exercício.
Avaliação:
A avaliação será feita através de observação e registros.
Referências:
TATIANA SIBOVITZ. O Mundo da Alfabetização, c.2011. Disponível em: <http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com/2011/09/partes-da-planta.html>. Acesso em: 09 de set. de 2018.
TIA GILVA. Novidades da Tia Gilva, c.2012. Disponível em: <http://novidadesdatiagilva.blogspot.com/2012/09/21-de-setembro-dia-da arvore.html>. Acesso em: 09 de set. de 2018.
Anexos:
PLANO DE AULA III
Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: C.E.I Pio XII - APROET
Diretor(a): Aline Tonhon
Coordenador(a): ***
Professor(a) Regente: Thiane B. Clarinda  Turma: Creche IV
Período: Vespertino
Nome do(a) Acadêmico(a) Estagiário(a): Suellen Feijó Pires
Assunto: Preservação do Meio Ambiente na Educação Infantil- Água
Objetivos: 
- Compreender a importância da água para o planeta;
- Mostrar para as crianças a importância da água em seu contexto de vida;
- Conscientizar as crianças sobre o desperdício da água.
Recursos:
 
Fantoches, história impressa, e dezessete cópias impressas de atividades de fixação.
Sequência didática: 
1- Contação de história: O Menino que não aceitava desperdício de água;
2- Passear pela escola com as crianças, identificando os diferentes lugares nos quais existe água;
3- Atividade de fixação de conteúdo: Os alunos terão que identificar os quadros que apresentam o uso incorreto da água e marcar um X, e pintar os quadros que representam o uso correto.
Avaliação: 
A avaliação será feita através de observação e registros.
Referências: 
MINEIA PACHECO. Contos para a criança ler, ouvir e sonhar, c.2014. Disponível em: <http://mineiapacheco.com.br/2014/03/o-menino-que-nao-aceitava-desperdicio-de-agua.html> Acesso em: 09 de set. de 2018.
LILIANE. A arte de ensinar e aprender, c.2014. Disponível em <http://www.aartedeensinareaprender.com/2014/03/atividades-dia-da-agua-22-de-marco.html>. Acesso em: 09 de set. de 2018.
Anexos: 
PLANO DE AULA IV
Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: C.E. I Pio XII - APROET
Diretor (a): Aline Tonhon
Coordenador (a): ***
Professor (a) Regente: Thiane B. Clarinda  Turma: Creche IV
Período: Vespertino
Nome do (a) Acadêmico (a) Estagiário (a): Suellen Feijó Pires
Assunto: Preservação do Meio Ambiente na Educação Infantil- Água
Objetivos:
 
- Desenvolver nas crianças ações e posturas responsáveis diante do problema do desperdício de água;
- Reforçar atitudes positivas sobre a preservação do meio ambiente;
- Identificar situações que causam o desperdício de água;
- Estimular o amor pela conservação da natureza;
- Construir valores e conhecimentos sobre a preservação da água,
Recursos:
 
Para esta aula será utilizado, notebook, caixa de som JBL, vídeo da Turma da Mônica, Painel de cartolina, tinta guache azul, fita durex, e dezessete cópias de atividades impressas sobre o conteúdo trabalhado.
Sequência didática: 
1- Vídeo Turma da Mônica: Economizar Água;
2- Painel da gotinha d'água: as crianças pintarão as mãos de tinta guache azul e irão carimbar o painel em volta da mensagem positiva sobre a água;
3- Atividade de fixação de conteúdo: os alunos terão que pintar os quadros que mostram o desperdício de água, reforçando o que foi passado em sala.
Avaliação:
 
A avaliação será feita através de observação e registros
Referências: 
MAURÍCIO DE SOUSA PRODUÇÕES. Água! Vamos economizar!. Clips da Turma, c.2009. Disponível lem: <https://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY>. Acesso em: 09 de set. de 2018.
IVAN. Ivan Go, c.2016. Disponível em: <http://ivango.info/economizar-agua-turma-da-monica-para-colorir-gp38.html>. Acesso em: 09 de set. de 2018.
Anexos:
PLANO DE AULA V
Dados de identificação da Instituição Concedente
Nome da escola: C.E. I Pio XII - APROET
Diretor (a): Aline Tonhon
Coordenador (a): ***
Professor (a) Regente: Thiane B. Clarinda Turma: Creche IV
Período: Vespertino
Nome do (a) Acadêmico(a) Estagiário(a): Suellen Feijó Pires
Assunto: Preservação do Meio Ambiente na Educação Infantil- POLUIÇÃO DA ÁGUA
Objetivos: 
- Perceber os cuidados necessários para a preservação da vida e do meio ambiente;
- Conhecer a vida dos peixes e a preservação dos rios;
- Aproximar os alunos da vida aquática
- Criar um laço de amor, carinho, cuidado e preservação entre as crianças e os peixes;
- Criar uma consciência sobre a importância da preservação dos rios.
Recursos: 
Para esta aula foi utilizado, desenho animado educativo, notebook, caixa de som JBL, pode de vidro de palmito, cascalho de rio, peixe Betta, e dezessete cópias impressas de atividades de fixação.
Sequência didática: 
1- Desenho animado: Poluição dos rios
2- Juntamente com as crianças montar um aquário. Nesse momento aproveitar para falar sobre a poluição e como isso afeta a vida dos peixes. Também ensinar as crianças como cuidar do peixinho e como fazer a manutenção do aquário.
3- As crianças levarão para casa como tarefa, um exercício de fixação, onde terão que pintar o que não faz parte naturalmente do rio, poluição.
Avaliação:
 
A avaliação será feita através de observação e registros
Referências: 
ASA BRASIL. Poluição dos Rios. Articulação Semiárido c.2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vFHuLrd2ft0>. Acesso em: 09 de set. de 2018.
PATRÍCIA FERNANDA. Cantinho do Educador; Atividades sobre o meio ambiente, c. 2018. Disponível em: < https://br.pinterest.com/pin/550142910718567682/?lp=true>. Acesso em: 09 de set. de 2018
Anexos:
		
Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Educacional Leonardo Da Vinci
SUELLEN FEIJÓ PIRES
(1578) 
� EMBED Word.Picture.8 ���
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CAPIVARI DE BAIXO
2018
CIDADE
ANO
� EMBED MSPhotoEd.3 ���
_1404837173.doc
_1156253328.bin
_1404837174.bin

Continue navegando